Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Fernando Ferreira

Citação de: Slb23 em 28 de Agosto de 2015, 17:18
Citação de: Fernando Ferreira em 28 de Agosto de 2015, 17:15

Citação de: Slb23 em 28 de Agosto de 2015, 17:13
Citação de: Fernando Ferreira em 28 de Agosto de 2015, 17:12
Citação de: Slb23 em 28 de Agosto de 2015, 17:10
Citação de: Fernando Ferreira em 28 de Agosto de 2015, 17:09
Citação de: Slb23 em 28 de Agosto de 2015, 17:08
Citação de: Fernando Ferreira em 28 de Agosto de 2015, 17:07
Citação de: Slb23 em 28 de Agosto de 2015, 17:02
Na minha opinião o problema começa atrás, na dupla de centrais. O Benfica com Luisão/Lisandro não consegue jogar subido porque são centrais lentos e a própria hesitação na formação da linha de fora e jogo tem a ver com isso.


Não tem nada a ver com isso.
Não? Então tem a ver com o quê?

A velocidade da dupla não tem absolutamente nada a ver com a falta de organização defensiva da equipa, parece-me evidente. O Garay era lento e éramos super organizados nessa altura.
O Garay em comparação com o Lisandro é rápido.

E comparar a colocação de um e outro é brincadeira.

Não sei se são assim tão diferentes em velocidade.

A "colocação" do Garay não era ele que a escolhia, era o modelo de jogo que a potenciava. A colocação do Lisandro já é um bocadinho mais livre. Mais uma vez: falta um modelo, falta organização. Nada tem que ver com velocidade.
A colocação do Garay tem a ver com a capacidade de leitura dele.

Isso não faz sentido absolutamente nenhum, mas ok. O Luisão com o Jesus estava sempre bem posicionado e agora  tem momentos que nem sabe às quantas anda. Perdeu a capacidade de leitura?
Não faz sentido? O Garay em termos de leitura de jogo é muito bom. Há alguma dúvida sobre isso?

Quanto ao Luisão eu já expliquei, é lento, o Lisandro também e ao não estarem coordenados sobre o posicionamento abrem uma cratera entre o meio campo e a defesa. A defesa está a jogar muito recuada em relação ao meio campo.

Há. Mas de que vale a leitura se o modelo for mau? Ele é lento e jogava ao lado do Luisão e nós não abríamos crateras destas. O que, volto a dizer, não tem nada que ver com velocidade. Tem que ver com a qualidade da organização e transição. A nossa é péssima.


Flirt4ever

Citação de: Fernando Ferreira em 28 de Agosto de 2015, 16:41
Citação de: Flirt4ever em 28 de Agosto de 2015, 16:26
Citação de: Fernando Ferreira em 28 de Agosto de 2015, 15:56
Citação de: Flirt4ever em 28 de Agosto de 2015, 15:51
Citação de: Fernando Ferreira em 28 de Agosto de 2015, 15:46
Citação de: Flirt4ever em 28 de Agosto de 2015, 15:36
Citação de: Fernando Ferreira em 28 de Agosto de 2015, 15:32
Citação de: Flirt4ever em 28 de Agosto de 2015, 15:27
Citação de: Fernando Ferreira em 28 de Agosto de 2015, 15:20
Citação de: Flirt4ever em 28 de Agosto de 2015, 15:16
Citação de: Fernando Ferreira em 28 de Agosto de 2015, 15:11
Os jogadores falharam em criar situações evidentes de golo que não fossem pontapés de meia distância e cruzamentos em barda.
Nunca vou conseguir perceber essa seletividade do "bola parada não conta" ou algo do género...

É em tudo idêntico ao "Se tirarmos os penaltis, não marcou assim tantos"....

Como se isso não fizesse parte do futebol....

Para mim isso não faz qualquer sentido.

É que uma coisa é dizer que temos de jogar muito mais, temos de criar jogadas que não lançamentos longos, temos de defender melhor, etc, etc.... (coisas que concordo em pleno) e outra coisa, diametralmente oposta, é dizer que não tivemos oportunidades de golo ou lances que deveriam ter sido melhor finalizados, porque resultaram de lançamentos longos ou bolas paradas....

Pah, volto a dizer, nunca vou perceber essa seletividade....

Mas qual selectividade, flirt? Onde me viste dizer que de bola parada não conta?

