Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

The_King

Citação de: stanley em 05 de Dezembro de 2015, 01:58
Citação de: The_King em 05 de Dezembro de 2015, 01:55
Citação de: stanley em 05 de Dezembro de 2015, 01:51
Citação de: The_King em 05 de Dezembro de 2015, 01:49
Citação de: stanley em 05 de Dezembro de 2015, 01:47
Citação de: The_King em 05 de Dezembro de 2015, 01:46
Citação de: stanley em 05 de Dezembro de 2015, 01:45
Citação de: The_King em 05 de Dezembro de 2015, 01:43
Citação de: stanley em 05 de Dezembro de 2015, 01:41
Citação de: The_King em 05 de Dezembro de 2015, 01:38
Citação de: Mufete em 05 de Dezembro de 2015, 01:33
Citação de: The_King em 05 de Dezembro de 2015, 01:23
Citação de: Mufete em 05 de Dezembro de 2015, 01:15
Citação de: The_King em 05 de Dezembro de 2015, 01:01
Citação de: Mufete em 05 de Dezembro de 2015, 00:55
Citação de: The_King em 05 de Dezembro de 2015, 00:52
Citação de: JPSilva em 05 de Dezembro de 2015, 00:40
Citação de: Mufete em 05 de Dezembro de 2015, 00:30
Malhar por malhar.
Continuo a achar que não tem mostrado qualidade para o nível do Benfica, no entanto... ganhem juízo, pá.

Que jogo é que viram? Está-se a malhar no jogo de hoje baseado em... quê?!

Mas porque é que a análise tem que ser feita por cada jogo individualmente? Porque é que não pode ser feita ao facto, por exemplo, de se verem exactamente os mesmos problemas desde Agosto? E sem correcção à vista porque o treinador não sabe mais e o plantel não estica.
Eu vi um jogo fraco em que o resultado é enganador e que valeu pelo golo do miúdo.

Um jogo fraco por que motivos?
Porque contra uma equipa fraca, que não perdia à uns 7 jogos porque ainda há equipas piores no Tugão, tivemos um caudal ofensivo risível.

Tivemos dois penaltis caídos do céu e um golão do Renato o resto foram duas ocasiões de Pizzi e remates para o redes deles encaixar de forma fácil.

A dinâmica de jogo é fraca. Os jogadores que temos não se mexem para dar linhas de passe ao portador. Continuamos a ver o nosso processo de construção ser feito por Jardel, Lisandro, Almeida e Fejsa. Andamos ali passe para o lado, passe para o outro, um gajo com a bola no pé a e três ou quatro parados a olhar para ele.

Trabalhar entre linhas do adversário é mentira. Ver um jogador a descer no campo para procurar a tabela e ter outro a flanquear nas costas dos laterais para aproveitar espaço e desiquilibrar é mentira.

Afunilar o jogo é uma constante. Nico tem bola vem para o centro. Trabalhar com os laterais o 2 para 1 em cima do lateral contrário é mentira.

É por estes motivos que é um jogo fraco. Um jogo que em outros anos íamos para cima e eles nem sabiam de onde os nossos apareciam! Em que tínhamos três e quatro homens a desdobrarem os passes sempre com linhas para jogar, laterais a fazerem diagonais, homens a desmarcarem-se para confundir os defesas e hoje é zero. É passe para o lado e para trás e para o lado e para trás e quando precisamos que a bola rode de ponta a ponta de forma rápida são incapazes de fazer isso salvo uma ou outra vez que Nico ou Jonas dá uma raquetada para o flanco contrário.

Pois. Não concordo com o que dizes.

Especialmente no que toca à questão do "afunilar o jogo". Essa é, quanto a mim, a grande qualidade deste modo de jogar do Benfica. O problema é que, em vez de termos dois Nelsinhos, temos... o André Almeida e o Eliseu, que ofensivamente são perto de zero. O problema de não termos jogo com os laterais não está, neste caso, na ideia de jogo; é mesmo uma questão individual, porque nenhum destes jogadores dá o que o nosso jogo pede.

