Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Slb04Sempre

Citação de: iKatz em 26 de Outubro de 2015, 21:19
Já estou a imaginar o RV ontem ao intervalo a levar 3 em casa do Sporting

"Calma, isto está dentro dos planos, vocês sofreram três golos e não se desuniram. Continuem da mesma forma, que o Sporting pode fraquejar fisicamente."

[risos]

Miguel1904

Citação de: MoreThanRed em 26 de Outubro de 2015, 21:07
Citação de: Miguel1904 em 26 de Outubro de 2015, 21:04
Citação de: MoreThanRed em 26 de Outubro de 2015, 20:36
Citação de: Miguel1904 em 26 de Outubro de 2015, 20:27
Citação de: MoreThanRed em 26 de Outubro de 2015, 20:12
Citação de: Miguel1904 em 26 de Outubro de 2015, 20:09
Citação de: Jaime_PN em 26 de Outubro de 2015, 20:02
Citação de: Gottschalk em 26 de Outubro de 2015, 19:52
Citação de: Semper Fidelis em 26 de Outubro de 2015, 19:50
Citação de: Miguel1904 em 26 de Outubro de 2015, 19:45
Citação de: desertfox em 26 de Outubro de 2015, 19:05
O Benfica não pode contratar um qualquer para o fazer terá de ser pela certa como foi o Trapatoni meu preferido era o Jürgen Klopp. Não podendo ser este apostaria no Mourinho de imediato penso que seria o melhor para ombrear de momento com JJ.

O JJ fazia do Mourinho aquilo que fez do RV

é isso...o treinador que perdeu tudo connosco em 2013 agora é o supra-sumo!
pá! ele só é Jesus! Não é Deus!

O Mourinho comia de cebolada o Tugão. Penso que ninguém pode racionalmente dizer o contrário.

Mas como idealista puro de jogo, perde para o Jorge. Como perde para o Wenger, por exemplo, ou Klopp ou Guardiola.

Felizmente ser treinador é muito mais do que meter 20 e tal gajos a treinar, e é por tudo o resto que acho que o Jejum não é nem nunca será o que fazem dele. É bom para certos contextos. O Mourinho demonstrou ser bom e muitas vezes o melhor, em quase todos os contextos.

Em contextos estás a falar do que ? Organização defensiva , transição defensiva , organização ofensiva e transição ofensiva ? Se forem estes contextos , diz-me um em que o Mourinho é ATUALMENTE melhor que o JJ.

E não percebi essa do "Felizmente ser treinador é muito mais do que meter 20 e tal gajos a treinar" , quando esse é o principal papel do treinador. Treino para preparar o jogo. Depois no jogo pouco pode fazer , os jogadores que resolvam individualmente consoante as ideias coletivas que treinaram.

Durante o jogo um treinador pouco pode fazer? Oh diabo! Finalmente percebo o porquê das garrafinhas de água e das palminhas. Assim como assim, o Rui durante o jogo pouco pode fazer...

O problema aqui não é ele não ter feito nada durante o jogo , o problema é que no treino pouco ou nada é feito.

Mas já sei o que é querias que ele fizesse .. Tirasse um médio pa por um ponta de lança. Ou então meter o Vitor Andrade , porque é um desequilibrador puro. Acertei ?? Oh diabo! Já sei! Querias que ele mandasse que os cruzamentos a partir do 1-0 fossem feitos a partir da linha do meio campo. Se for assim , sim , ele podia ter feito muito. E ainda teve a capacidade de ir inventar a substituição do Fejsa. Malandro do RV , desta os adeptos não tavam à espera. Aposto que ele treinou aquela situação durante a semana.

Ele devia e tinha a obrigação de fazer mais no treino. Porque , até agora , em todos os jogos disputados , não se viu uma superioridade clara nem contra o Vianense. E isto não se obtém a gritar pa dentro do campo nos jogos ou com substituições , faz-se nos treinos.

Pode ser que me tenha feito entender agora.

