Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Juan Mata

Citação de: MTrigueiros em 03 de Fevereiro de 2016, 12:35
Citação de: Juan Mata em 03 de Fevereiro de 2016, 12:33
O futebol do Quique era adinâmico e ele tinha orgulho nisso, aquilo parecia um colete de forças a amarrar o talento dos jogadores.

O melhor exemplo disso foi o Aimar.
Ora extremo-direito, ora segundo ponta-de-lança. Que burrice de todo o tamanho.

Eu até acho que o Aimar mesmo a 10 não era a melhor opção para ele. A médio-interior num 4x3x3, a jogar de frente para o jogo, sem cabines telefónicas, era o melhor atendendo à sua qualidade.

Sobre o Quique, aquele plantel, olhando ao seu contexto, dava para ser campeão. Mesmo tendo o Porto um plantel muito bom e até subvalorizado.

miniMilk

Citação de: Gottschalk em 03 de Fevereiro de 2016, 12:47
Vamos em 10 vitórias seguidas (7 para o campeonato, 3 para a TL) desde o empate contra o União.

É um registo fantástico e a equipa está claramente mais sólida. Vê-se finalmente evolução.

O teste de fogo será sobretudo o jogo agora na Luz contra o Porto. Uma vitória ali num primeiro clássico emancipará definitivamente Rui Vitória, deixará o Porto praticamente fora da corrida e meter-nos-á numa posição privilegiada para um mano a mano com o Sporting até ao fim.

últimos 13 jogos no campeonato (desde derrota contra os Lags)
12 V 1 E

Não é uma serie quiquiana e sounesca.

Godescalco

Já agora fui consultar por curiosidade a ver se a minha memória não me estava a falhar. E não estava.

Artur Jorge teve uma série de 10 vitórias seguidas (8 para o campeonato, 2 para a Taça) entre 11 de Dezembro e 15 de Fevereiro.

Foi interrompida por um fatídico empate com o Leiria na Luz onde Mozer falhou no último minuto e "deu" o golo ao Fua. A seguir ainda ganhámos ao Marítimo para manter a pressão no Porto (-4 pontos), vamos a Milão para a primeira mão dos Quartos de final da LC (0-2) e depois vem a tal derrota nas Antas (1-2) que acaba com tudo.

Roy Kent

É verdade que o jogo com o Porto vai ser um teste á equipa, se não o ganharmos duvido que o Benfica lute pelo título.

Mas para já é ganhar ao Belenenses, vai ser um jogo complicado.

Godescalco

A melhor série do Souness para o campeonato foi a fase entre a derrota (0-2) nas Antas a 3 de Janeiro, com o golo inenarravelmente anulado ao Kandaurov, e a derrota na Luz (1-2) frente ao Boavista a 29 de Março que acabou definitivamente com a perseguição ao Porto.

11 jogos, 9 vitórias (7 das quais seguidas) e 2 empates. Pelo meio a tal goleada em Alvalade (4-1).

Roy Kent

Citação de: Gottschalk em 03 de Fevereiro de 2016, 12:55
Já agora fui consultar por curiosidade a ver se a minha memória não me estava a falhar. E não estava.

Artur Jorge teve uma série de 10 vitórias seguidas (8 para o campeonato, 2 para a Taça) entre 11 de Dezembro e 15 de Fevereiro.

Foi interrompida por um fatídico empate com o Leiria na Luz onde Mozer falhou no último minuto e "deu" o golo ao Fua. A seguir ainda ganhámos ao Marítimo para manter a pressão no Porto (-4 pontos), vamos a Milão para a primeira mão dos Quartos de final da LC (0-2) e depois vem a tal derrota nas Antas (1-2) que acaba com tudo.

O Artur Jorge fez merda no Benfica, mas era um treinador campeão Europeu, tinha sido campeão Francês pelo PSG, não era um manco propriamente, e ele tinha parte da equipa campeã, errou sobretudo nas compras e dispensas que fez.

Eu fui ver ao estádio esse jogo com o Leiria, e foi uma merda, podíamos ter ganho facilmente e empatamos daquela maneira.

O Jogo no Porto foi tugão vintage.