Agora, revendo todos os gifs que puseste, há uma situação de golo iminente criada por nós. O Arouca em 20 minutos criou 3 (!).
A da bola parada não foste tu que escreste, foram vários a escrever isso aqui depois do jogo. Mas pus à frente "algo do género" disso, que acho que se enquadra na tua frase: "que não fossem pontapés de meia distância e cruzamentos em barda. "

Referia-me a esse tipo de seletividade.

Bem ou mal, são situações que poderiam dar em golo.
Tal como o penalti não marcado, tal como o golão do jonas que o árbitro acho que era falta ter tantos jogadores do Benfica dentro da grande área adversária.

Vamos lá ver se nos entendemos, flirt: eu falei em situações de golo iminentes. Um cruzamento, a não ser que garantas superioridade numérica antes de o efectuares, e se a equipa adversária for minimamente organizada, muito dificilmente te garante iminência de golo. Um remate de longe, a não ser de 2 ou 3 indivíduos a nível mundial, muito dificilmente te garante iminência de golo. Um lance, dois ou três isolados na cara do guarda-redes são bastante mais perigosos, certo?

A questão principal é mesmo essa do "situações de golo iminentes". Por o que percebi, para muitos aqui isso é essencial num jogo.

Eu não consigo perceber porquê....

É que certamente arranjas exemplos num passado bem recente de jogos em que o adversário falhou uma "oportunidade de golo iminente" e nós com um remate de longe marcamos e ganhamos o jogo... O que raios interessa não ter tido uma situação de um jogador isolado vs o guarda-redes ?!

Pessoalmente, acho que muitos aqui estão a confundir demasiadas coisas....

Tenho várias coisas a criticar no Rui Vitória, não preciso "inventar" mais.

Claro que é essencial. Quanto mais situações de finalização fácil tiveres, mais golos marcarás, não? Ao contrário, quanto mais remates de longe e cruzamentos sem nexo tiveres, menos hipóteses terás. Aqui é só probabilidade a falar. Se eu me encontrar 20 vezes isolado com o guarda-redes vou marcar mais vezes do que se rematar 50 de longe com oposição.

Claro que tens exemplos disso. Até exemplos do contrário: em que o adversário marca de bola parada e tu crias, crias e empatas ou perdes.

Para mim esta é das questões fundamentais do Benfica esta época, sinceramente.

Eu acho isso um bocado falacioso, sinceramente. O mais importante num jogo de futebol, acaba sempre sempre por ser a eficácia (ofensiva e defensiva).

De pouco ou nada serve criares 20 situações isolado para o guarda-redes se as falhares todas. Vitórias morais é para o Sporting.

Para mim a eficácia é que está em falta. Em demasia e sobretudo para os jogadores que tempos.....

Obviamente que todos nós queremos jogar bom futebol e tal....

Mas, no começo, isso não importante. O Mourinho é um exemplo disso.

A - É falacioso dizer que é mais fácil e com maiores probabilidades de ser bem sucedido finalizar só com a oposição do guarda-redes do que rematando de longe, flirt?

B -E o que é eficácia se não criares a mais fácil forma de finalizares? Se o Jonas tivesse falhado um golo num 1x0 com o guarda-redes, eu aí falava em falta de eficácia. Agora o Jonas rematou de fora de área quê, duas vezes? Isso é falta de eficácia?

C -"De pouco ou nada serve criares 20 situações isolado para o guarda-redes se as falhares todas. Vitórias morais é para o Sporting." Tu ainda no post passado falavas de tipos que são bem pagos e que não marcam golos de meia distância e em resposta a cruzamentos, agora dizes que um jogador de futebol profissional falharia 20 golos isolados?

D -O Mourinho hoje em dia é só exemplo do que não se deve fazer.


A -O falacioso é dizer que preferes 20 vezes isolado do que 50 remates de longe. É falacioso porque o que preferes, na realidade, é que qualquer um desses resulte em golo. Teres 20 vezes isolado e falhares as 20 vezes é pior do que teres 50 remates e acertares 1 (golo). Referia-me a esta parte como ser falacioso. No futebol o que importa é quem marca mais, daí eu dizer que o mais importante é a eficácia.


B -Eficácia é o remate resultar em golo. Quer seja a 1m da baliza, quer seja a 20m da baliza. O grau de dificuldade é diferente, claro que sim. Mas como disse antes, o importante é mesmo marcar. O futebol "bonito" vem depois.

C -Não percebi bem o que quiseste expor com este parágrafo. Eu acho que nem pode falhar 20 vezes nem pode falhar os 50 remates. O que escrevi foi sobre o que presumi que o Rui Vitória se estaria a referir relativamente às "condições normais". E em "condições normais" os profissionais do Benfica, deveriam ter marcado 1 golo (ou neste caso 2) nesses 50 remates...

