Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Gorasax

Citação de: Julio_slb em 02 de Setembro de 2015, 02:00
Ora vamos lá ver. Já queria ter vindo aqui escrever isto há algum tempo mas, vou ser honesto, tenho andado tão em baixo com o estado das coisas que não me tem apetecido.

Começo por dizer que sou totalmente contra a presença, neste momento, de Rui Vitória como treinador do Benfica. (A culpa é de quem o meteu lá, mas isso são outras... Guerra(s))

Agora, se já era difícil com uma equipa boa e rotinada de trás, ainda mais complicado fica quando, não só herda um plantel espremido ao máximo, não é reforçado nas posições em que é mais precário e, no topo de tudo isto, tem algumas sinergias entre jogadores muito complicadas para resolver no mesmo sistema de jogo.

Ora, todos sabemos que não são os jogadores que se adaptam ao sistema mas sim o contrário, não é verdade?

Neste momento temos andado a jogar numa espécie de 4-4-2 que não é carne nem é peixe porque a) o treinador não sabe que tipo de movimentações deve imputar nos jogadores; b) tem experimentado jogadores novos todos os jogos.

Um dos maiores bicos que o treinador tem neste momento é criar um sistema que se adeque às características dos (bons) jogadores que temos, especialmente no ataque em que há Mitro, Jonas e Raúl, por exemplo, todos jogadores muito diferentes.

Acho que ele está a errar em tentar ir por um modelo fixo... não me parece que com os jogadores que temos possamos enveredar por um 4-4-2 ou 4-3-3 clássicos sem abdicar ora de um avançado que 'tem' de ser titular ora de solidez no meio campo.

As minhas principais dúvidas recaem em duas zonas, uma vez que creio que na baliza e na defesa não há muito a inventar (ainda que o meu lado sonhador deseje ver um 3-4-3 com este plantel, nem que seja num jogo a feijões...).

As duas principais áreas problemáticas da escolha de sistema de jogo são a ligação entre sectores no meio campo e as movimentações posicionais dos avançados. Para nosso azar, estão muito ligados  :crazy2:

O nosso jogo tem recaído muito em rodar a bola lateral -> centrais -> lateral e depois tentar um passe para o meio para o Pizzi ou Samaris que, assim que se viram de frente para a baliza, têm logo dois jogadores a pressionar sendo que têm de devolver para trás. O problema aqui está em não haver uma subida no terreno apoiada. Se conseguíssemos povoar melhor o meio campo, podíamos gerar situações de superioridade em que dá para tabelar e bater o jogador adversário de forma a avançar, sendo que isto é uma grande vantagem para nós uma vez que os melhores jogadores são especialmente bons a jogar entre linhas. Veja-se Nico, Jonas.
Gostava muito de ver, por exemplo, Cristante a 6 e o Samaris um pouco mais à frente como primeira barreira defensiva e cobertura. O italiano tem mais visão para pensar o jogo de trás, não são à toa as ligações ao Pirlo. Nos jogos mais duros em que tenhamos de apostar numa postura mais defensiva, Fejsa é uma boa alternativa.

Depois, a questão do extremo/interior direito. Há aqui várias alternativas consoante a estratégia de jogo que adoptarmos. Se quisermos ser mais ofensivos, podemos meter lá o Guedes ou o Jimenez e manter Mitro + Jonas na frente, dado que o Gonçalo e o Nico flectem muito para dentro o que ajuda nas linhas de passe.
Para termos um pouco de contenção, o Carcela mostrou alguns apontamentos nesse campo. Para ainda mais contenção, Pizzi a fazer de Ramires pode ser útil. Não esquecer que o corredor direito é sensível porque temos um menino (com muito potencial) a lateral.

Passando para os homens de área, acho que está aqui o problema maior. Temos três avançados muito interessantes mas com características extremamente diferentes. Isto dá uma série de combinações que dependem muito da equipa que estiver atrás. Jonas funciona melhor se estiver mais apoiado, embora eu tenha as minhas dúvidas que consigamos construir jogadas em quantidade e qualidade usando apenas o corredor central. Mitro é mais ao estilo do Cardozo, desgasta os centrais e está lá para as meter lá dentro. O Jiménez é mais móvel mas também é bom finalizador, do pouco que conheço dele.