Çula

Citação de: Mestre em 03 de Fevereiro de 2016, 12:27
Citação de: Çula em 02 de Fevereiro de 2016, 23:53

É estranho, parece que andamos todos com "vergonha" de assumir que este é de facto um grande Benfica, um Benfica que já não se via há décadas.

És livre de ter a tua opinião, eu tenho a minha. E com os jogadores que enumeraste conquistámos muitos campeonatos, só perdemos a hegemonia a partir de 1994, e sobre isso o tema já foi muito discutido. As más linguas culparam o Gaspar Ramos e o elevado investimento, o facto é que passámos anos na penúria porque entendiamos que um treinador tinha que chegar e ganhar. Não conseguimos ter um treinador a fazer duas épocas seguidas, e isso mostrou bem a falta de visão de quem nos liderava. Até porque iamos ao mercado "com um saco de caramelos", como disse um diretor desportivo da altura.

Sobre as ultimas seis épocas, só não concordo que digam que o sucesso foi devido ao treinador, ele foi uma parte do processo. Se o Fernando Santos na época dele tivesse as soluções de 2009/2010 era campeão de certeza, ficámos a dois pontos do Porto com um jogo brilhantes em casa frente ao Boavista onde mandámos 4 bolas ao ferro - para a história ficou um treinador "pé frio" que metade do forum criticou. Giro é que o JJ não teve um banco com Beto, Manduca, João Coimbra, Paulo Jorge ou Manu.

Para fechar, o JJ tem qualidades, defeitos, fez coisas boas mas fez outras muito más, e a historia vai mostrar o que ele irá fazer no futuro fora do Benfica. Pessoalmente, acho que vai fazer muito pouco e acaba nas arábias a ganhar algum mas longe dos grandes palcos do futebol.

Quanto a este treinador, voltando a recentrar o tópico, foi criticado pela onda jesuíta mas ao contrário do que agora se escreve por aqui não foi eram 90% do forum, houve pessoas (como eu) que acharam que a pré-época e a ausencia de reforços merecia algum tempo. Sempre assumi quando jogámos mal, tivemos jogos onde jogámos bem e perdemos, mas sempre defendi que qualquer treinador nas condições do RV dificilmente faria diferente:  substituir um treinador que esteve 6 anos no clube, fraca preparação na pré-época, imposição que alguns jogadores fossem titulares - caso do Ola John, para o colocar no mercado - alteração de sistema de jogo, lesões, etc.
Depois da vergonha que foi a 2ª época do Santos, acho que todos já deviamos ter aprendido que demitir à 1ª jornada não tem resultados, mas a maioria já se esqueceu.

Fiquei feliz pela vinda do RV e resta ter paciencia, deixar trabalhar quem é profissional (por aqui os virtualista do treino até criticavam que o homem no seixal não fazia puto com os jogadores) e constatar que jogamos com nota artistica, sem 1/4 da arrogancia. Só dependemos de nós e as contas fazem-se no fim. Agora é cerrar fileiras e encher o país com a onda vermelha, porque como no passado o velho capitão disse "quem treina o Benfica arrisca-se a ser campeão".

:slb2: :drunk:

Mas o que interessa a um benfiquista aquilo que o Jesus vai fazer fora do Benfica? O que interessa a um benfiquista é aquilo que o Jesus deixou no Benfica, isso é que importa. Daqui para a frente e enquanto treinar adversários directos, ele que se enterre à grande.

O que é que o Eriksson ganhou depois de sair do Benfica? Praí 3 ou 4 troféus, não? Isso quer dizer o quê? Que aquilo que ganhou no Benfica foi um acaso? Deixem-se disso.

Quanto à hegemonia do futebol português, essa nós perdêmo-la no final dos anos 70. Até aí éramos reis e senhores, depois disso (e até 1994) até perdemos mais campeonatos do que aqueles que ganhámos. Passámos a dividir o protagonismo com o fcp para anos depois deixarmos de contar para o totobola.

Quanto ao palmarés dos jogadores que mencionei, só me estás a ajudar.

