Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Juan Mata

Citação de: -Miccoli em 27 de Agosto de 2015, 02:47
Citação de: Juan Mata em 27 de Agosto de 2015, 02:45
Citação de: -Miccoli em 27 de Agosto de 2015, 02:37
Aí já estamos a entrar na categoria, ou falta dela, do treinador.

Isto é muito complexo, vou tentar simplificar um bocado só para ser mais fácil para mim de escrever alguma coisa perceptível.

Disse o RV que queria uma equipa com mais posse, e nota-se pelas suas gesticulações para dentro do campo que a ideia é jogar curto. Guardiola tem a mesma ideia para as suas equipas como todos sabemos, sendo que usa um modelo totalmente diferente, com mais médios, etc.

No Benfica está-se a notar dificuldades na primeira fase de construção, será que nesse "manual" de exercícios ele não arranjaria alguma coisa que achasse útil para aplicar no seu treino? Moldando, claro à sua ideia.
Que Deus me perdoe mas eu vejo o Rui Vitória a tentar implementar um futebol apoiado fazendo meínhos com limites de dois toque e peladinhas com limites de toques.

E vai falando: Passa a bola, joga curto. De pé para pé.
Então mas foi isso que eu disse atrás, estamos a discordar dizendo a mesma coisa.
O que eu quis dizer é que o Rui Vitória deve utilizar esses exercícios rudimentares do limite de toques.

Aposto que faz um quadrado, mete um gambuzino lá dentro e os vértices têm que trocar a bola de primeira.

O que eventualmente torna-se redundante.

E duvido que conseguisse adaptar modelos do Guardiola.

Godescalco

Citação de: pinheiro3 em 27 de Agosto de 2015, 02:46
No 2º golo acho que há dois erros. O primeiro é a óbvia falha da linha bem feita pelo Naldo, e o 2º é que a defesa está demasiado subida para a zona em que a bola estava. Devia ter baixado mais e assim evitavam o golo.

Foi por curiosidade rever os lances.

A linha defensiva no 2º golo está sincronizada e tenta fazer o fora-de-jogo. Há um ligeiro atraso do Naldo (?), julgo, que mete o tipo do CSKA em jogo. Mas o processo colectivo está lá.

No 3º dou mais mérito ao CSKA. Enorme diagonal do Mousa, repentino e letal. Quanto muito faltou mais agressividade a pressionar o portador da bola que faz o passe. Em termos colectivos saíram coordenados a tentar o fora-de-jogo.

-Miccoli

Citação de: Juan Mata em 27 de Agosto de 2015, 02:50
Citação de: -Miccoli em 27 de Agosto de 2015, 02:47
Citação de: Juan Mata em 27 de Agosto de 2015, 02:45
Citação de: -Miccoli em 27 de Agosto de 2015, 02:37
Aí já estamos a entrar na categoria, ou falta dela, do treinador.

Isto é muito complexo, vou tentar simplificar um bocado só para ser mais fácil para mim de escrever alguma coisa perceptível.

Disse o RV que queria uma equipa com mais posse, e nota-se pelas suas gesticulações para dentro do campo que a ideia é jogar curto. Guardiola tem a mesma ideia para as suas equipas como todos sabemos, sendo que usa um modelo totalmente diferente, com mais médios, etc.

No Benfica está-se a notar dificuldades na primeira fase de construção, será que nesse "manual" de exercícios ele não arranjaria alguma coisa que achasse útil para aplicar no seu treino? Moldando, claro à sua ideia.
Que Deus me perdoe mas eu vejo o Rui Vitória a tentar implementar um futebol apoiado fazendo meínhos com limites de dois toque e peladinhas com limites de toques.

E vai falando: Passa a bola, joga curto. De pé para pé.
Então mas foi isso que eu disse atrás, estamos a discordar dizendo a mesma coisa.
O que eu quis dizer é que o Rui Vitória deve utilizar esses exercícios rudimentares do limite de toques.

Aposto que faz um quadrado, mete um gambuzino lá dentro e os vértices têm que trocar a bola de primeira.

O que eventualmente torna-se redundante.
No manual que falei deve ter algo mais evoluído que ele poderia utilizar, mas vocês dizem que era copiar e que não pode porque não ia saber usar no seu modelo...

BBpT

Citação de: SorcereR em 27 de Agosto de 2015, 02:46
Citação de: BBpT em 27 de Agosto de 2015, 02:45
Citação de: SorcereR em 27 de Agosto de 2015, 02:39
Citação de: Gottschalk em 27 de Agosto de 2015, 02:38
Citação de: BBpT em 27 de Agosto de 2015, 02:31
Citação de: Jaime_PN em 27 de Agosto de 2015, 02:29
Ri-me que nem um perdido ao lembrar-me dos comentários que li aqui ontem da espetacular linha defensiva do Sporting e hoje mamarem 3 golos com bolas nas costas  ;D

dizer que o primeiro golo do CSKA é uma bola nas costas é esticar bastante.

