Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Luis1904

Eh pá, eu não gosto de vir aqui malhar, até tenho andado ausente por vezes para nem me chatear porque sempre fui crítico do Rui Vitória...

Mas eu juro que não entendo como é que alguém ainda consegue defender a continuidade dele....

Estas merdas doem-me porra....

É que uma coisa é ir ao Facebook e ver a Gertrudes de Zurique que tem 60 anos dá 30 erros ortográficos e defende o Vitória e o Vieira com unhas e dentes e tem 500 likes no comentário dou o desconto...

Mas aqui no fórum sempre achei que estava entre os meus... Aqueles que querem o que é melhor para Benfica...

Nós estamos na lama outra vez... E é por ter vivido o Vietname de 11 anos sem ganhar um campeonato e de 16 anos sem ver um Benfica com identidade demolidora em campo que me recuso a voltar para lá...

É que é assim se falarmos de futebol jogado numa prova de regularidade como o campeonato acho que temos regredido a olhos vistos de época para época... Já na primeira época o comportamento colectivo da equipa era mais fraco... Foi sempre a depender do que as individualidades davam e da matriz colectiva que estava enraizada...

Nem sou gajo de olhar só para a estatística mas eh pá, tem sido de época para época cada vez menos vitórias no campeonato...

Os defensores do Rui Vitória tinham na sua tese que era um treinador que era muito humilde e tinha postura, que fazia melhores campanhas europeias e assumia a dimensão do Benfica, que apostava muito mais nos jovens e desenvolvia grandes jogadores e defendiam a estatística sempre (ah mas já ganhou uma taça de Portugal, mas bateu o recorde de pontos).

Estes mitos já caíram todos...

Como é que depois de sermos eliminados da Champions daquela maneira sem jogar um carapau, eliminados das taças da liga e Portugal prematuramente e este desfecho do campeonato (que não sei se se lembram daquela 2a parte de Setúbal que foi das merdas mais penosas que já assisti futebolisticamente falando) e não fazendo 3 passes seguidos em zona central do terreno de jogo, como é que mesmo assim o pessoal acha que só é culpa dos jogadores?

Há muitas visões diferentes daquilo que é um bom treinador mas para mim um bom treinador é aquele que tem regularidade nos resultados. É aquele que com pouco faz muito. Um Paulo Fonseca que fica em 3o com o Paços de Ferreira e que mete um golo contra o City do Guardiola a fazer mais de 20 passes é um gajo que tem um modelo de jogo e ideias para a equipa (foi só um exemplo). Não me fodam com a taça de Portugal do Rui vitória numa prova a eliminar com jogos que tanto pode calhar um grande da 1a liga como uma equipa da distrital...

E isto não é tirar mérito. Se o gajo tem mérito? Tem claro... Mas não é o que eu quero pro Benfica. O Benfica tem de querer ter um treinador que lhe permita ter sucesso a longo prazo a depender de competência em campo (leia-se saber jogar colectivamente e não ter medo de ir pra cima dos lagartos e dos porcos em todos os jogos! Olhos nos olhos! Assumir a nossa história e a nossa identidade) e não a depender da sorte, de rasgos individuais.

Se fosse por aí o Di Matteo agora era muito melhor que o Klopp porque já ganhou a Champions... Esse pensamento, para mim não faz sentido...

Mas para mim o que mais me fode são pessoas que não assumem responsabilidade individual... O Rui Vitória NUNCA assumiu um erro ou uma derrota.... Fala de futebol como se fosse tudo uma inevitabilidade de eventos como um sismo ou um vulcão que não se pode controlar em nada "umas vezes ela entra outras não entra" "sabíamos que o golo deles podia surgir de uma bola parada e foi o que aconteceu"... Agora claro, campeonato com as couves e ele começa a malhar na arbitragem...