D -Referia-me ao Mourinho quando chegou ao Chelsea. Foi muito, muito criticado pelo futebol feio e por ganhar os jogos só por 1-0.  Ele na altura explicou isso muito bem e o resultado veio, naturalmente, tal como ele previo: futebol bonito, goleadas e.... campeão.

A - Mas entrámos no campo do wishful thinking? O que eu prefiro é que os adversários joguem sem guarda-redes, nesse caso. O que eu prefiro é que a minha equipa crie condições que facilitem a finalização, isso sim. E é infinitamente mais fácil marcar só com o guarda-redes pela frente do que rematando de longe, como é evidente. Isso é que é eficácia, é jogar com as probabilidades.

B - Não percebo a relação entre criar condições de marcar e o futebol bonito. Até pode nem ser muito bonito, desde que as condições sejam criadas. Às vezes um passe basta, como sentimos com o Arouca. Se eficácia é o remate resultar em golo, se eu rematar sempre que tenho a bola sou uma equipa ineficaz? Não me parece.

C - Tirando o do Semedo, não houve nenhum que tenha dito: que falhanço! Logo, não concordo. Não criaste situações de golos iminentes, remataste de longe, só.

D - Ok, I guess. No entanto, o Mourinho do Porto dominava qualquer equipa da Europa, jogava bonito, e limpou uma Uefa e uma Champions.

A - Homem, queres (como todos nós) que se marque 1 golo. Como é esse golo, é um bocado indiferente. Tem é de aparecer. Jogada bonita, isolado, cruzamento, bola parada, "choriço", seja lá como for. Está-se na fase de construção de uma equipa (leia-se com as ideias do treinador), sendo que neste momento o importante é ganhar. Jogando bonito ou feio, é indiferente. O "bonito" aparecerá com o tempo, caso tenha as vitórias na sua base de elevação (bom exemplo será talvez o do Vilas Boas no Porto. Aqueles primeiros jogos....)

B -Estás a falar como se os remates fossem atrás do meio campo.... Não é o caso. Tens vários remates mesmo à entrada da área.... um remate à entrada da área, deve ser sempre considerado como um lance perigoso e passivel de resultar em golo.

C - Não gritaste "que falhanço" nestes lances (?):


Os do Mitroglou é mérito do defesa e do guarda-redes.

Eu pessoalmente, gritei "que falhanço" em lances como o do Gaitan que sem ninguém a pressionar, em zona frontal, à entrada da grande área, manda a bola para fora do estádio....


Flirt4ever

E esta, pode ser considerada uma boa transição ofensiva ?


kramxel²

#45903
"Não é uma derrota que nos vai desviar do nosso caminho"

Só sabe contar até 1?

Fernando Ferreira

Citação de: Flirt4ever em 28 de Agosto de 2015, 17:21
E esta, pode ser considerada uma boa transição ofensiva ?


Até a bola chegar ao pé do Pizzi e ele não ter nem um (!) jogador em apoio frontal, sendo que estão 3 jogadores à frente dele e todos se esconderam, sim, pode.

Rikhart

Citação de: Carlitoz em 28 de Agosto de 2015, 16:54
Citação de: Shoky em 28 de Agosto de 2015, 16:51
Citação de: Slb23 em 28 de Agosto de 2015, 16:47
Citação de: Shoky em 28 de Agosto de 2015, 16:45
Citação de: pinheiro3 em 28 de Agosto de 2015, 16:43
Citação de: Shoky em 28 de Agosto de 2015, 16:42
Acho que fica ainda mais esclarecedor com a imagem parada:




A pressão de merda do Pizzi e do Samaris, super subidos, só podia ter acabado assim.
Atrás do meio campo só há Luisão e Júlio César.

ATERRADOR!

E não é um lance de desespero aos 90 minutos. É um eventual 2-0 aos 58 minutos.

Estamos os dois certos. Eu estava a falar do Samaris e tu do Pizzi.

Depois percebi isso.
O Pizzi é o mais evidente para mim. Tenta ir pressionar 3 jogadores e falha...os 3.
:buck2:

O movimento do Samaris e Pizzi neste momento do jogo é para mim reflexo dum péssimo trabalho de casa. Numa penada os dois foderam a equipa. E o Lisandro errou também ao não fazer contenção. Mas são Samaris e Pizzi que rebentam aquilo tudo.
Não há trabalho de casa a resista a jogar com o Pizzi a "8", até com o JJ isso era notório.