O primeiro golo é uma carambola. Acontece.

Nos outros dois golos do CSKA não existe existe falha de organização da linha defensiva.

No último, aliás, o mérito vai para o ataque russo e para a grande diagonal (e finalização) do Mousa.

No primeiro também existe falha defensiva e ainda por cima é de uma bola parada.

A falha defensiva do primeiro é o Adrien ser tosco ao meter o pé mandar a bola para trás, isso é falha defensiva?

E ninguém sair a bola e serem antecipados.

Como classificas isso? Eu acho que é uma falha defensiva, não na organização mas como abordam a jogada.

Sim, mas o que nós estamos a discutir são falhas que possam ser apontadas ao treinador, porque o que se discute é a diferença entre a linha do RV e a do JJ

Se vires os golos a culpa não pode ser apontada ao treinador em nenhum deles.

O primeiro é um mau alivio.

O segundo é o Naldo (sempre ele, todos os jogos) que não alinha com o resto dos colegase põe o Musa em jogo.

O terceiro golo não há falha nenhuma, só se for a pressão no jogador que faz o passe, o movimento do CSKA é perfeito para bater a linha, tal como o movimento da linha é o que deve ser. É feito um passe para fora da área, e a linha sobe para encurtar o espaço só que o Musa vem de trás e o passe entra no sitio certo com o timing certo.

Godescalco

Citação de: Jaime_PN em 27 de Agosto de 2015, 02:48
Citação de: Gottschalk em 27 de Agosto de 2015, 02:43
Citação de: Jaime_PN em 27 de Agosto de 2015, 02:40
Citação de: Gottschalk em 27 de Agosto de 2015, 02:38
Citação de: BBpT em 27 de Agosto de 2015, 02:31
Citação de: Jaime_PN em 27 de Agosto de 2015, 02:29
Ri-me que nem um perdido ao lembrar-me dos comentários que li aqui ontem da espetacular linha defensiva do Sporting e hoje mamarem 3 golos com bolas nas costas  ;D

dizer que o primeiro golo do CSKA é uma bola nas costas é esticar bastante.

O primeiro golo é uma carambola. Acontece.

Nos outros dois golos do CSKA não existe existe falha de organização da linha defensiva.

No último, aliás, o mérito vai para o ataque russo e para a grande diagonal (e finalização) do Mousa.

Nem eu esperava que dissesses outra coisa. Admitir que o mestre Jorge falha não é contigo  :)

Admito que o Jorge faz e continua a fazer merda.

Gostava era que apontasses os erros a nível de organização da linha defensiva e dos tais "3 golos com bolas nas costas" que te fizeram rir que nem um perdido.

O Flirt já meteu por aí os gifs, basta ver.

Eu gostava era de ver o que dizias caso o Zus fosse treinador do Benfica e sofressemos aqueles 3 golos.

Tu riste que nem um perdido ao veres "3 golos com bolas nas costas."

Vamos a ver mais de perto e só 1 golo é que pode ser classificado como "golo com bola nas costas," golo esse no qual a defesa do Sporting sobe coordenada e em linha para o fora-de-jogo.

Se me fores a falar das substituições à Jorge e o momento ridículo do "já estava a preparar a equipa para o prolongamento", aí concordo contigo. São as falhas de sempre.

Na questão da defesa nota-se trabalho feito.

SorcereR

Citação de: BBpT em 27 de Agosto de 2015, 02:52
Sim, mas o que nós estamos a discutir são falhas que possam ser apontadas ao treinador, porque o que se discute é a diferença entre a linha do RV e a do JJ

Se vires os golos a culpa não pode ser apontada ao treinador em nenhum deles.

O primeiro é um mau alivio.

O segundo é o Naldo (sempre ele, todos os jogos) que não alinha com o resto dos colegase põe o Musa em jogo.

O terceiro golo não há falha nenhuma, só se for a pressão no jogador que faz o passe, o movimento do CSKA é perfeito para bater a linha, tal como o movimento da linha é o que deve ser. É feito um passe para fora da área, e a linha sobe para encurtar o espaço só que o Musa vem de trás e o passe entra no sitio certo com o timing certo.

Eu só disse que no 1º há uma falha defensiva e todos caíram-me em cima, o Aquilani fica pregado ao chão e nem se faz ao lance, o Rui Patricio faz-se tarde, mas aqui nunca é culpa do treinador.


A situação do segundo golo deles já tivemos cá muito nesta época, onde o Luisão está claramente mais recuado e não alinha.

Nem estou a fazer comparação de treinadores, nem quero entrar por aí.