Relativamente a jogarmos pelo centro, tambem não vejo a coisa como tu. Por dois motivos:
primeiro, porque não acho mesmo que seja assim, como disse no ponto anterior. O nosso jogo até é muito montado a pensar nessas subidas dos laterais e por isso é que os extremos vêm para dentro e por isso é que os avançados são solicitados para as tabelas. Os problemas são mesmo o Almeida e o Eliseu, que não dão continuidade a isso.

Em segundo lugar, vejamos... muito se louva o jogo exterior mas muitas vezes isso resulta na circulação "à Lopetegui". Bola num flanco, bola no outro, objectividade e procura da baliza perto de zero. Quanto a isso acho que a forma como atacamos é bastante incisiva até e a procura do jogo exterior tem o objectivo de chegar rápido à finalização, por dentro (também por isso é que o Mitroglou é fundamental).

Ofensivamente, pelo menos no último terço, não jogamos mal, antes pelo contrário. Somos é mais fracos a construir cá atrás, como o pinheiro referiu, por exemplo.

Continuo na minha: os principais problemas do Benfica são defensivos / problemas de posicionamento para ganhar as segundas bolas. Há buracos entre os sectores que impossibilitam que recuperemos a bola ou que façamos uma pressão com pés e cabeça.
Pela tua ideia basta trocar os laterais que passaremos a jogar muito bem. Pois eu acho que não. Acho que eles não dão mais porque o Rui Vitória assim o pede. Em anos anterior já vimos tanto Eliseu como Almeida a jogar mais no ataque se agora não o fazem é porque o mister não lhes dá tal ordem.

Contra uma equipa que joga em bloco baixo e povoa a entrada da sua área tentar jogar pelo meio no modo furão é idiota. A probabilidade de aparecerem pernas, peitos, cabeças, costas, cus e seja o que for a cortar as bolas é muita e isso está à vista neste jogo.

O Benfica hoje pela falta de envolvimento dos laterais e do excesso afunilamento do jogo ajudou a AAC pois compactamos o jogo em pouco mais de 25 metros compreendidos entre um pouco à frente da linha do meio campo e da linha da grande área deles.

Não é pela minha ideia, é mesmo pela comparação do que se viu com jogadores diferentes. O Nelsinho fez toda a diferença e toda a gente aplaudiu as suas exibições 1) pela sua qualidade óbvia; 2) porque se tornou claro que a forma de ele jogar era precisamente o que a equipa precisava (ou seja, foi a coincidência ideal).

E não "basta trocar os laterais e passaremos a jogar muito bem". Estás a dar um salto retórico, porque não é isso que eu digo. O que digo é que a falta de laterais dificulta muito que joguemos "bem", ou tão bem como daria para jogar com laterais diferentes.

Mas, uma vez mais, não quero focar isto na árvore; quero focar-me na floresta. A questão dos laterais é a árvore. A floresta é a inconsistência da forma de jogar do Benfica, ainda que eu veja qualidades na forma como atacamos.
A única qualidade que eu vejo e melhoria desde o início da época foi que nos últimos jogos deixamos de fazer 369 cruzamentos para a grande área e a espaços conseguimos pressionar mais alto e em bloco.

E bom quanto aos laterais se não dão mais do que aquilo e não é o Professor Rui Carlos que lhes pede para não se aventurarem no ataque então a culpa também é dele pois há muito que o Nélson se aleijou e desde o início sabia com o que contar do lado do Eliseu portanto outra forma de jogar já devia ter aparecido.

O problema é que o Professor Rui Carlos nem sabe a quantas anda ali no meio se não vejamos levou os que levou para a digressão. Chegou e na supertaça deu a titularidade ao Nelson. Depois até pôs num jogo um tal de Clésio que era avançado até há pouco tempo....


como é que se inventa um lateral esquerdo sem ir ao mercado?
Sei lá ele é que é pago para os inventar. O outro inventou um médio centro. Ou dois. Ou três. Que ponha o Manel lá.