Isso de tentares "ler" mentes à distância às vezes sai ao lado. Apenas constatei uma afirmação tua que me parece descabida - o treinador durante o jogo pouco pode fazer. O que não faltam são exemplos em como isso não é verdade.

Ou um treinador não corrige posicionamentos em campo, por exemplo, tendo em conta as "surpresas" causadas pelo adversário? Ou, pegando no que disseste, ele treina um conjunto de coisas durante a semana e se não funcionar, durante o jogo os jogadores que resolvam individualmente com base no que treinaram em conjunto? Então e se o problema em questão não tiver sido treinado durante a semana, se for uma surpresa? O treinador fica parado a ver jogar, é?

Eh pá, então não percebo porque é que gajos como o Klopp, o Mourinho ou o JJ passam a vida a barafustar e chamar a atenção dos jogadores durante os jogos. É só porque são gandas malucos e curtem fazer aquelas figuras? Ou querem ver que nenhum deles treinou nada durante a semana e por isso precisam de andar a tentar desenrascar durante o jogo?

Eu não me estou a referir ao jogo de ontem e nem sequer a nenhum treinador em particular, simplesmente sublinho que afirmar que um treinador pouco ou nada pode fazer DURANTE o jogo, para mim, não tem qualquer sentido.

"Pode ser que me tenha feito entender agora."

Eu não te tentei ler a mente , apenas generalizei o que muito se pensa por aqui. Não sei se tu pensas isso ou não , que não andei a ver as tuas mensagens tuas obviamente. Se não pensas , peço desculpa se te ofendi.

Treino: 70/80%
"Ou um treinador não corrige posicionamentos em campo, por exemplo, tendo em conta as "surpresas" causadas pelo adversário? Ou, pegando no que disseste, ele treina um conjunto de coisas durante a semana e se não funcionar, durante o jogo os jogadores que resolvam individualmente com base no que treinaram em conjunto? Então e se o problema em questão não tiver sido treinado durante a semana, se for uma surpresa? O treinador fica parado a ver jogar, é?": 20/30%

Pode ser que agora percebas o que eu quis dizer com "pouco". Um treinador vai sempre preparar várias nuances daquilo que é a ideia de jogo da equipa. Por exemplo , as equipas do Jesus normalmente saem a jogar. Ontem nem tentavam , simplesmente batiam. E o que é que aconteceu ? O sporting ganhou carradas de segundas bolas durante o jogo todo. Agora se o RV não treinou a equipa para esta situação durante a semana , como é que com um simples grito pó campo o vai fazer ??

É que mesmo essas alterações de posicionamento e isso que tu disseste , a maior parte sã "treináveis". Era isso que eu queria dizer.

OK, então já percebo o que queres dizer. Simplesmente me parecia que estavas a menorizar a atuação do treinador durante o jogo, que para mim é fundamental. Até a simples postura corporal pode influenciar a atitude dos jogadores em campo.

O0

mrkx

Citação de: iKatz em 26 de Outubro de 2015, 21:10
Um treinador tem de acreditar sempre no que diz ou está a ser um ator perante os jogadores?

Às vezes, temos de fingir.

O Benfica tinha perdido o campeonato e a Liga Europa...

Nas semanas que antecederam a final havia as duas correntes do costume: se o Benfica ganhasse o campeonato e a Liga Europa, ia relaxar no Jamor, e isso seria bom para nós; se o Benfica perdesse tudo, iria querer vingar-se no Jamor, e isso seria mau para nós. Eu preferia que o Benfica fosse derrotado, porque não acredito muito na história das vinganças; acho que uma equipa grande fica sempre mais frágil se perder grandes competições, ainda por cima consecutivas. O que eu transmiti aos meus jogadores foi isto: "Ou matamos ou morremos." Tinha de aproveitar a fragilidade emocional e física do Benfica. "Vamos entrar com tudo." Fiz um powerpoint com seis cenários, e num deles abordámos a derrota. Fui o mais transparente possível, porque sofrer um golo do Benfica é normal. E isso aconteceu, num ressalto do Gaitán. E pensámos: "Eh, pá, o Benfica podia ter feito um golinho de jeito, mas, assim, com a bola a bater no pé do Gaitán... Parece que nos querem mandar mais para baixo." [risos] Ao intervalo, senti os jogadores perdidos. Disse-lhes: "Isto está dentro dos planos. Vocês sofreram um golo e não se desuniram. Continuem da mesma forma, que o Benfica pode fraquejar fisicamente." Fomos felizes.