André Sousa

Citação de: SorcereR em 27 de Agosto de 2015, 02:54
A situação do segundo golo deles já tivemos cá muito nesta época, onde o Luisão está claramente mais recuado e não alinha.

Na maior parte das vezes até é ele que está bem posicionado, por isso...

pinheiro3

Citação de: Gottschalk em 27 de Agosto de 2015, 02:50
Citação de: pinheiro3 em 27 de Agosto de 2015, 02:46
No 2º golo acho que há dois erros. O primeiro é a óbvia falha da linha bem feita pelo Naldo, e o 2º é que a defesa está demasiado subida para a zona em que a bola estava. Devia ter baixado mais e assim evitavam o golo.

Foi por curiosidade rever os lances.

A linha defensiva no 2º golo está sincronizada e tenta fazer o fora-de-jogo. Há um ligeiro atraso do Naldo (?), julgo, que mete o tipo do CSKA em jogo. Mas o processo colectivo está lá.

No 3º dou mais mérito ao CSKA. Enorme diagonal do Mousa, repentino e letal. Quanto muito faltou mais agressividade a pressionar o portador da bola que faz o passe. Em termos colectivos saíram coordenados a tentar o fora-de-jogo.

Se há uma falha, não está sincronizada. E até nem sei se é apenas o Naldo que o mete em jogo. Como já disse, penso que ali a linha deveria estar mais baixa, controlando melhor a profundidade para o lance que era. É apenas uma opinião. Outros acham que deviam ter subido em bloco e tentar fazer offside, mas acho que era difícil ali.

brazio

Citação de: Gottschalk em 27 de Agosto de 2015, 02:43
Citação de: Jaime_PN em 27 de Agosto de 2015, 02:40
Citação de: Gottschalk em 27 de Agosto de 2015, 02:38
Citação de: BBpT em 27 de Agosto de 2015, 02:31
Citação de: Jaime_PN em 27 de Agosto de 2015, 02:29
Ri-me que nem um perdido ao lembrar-me dos comentários que li aqui ontem da espetacular linha defensiva do Sporting e hoje mamarem 3 golos com bolas nas costas  ;D

dizer que o primeiro golo do CSKA é uma bola nas costas é esticar bastante.

O primeiro golo é uma carambola. Acontece.

Nos outros dois golos do CSKA não existe existe falha de organização da linha defensiva.

No último, aliás, o mérito vai para o ataque russo e para a grande diagonal (e finalização) do Mousa.

Nem eu esperava que dissesses outra coisa. Admitir que o mestre Jorge falha não é contigo  :)

Admito que o Jorge faz e continua a fazer merda.

Gostava era que apontasses os erros a nível de organização da linha defensiva e dos tais "3 golos com bolas nas costas" que te fizeram rir que nem um perdido.

Como é sabido o modelo de jogo do catedrático coloca grande pressão num mecanismo defensivo tão importante quando se joga tão subido como é o fora de jogo.

O Benfica fazia isso muito bem mas o jorjão teve seis anos para o treinar e aperfeiçoar e não seis dias.

Perfeitamente natural que no zbording ainda não tenha esses automatismos além do mais os centrais deles não tem a categoria daqueles que o jorjão encontrou na Luz.

BBpT

Citação de: pinheiro3 em 27 de Agosto de 2015, 02:46
No 2º golo acho que há dois erros. O primeiro é a óbvia falha da linha bem feita pelo Naldo, e o 2º é que a defesa está demasiado subida para a zona em que a bola estava. Devia ter baixado mais e assim evitavam o golo.

Sim, a linha devia estar mais atrás porque o Carrilo não pressiona o portador da bola, mas quem define a linha é o João Pereira e ele está mal colocado.

É um bocado parecido com aqule lance no nosso jogo que havia aquela imagem com 3 ou 4 linhas e se dizia que o Luisão estava muito atrás, quando o Luisão é que estava bem colocado, sendo que a diferença aí é que nem havia linha nenhuma.

J_PN

Citação de: Gottschalk em 27 de Agosto de 2015, 02:54
Citação de: Jaime_PN em 27 de Agosto de 2015, 02:48
Citação de: Gottschalk em 27 de Agosto de 2015, 02:43
Citação de: Jaime_PN em 27 de Agosto de 2015, 02:40
Citação de: Gottschalk em 27 de Agosto de 2015, 02:38
Citação de: BBpT em 27 de Agosto de 2015, 02:31
Citação de: Jaime_PN em 27 de Agosto de 2015, 02:29
Ri-me que nem um perdido ao lembrar-me dos comentários que li aqui ontem da espetacular linha defensiva do Sporting e hoje mamarem 3 golos com bolas nas costas  ;D

dizer que o primeiro golo do CSKA é uma bola nas costas é esticar bastante.

O primeiro golo é uma carambola. Acontece.

Nos outros dois golos do CSKA não existe existe falha de organização da linha defensiva.