O Magnusson fez parte de uma grande Benfica, certo? Em 5 anos ganhou 2 campeonatos e 0 Taças.
O Paneira fez parte de um grande Benfica, certo? Em 7 anos ganhou 3 campeonatos e 1 Taça.
O Mozer fez parte de um grande Benfica, certo? Em 5 anos ganhou 2 campeonatos e 1 Taça.
O Isaías fez parte de um grande Benfica, certo, Em 5 anos ganhou 2 campeonatos e 1 Taça.
O Thern fez parte de um grande Benfica, certo? Em 3 anos ganhou 1 campeonato e 0 Taças.
O Kulkov fez parte de um grande Benfica, certo? Em 3 anos ganhou 1 campeonato e 1 Taça.

etc etc etc etc

A esmagadora maioria destes jogadores vais encontrá-los nos imortais, e não apenas por aquilo que eles representavam enquanto jogadores, mas acima de tudo porque faziam parte dum Benfica que ainda era o verdadeiro Benfica.

Portanto das duas uma, ou o que se fez nestes ultimos anos foi de facto muito bom e só pode ser comparado aos grandes momentos do passado, ou então assumimos todos que em 2016 estamos com um espírito crítico muito mais aguçado do que aquele que havia no tempo do 3º anel, e que afinal o tempo desses jogadores afinal não foi lá grande coisa.

Sabes qual é o problema, Mestre? Too much internet, too much canais deportivos, too much jornais desportivos online, too much tudo e mais alguma coisa. Deixou-se de ter tempo para se saborear as conquistas para se dar importância a meia duzia de palavras ditas numa CI e mais mil mariquices dessas.

As mesmíssimas conquistas que nos enchiam de orgulho no passado, são as mesmas que hoje tanto tentamos banalizar.
Hoje parece que para retomarmos o caminho vitorioso dos jogadores que mencionei acima ainda teremos que fazer mais do que temos feito, o engraçado é que mesmo sem nos apercebermos estamos a fazer melhor do que essa malta fez.

nekoops

Citação de: G-Man em 03 de Fevereiro de 2016, 13:00

O Artur Jorge fez merda no Benfica, mas era um treinador campeão Europeu, tinha sido campeão Francês pelo PSG, não era um manco propriamente, e ele tinha parte da equipa campeã, errou sobretudo nas compras e dispensas que fez.

Eu fui ver ao estádio esse jogo com o Leiria, e foi uma merda, podíamos ter ganho facilmente e empatamos daquela maneira.

https://www.youtube.com/watch?v=oifKnrUYn2k só para termos noção de q jogo falam xD

Boban10

Citação de: Çula em 03 de Fevereiro de 2016, 11:39
Citação de: Boban10 em 03 de Fevereiro de 2016, 09:14
Citação de: Çula em 02 de Fevereiro de 2016, 23:53
Mestre, no meio de tanta coisa só consigo concordar mesmo com os 23 anos passados desde a ultima final europeia. São de facto 23 e não 25.

Quanto ao resto dava para pegar ponto a ponto e inverter a coisa quase de cima a baixo, e sabes porquê? Porque olhando para o passado recente quase dá para escalpelizar à lupa as coisas boas e as coisas más, enquanto que se formos ao passado mais longínquo apenas nos guiamos pelos livros. Mas se quisermos abrir algumas gavetas........

Queres falar de investimento? Imagina quanto pagarias hoje por um Mozer, por um Aldair, por um Valdo, por um Thern, por um Magnusson, por um Schwarz, por um Isaías, por um Elzo, por um Kulkov, por um Yuran, por um Mostovoi, por um JVP, por um Isaías, etc etc etc......
Agora deste grupo pegas no primeiro a vir (talvez o Mozer) e vais até ao ultimo a ser contratado (JVP, salvo erro), analisas os plantéis, analisas a concorrência e depois faz as contas ao que se ganhou nesse espaço temporal. Se esse Benfica era um grande Benfica, o que dizer deste mais recente que até ganhou mais coisas em menos tempo?

Queres falar de erros de gestão? Imagina um treinador do Benfica ir para uma final da TCE com um  defesa central a jogar a defesa esquerdo quando havia 3 de raíz no plantel, quando o próprio jogador disse a esse mesmo treinador que não se sentia confortável a jogar nessa posição. O que é que dirias?