http://expresso.sapo.pt/desporto/2015-08-15-As-vezes-um-jogador-precisa-de-um-abraco-outras-de-uma-marretada-nas-costas

Ou seja segundo ele os jogadores perdidos ao intervalo é "estar dentro dos planos". Opá este homem é surreal  :2funny: :2funny: :2funny:

Percebi bem, ele preferia que o Benfica fosse derrotado na final da Liga Europa???

Alves86

Mas respondam...

Se o plantel é suficiente, igual ao do ano passado, tudo fantástico e os dos outros é que são uma merda...

Porque andaram a pré-época toda a chorar por 4/5 reforços? (directamente para o 11)
E que era um vergonha. Que a época acabou ali em 31 Agosto. Etc.

Rui Vitória é fraco que dói.
Jesus é bom treinador.

Mas tanto contorcionismo? Por uma questão de egos? Para chupar pilas eternas ao Jesus?

Vikito

Finalmente aconteceu aquilo que todos nós sabíamos, mesmo que num pensamento escondido no fundo da mente, que mais cedo ou mais tarde iria acontecer. Os sinais estavam todos lá e apenas não os queríamos ver. Derrota após derrota lá se iam arranjando desculpas pela tangencialidade das mesmas mas percebia-se que algo não estava bem. E de facto não estava. Nem a vitória em Madrid conseguiu mascarar isso. Mesmo aí se percebeu que aquilo tinha sido a excepção e nunca seria a regra e que, por uma vez este ano, todos os factores,inclusivamente uma enorme dose de sorte, estiveram a nosso favor.

É triste chegar a Outubro e saber que este campeonato já era. E não, não sou um desistente, sou apenas realista tal como tenho tentado ser sempre. Não há ilusões e muito menos milagres. Passei anos e anos a elogiar o treinador Jorge Jesus (não confundir com o homem), entrando muitas vezes em confronto com colegas benfiquistas. E mesmo assim não acho que o principal problema tenha residido na sua saída e o facto de ser para um rival para mim é irrelevante. O principal problema residiu e reside na sua substituição.

Certo, o Rui Vitória tem atenuantes. A primeira vez num grande, uma aposta menos firme em jogadores já de créditos firmados, o facto de ter de lutar contra um fantasma e seis anos de trabalho ou ainda uma pré-época deficitária. Tudo isso é verdade. Não menos verdade (e muito mais flagrante!) é que em quase 4 meses de trabalho não se vê evolução nenhuma na equipa.

Ofensivamente vive-se de rasgos individuais e defensivamente vê-se um processo ao nível de um CNS e um posicionamento táctico que consegue ser ainda pior que isso. E não, não estou a exagerar. A única coisa que nos foi valendo foi a qualidade individual dos jogadores porque colectivamente ela é pouco mais que 0.

Aliás, e mesmo se já apontei a nossa inversão no mercado, não consigo entender como tendo perdido "apenas" um jogador na defesa e meio-campo se possa passar do 80 para o 8 em termos defensivos. O problema, não está (apenas) nos jogadores, o problema está (sobretudo) no processo.

Não vale a pena bater no Rui Vitória, que é um bom homem, um grande benfiquista mas que não está talhado para estes vôos. A culpa vem sempre de cima e tem de ser apontada a quem não soube dirigir a transição de 6 anos de trabalho como seria de esperar.
O texto já vai longo mas só vou deixar mais uma nota. O que mais me custa é que neste momento não estou triste, chateado ou zangado. Estou resignado. E penso que esse é o pior sentimento que um benfiquista poderia ter para com o seu clube e dificilmente perdoarei quem me fez sentir assim.