"inventou" o enzo e 1 lateral esquerdo em 10. Assim até eu conseguia inventar
Sim porque o Pizzi toda a gente sabe que é um médio centro de raiz. Bem como aquele grandalhão que jogava a 10 no Chelsea B ou coisa que o valha e veio metido num pacote.

se estas a elogiar o pizzi a 8 então está tudo dito.

o Matic já tinha jogado a 10 no Vitesse, o que não significa que fosse um 10

mas se é para inventar acrescenta aí o Talisca a 6
Por acaso jogou pouco o Pizzi depois do Enzo sair em Janeiro.... nao foi?

"jogou" ou desenrascou? o almeida também já jogou a 8
Desenrascou porque o jotacão o inventou ali. E mais do que cumpriu apresentou bons desempenhos.

Mas aqui o que discutimos é o treinador resolver problemas e se o Professor Rui Carlos sabia que os laterais que tinha não davam mais, o que repito não acho que assim seja, só tinha era que arquitetar outra forma de jogar.

Então o Mufete diz que o nosso jogo ofensivo requer uns laterais ofensivos. O Benfica não vai arranjar nenhuns no mercado. E sem que estes ofereçam isso, tirando o Nelson Semedo que foi descoberto na volta da digressão, nós continuamos a jogar da mesma forma sem arranjar soluções?

Quem não tem cão caça com gato ou não é?

não inventou nada porque não serve.

isso é tão válido como dizer que o almeida é 8.
Então dando de barato que desenrascou e que pouco ou nada de relevante apresentou em termos de desempenho, o que para mim sinceramente não é verdade, o Professor Rui Carlos que arranje lá uns laterais também que desenrasquem ou então mude a forma de jogar.

É que ele no início disse que íamos acrescentar coisas boas às que o Benfica tinha e melhorar algumas que estavam menos boas. O que eu vejo é que as boas não sobraram nenhumas e melhorarias poucas se viram....

ala esquerda

o seu caminho no benfica vai fazendo-se aos poucos.....
Passamos na champios
estamos a fazer o futuro com jovens da casa

Ao contrario de muitos por mim tem nota muito positiva

ZICKLER

"Não podemos dizer que estamos grávidos,  e esconder a criança"

capitao_baldaia

Citação de: ZICKLER em 05 de Dezembro de 2015, 02:30
"Não podemos dizer que estamos grávidos,  e esconder a criança"
A última vez que ele tinha dito isso foi na aula de Formação Cívica do 7º E.

20Nico Gaitan20

um gajo critica(e bem)

mas se ele não passa aos oitavos da champions, não sei se em vez de investimento em Janeiro, o Benfica tinha era de vender...

muito importante esta passagem.

piwo

Citação de: volt em 05 de Dezembro de 2015, 01:12
Citação de: Ramiro Lopes em 05 de Dezembro de 2015, 01:04
Citação de: volt em 05 de Dezembro de 2015, 01:00
Citação de: 20Nico Gaitan20 em 05 de Dezembro de 2015, 00:54
quero ver este gajo com uma coisa parecida com isto.

                               JC
NELSINHO    LUISÃO           JARDEL            SIQUEIRA


                           SAMARIS

                                       RENATO

SALVIO                                                GAITAN
                      JONAS
                                 MITRO



Se depois de um 11 como este ele não conseguir melhorar um pouco o seu jogo então tem de sair.


este 11 tem tudo para ganhar no tugão.

Ter tem, mas tem também 2 problemas:
Um é sacares o Siqueira.
O outro é dares unhas ao Rui Vitória para tocar essa guitarra..
É melhor dar-lhe uma guitarra que mesmo que ele não a saiba tocar, saiba tocar por ela própria (e eventualmente o guitarrista aprenderá a fazer música com ela), do que dar a uma guitarra com 2 cordas a um gajo que ainda está a aprender a tocar em guitarras poderosas e esperar ouvir Jimi Hendrix...