O plantel tem lacunas, é um facto... não há um 8 evidente que chegue ali e faça a ligação entre sectores como se fosse água. O Enzo era fortíssimo nesse campo. Mas há que trabalhar com o que temos!

Se for bem aproveitado, pode ser que ainda dê para um brilharete... vamos lá ver.

Uma questão, não falaste de Taarabt por esquecimento ou porque achas que ele é carta fora do baralho?
Obrigado e um abraço

peter_slb

Citação de: ShorBraga em 02 de Setembro de 2015, 09:12
Eu não vejo assim tanta qualidade a mais nesse 11 do Porto.

JC > Casillas   (JC sai melhor aos cruzamentos)

Semedo = Maxi   (Semedo mais forte fisicamente, Maxi mais experiente - empate)

Luisão > Maicon  (Luisão tem tido falhas mas quando ficar em forma é melhor)

Lisandro = Marcano   (Nunca vi nada do Marcano que o Lisandro não tenha demonstrado já)

Eliseu ... Layun   (Cissokho está arrumado, Layun não conheço, só veremos mais tarde)

Samaris = Imbula (Do que já vi vai dar empate)

Fejsa = Danilo (Empate por agora mas em forma o Fejsa é melhor que qualquer 6 do Porto)

Salvio > Tello (Claro)

Jonas > Brahimi (e muito melhor que Bueno)

Gaitán > Corona (Claro)

Mitro < Aboubakar (Aqui ganha o Porto o Aboubakar parece-me mais completo... mas ainda temos o Jimenéz portanto...)

Eu também prefiro o Júlio César mas a diferença é muito pequena, muita gente dirá que o Casillas é melhor. O Júlio César também não sai a cruzamentos, como o Casillas, é o seu ponto mais fraco.

O Maxi é melhor jogador que o Semedo e com alguma distância, é até injusto para o Nelson esperar que ele já esteja ao nível do Maxi.

O Luisão das últimas épocas é melhor que o Maicon, temos de esperar que seja só um demorar a ficar em forma e não fruto de estar a caminho dos 35 anos.

Jardel é melhor jogador que o Lisandro (tem cometido erros graves em todos os jogos) e acho que pode ser melhor que o Marcano, sendo a dupla de centrais, estando ao melhor nível, a única zona onde o Benfica pode ter vantagem.

O Eliseu não joga nada, ataca mal e defende pior, o Cissokho da primeira passagem do porto é muito melhor que ele, actualmente não sei, pode ser que realmente esta posição também esteja equilibrada, apesar de acreditar muito pouco nisso.

Fejsa e Samaris não podem jogar juntos no Benfica a não ser em jogos que só tenhamos pretensões a defender. O meio campo do Benfica será Fejsa/Samaris e Pizzi/Talisca e enquanto os nossos médios só servem para defender ou atacar, os do porto fazem as 2 coisas, por isso o meio campo do porto vai ser muito mais forte do que o do Benfica, além de, na minha opinião, também serem melhores jogadores, aliás eu dizia no ano passado que queria o Danilo para titular no Benfica, por isso não posso agora dizer o contrário e o Herrera do mundial e de alguns jogos do porto, especialmente na Champions, é o melhor médio do campeonato. A única forma que eu vejo do Benfica poder equilibrar esta luta é com o miúdo Renato Sanches, porque é o único a quem vejo capacidade no plantel do Benfica, para defender e atacar com elevada qualidade, mas obviamente a probabilidade do Renato chegar à equipa A e se impor imediatamente é diminuta, porque apesar do muito potencial que tem é um miúdo com 18 anos acabados de fazer. O meio campo que é a zona mais importante da equipa, é onde o Benfica mais perde tanto para porto como para sporting (WC e João Mário, vão fazer uma dupla muito forte na táctica do ex-treinador).

Salvio não existe, o Salvio vai estar lesionado, provavelmente, (quase) toda a época, não se pode estar a fazer equipas com ele e comparar, mas também não acho que haja grande diferença entre Salvio e Tello, são jogadores quer na qualidade, quer nas características muito parecidos. Comparando com os extremos que realmente teremos disponíveis, o Tello é muito superior.

Brahimi do início da época passada não é inferior a ninguém, espero que não volte a esse nível, mas com Jonas obviamente que também não é por aqui que seremos menos fortes que alguém.