O problema é que para ele e para o nosso presidente é só uma época que correu mal, para mim é ter de ouvir os cabrões dos porcos a buzinar na cidade onde vivo (Porto) toda a santa noite... É dormir mal porque a equipa não sabe fazer 3 passes seguidos... Qualquer equipa faz de nós gato/sapato e temos um gajo que para além de não ter competência para treinar não admite que erra... Isto dói...

Kyoto

o 2º lugar dá acesso ao Play-Off ou à 3ª pre-eliminatoria?

Spiritvs

Citação de: Kyoto em 07 de Maio de 2018, 11:11
Eu não me preocupava mto com o que dá acesso o 2 lugar. Preocupava me mais com o 3.

BERNA_1961

Citação de: krak em 07 de Maio de 2018, 10:43
Vou um bocado contra a corrente e não acho justo dizerem que o homem está no Benfica por cunha ou apenas porque é um "yes man".

O RV chegou ao Benfica depois de trabalhos interessantes no Fátima e no Guimarães onde esteve sempre obrigado a reconstruir equipas dizimadas de ano para ano e ainda ganhou um troféu inédito.
Se o futebol dele era entusiasmante? Provavelmente não... Mas mostrou trabalho meritório.

Chegou ao Benfica e ganhou 2 campeonatos em 2 possíveis e mais alguns troféus.
Fez também uma excelente campanha europeia.
Se o futebol é atraente e o que gostaria de ver no meu clube? Sem dúvida que não...

Mas nem tudo é mau e o homem também não é nenhuma pedreiro e tem mérito.

Com isto não invalida nada que o que eu gostava mesmo era que por milagre conseguíssemos o 2º lugar e que ele seguisse a sua vida noutro clube.
Em Guimarães, é verdade que apostou em alguns jovens, mas o futebol foi sempre miserável. Na ultima época, na segunda volta acho que ganhou 2 jogos!

Se querem uma empatia da equipa com os adeptos, tem que sair.
Tem que se criar uma nova energia e com ele acho que não vai resultar.

Cor_rubrum

Citação de: Kyoto em 07 de Maio de 2018, 11:11

3ª pré-eliminatória.

https://sol.sapo.pt/artigo/602423/uefa-anuncia-alteracoes-no-acesso-a-champions

Spoiler
"A UEFA anunciou ontem um conjunto de alterações previstas para as duas competições continentais de clubes (Liga dos Campeões e Liga Europa) já a partir de 2018/19. Um lote que deixa antever ainda mais dificuldades para as equipas portuguesas. Desde logo, para o segundo classificado do campeonato, que só chegará à fase de grupos da Liga dos Campeões se for um dos dois vencedores do play-off final no denominado "caminho das Ligas".

Já a partir da próxima época, a UEFA só atribui duas vagas na Champions aos clubes de federações classificadas entre o 7.º e o 15.º lugar do ranking – atualmente, Portugal é precisamente sétimo e já não sairá desse posto até ao fim da temporada. Com o campeão a ter entrada direta, o segundo classificado disputa a terceira pré-eliminatória e, caso siga em frente, terá de realizar um play-off que apura apenas duas equipas. Em caso de eliminação, em qualquer das duas fases, o vice-campeão luso é remetido para a fase de grupos da Liga Europa – um cenário a que já não se assiste desde 2009/10, quando só o FC Porto, campeão em título, participou na fase de grupos. O Sporting, segundo classificado no campeonato na época anterior, foi obrigado a disputar duas pré-eliminatórias e, se na primeira ainda se apurou de forma milagrosa (Twente), no play-off viria mesmo a cair aos pés da Fiorentina.

Os dois caminhos para o sucesso Além das vagas destinadas às equipas em competição no "caminho das Ligas", a UEFA atribui mais quatro lugares nos grupos da Champions a equipas provenientes do play-off, mas daquele grupo a que designa como "caminho dos campeões", ou seja, os clubes vencedores de campeonatos de federações abaixo do 11.º lugar no ranking europeu.