Mas o próprio Samaris é 6...e vai ali fazer o quê, quase na linha de golo do Arouca? ;D
Vou colocar imagem e gif seguidos para se analisar melhor.

Isto:



é o resultado disto:



Eliseu: Vem a passo a jogada toda. Porquê? Que pretende ele, cortar alguma bola com visão raio x?

Nico: Vai a falso e desiste da jogada toda.

Jonas: Dá uma mini corridinha para trás e decidi que não está para se cansar.

Victor Andrade: Alguém lhe dê um jornal que o homem ficou a cagar.

Pizzi e Samaris: A dupla de patetas que fode aquilo tudo. Nem consigo entender a ideia dos 2.

Lisandro: Erro de cálculo. Não faz a contenção e abre o jogo para o avançado.

Nelsinho: Merecia um beijo. É o único que faz o que deve ser feito na jogada toda.
...Também é preciso ver a qualidade com que o Arouca sai a jogar...

Que interessa isso (fds, pareciam um barcelona nessa jogada...), interessa é cascar.

Ricardo Maia

Citação de: slbfuckfcp em 28 de Agosto de 2015, 17:17
Citação de: Fernando Ferreira em 28 de Agosto de 2015, 17:15

Citação de: Slb23 em 28 de Agosto de 2015, 17:13
Citação de: Fernando Ferreira em 28 de Agosto de 2015, 17:12
Citação de: Slb23 em 28 de Agosto de 2015, 17:10
Citação de: Fernando Ferreira em 28 de Agosto de 2015, 17:09
Citação de: Slb23 em 28 de Agosto de 2015, 17:08
Citação de: Fernando Ferreira em 28 de Agosto de 2015, 17:07
Citação de: Slb23 em 28 de Agosto de 2015, 17:02
Na minha opinião o problema começa atrás, na dupla de centrais. O Benfica com Luisão/Lisandro não consegue jogar subido porque são centrais lentos e a própria hesitação na formação da linha de fora e jogo tem a ver com isso.


Não tem nada a ver com isso.
Não? Então tem a ver com o quê?

A velocidade da dupla não tem absolutamente nada a ver com a falta de organização defensiva da equipa, parece-me evidente. O Garay era lento e éramos super organizados nessa altura.
O Garay em comparação com o Lisandro é rápido.

E comparar a colocação de um e outro é brincadeira.

Não sei se são assim tão diferentes em velocidade.

A "colocação" do Garay não era ele que a escolhia, era o modelo de jogo que a potenciava. A colocação do Lisandro já é um bocadinho mais livre. Mais uma vez: falta um modelo, falta organização. Nada tem que ver com velocidade.
A colocação do Garay tem a ver com a capacidade de leitura dele.

Isso não faz sentido absolutamente nenhum, mas ok. O Luisão com o Jesus estava sempre bem posicionado e agora  tem momentos que nem sabe às quantas anda. Perdeu a capacidade de leitura?

não, está preocupado tb em tapar a direita, porque o puto ainda é verdinhooo
Acho que não tem relação tanto com o Semedo,mas mais com o Lisandro. O Luisão não está habilitado a jogar com o Lisandro,e por vezes vê-se que falha movimentos de subir linhas,para apanhar a outra equipa em fora de jogo,coisa que com o Jardel era pouco provável,jogavam de olhos fechados.Não tem ainda rotinas com o Lisandro.

L0W

Citação de: Flirt4ever em 28 de Agosto de 2015, 17:21
E esta, pode ser considerada uma boa transição ofensiva ?

Pode, até ao momento que o Pizzi se decide pelo remate quando tem o Gaitán a desmarcar-se nas costas da defesa à esquerda.

Benfiquista15

#45908
Citação de: Flirt4ever em 28 de Agosto de 2015, 17:21
E esta, pode ser considerada uma boa transição ofensiva ?


Foi das melhores coisas que fizemos no jogo  ;D

Excetuando o remate do Pizzi que, diga-se, ficou sem apoios!

Reed

Citação de: Flirt4ever em 28 de Agosto de 2015, 17:21
E esta, pode ser considerada uma boa transição ofensiva ?


Na minha opinião é e talvez até foi a melhor conseguida no jogo inteiro. O Pizzi nesse caso é que decidiu mal, poderia ter colocado a bola no Nico que se desmarca pela esquerda ou no Ola que está a aparecer nas costas do lateral do lado oposto à bola.

Rikhart

Citação de: Ghost.Of.Red em 28 de Agosto de 2015, 17:17
Citação de: PB em 28 de Agosto de 2015, 17:15
A escolha do RUi Vitória para a posição 6 é o Fejsa. Mas ele também tem perfeita consciência que é um jogador frágil em termos físicos.