Imagina um treinador perder um jogador como o Ricardo Gomes e achar que o substituto ideal seria um ex junior. O que é que dirias?

Imagina um treinador que empresta um jogador ao Estoril, dias depois perde um jogador da mesma posição e tendo a hipótese de resgatar o jogador emprestado prefere integrar um miudo no plantel e no final da época vem para os jornais dizer que se equivocou na decisão, que talvez tivesse sido mais sensato repescar o jogador emprestado e ter emprestado o miudo que ficou no plantel. O que é que dirias?

Imagina um treinador acabar uma época sem ganhar nada e no final da mesma vir-se chorar para a imprensa que se precipitou ao "largar" 4 miudos sem experiência no plantel principal. O que é que dirias?

E podia-te dar mais uma mão cheia de exemplos de má gestão deste treinador. Felizmente estão apagados dos livros, esses apenas mostram (e bem) aquilo que ganhou e aquilo que perdeu, deixando os erros cometidos guardados na memória de quem se lembra deles. E olha que era um treinador do cacete. Mas tal como todos os treinadores havia dias em que também falhava de forma grosseira.

Uma coisa é certa, estes ultimos anos foram o devolver de um grande Benfica, do verdadeiro Benfica. E aí por mais vontade que se tenha em mostrar o contrário (incluindo alguns benfiquistas) os livros de história estarão lá para mostrar o que se ganhou e o que se perdeu. E olha que no final das contas este Benfica só poderá ser comparado aos ultimos grandes Benficas que vimos antes daquela descida aos infernos.

O engraçado nisto tudo é que eu achava que isto deveria ser motivo de satisfação e orgulho por parte dos adeptos, mas pelos vistos não. Armamos-nos em finos e entramos numa de "recuperámos o domínio do futebol português? o que é que isso interessa se pelo meio houve tanta coisa mal feita".

Faz-me lembrar o Diamantino quando diz que no tempo dele é que era, que ganhar 3 campeonatos em 6 não foi nada de especial e depois quando vamos a ver esse mesmo Diamantino em 11 anos de SLB foi campeão 4 vezes.

É estranho, parece que andamos todos com "vergonha" de assumir que este é de facto um grande Benfica, um Benfica que já não se via há décadas.
É verdade, mas o Benfica com o Jesus dá a sensação que ficou aquém do que poderia ter sido. Se chegou a esse patamar foi também muito devido ao treinador, mas a estagnação também se deve a ele. Para mim foi um Benfica a 80% do que podia ter sido. Sempre perto de ser gigante foi apenas um bom Benfica. Talvez se tivessemos mantido alguns jogadores em determinada fase ... talvez se não tivessemos perdido aquele campeonato no Dragão... se não andassemos pela liga Europa...
É no meio destes talvezes que está a discussão.

Interessa-me pouco escalpelizar o Jesus, acho que ganharíamos muito mais em tê-lo connosco do que estar sem ele, mas a vida segue. Acho sim super intrigante assistir a uma quase vergonha escondida relativamente àquilo que o Benfica conseguiu nestes anos apenas e só porque não se gosta do homem. É que às vezes parece mesmo que o pessoal preferia não ter ganho o que se ganhou só para não ter que associar este Benfica à pessoa que o comandou nestes ultimos anos.

Boban, este Benfica não estagnou, este Benfica saiu da fase mais negra da sua história e em 6 anos voltou à situação (melhor situação, até) em que se encontrava antes daquela trapalhada dos anos 90.
Podíamos ter ganho mais? É lógico, tal como podíamos ter ganho mais campeonatos no tempo em ano após ano tinhamos a melhor equipa em Portugal, e não o fizemos.

Historicamente começámos a dominar o futebol português nos anos 60, continuámos a dominá-lo até meados dos anos 70 e a partir dos anos 80 passámos a dividir esse domínio com o fcp até 1994. É exactamente nesta ultima fase que nos encontramos, a dividir o domínio com o fcp, com a diferença que vimos de um passado recente muito mais favorável com um score de 6-0 relativamente a títulos.