Um abraço a toda a nação benfiquista

lPhoenix

Eu também não gostei nada do jogo/equipa de ontem e percebo que esteja tudo de cabeça perdida face a uma derrota com os idiotas de alvalade.

Mas é bom não esquecer que para ter um plantel curto como o que o RV tem será preciso recuar muito mais do que 6 anos e não é qualquer um que vai ganhar de forma inequívoca ao Vicente Calderon.

Tudo bem que o senhor não se sabe impor, nem nos atos nem nos discursos, mas é inteligente e saberá perceber onde comete os erros e corrigi-los, quero acreditar.

Slb04Sempre

Citação de: mrkx em 26 de Outubro de 2015, 21:22
Um treinador tem de acreditar sempre no que diz ou está a ser um ator perante os jogadores?

Nas semanas que antecederam a final havia as duas correntes do costume: se o Benfica ganhasse o campeonato e a Liga Europa, ia relaxar no Jamor, e isso seria bom para nós; se o Benfica perdesse tudo, iria querer vingar-se no Jamor, e isso seria mau para nós. Eu preferia que o Benfica fosse derrotado, porque não acredito muito na história das vinganças; acho que uma equipa grande fica sempre mais frágil se perder grandes competições, ainda por cima consecutivas. O que eu transmiti aos meus jogadores foi isto: "Ou matamos ou morremos." Tinha de aproveitar a fragilidade emocional e física do Benfica. "Vamos entrar com tudo." Fiz um powerpoint com seis cenários, e num deles abordámos a derrota. Fui o mais transparente possível, porque sofrer um golo do Benfica é normal. E isso aconteceu, num ressalto do Gaitán. E pensámos: "Eh, pá, o Benfica podia ter feito um golinho de jeito, mas, assim, com a bola a bater no pé do Gaitán... Parece que nos querem mandar mais para baixo." [risos] Ao intervalo, senti os jogadores perdidos. Disse-lhes: "Isto está dentro dos planos. Vocês sofreram um golo e não se desuniram. Continuem da mesma forma, que o Benfica pode fraquejar fisicamente." Fomos felizes.

http://expresso.sapo.pt/desporto/2015-08-15-As-vezes-um-jogador-precisa-de-um-abraco-outras-de-uma-marretada-nas-costas

Ou seja segundo ele os jogadores perdidos ao intervalo é "estar dentro dos planos". Opá este homem é surreal  :2funny: :2funny: :2funny:

Percebi bem, ele preferia que o Benfica fosse derrotado na final da Liga Europa???

O importante é que fez um powerpoint

Chambel

Citação de: Alves86 em 26 de Outubro de 2015, 21:23
Mas respondam...

Se o plantel é suficiente, igual ao do ano passado, tudo fantástico e os dos outros é que são uma merda...

Porque andaram a pré-época toda a chorar por 4/5 reforços? (directamente para o 11)

Jesus é bom treinador.

Mas tanto contorcionismo? Por uma questão de egos? Para chupar pilas eternas ao Jesus?

O plantel é desequilibrado e insuficiente em algumas posições.

Ainda assim, o RV tinha que fazer mais.

O_Glorioso

Esta coisa é um insulto ao Benfica. Rua com este zero! É covarde para se demitir, tem de sair à força. Que vá treinar para Cochinchina!

poliban

Mas respondam...

Jesus é bom treinador.

Oh caraças, então não vamos querer bons jogadores? Melhores que os que temos?

Se temos hipóteses de melhorar certos sectores, não melhoramos?

MoreThanRed

Citação de: mrkx em 26 de Outubro de 2015, 21:22

Enquanto treinador do Guimarães, tendo que jogar com o Benfica daí a uns dias uma final da TP, não vejo onde possa estar o problema - era a opinião dele, que o Benfica perdendo a final da LE ficava mais fragilizado para o jogo da final da TP. E, curiosamente, até acabou por ter razão.

