Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Diablo

                                                      Júlio César

                           
                     Luisão                           Lisandro                        Jardel


                                                          Fejda

Nélson Semedo                                                                                             Gaitan

                                        Samaris                           Pizzi

                                         

                                       Jonas                               Raul

Diablo

Só para variar dos 4-4-2 e dos 4-3-3  ^-^

tripleking

Só para nao bater sempre no ceguinho.

Por exemplo aprecio algo em Rui Vitoria.

Rui VItoria tem um plano B caso as coisas nao estejam a correr bem, seja ele criticavel ou nao, mas tem um plano B.

Vamos la ser racionais e ver tambem que nao é tudo mau

VALEBEM

O plano A não deveria era falhar tantas vezes...
E porque razão sacou ao intervalo, quer com o Arouca quer com o Moreirense, o jogador que melhor estava a render na 1ª parte?
Tem que ter maior estabilidade nas suas opções, porque senão transmite insegurança para os jogadores.

O-Rível

Citação de: VALEBEM em 01 de Setembro de 2015, 12:00
Adoro os momentos em que um Peseiro, que era enxovalhado cada vez que se falava do seu nome para o Benfica, agora é um expert de futebol...
Como também é delicioso apreciar o momento em que se constata que tudo o que Jesus fazia, era bem feito, e com sentido.
E eu estou à vontade, porque sempre valorizei o trabalho de Jesus...
Mas o meu Clube é o Benfica, não o treinador x ou y. E é justo que o actual treinador do Benfica tenha tempo para poder desenvolver o seu trabalho... Já aqui o referi: depois da 8ª jornada farei o primeiro balanço mais profundo sobre o seu trabalho.

O plantel é limitado, sobretudo para o que temos tido nos últimos anos... Passámos de uma ala direita de um nível Ferrari, com 2 grandes jogadores, para uma ala direita de aprendizes... Já tínhamos lacunas evidentes, desde a saída do Enzo, na posição 8, e na posição de lateral esquerdo...
Ok, vieram Mitroglou e Jimenez, mas não é em 15 dias que ganham o entrosamento com a equipa que o Lima já possuía.
O problemas dos termos de comparação utilizados é que se compara o início do trabalho de Rui Vitória com o que sabemos ser o auge das equipas de Jesus. Que normalmente nem começavam bem as épocas. E tinham uma qualidade individual bem superior.

Em relação ao texto do redeagle, apenas dizer que concordo na substância com o que ele diz, mas acho impensável que um clube que é bicampeão, assuma não ser candidato no ano seguinte... A menos que haja um cataclismo financeiro, por exemplo, não faz sentido.

O Peseiro sempre foi um homem que sabe imenso de futebol. Não me viste certamente a dizer o contrário. O José Peseiro foi inclusive professor universitário na ESDRM, e é alguém que procura permanentemente estar actualizado do que se passa em termos de treino e de desempenho desportivo. Tem lacunas, como é óbvio, mais notoriamente em termos de liderança e de "saber estar" no mundo do futebol.
Quanto ao Jesus, sempre fui defensor da sua qualidade como técnico, basta ir ao meu histórico, é fácil.

Balanços? Uma coisa é ter paciência, outra coisa é fechar os olhos. É que com o Jesus sempre tive paciência porque notava-se evolução em termos de organização colectiva. Até o Cortez, que veio para aqui sem saber o mínimo exigível a um Iniciado, saiu daqui pelo menos a saber posicionar-se minimamente em campo em boa parte das situações de jogo. Mesmo que o Jesus tivesse resultados tímidos na pré-época, e exibições pouco brilhantes, a realidade é que a equipa tinha claramente um modelo trabalhado.

O Rui Vitória está cá há 2 meses e não houve evolução. Pelo contrário, houve regressão, pois os bons princípios adquiridos no passado estão a ser substituídos por um vazio de ideias, por uma anarquia táctica como não me lembro de ver neste Benfica.

Continua a tapar o sol com a peneira que quando apanhares um escaldão não digas que ninguém te avisou.

RRocha

Citação de: redeagle7 em 01 de Setembro de 2015, 10:54
Tenho escrito muito pouco sobre o RV no fórum.
Tenho partilhado as minhas ideias mais com o pessoal do staff porque falamos muito no nosso dia a dia e acabamos por nos envolver em debates sobre tudo o que rodeia o Benfica.
Desde o 1º dia que assumi para comigo, que fosse qual fosse o novo técnico, ia receber da minha parte não só o apoio, mas também muita paciência.