Assim, certos na fase de grupos da Liga dos Campeões da próxima época estarão então os vencedores em título da prova e da Liga Europa 2017/18; os quatro primeiros dos campeonatos de Espanha, Alemanha, Inglaterra e Itália; os dois primeiros de França e Rússia; os campeões de Portugal, Ucrânia, Bélgica e Turquia; e os seis clubes provenientes dos play-offs – dois do "caminho das Ligas" e quatro do "caminho dos Campeões".

No caso do campeão europeu garantir a qualificação para a fase de grupos através da classificação no seu campeonato, a vaga deixada em aberto será preenchida pelo campeão da federação classificada no 11.º lugar (atualmente a República Checa), ao contrário do que aconteceria no cenário oposto – teria de disputar o "caminho dos Campeões".

Já no caso da Liga Europa, se o vencedor do troféu se tiver qualificado diretamente para a Liga dos Campeões no seu campeonato, a vaga será preenchida pelo terceiro classificado do quinto do ranking (atualmente a França), que caso contrário teria de competir no "caminho das ligas".

No que respeita à Liga Europa também haverá mudanças significativas para Portugal. Na temporada em curso, além das três equipas na Liga dos Campeões, o nosso país colocou uma equipa diretamente na fase de grupos (Vitória de Guimarães, finalista vencido da Taça de Portugal) e outras duas na terceira ronda de apuramento (Braga, quinto, e Marítimo, sexto). Na próxima época, o vencedor da Taça de Portugal (ou finalista vencido, no caso de FC Porto ou Sporting ganharem a competição e terem garantido o apuramento para a Liga dos Campeões via campeonato) terá lugar garantido na fase de grupos, enquanto o terceiro classificado da Liga entra na terceira pré-eliminatória e o quarto, logo na segunda."
[fechar]

diabinho99

Não sou pessoa ingrata e dou valor a tudo o que é feito de bom no Benfica, mas se tenho que criticar não tenho problemas em fazê-lo.
Eu fui um dos que não percebia as críticas feitas a ti no primeiro ano de campeão, talvez pela qualidade individual disfarçar o pouco trabalho que fazias com a equipa, depois na tua 2 época já fizemos mais de meia época sofrida, mais com o coração do que com a razão, o que já dava a entender todas as tuas debilidades pois tivemos dos melhores planteis da nossa história e agora no teu 3 ano mostras definitivamente que és fraco, jogas a medo, não tens qualidade de treino , e um dos exemplos é a puta da saída de bola ao iniciares o jogo, ser sempre a mesma, bater bola na frente, o discurso apesar de muito bonitinho e respeitável enjoa, sim o Sérgio mesmo sendo um merdas disse a verdade és um yes nem dai ainda seres o treinador preferido do Vieira, assim ele vende o que quer e tu ficas de boca calada, não viste a qualidade que estavas a mandar para a bancada? Zivco, Rafa, Krovi entre muitos outros erros, que fazias tu no treino?
Sabes que és fraco mas achaste que a crença, união e as voltas a rotunda vencem campeonatos, e fizeste uma época de merda, cheia de humilhações, estive presente nos 5 de Basileia e se fosses um homem com eles no sítio era ai que tinhas apresentado a demissão, agora vais alimentar mais umas semanas de novelas e provavelmente se o teu chefe não quiser arriscar já vai ter que te despedir no início da próxima época porque é certo que contigo nunca mais o Benfica vai jogar futebol de qualidade.

Obrigado por tudo mas por seres teimoso e manso vais sair pela porta pequena.

Cor_rubrum

Citação de: JSilva28 em 07 de Maio de 2018, 11:09
Spoiler
Não deve, nem pode continuar.

É claramente um problema e não uma solução para o futuro, principalmente se tivermos em conta que, regra geral, só apresenta resultados quando é obrigado a mexer tacticamente na equipa, ou quando esgota por completo a aposta em determinado jogador.

Neste jogo, o Benfica apresentou-se trabalhado, motivado, algo que não se viu nas outras jornadas, durante uma época inteira, fruto muitas vezes da teimosia do RV, agarrado a um sistema táctico inflexível, agarrado a apostas em jogadores totalmente desfasadas com a qualidade e potencial dos recursos que tinha disponível.