O 11 do Benfica tem 4 posições (esperando que a dupla de centrais regressa ao melhor nível) em que tinha de ter melhores jogadores: Defesa direito, defesa esquerdo, nº8 e extremo direito, podendo o defesa direito ser o Nelsón Semedo ou o extremo direito ser o Guedes, se fossem enquadrados numa equipa como a de 2013/2014 em que podiam ir crescendo e atingindo o seu potencial à medida que os jogos iam passando. O 11 do porto só a defesa esquerdo pode ter este tipo de quebra de qualidade e depois tem banco para rodar a equipa (importante pelo menos na primeira fase da época, por causa da Champions) e mudar o sistema tático, sem perda de qualidade, o banco do Benfica, para já, é Fejsa, Jimenez e miúdos, mesmo que Taarabt e Djuricic cheguem ao nível que já apresentaram no passado (não parece fácil) continuamos com uma falta de soluções gritante para várias posições.

nfgl

Eu acho que deviamos jogar em 4-4-3.
Aliás, se desse para jogar com 4-5-3 ainda era melhor.

Almareado

Citação de: Phuket em 02 de Setembro de 2015, 09:50
Citação de: Almareado em 02 de Setembro de 2015, 09:46
Honestamente considero que em termos de planteis há um equilíbrio nos 3 grandes. O Sporting ligeiramente mais atrás, o Benfica e o Porto ligeiramente mais fortes e equilibrados entre si.

Esta época quem vai fazer a diferença é o treinador. Já o ano passado assim o foi entre Benfica e Porto, e Jesus pode fazer a diferença.

O Benfica tem claramente o pior dos treinadores dos três grandes e arrisca-se a um 3º lugar vergonhoso.

Um treinador experiente e traquejado era capaz de pegar neste plantel, mesmo com as lacunas (porque lacunas existem em todos) que tem e lutar pelo título taco a taco, fazendo o Benfica jus ao título de bicampeão nacional!
Pois eu não tenho tanta certeza sobre isso no que diz respeito aos planteis.

Só te faço uma pergunta: esqueçamos os treinadores, qual foi o clube que mexeu menos no plantel em relação à época passada, e o reforçou mais para posições onde estavam mesmo carenciados?
O Sporting?

nfgl

Citação de: Almareado em 02 de Setembro de 2015, 10:12
Citação de: Phuket em 02 de Setembro de 2015, 09:50
Citação de: Almareado em 02 de Setembro de 2015, 09:46
Honestamente considero que em termos de planteis há um equilíbrio nos 3 grandes. O Sporting ligeiramente mais atrás, o Benfica e o Porto ligeiramente mais fortes e equilibrados entre si.

Esta época quem vai fazer a diferença é o treinador. Já o ano passado assim o foi entre Benfica e Porto, e Jesus pode fazer a diferença.

O Benfica tem claramente o pior dos treinadores dos três grandes e arrisca-se a um 3º lugar vergonhoso.

Um treinador experiente e traquejado era capaz de pegar neste plantel, mesmo com as lacunas (porque lacunas existem em todos) que tem e lutar pelo título taco a taco, fazendo o Benfica jus ao título de bicampeão nacional!
Pois eu não tenho tanta certeza sobre isso no que diz respeito aos planteis.

Só te faço uma pergunta: esqueçamos os treinadores, qual foi o clube que mexeu menos no plantel em relação à época passada, e o reforçou mais para posições onde estavam mesmo carenciados?
O Sporting?

Não pode ter sido.
Afinal continua sem ter centrais.

Phuket

Citação de: Almareado em 02 de Setembro de 2015, 10:12
Citação de: Phuket em 02 de Setembro de 2015, 09:50
Citação de: Almareado em 02 de Setembro de 2015, 09:46
Honestamente considero que em termos de planteis há um equilíbrio nos 3 grandes. O Sporting ligeiramente mais atrás, o Benfica e o Porto ligeiramente mais fortes e equilibrados entre si.

Esta época quem vai fazer a diferença é o treinador. Já o ano passado assim o foi entre Benfica e Porto, e Jesus pode fazer a diferença.

O Benfica tem claramente o pior dos treinadores dos três grandes e arrisca-se a um 3º lugar vergonhoso.