Fosse ele Rui Vitória, Marco Silva ou até José Mourinho, pareceu-me, a minha sensibilidade de mais de 30 anos a acompanhar este desporto, levou-me a concluir, que fosse quem fosse o treinador, ia ter um trabalho muito complicado...o mais complicado dos treinadores dos 3 grandes.
Substituir um treinador com 6 anos de casa e com um passado recente cheio de títulos, ia ser sempre muito complicado. Um trabalho desses, com essa duração e também pelo perfil da pessoa que o desempenhava, deixa marcas profundas. Há coisas que estão mecanizadas e que saem com uma naturalidade enorme. Deve ter sido complicado, principalmente para quem lidou mais tempo com toda essa mecanização, de repente desligar o botão e fazer reset.

Além de tudo isto, não sei porquê, mas senti que a politica desportiva do Benfica ia mudar. Mentalizei-me que os nomes sonantes não iam aparecer e que o caminho ia ser outro...muito mais complicado e mais difícil de aceitar por parte dos Benfiquistas e a escolha do treinador deu-me ainda mais certezas disso.
Depois de dois anos a vencer, é complicado apresentar isto aos Benfiquistas e esperar que o pessoal aceite numa boa.
Eu não entro em teorias sobre o BES ou qualquer outro malabarismo financeiro e muito menos sobre falcatruas, máfias, etc...sobre isso eu não percebo um pirilau e por isso também não invento. Como vos disse, tudo o que falo é com base naquilo que é a minha sensibilidade para com o futebol.

A paciência que decidi ter para com o Rui Vitória não faz com que eu seja cego e não seja critico com o seu trabalho. Tenho debates acesos e intensos com o Fly13 e o Magnusson por exemplo, onde tento explicar isso mesmo, mas onde acabo sempre por absorver e aprender algo com duas pessoas que considero que têm sempre algo para me ensinar.
Aprendendo algo com esses debates, ajuda-me também a reforçar a posição que assumi e considero a mais correcta, ou seja, serei paciente com Rui Vitória, mas não, não estou nada satisfeito com o que vi até agora.
Com o fecho do mercado e a concretização daquilo que disse no inicio sobre a mudança de politica desportiva no Benfica, passei a ter duas ideias vincadas para a época que começou e mais concretamente perante o treinador do Benfica:

1ª Serei paciente como seria com qualquer outro treinador. Tenho o meu próprio deadline para ver uma evolução clara na equipa (para já estou insatisfeito) mas terei sempre a tabela classificativa como principal ponto de referência, porque no fim das contas os pontos são mais importantes que as exibições.

2ª Quero ganhar tanto como qualquer Benfiquista que se preze, o meu objectivo será sempre o Título Nacional, mas em consciência, não posso exigir a Rui Vitória que seja campeão. Tem um plantel desequilibrado, com 2 ou 3 posições demasiado frágeis, com uma época mal preparada. Para quem é novo no clube e tem que fazer um trabalho de raiz, são demasiadas condicionantes.
Ainda assim, devia estar a fazer melhor.

Vou já ser atacado porque disse que não exijo o Campeonato ao treinador...
Foda-se, quero ser campeão, vou estar sempre com essa ilusão, mas caramba, páro um pouquinho para pensar, faço uso do cérebro que não serve apenas para encher o crânio e percebo que posso desejar, mas exigir é tudo menos justo!

Termino dizendo que espero MUITO MAIS do treinador do Benfica, e que partilho muitas das criticas que lhe são feitas, mas aqui dentro, aquele lado irracional também quer ter uma palavra a dizer e faz-me pensar que tenho que lhe dar uma chance e espero que ele a mereça. Espero e desejo que o treinador Rui Vitória ainda nos possa surpreender a todos e dar-nos muitas alegrias.
Para já, não me parece.

PS: Desculpem, comecei a escrever e quando dei conta tinha mais páginas que Os Maias  ;D

O que sinto é precisamente isto!!! Palavra a palavra!!

Ramiro Lopes

Estou curioso para ver como vai resolver a falta de um 8 para jogar em 442 com a obrigatoriedade de jogar com 2 avançados face à aposta da direcção nesse lugar.

Tendo isso em conta além da falta de ligação entre os sectores do número elevado de jogadores com talento para a zona central mas que dificilmente jogarão a 8 ou nas costas do avançados, acho que está na altura de apostar num losango.