Incrível como é que o Pizzi arrasta-se a titular durante 32 jogos e só ao 33º jogo é que se retira algum rendimento do mesmo, recuperando a fórmula mágica da inclusão do Renato na equipa do Benfica, "obrigando" a deslocação do Pizzi para o lado direito, onde tendo menos influência directa na construção do jogo, acaba por subir de rendimento a olhos vistos, tanto no plano ofensivo, conseguindo com o jogo de toque curto dar seguimento aos lances, tanto no plano defensivo, porque deixa de ter a obrigação de fechar todo um espaço central, tendo geralmente uma tarefa específica de marcação individual, o que lhe permite andar menos perdido no campo.

Fala-se muito que o RV não tinha ovos para fazer omeletes, e, se é verdade que houve um desinvestimento significativo na equipa, também é verdade que o plantel do Benfica tinha mais qualidade para o futebol que foi apresentado até agora. Arrisco-me a dizer que no geral, o Benfica tem mais qualidade individual, mesmo tendo em conta que em algumas posições estamos bastante limitados/debilitados. O problema esteve nos processos inexistentes, na falta de trabalho táctico da equipa, na falta de rigor na ocupação dos espaços defensivos, na falta de trabalho das bolas paradas, no facto de jogadores como o Krovinovic e Zivkovic terem andado esquecidos durante meia época, no facto de a maioria das substituições parecerem planeadas e não serem fruto do desenrolar dos acontecimentos durante o jogo, no facto de se ter apostado em jogadores sem razão aparente e de repente deixam de contar para o totobola, no facto de alguns jogadores serem apostas para lugares onde se via claramente que não tinham condições para desempenhar as tarefas subjacentes a essas posições, e por aí...

É por estes motivos que acho que o RV não tem condições para continuar, porque provavelmente, a próxima época seria igual ou pior, se tivermos em conta o desgaste que esta época possa ter provocado entre a equipa/alguns jogadores e o treinador.

Urge mudar, urge voltar a ter uma ideia competitiva capaz de recuperar este título, que nos fugiu, que miraculosamente esteve à nossa mercê, em nossa casa, onde fomos incapazes de dar um murro na mesa e impormos a nossa crença, os nossos ideais.
[fechar]
Muito bom ponto o do Pizzi.

Almareado

A minha questão é:

- Outro treinador, com estas condições, faria melhor que ele?

Ghost.Of.Red

Citação de: Almareado em 07 de Maio de 2018, 11:31
A minha questão é:

Não pah...apostariam todos no Augusto e no Luisão, encostariam todos o Rafa, o Krovi, o Ziv.

Luis1904

A minha questão é:

Em termos de resultados esta época em todas as frentes ou em termos de futebol jogado?

Sim a qualquer uma das duas...

Podíamos começar sei lá a ter um modelo de jogo que não dependa do bombo na frente...

lPhoenix

A minha questão é:

Penso que outro treinador tomaria melhores opções face aos recursos que tinha disponíveis.

Cor_rubrum

A minha questão é:

Nunca  saberemos...
Mas a maioria do pessoal até se prestaria  a mutilações  para ter podido experimentar essa possibilidade.

El Tacuara

A minha questão é:

A questão é:

Um treinador faria melhor?

Leonzo

A minha questão é:

Essa pergunta é muito relativa, se for o Artur da Tasca é capaz de fazer pior até, agora se for um treinador com a categoria para representar o Benfica e tenha uma identidade de jogo fluida e expressiva, não tenho dúvidas que pelo menos jogávamos melhor e escusava mos de estar em 50% dos jogos com o credo na boca...

Se eramos campeões ou não é muito relativo, nem sempre quem é melhor ganha, mas está sempre mais próximo disso!

Chairman

A minha questão é:

Claro que sim. Se era campeão... Não sei porque Varela.. A menos que estejas a falar de um José Mota ou Viterbo, aí não havia hipóteses