Um treinador experiente e traquejado era capaz de pegar neste plantel, mesmo com as lacunas (porque lacunas existem em todos) que tem e lutar pelo título taco a taco, fazendo o Benfica jus ao título de bicampeão nacional!
Pois eu não tenho tanta certeza sobre isso no que diz respeito aos planteis.

Só te faço uma pergunta: esqueçamos os treinadores, qual foi o clube que mexeu menos no plantel em relação à época passada, e o reforçou mais para posições onde estavam mesmo carenciados?
O Sporting?
Para mim vão lutar taco a taco com o porto, Deus queira que esteja enganado.

Phuket

Citação de: nfgl em 02 de Setembro de 2015, 10:13
Citação de: Almareado em 02 de Setembro de 2015, 10:12
Citação de: Phuket em 02 de Setembro de 2015, 09:50
Citação de: Almareado em 02 de Setembro de 2015, 09:46
Honestamente considero que em termos de planteis há um equilíbrio nos 3 grandes. O Sporting ligeiramente mais atrás, o Benfica e o Porto ligeiramente mais fortes e equilibrados entre si.

Esta época quem vai fazer a diferença é o treinador. Já o ano passado assim o foi entre Benfica e Porto, e Jesus pode fazer a diferença.

O Benfica tem claramente o pior dos treinadores dos três grandes e arrisca-se a um 3º lugar vergonhoso.

Um treinador experiente e traquejado era capaz de pegar neste plantel, mesmo com as lacunas (porque lacunas existem em todos) que tem e lutar pelo título taco a taco, fazendo o Benfica jus ao título de bicampeão nacional!
Pois eu não tenho tanta certeza sobre isso no que diz respeito aos planteis.

Só te faço uma pergunta: esqueçamos os treinadores, qual foi o clube que mexeu menos no plantel em relação à época passada, e o reforçou mais para posições onde estavam mesmo carenciados?
O Sporting?

Não pode ter sido.
Afinal continua sem ter centrais.
Isso para o J não é problema, depois quando tiverem o WC, terão maior segurança defensiva.

Para o campeonato chega-lhes. Na Champions é que coiso...

VALEBEM

O Benfica, na época passada, sobretudo desde a saída do Enzo, já era uma equipa limitada.
Apesar de vários tropeços, e do mérito do treinador, na minha opiniões só fomos campeões porque o porto também tropeçou bastante, e porque saímos muito cedo da Taça e da Europa...
Sendo coerente, como procuro sempre ser, digo também que o facto de termos ido mais longe do que o porto na Europa e na Taça, como em 11/12 e 12/13, porventura também nos impediu de termos sido campeões nessas temporadas...
Portanto, o Benfica já não tinha uma grande equipa na 2ª metade da época passada. E esta época estamos ainda piores...

Phuket

Citação de: VALEBEM em 02 de Setembro de 2015, 10:15
O Benfica, na época passada, sobretudo desde a saída do Enzo, já era uma equipa limitada.
Apesar de vários tropeços, e do mérito do treinador, na minha opiniões só fomos campeões porque o porto também tropeçou bastante, e porque saímos muito cedo da Taça e da Europa...
Sendo coerente, como procuro sempre ser, digo também que o facto de termos ido mais longe do que o porto na Europa e na Taça, como em 11/12 e 12/13, porventura também nos impediu de termos sido campeões nessas temporadas...
Portanto, o Benfica já não tinha uma grande equipa na 2ª metade da época passada. E esta época estamos ainda piores...
Para além disso temos um treinador novo.
São muitos erros de uma assentada só.

nfgl

Citação de: Phuket em 02 de Setembro de 2015, 10:15
Citação de: nfgl em 02 de Setembro de 2015, 10:13
Citação de: Almareado em 02 de Setembro de 2015, 10:12
Citação de: Phuket em 02 de Setembro de 2015, 09:50
Citação de: Almareado em 02 de Setembro de 2015, 09:46
Honestamente considero que em termos de planteis há um equilíbrio nos 3 grandes. O Sporting ligeiramente mais atrás, o Benfica e o Porto ligeiramente mais fortes e equilibrados entre si.

Esta época quem vai fazer a diferença é o treinador. Já o ano passado assim o foi entre Benfica e Porto, e Jesus pode fazer a diferença.