No último, aliás, o mérito vai para o ataque russo e para a grande diagonal (e finalização) do Mousa.

Nem eu esperava que dissesses outra coisa. Admitir que o mestre Jorge falha não é contigo  :)

Admito que o Jorge faz e continua a fazer merda.

Gostava era que apontasses os erros a nível de organização da linha defensiva e dos tais "3 golos com bolas nas costas" que te fizeram rir que nem um perdido.

O Flirt já meteu por aí os gifs, basta ver.

Eu gostava era de ver o que dizias caso o Zus fosse treinador do Benfica e sofressemos aqueles 3 golos.

Tu riste que nem um perdido ao veres "3 golos com bolas nas costas."

Vamos a ver mais de perto e só 1 golo é que pode ser classificado como "golo com bola nas costas," golo esse no qual a defesa do Sporting sobe coordenada e em linha para o fora-de-jogo.

Se me fores a falar das substituições à Jorge e o momento ridículo do "já estava a preparar a equipa para o prolongamento", aí concordo contigo. São as falhas de sempre.

Na questão da defesa nota-se trabalho feito.

Nos 2 ultimos golos há falhas, há descoordenação. No 1º foi a abordagem do Patrício e de toda a defesa que demorou muito a reagir, boa demais.

André Sousa

Metam aí os gifs, sff.

Com o calor do jogo, nem deu para rever os golos, hihi.

Juan Mata

Citação de: -Miccoli em 27 de Agosto de 2015, 02:52
Citação de: Juan Mata em 27 de Agosto de 2015, 02:50
Citação de: -Miccoli em 27 de Agosto de 2015, 02:47
Citação de: Juan Mata em 27 de Agosto de 2015, 02:45
Citação de: -Miccoli em 27 de Agosto de 2015, 02:37
Aí já estamos a entrar na categoria, ou falta dela, do treinador.

Isto é muito complexo, vou tentar simplificar um bocado só para ser mais fácil para mim de escrever alguma coisa perceptível.

Disse o RV que queria uma equipa com mais posse, e nota-se pelas suas gesticulações para dentro do campo que a ideia é jogar curto. Guardiola tem a mesma ideia para as suas equipas como todos sabemos, sendo que usa um modelo totalmente diferente, com mais médios, etc.

No Benfica está-se a notar dificuldades na primeira fase de construção, será que nesse "manual" de exercícios ele não arranjaria alguma coisa que achasse útil para aplicar no seu treino? Moldando, claro à sua ideia.
Que Deus me perdoe mas eu vejo o Rui Vitória a tentar implementar um futebol apoiado fazendo meínhos com limites de dois toque e peladinhas com limites de toques.

E vai falando: Passa a bola, joga curto. De pé para pé.
Então mas foi isso que eu disse atrás, estamos a discordar dizendo a mesma coisa.
O que eu quis dizer é que o Rui Vitória deve utilizar esses exercícios rudimentares do limite de toques.

Aposto que faz um quadrado, mete um gambuzino lá dentro e os vértices têm que trocar a bola de primeira.

O que eventualmente torna-se redundante.
No manual que falei deve ter algo mais evoluído que ele poderia utilizar, mas vocês dizem que era copiar e que não pode porque não ia saber usar no seu modelo...
Eu nem te sei dizer qual é o modelo.

Imaginemos que somos treinados pelo José Mourinho. Ele a ir beber ao futebol do Guardiola, como iria adaptar ao seu futebol de bloco baixo e assente em rasgos individuais, na explosão e vertigem.

Teria que subir a linha defensiva, compassar o futebol, contemporizar os momentos ofensivos, procurar promover apoios frontais e laterais e tentar exercer superioridade ou igualdade numérica perto do portador da bola.

Teria que deixar de jogar com 2 e 3 trincos contra equipas de valor equivalente, etc.

Nós ainda não temos ideia de jogo, infelizmente.

Godescalco

Citação de: SorcereR em 27 de Agosto de 2015, 02:54
Eu só disse que no 1º há uma falha defensiva e todos caíram-me em cima

Num tópico destes, há muitas vezes a confluência de várias conversas ao mesmo tempo sobre um mesmo assunto. Muitas vezes cita-se alguém, individualizando, sem querer realmente individualizar. Nesta da linha defensiva, é uma questão mais abstracta que já vem pelo menos desde ontem. O Jaime puxou de novo a conversa ao de cima para "tirar de esforço", o malandro.

De qualquer forma, não sintas que te caíram em cima, Sorcerer. Isto é tudo na boa.

Godescalco

Citação de: André Sousa em 27 de Agosto de 2015, 02:57
Metam aí os gifs, sff.

Com o calor do jogo, nem deu para rever os golos, hihi.

Não tenho gifs. Tenho youtube só:

https://www.youtube.com/watch?v=1dV0hkI9aTk