É por tudo isto que me causa uma confusão do caraças quando leio que não se fez nada de especial nestes anos, muito mais ainda quando são os próprios adeptos do clube a dizê-lo.
Para esse pessoal estes últimos tempos devem ter sido uma guerra interior do caraças.
Entre apreciar as vitórias do clube mas ao mesmo tempo ter que "engolir" uma personagem que se odeia há por ali um jogo de prioridades que não deve ter sido fácil de gerir.

Faz-me lembrar alguns figurões do meu bairro que no ano passado quase que choraram quando o fcp se deixou empatar na Choupana, depois de termos perdido em Vila do Conde. Ali estavam eles (muito mais que adeptos, odiadores profissionais) de cachecol do glorioso ao pescoço e fulos da vida porque o fcp não tinha aproveitado a nossa derrota, porque ao que parece que era isso que o Jesus merecia (o Benfica, esse, era secundário).

São tempos esquisitos estes.

Acho que foi muito importante para o Benfica, não haja dúvida disso. Quando falo em estagnação não tem a ver com o futebol em si, mas com a relevância da figura do Jesus.

Ele podia ser visto como muito mais (o ódio agora seria ainda maior). Não o foi por diversas razões. Está claro que foi um grande salto de qualidade do Benfica, mas verdadeiramente não houve Benfica europeu (para mim a Liga Europa é pouco interessante, confesso).

Perdeu tantos campeonatos como ganhou... para mim é tanto vencedor como perdedor. Isso não lhe retira mérito nas vitórias, mas também lhe confere uma boa dose de culpa nas derrotas... e houve derrotas importantes.

Espero que esta epoca mostre que aquilo que nos aconteceu com o Jesus (voltar a ganhar campeonatos) podia muito bem ter acontecido, em igualdade de circunstâncias, com outro treinador. Mas neste caso aconteceu com o Jesus e, não quero com tudo isto, deixar de lhe reconhecer mérito, porque o teve.

J_PN

Citação de: Çula em 03 de Fevereiro de 2016, 12:18
Citação de: Jaime_PN em 03 de Fevereiro de 2016, 12:10
Citação de: Çula em 03 de Fevereiro de 2016, 12:03
Citação de: Jaime_PN em 03 de Fevereiro de 2016, 11:56
Citação de: Çula em 03 de Fevereiro de 2016, 11:54
Citação de: Jaime_PN em 03 de Fevereiro de 2016, 11:33
Quanto ao treinador do tópico, que é o que interessa, tem uma postura, uma personalidade e um discurso muito mais condizente com o nosso clube. Conseguindo juntar as competências técnicas (como está a fazer) e títulos, estará aqui um treinador à Benfica. Porque aqui não interessa só ganhar, isso é mais a Norte.

Não foi isso que os anos nos mostraram.

Se te lembras desse tempos lembras-te perfeitamente do desespero dos benfiquistas, que só queriam era acabar com aquele pesadelo fosse lá como fosse, desse lá como desse fosse lá com quem fosse.

Estando sentados num confortável bicampeonato é fácil sacar desses coisas da postura, do discurso etc, mas se a coisa começar a entortar (bater três vezes na cabeça do 23) vais ver onde vão parar esses lugares comuns.

O mais importante é, obviamente, ganhar. Se a isso juntarmos uma pessoa com uma postura à Benfica, melhor. Mas admito que haja quem prefira pessoas de merda e em bicos de pés.

Daí eu dizer, essa coisa do "aqui não importa só ganhar" é muito fácil de sacar quando realmente se está num ciclo vencedor, porque quando se está em baixo até o Toni é assobiado das bancadas.

Competência e 1º, 2º, 3º lugar............. depois sim, se der para juntar uma figura agradável e o mais unânime possivel, maravilha. Mas será sempre algo secundário relativamente àquilo que realmente importa num treinador.

Volto a repetir, basta o vento mudar e vais ver onde vai parar essa história da postura. Aliás, já assistimos a um pouco disso com o RV.

O Toni era assobiado porque apesar de ser uma das pessoas mais admiráveis da nossa história não tem grandes competências técnicas. Daí ter tido que o mais importante é ganhar, e só consegues isso tendo competências técnicas.