O Benfica tem claramente o pior dos treinadores dos três grandes e arrisca-se a um 3º lugar vergonhoso.

Um treinador experiente e traquejado era capaz de pegar neste plantel, mesmo com as lacunas (porque lacunas existem em todos) que tem e lutar pelo título taco a taco, fazendo o Benfica jus ao título de bicampeão nacional!
Pois eu não tenho tanta certeza sobre isso no que diz respeito aos planteis.

Só te faço uma pergunta: esqueçamos os treinadores, qual foi o clube que mexeu menos no plantel em relação à época passada, e o reforçou mais para posições onde estavam mesmo carenciados?
O Sporting?

Não pode ter sido.
Afinal continua sem ter centrais.
Isso para o J não é problema, depois quando tiverem o WC, terão maior segurança defensiva.

Para o campeonato chega-lhes. Na Champions é que coiso...

Não sei se sera assim PA.

Phuket

Citação de: nfgl em 02 de Setembro de 2015, 10:18
Citação de: Phuket em 02 de Setembro de 2015, 10:15
Citação de: nfgl em 02 de Setembro de 2015, 10:13
Citação de: Almareado em 02 de Setembro de 2015, 10:12
Citação de: Phuket em 02 de Setembro de 2015, 09:50
Citação de: Almareado em 02 de Setembro de 2015, 09:46
Honestamente considero que em termos de planteis há um equilíbrio nos 3 grandes. O Sporting ligeiramente mais atrás, o Benfica e o Porto ligeiramente mais fortes e equilibrados entre si.

Esta época quem vai fazer a diferença é o treinador. Já o ano passado assim o foi entre Benfica e Porto, e Jesus pode fazer a diferença.

O Benfica tem claramente o pior dos treinadores dos três grandes e arrisca-se a um 3º lugar vergonhoso.

Um treinador experiente e traquejado era capaz de pegar neste plantel, mesmo com as lacunas (porque lacunas existem em todos) que tem e lutar pelo título taco a taco, fazendo o Benfica jus ao título de bicampeão nacional!
Pois eu não tenho tanta certeza sobre isso no que diz respeito aos planteis.

Só te faço uma pergunta: esqueçamos os treinadores, qual foi o clube que mexeu menos no plantel em relação à época passada, e o reforçou mais para posições onde estavam mesmo carenciados?
O Sporting?

Não pode ter sido.
Afinal continua sem ter centrais.
Isso para o J não é problema, depois quando tiverem o WC, terão maior segurança defensiva.

Para o campeonato chega-lhes. Na Champions é que coiso...

Não sei se sera assim PA.
Veremos.

Vieri

Citação de: nfgl em 02 de Setembro de 2015, 10:09
Eu acho que deviamos jogar em 4-4-3.
Aliás, se desse para jogar com 4-5-3 ainda era melhor.

Mas foi assim que ganhamos ao Moreira, marcando 3 golos, em 443:

                    JC

NS        Luisão     Lis     Gaitán

G Guedes  Samar Talisca  Gaitan

     Mitro     Jonas   Jimenez

Slb23

A solidez do Sporting já lhes valeu 3 golos em 30 minutos em Moscovo.

Muita fortes.

KunAguero16

Citação de: Vieri em 02 de Setembro de 2015, 10:28
Citação de: nfgl em 02 de Setembro de 2015, 10:09
Eu acho que deviamos jogar em 4-4-3.
Aliás, se desse para jogar com 4-5-3 ainda era melhor.

Mas foi assim que ganhamos ao Moreira, marcando 3 golos, em 443:

                    JC

NS        Luisão     Lis     Gaitán

G Guedes  Samar Talisca  Gaitan

     Mitro     Jonas   Jimenez

12 gajos  :metal:

VALEBEM

Sei que muita gente não gosta, mas para 80% dos jogos do campeonato, não me chocava ver Jonas, Mitroglou e Jimenez em campo, em simultâneo...
O desafio é criar boas situações para cruzamento, porque são 3 jogadores fortes no jogo aéreo, e se tivermos esta presença na área estamos sempre perto do golo. Por outro lado, poderia limitar as lacunas que temos noutros sectores.
Mas isso implicaria algum reajuste táctico, para não se perder eficácia defensiva.