Sem dúvida, simplesmente não acredito que o Siqueira venha, era competencia a mais e um gajo já aqui anda há muitos anos para saber o que gasta a casa..

Eu acho que o Siqueira vem. Nao joga regularmente por isso vao despacha lo para o clube do custome.Mais um negocio de milhoes com o Patetico. Deve ser 50% do passe atendendo as ultimas negociatas em Madrid. ;D

Despertar

a 1ª parte contra o autocarro e sem oposicao jogamos bem e jogamos o que precisavamos de jogar. Depois de marcarmos que futebol de caca que jogamos  :buck2:

Melhoramos porque agora temos um Renato em vez de um painel publicitario da Fly no meio campo. De resto continuo a ver a mesma pobreza

Bailey

Citação de: ala esquerda em 05 de Dezembro de 2015, 02:27
o seu caminho no benfica vai fazendo-se aos poucos.....
Passamos na champios
estamos a fazer o futuro com jovens da casa

Ao contrario de muitos por mim tem nota muito positiva

o caminho faz se caminhando........


RUA

magoslb

Jogo deprimente, quase a roçar o miserável. Não fosse o remate do miúdo, e quase nem se via uma bola decente à baliza.

No estádio ainda é mais exasperante que na tv, os jogadores parecem perdidos, sem saber o que fazer. Continua a saga, o homem que tem a bola está tapado por 2 adversários e os restantes colegas ficam parados e a solução acaba por ser um passe de risco para alguém que tb já tem marcação em cima ou então a jogada tipo: cruza para área a ver se dá.

Não há um vislumbre de trabalho de um futebol apoiado, rápido ao primeiro toque(que é assim que se abrem defesas fechadas), nem pressão alta, tá tudo fechadinho lá atrás e qd ganham a bola ficam a circular a bola a passo a té que a perdem. Estamos a falar de uma académica das mais fracas dos últimos anos. Qualquer Arouca, académica ou moreirense nos consegue travar tal a previsibilidade do nosso jogo.

Depois de uma vitória em Braga, em vez de se ver moralização num jogo em casa, onde até estavam mais de 30 mil pessoas, a reação foi... um dos jogos mais miseráveis deste ano. Na tv só se ouvem as palminhas, mas nas bancadas, à boca pequena, só se ouvia queixas e exasperação com tão fraco futebol.

Céptico

O Futebol praticado continua confrangedor.

Um gajo tem sempre esperança, espera sempre que as coisas acabem por correr bem, mas la no fundo, sabe que vai dar merda.

izlek

O dramático é que o homem sai de um jogo como este achar que é o maior da mundo e que fizemos um jogo perfeito.

Juan Mata

Nunca vi o Benfica jogar tão bem na minha vida. Foi melhor que  6-0 ao Estoril.

Bravo, Rui!

Jerominho

Citação de: magoslb em 05 de Dezembro de 2015, 07:42
Jogo deprimente, quase a roçar o miserável. Não fosse o remate do miúdo, e quase nem se via uma bola decente à baliza.

No estádio ainda é mais exasperante que na tv, os jogadores parecem perdidos, sem saber o que fazer. Continua a saga, o homem que tem a bola está tapado por 2 adversários e os restantes colegas ficam parados e a solução acaba por ser um passe de risco para alguém que tb já tem marcação em cima ou então a jogada tipo: cruza para área a ver se dá.

Não há um vislumbre de trabalho de um futebol apoiado, rápido ao primeiro toque(que é assim que se abrem defesas fechadas), nem pressão alta, tá tudo fechadinho lá atrás e qd ganham a bola ficam a circular a bola a passo a té que a perdem. Estamos a falar de uma académica das mais fracas dos últimos anos. Qualquer Arouca, académica ou moreirense nos consegue travar tal a previsibilidade do nosso jogo.