O Rui Vitória é um grande ZERO, Piccolo

É porque sim? Ou porque te apetece?

Juan Mata

Citação de: Ghost.Of.Red em 28 de Agosto de 2015, 17:17
Citação de: PB em 28 de Agosto de 2015, 17:15
A escolha do RUi Vitória para a posição 6 é o Fejsa. Mas ele também tem perfeita consciência que é um jogador frágil em termos físicos.

Bela porcaria, sair a jogar tá quieto..
O Fejsa a sair a jogar é muito bom.

Ghost.Of.Red

Citação de: Rikhart em 28 de Agosto de 2015, 17:26
Citação de: Ghost.Of.Red em 28 de Agosto de 2015, 17:17
Citação de: PB em 28 de Agosto de 2015, 17:15
A escolha do RUi Vitória para a posição 6 é o Fejsa. Mas ele também tem perfeita consciência que é um jogador frágil em termos físicos.

O Rui Vitória é um grande ZERO, Piccolo

É porque sim? Ou porque te apetece?

Não amigo é porque em 17J no vitória ganhou 4 e porque na Luz em 8 jogos tem 1 Vitória, sendo que em jogos oficiais em 3 já tem 2 derrotas 1 delas que permitiu a perca de um título e outra na Mini-Luz contra um colosso chamado Arouca.

Sorri e acena à vontade, porque este ano, enquanto esse amigo cá estiver vamos ter muitas alegrias, tantas quantas na 2.ª época do Camacho e afins.

Rikhart

Citação de: Ghost.Of.Red em 28 de Agosto de 2015, 17:17
Citação de: PB em 28 de Agosto de 2015, 17:15
A escolha do RUi Vitória para a posição 6 é o Fejsa. Mas ele também tem perfeita consciência que é um jogador frágil em termos físicos.

Bela porcaria, sair a jogar tá quieto..



Está quieto, está.

Fernando Ferreira

Citação de: Rikhart em 28 de Agosto de 2015, 17:23
Citação de: Carlitoz em 28 de Agosto de 2015, 16:54
Citação de: Shoky em 28 de Agosto de 2015, 16:51
Citação de: Slb23 em 28 de Agosto de 2015, 16:47
Citação de: Shoky em 28 de Agosto de 2015, 16:45
Citação de: pinheiro3 em 28 de Agosto de 2015, 16:43
Citação de: Shoky em 28 de Agosto de 2015, 16:42
Acho que fica ainda mais esclarecedor com a imagem parada:




A pressão de merda do Pizzi e do Samaris, super subidos, só podia ter acabado assim.
Atrás do meio campo só há Luisão e Júlio César.

ATERRADOR!

E não é um lance de desespero aos 90 minutos. É um eventual 2-0 aos 58 minutos.

Estamos os dois certos. Eu estava a falar do Samaris e tu do Pizzi.

Depois percebi isso.
O Pizzi é o mais evidente para mim. Tenta ir pressionar 3 jogadores e falha...os 3.
:buck2:

O movimento do Samaris e Pizzi neste momento do jogo é para mim reflexo dum péssimo trabalho de casa. Numa penada os dois foderam a equipa. E o Lisandro errou também ao não fazer contenção. Mas são Samaris e Pizzi que rebentam aquilo tudo.
Não há trabalho de casa a resista a jogar com o Pizzi a "8", até com o JJ isso era notório.

Mas o próprio Samaris é 6...e vai ali fazer o quê, quase na linha de golo do Arouca? ;D
Vou colocar imagem e gif seguidos para se analisar melhor.

Isto:



é o resultado disto:



Eliseu: Vem a passo a jogada toda. Porquê? Que pretende ele, cortar alguma bola com visão raio x?

Nico: Vai a falso e desiste da jogada toda.

Jonas: Dá uma mini corridinha para trás e decidi que não está para se cansar.

Victor Andrade: Alguém lhe dê um jornal que o homem ficou a cagar.

Pizzi e Samaris: A dupla de patetas que fode aquilo tudo. Nem consigo entender a ideia dos 2.

Lisandro: Erro de cálculo. Não faz a contenção e abre o jogo para o avançado.

Nelsinho: Merecia um beijo. É o único que faz o que deve ser feito na jogada toda.
...Também é preciso ver a qualidade com que o Arouca sai a jogar...

Que interessa isso (fds, pareciam um barcelona nessa jogada...), interessa é cascar.

Desculpa, mas ri-me.