Trinco a segurar a casa;
Interior direito mais defensivo a permitir as investidas do Nelson Semedo;
Interior esquerdo com maior mobilidade;
Médio Ofensivo a fazer toda a largura nas costas dos avançados;
Dupla forte na frente a garantir golos.

A ver se finalmente se reduz os espaços entre os sectores, se se criam mais linhas de passe aumentando a fluidez de jogo e se se encaixa os jogadores nas posições onde mais podem render.

É só um esboço com 23 jogadores. Faltam 7 e ainda não se sabe quem poderá ficar. Eu optava por manter Gonçalo Guedes, Víctor Andrade e Ould-Chick que podem oferecer mais largura e irreverência à equipa e ir actuando na B quando não tiverem espaço

Filipa Mendes

Citação de: VALEBEM em 01 de Setembro de 2015, 12:00
Adoro os momentos em que um Peseiro, que era enxovalhado cada vez que se falava do seu nome para o Benfica, agora é um expert de futebol...
Como também é delicioso apreciar o momento em que se constata que tudo o que Jesus fazia, era bem feito, e com sentido.
E eu estou à vontade, porque sempre valorizei o trabalho de Jesus...
Mas o meu Clube é o Benfica, não o treinador x ou y. E é justo que o actual treinador do Benfica tenha tempo para poder desenvolver o seu trabalho... Já aqui o referi: depois da 8ª jornada farei o primeiro balanço mais profundo sobre o seu trabalho.

O plantel é limitado, sobretudo para o que temos tido nos últimos anos... Passámos de uma ala direita de um nível Ferrari, com 2 grandes jogadores, para uma ala direita de aprendizes... Já tínhamos lacunas evidentes, desde a saída do Enzo, na posição 8, e na posição de lateral esquerdo...
Ok, vieram Mitroglou e Jimenez, mas não é em 15 dias que ganham o entrosamento com a equipa que o Lima já possuía.
O problemas dos termos de comparação utilizados é que se compara o início do trabalho de Rui Vitória com o que sabemos ser o auge das equipas de Jesus. Que normalmente nem começavam bem as épocas. E tinham uma qualidade individual bem superior.

Em relação ao texto do redeagle, apenas dizer que concordo na substância com o que ele diz, mas acho impensável que um clube que é bicampeão, assuma não ser candidato no ano seguinte... A menos que haja um cataclismo financeiro, por exemplo, não faz sentido.
"O meu Clube é o Benfica, não o treinador x ou y". Exactamente. Isso inclui o Rui Vitória. O meu clube é o Benfica, não o Rui Vitória. Aquilo a que se chama "dar tempo a Rui Vitória" serve os interesses do Rui Vitória, não os do Benfica. Não quero comparar com antigos plantéis do Benfica nem com antigos treinadores do Benfica. É muito simples: o plantel que tem agora pode não chegar para ser campeão. Mas chega e sobra para não perder com o Arouca em terreno neutro e para fazer melhor do que ganhar à rasquinha em casa ao Moreirense. Chega e sobra para não termos adversários cara a cara com o Júlio César com esta frequência. Chega e sobra para o guarda-redes não ter de ser o melhor em campo jogo sim, jogo não. E, sim, chega e sobra para ganhar ao Sporting. Volto a dizer: o Samaris sozinho custou o mesmo que o 11 inteiro do Sporting.

O-Rível

Citação de: Trezeguet em 01 de Setembro de 2015, 11:55
Citação de: O-Rível em 01 de Setembro de 2015, 11:52
Citação de: B_B em 01 de Setembro de 2015, 11:16
Citação de: NSC em 01 de Setembro de 2015, 11:03
Citação de: Trezeguet em 01 de Setembro de 2015, 10:59
na volta saindo o RV, ainda aparece  Peseiro.

Infelizmente, é pé frio. Mas é 20 vezes mais treinador de futebol do que o professor de Educação Física Rui Vitória.
Vale 20 vezes mais que o RV?? Se RV é 0, 20 vezes 0 dá 0, e realmente é o que vale o Peseiro também...

O Peseiro percebe mais de futebol e de treino em coma induzido do que o RV com estimulantes. É que nem há comparação possível.  :-X
O Peseiro em metodologia de treino é excelente, talvez lhe falte o tal pulso mas isso com um bom adjunto pode ser algo contornado.

Eu tenho pena por ele, é uma pessoa impecável, um tipo verdadeiramente humilde e terra-a-terra. É daquelas pessoas que quando um tipo conhece percebe logo "este tipo é demasiado boa gente para estar no mundo do futebol". E é isso que o tem tramado, pois não há muita gente por aqui que tenha a mesma experiência que ele tem, e a sua qualidade em construir exercícios de treino vocacionados para o seu modelo de jogo. É de top nesse aspecto.