Depois de uma vitória em Braga, em vez de se ver moralização num jogo em casa, onde até estavam mais de 30 mil pessoas, a reação foi... um dos jogos mais miseráveis deste ano. Na tv só se ouvem as palminhas, mas nas bancadas, à boca pequena, só se ouvia queixas e exasperação com tão fraco futebol.
Não sei se deu para ver no estádio mas presumo que deu: muitas vezes na 1a parte havia mais de 20 metros entre os 4 da frente e o resta da equipa ==> não há ligações entre os sectores. Os laterais pouco subiam (o Almeida quase nunca subiu na 1a parte, só me lembro do lance em que Pizzi aparece no meio e finta os gajos para rematar fraco, lance em que o Almeida finalmente sobe).

Ficam os 4 defesas lá atrás e os 2 médios. De vez em quando o Renato subia e quando acontecia, não havia movimentações lá na frente.

A jogar frente a uma equipa que põe o autocarro e nós a jogar com os laterais quase na mesma linha que os nossos defesas... Só o Eliseu é que subiu de vez em quando mas perdiam a bola. Triangulações, nem vê-las.

Almareado

Este tópico parece o Júlio de Matos em hora de ponta ou uma trip de ácidos colectiva.....

Fdx ,  se o RV é medíocre,  então essa mediocridade contagia-se pela Internet a fora.

magoslb

Citação de: Jerominho em 05 de Dezembro de 2015, 08:23
Citação de: magoslb em 05 de Dezembro de 2015, 07:42
Jogo deprimente, quase a roçar o miserável. Não fosse o remate do miúdo, e quase nem se via uma bola decente à baliza.

No estádio ainda é mais exasperante que na tv, os jogadores parecem perdidos, sem saber o que fazer. Continua a saga, o homem que tem a bola está tapado por 2 adversários e os restantes colegas ficam parados e a solução acaba por ser um passe de risco para alguém que tb já tem marcação em cima ou então a jogada tipo: cruza para área a ver se dá.

Não há um vislumbre de trabalho de um futebol apoiado, rápido ao primeiro toque(que é assim que se abrem defesas fechadas), nem pressão alta, tá tudo fechadinho lá atrás e qd ganham a bola ficam a circular a bola a passo a té que a perdem. Estamos a falar de uma académica das mais fracas dos últimos anos. Qualquer Arouca, académica ou moreirense nos consegue travar tal a previsibilidade do nosso jogo.

Depois de uma vitória em Braga, em vez de se ver moralização num jogo em casa, onde até estavam mais de 30 mil pessoas, a reação foi... um dos jogos mais miseráveis deste ano. Na tv só se ouvem as palminhas, mas nas bancadas, à boca pequena, só se ouvia queixas e exasperação com tão fraco futebol.
Não sei se deu para ver no estádio mas presumo que deu: muitas vezes na 1a parte havia mais de 20 metros entre os 4 da frente e o resta da equipa ==> não há ligações entre os sectores. Os laterais pouco subiam (o Almeida quase nunca subiu na 1a parte, só me lembro do lance em que Pizzi aparece no meio e finta os gajos para rematar fraco, lance em que o Almeida finalmente sobe).

Ficam os 4 defesas lá atrás e os 2 médios. De vez em quando o Renato subia e quando acontecia, não havia movimentações lá na frente.

A jogar frente a uma equipa que põe o autocarro e nós a jogar com os laterais quase na mesma linha que os nossos defesas... Só o Eliseu é que subiu de vez em quando mas perdiam a bola. Triangulações, nem vê-las.

Tal e qual. Depois como não há jogo rápido nem  demarcações que permitam romper as linhas juntas do adversário, ficam a fazer passes a meio campo com o jogador da bola sucessivamente tapado e as linhas de passe quase todas fechadas. O nosso futebol é tão previsível que uma AAC ou um Arouca chega para nos anular.