Mas se tivermos uma pessoa equilibrada mentalmente, humilde, trabalhadora, que resiste à pressão de um grande clube e se impõe como um líder também estaremos mais perto de ganhar. Podes ter todas as competências técnicas do mundo mas se tiveres um distúrbio mental como o Jesus podes mandar a competência de um trabalho de 27 jornadas ao lixo nas últimas 3.

Como o disturbio mental do Mortimore, quando perdemos o campeonato de 85/86 na ultima jornada, contra os lagartos, certo? O trabalho de não sei quantas jornadas destruído mesmo ao fechar do pano, por um incompetente.

Oh Jaime, isso é mesmo um caso psicanalitico, rapaz!

Diz-me só uma coisa, se uma pessoa na sua àrea de trabalho, quando falha os seus objectivos tem disurbios mentais, quando os atinge tem o quê? Ou trata-se de casos de bipolaridade?

Uma coisa é acontecer pontualmente, outra é acontecer várias vezes as mesmas coisas, iguaizinhas! Porra é tão transparente que o Jesus mentalmente baqueia em situações de aperto que só por má fé é que se pode admitir o contrário.
Já percebi que não admites que coloquem o Jorge Jesus em causa.

E é uma pena que agora praticamente só comentes no forum para tomar as dores de uma personagem execrável, acho que tens potencial para mais.

Naturalism

Citação de: Çula em 03 de Fevereiro de 2016, 13:07
Mas o que interessa a um benfiquista aquilo que o Jesus vai fazer fora do Benfica? O que interessa a um benfiquista é aquilo que o Jesus deixou no Benfica, isso é que importa. Daqui para a frente e enquanto treinar adversários directos, ele que se enterre à grande.

(...)

Concordo com isto, mas sabes que aqui no fórum se dá valor a isso. Caso contrário, pelo palmarés e pelo passado recente, Jesus deveria estar em "Saudade" e não nos "Ex-Funcionários" por causa da forma como optou, com toda a legitimidade, por sair em fim de contrato. O João Vieira Pinto é outro exemplo: deveria estar nos "Imortais", porque o que interessa é o que ele fez de águia ao peito, e não se jogou pelo Sporting ou se foi campeão lá. Mas há pessoal que insiste em atribuir significado a essas pequenas coisas.

poliban

Citação de: Juan Mata em 03 de Fevereiro de 2016, 12:47
O futebol do Quique era adinâmico e ele tinha orgulho nisso, aquilo parecia um colete de forças a amarrar o talento dos jogadores.

Eu até acho que o Aimar mesmo a 10 não era a melhor opção para ele. A médio-interior num 4x3x3, a jogar de frente para o jogo, sem cabines telefónicas, era o melhor atendendo à sua qualidade.

Sobre o Quique, aquele plantel, olhando ao seu contexto, dava para ser campeão. Mesmo tendo o Porto um plantel muito bom e até subvalorizado.

O do Fernando Santos era também muito bom.

Juan Mata

Citação de: poliban em 03 de Fevereiro de 2016, 13:26
Citação de: Juan Mata em 03 de Fevereiro de 2016, 12:47

O do Fernando Santos era também muito bom.
O Fernando Santos ainda é daquela fase em que o onze era pornográfico e o resto era confrangedor.

Na temporada seguinte, na que foi logo despedido, já tinha um plantel com alguma profundidade para atacar o campeonato.

Nesta temporada actual, surpreendentemente e com mérito para o Rui, o plantel tem tanta profundidade quanto o plantel de 2013/2014. E era bom fazer mais umas etapas na UCL para evitar outro verão assustador.

Bailey

Pq e q hj se fala tanto do jesus aqui?

Roy Kent

Citação de: nekoops em 03 de Fevereiro de 2016, 13:12
Citação de: G-Man em 03 de Fevereiro de 2016, 13:00

https://www.youtube.com/watch?v=oifKnrUYn2k só para termos noção de q jogo falam xD

Como é que foi possível, e não perdemos por pouco, que tinha sido ainda mais idiota.