Acho é que ele daria um bom adjunto. Uma espécie de Carlos Queiroz no United. Aí libertava o Vitória para escrever cartas e o diabo a quatro.

Almareado

O que vi no jogo com o Moreirense não é aceitável.

Parecia o futebol de rua do antigamente. Os gajos talentoso, técnicamente superiores só atacavam, os gajos mais fraquinhos eram só os defesas e só tinham o trabalho de recuperar a bola e dar para o gajo talentoso que estava mais perto.

Não há uma articulação do futebol do Benfica, o Benfica simplesmente não tem transições defensivas nem compensações o que faz com que qualquer equipa possa marcar golos ao Benfica, por mais fraca que seja, como foi o caso do Moreirense.

Não há um único jogador do Benfica a render a um nível próximo do que nos habituou.

Não auguro nada de bom, e esta (não) actuação final do Benfica no mercado de transferência parece já um desacreditar da direcção (que tem toda a responsabilidade na escolha) na competência do treinador!

JoaoPedroLopes

Rui,

Aquele abraço.

Depois do ultimo jogo, como já te disse, a minha confiança desceu. A equipa apresenta muita posse, muitos ataques e remates, mas, para além da eficácia baixíssima, preocupa-me a ineficácia defensiva. Fica a sensação que basta um ataque para uma equipazita qualquer fazer o golito e depois é sofrer.

Agora que acabou o mercado, ainda falta Inglaterra, Turquia e Rússia, mas não parece que nada de significativo, no que a saídas diz respeito, vá acontecer, e, aproveitando a pausa para as selecções, põe em pratica e treina o 4x1x3x2 e 4x2x3x1. São as tácticas que melhor se aplicam ao que tens.

AGORA TRABALHA MESMO pq contra o Belenenses esperamos ver muito mais do que aquilo que se tem visto até hoje.

Bom trabalho!

VALEBEM

Em relação a ganharmos à rasca ao Moreirense em casa, basta recuar um ano.
Em relação ao Arouca, foi um péssimo resultado. Nada a dizer. No passado também tivemos péssimos resultados... Lembro-me das derrotas em Paços e Vila do Conde na época passada, onde não criámos metade das oportunidades que criámos em Aveiro...
Portanto, demagogia não cola comigo! Se querem já proferir sentenças e despedir o treinador, é convosco. Eu não entro nisso. Como qualquer trabalhador, em qualquer área, ninguém pode ser julgado por 1 ou 2 meses de trabalho...

aplane

Citação de: Ramiro Lopes em 01 de Setembro de 2015, 12:18
Estou curioso para ver como vai resolver a falta de um 8 para jogar em 442 com a obrigatoriedade de jogar com 2 avançados face à aposta da direcção nesse lugar.

Tendo isso em conta além da falta de ligação entre os sectores do número elevado de jogadores com talento para a zona central mas que dificilmente jogarão a 8 ou nas costas do avançados, acho que está na altura de apostar num losango.



Trinco a segurar a casa;
Interior direito mais defensivo a permitir as investidas do Nelson Semedo;
Interior esquerdo com maior mobilidade;
Médio Ofensivo a fazer toda a largura nas costas dos avançados;
Dupla forte na frente a garantir golos.

A ver se finalmente se reduz os espaços entre os sectores, se se criam mais linhas de passe aumentando a fluidez de jogo e se se encaixa os jogadores nas posições onde mais podem render.

É só um esboço com 23 jogadores. Faltam 7 e ainda não se sabe quem poderá ficar. Eu optava por manter Gonçalo Guedes, Víctor Andrade e Ould-Chick que podem oferecer mais largura e irreverência à equipa e ir actuando na B quando não tiverem espaço
Gosto muito desta tática.. E penso que é a que melhor se encaixa no nosso plantel. E acima de tudo a que poderá disfarçar melhor as lacunas do mesmo , ou seja minimizá-las...

aplane

#49783
Rui, estas duas semanas têm que ser suficientes para arrumares a casa.. E para trabalhares a equipa..