Há bem mais por onde criticar o RV neste momento do que por isso. E do que por uma entrevista do passado (já algo longínquo, até), diga-se...

EDIT: Corrigindo, a entrevista é até relativamente recente. Mas o princípio mantém-se, a resposta refere-se a um episódio de um passado já algo longínquo.

Diablo

O Rui Vitória foi mais uma casmurrice do LFV, só para tentar provar que só ele é que tem razão. A verdade é que ele não percebe merda nenhuma de futebol.

Andava o presidente a proclamar aos ventos que ainda não tinha acordo com ninguém, bla bla pardais aos ninhos, e era mais que visto que era apenas mais uma das suas mentiras e areia para os nossos olhos, pois já tinha o compincha de Alverca apalavrado.

Rui Vitória foi um erro gravíssimo de casting, depois da saída de Jorge Jesus. A pré-época explica e justificou alguma coisa, mas ao fim de um bom bocado de jogos é raro o jogo em que não parecemos uns amadores que se juntaram para dar uns chutos numa bola, por diversão.

A minha esperança de obter alguma coisa positiva desta época resume-se a ver alguns miúdos da formação terem, finalmente, algumas oportunidades e evoluírem como profissionais no nosso clube, antes de serem envolvidos nos negócios mais estranhos que há na Europa do futebol ("há para lá umas cláusulas" by LFV).

Confesso que fui um dos que defendi a saída de Jorge Jesus em alguns momentos e contextos num passado recente, mas não era para o substituírem por um tipo cheio de sede como treinador. Prova que põe muito sal na comida.

Godescalco

Citação de: lPhoenix em 26 de Outubro de 2015, 21:24
Eu também não gostei nada do jogo/equipa de ontem e percebo que esteja tudo de cabeça perdida face a uma derrota com os idiotas de alvalade.

Mas é bom não esquecer que para ter um plantel curto como o que o RV tem será preciso recuar muito mais do que 6 anos e não é qualquer um que vai ganhar de forma inequívoca ao Vicente Calderon.

Tudo bem que o senhor não se sabe impor, nem nos atos nem nos discursos, mas é inteligente e saberá perceber onde comete os erros e corrigi-los, quero acreditar.

O Koeman foi excepcional na Europa e chegou a eliminar o campeão europeu à data com uma vitória inequívoca em Anfield ao alcance de pouco. Cá dentro, ganhou os dois jogos ao Porto, um dos quais de forma inequívoca nas Antas pondo fim a um jejum de 15 anos.

Servia? Não, no contexto geral de toda a época e dos objectivos do clube, foi um rotundo falhanço. E o Rui Vitória está a quilómetros de distância de um Koeman. É só para vermos onde estamos.

minimix

Citação de: magoslb em 26 de Outubro de 2015, 21:19
Citação de: GS_ em 26 de Outubro de 2015, 21:04
"eu também sabia como o Sporting ia jogar"

Achei que já estava preparado para ouvir falar de futebol 24h depois do derby, mas ouvir agora o Vitória a dizer isto em resposta ao Jesus... Epá, não há palavras.

O RV está a começar a ficar com tiques de Fonseca do porco. Já faltou mais para jogarmos com o Eintracht Bayern. está a ficar fora da zona de conforto e não tem capacidade para dar a volta.
O Fonseca no porco nunca teve aquele "minuto 70"

Alves86

Citação de: Chambel em 26 de Outubro de 2015, 21:24
Mas respondam...

Jesus é bom treinador.

O plantel é desequilibrado e insuficiente em algumas posições.

Ainda assim, o RV tinha que fazer mais.

Sem duvida. E não é mais...é muito mais.

Aquilo que critico é que alguns andavam há 3 meses a bater em tudo e todos (e com razão), que o plantel era uma merda e precisávamos de 3/4 reforços de qualidade para concretizar objetcivos.

E agora...criticam quem apenas diz que o plantel tem lacunas e é fraco. Ou seja, aqueles que mantiveram apenas a coerência.