E não te esqueças que desde os 5 anos que vinhas ao Estádio da Luz.. Lembra-te o que nós adeptos queremos da equipa... ;)

Pedro Nunes 28

Citação de: redeagle7 em 01 de Setembro de 2015, 10:54
Tenho escrito muito pouco sobre o RV no fórum.
Tenho partilhado as minhas ideias mais com o pessoal do staff porque falamos muito no nosso dia a dia e acabamos por nos envolver em debates sobre tudo o que rodeia o Benfica.
Desde o 1º dia que assumi para comigo, que fosse qual fosse o novo técnico, ia receber da minha parte não só o apoio, mas também muita paciência.

Fosse ele Rui Vitória, Marco Silva ou até José Mourinho, pareceu-me, a minha sensibilidade de mais de 30 anos a acompanhar este desporto, levou-me a concluir, que fosse quem fosse o treinador, ia ter um trabalho muito complicado...o mais complicado dos treinadores dos 3 grandes.
Substituir um treinador com 6 anos de casa e com um passado recente cheio de títulos, ia ser sempre muito complicado. Um trabalho desses, com essa duração e também pelo perfil da pessoa que o desempenhava, deixa marcas profundas. Há coisas que estão mecanizadas e que saem com uma naturalidade enorme. Deve ter sido complicado, principalmente para quem lidou mais tempo com toda essa mecanização, de repente desligar o botão e fazer reset.

Além de tudo isto, não sei porquê, mas senti que a politica desportiva do Benfica ia mudar. Mentalizei-me que os nomes sonantes não iam aparecer e que o caminho ia ser outro...muito mais complicado e mais difícil de aceitar por parte dos Benfiquistas e a escolha do treinador deu-me ainda mais certezas disso.
Depois de dois anos a vencer, é complicado apresentar isto aos Benfiquistas e esperar que o pessoal aceite numa boa.
Eu não entro em teorias sobre o BES ou qualquer outro malabarismo financeiro e muito menos sobre falcatruas, máfias, etc...sobre isso eu não percebo um pirilau e por isso também não invento. Como vos disse, tudo o que falo é com base naquilo que é a minha sensibilidade para com o futebol.

A paciência que decidi ter para com o Rui Vitória não faz com que eu seja cego e não seja critico com o seu trabalho. Tenho debates acesos e intensos com o Fly13 e o Magnusson por exemplo, onde tento explicar isso mesmo, mas onde acabo sempre por absorver e aprender algo com duas pessoas que considero que têm sempre algo para me ensinar.
Aprendendo algo com esses debates, ajuda-me também a reforçar a posição que assumi e considero a mais correcta, ou seja, serei paciente com Rui Vitória, mas não, não estou nada satisfeito com o que vi até agora.
Com o fecho do mercado e a concretização daquilo que disse no inicio sobre a mudança de politica desportiva no Benfica, passei a ter duas ideias vincadas para a época que começou e mais concretamente perante o treinador do Benfica:

1ª Serei paciente como seria com qualquer outro treinador. Tenho o meu próprio deadline para ver uma evolução clara na equipa (para já estou insatisfeito) mas terei sempre a tabela classificativa como principal ponto de referência, porque no fim das contas os pontos são mais importantes que as exibições.

2ª Quero ganhar tanto como qualquer Benfiquista que se preze, o meu objectivo será sempre o Título Nacional, mas em consciência, não posso exigir a Rui Vitória que seja campeão. Tem um plantel desequilibrado, com 2 ou 3 posições demasiado frágeis, com uma época mal preparada. Para quem é novo no clube e tem que fazer um trabalho de raiz, são demasiadas condicionantes.
Ainda assim, devia estar a fazer melhor.

Vou já ser atacado porque disse que não exijo o Campeonato ao treinador...
Foda-se, quero ser campeão, vou estar sempre com essa ilusão, mas caramba, páro um pouquinho para pensar, faço uso do cérebro que não serve apenas para encher o crânio e percebo que posso desejar, mas exigir é tudo menos justo!

Termino dizendo que espero MUITO MAIS do treinador do Benfica, e que partilho muitas das criticas que lhe são feitas, mas aqui dentro, aquele lado irracional também quer ter uma palavra a dizer e faz-me pensar que tenho que lhe dar uma chance e espero que ele a mereça. Espero e desejo que o treinador Rui Vitória ainda nos possa surpreender a todos e dar-nos muitas alegrias.
Para já, não me parece.

PS: Desculpem, comecei a escrever e quando dei conta tinha mais páginas que Os Maias  ;D
Por tudo o que disseste, seria conveniente o presidente do clube aparecer na BTV para explicar esta "nova" fase....ao invès de se escudar neste silêncio....
Concordo com praticamente tudo o que escreves.