Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Godescalco

O Jesualdo na Europa teve uma grande participação em que só caiu aos pés do Man Utd nos QF graças a um golaço do Ronaldo.

Nos outros anos esteve um pouco aquém das aspirações do Porto, embora tenha sempre passado a fase de grupos se não estou em erro.

bnfc

Citação de: Gottschalk em 11 de Março de 2016, 01:13
Citação de: bnfc em 11 de Março de 2016, 01:06Aqui muita gente já se referiu ao Rui Costa como se fosse um chulo desgraçado com o único intuito de nos sacar dinheiro, apesar de ter sacrificado a própria carreira quando mais precisámos dele.

O Rui Costa sacrificou a carreira?

Pá, menos. Eu ainda sou do tempo do "Presidente Damásio não me corte as pernas." Tinha vontade de sair, o Benfica precisava de vender. O único "sacrifício" foi ter escolhido a Fiore em vez do Barça porque pagava mais ao Benfica. Mas estamos a falar de ir competir para o melhor campeonato do mundo na altura. A Serie A era a NBA do futebol dos anos 90. Está longe de ser um "sacrifício."

E digo isto sabendo que ele é benfiquista dos sete costados.

Por favor. Tu sabes que o Barça era o dream team da época, não sabes? A melhor equipa do Mundo, como é agora. E sabes que a Fiorentina não contava na discussão pelo scudetto, não sabes? Acabaste de admitir que ele abdicou da melhor equipa do mundo por um crónico 4º ou 5º classificado de itália para ajudar o Benfica e dizes que isso não foi um grande sacrifício? Por favor, assim não dá.

O que ele fez, poucos dos que aqui o criticam fariam.


dfernandes

Citação de: Gottschalk em 11 de Março de 2016, 01:23
O Jesualdo na Europa teve uma grande participação em que só caiu aos pés do Man Utd nos QF graças a um golaço do Ronaldo.

Nos outros anos esteve um pouco aquém das aspirações do Porto, embora tenha sempre passado a fase de grupos se não estou em erro.

Um flop tremendo. Mais um dos que foi campeão português várias vezes e depois não teve sucesso em mais lado nenhum. Tipo António Oliveira...

TheBeatles

Não tenho embaraço algum de assumir: errei. Nada está imune à cinca. Reprovei a sua contratação, a pré-época foi de uma má gestão desmesurada, criou-se a ilusão de uma mordaz aposta no mercado. Inicio de época tenebroso até Astana. Aí, desde que o Renato assumiu a titularidade, Fesja substituiu Samaris, cessou a rodagem Mitroglou/Jimenez e Luisão saiu forçosamente do 11 (adoro-o, mas o seu rendimento caiu incrivelmente em módicos 2anos...é hora de integrar staff/estrutura) as coisas alteraram-se.

Entendo igualmente as provocações da corja caldo-verde e da pedante afirmação do Jesus como um ponto de viragem. Exceptuando o jogo contra o Porto na Luz, temos vindo a rubricar insignes exibições, abundantes em golos e alguma nota artística.

Disputamos campeonato, taça da liga, e estamos nos QF da Champions, feito que o RV logrou numa época de estreia. Promoveu: Semedo, Sanches, Guedes, N.Santos, Ederson, Lindelof, Quase todos fundamentais em diferentes partes da época. O modo como gere as adversidades é muito profissional.

Para além de tudo isto, acresce a sua proba e modesta postura, condizentes co'a tradição benfiquista e é genuinamente dos nossos. Tenho pena de tudo isto, gostava do Jesus mas o modo como atraiçoou e cuspiu no Benfica repugnou-me. POR TUDO, TEMOS DE SER CAMPEÕES.

Para mim, Vitória fica.

bruno cardoso

As criticas ao RV  caíram em catadupa aqui no topico muita gente so falava que queria que ele fosse embora.

Era Marco Silva para aqui Marco par acolá e o Rui Vitoria não lhe foi dado o beneficio da duvida.

E o mesmo que conhecer uma pessoa e começar a criticá la sem a conhecer bem.

Foi o que aconteceu aqui.

Godescalco

Citação de: Theroux em 11 de Março de 2016, 01:21
Citação de: Gottschalk em 11 de Março de 2016, 01:13
Citação de: bnfc em 11 de Março de 2016, 01:06Aqui muita gente já se referiu ao Rui Costa como se fosse um chulo desgraçado com o único intuito de nos sacar dinheiro, apesar de ter sacrificado a própria carreira quando mais precisámos dele.

O Rui Costa sacrificou a carreira?

Pá, menos. Eu ainda sou do tempo do "Presidente Damásio não me corte as pernas." Tinha vontade de sair, o Benfica precisava de vender. O único "sacrifício" foi ter escolhido a Fiore em vez do Barça porque pagava mais ao Benfica. Mas estamos a falar de ir competir para o melhor campeonato do mundo na altura. A Serie A era a NBA do futebol dos anos 90. Está longe de ser um "sacrifício."

E digo isto sabendo que ele é benfiquista dos sete costados.

Isso nem sequer é o único exemplo mas fonix, são precisos mais? Então tu és um dos jogadores mais promissores do mundo e recebes duas propostas (isto hoje): Barça e, vá lá, Tottenham.

O Barça é, tal como era na altura, top, top, top mundial, mas tu vais para o Tottenham porque paga mais ao teu clube.

E pronto, é "só" isto. Tá certo.

O Barça em 1994 não tinha a dimensão que tem hoje. Tinha o glamour próprio do dream team do Cruyff, era o segundo maior clube de Espanha, um histórico da Europa mas não era o topo dos topos futebolísticos como é hoje para estares a fazer comparações entre o Barça de hoje e o Tottenham. E a Série A era muito melhor do que a Liga Inglesa de hoje.

A Fiorentina como clube sempre lhes foi inferior, como é evidente, MAS jogava na Série A que na altura dava baile a qualquer liga europeia. Era um sonho. E pagava principescamente. Jogar na Série A pela Fiorentina com perspectivas depois de dar outro salto maior (que acabou por dar mas tarde devido à sua lealdade para com a Fiore), não é "sacrificar a carreira" em lado nenhum do mundo. Foi um gesto bonito para connosco mas longe de ser um "sacrifício." De todo.

Juan Mata

Citação de: Gottschalk em 11 de Março de 2016, 01:23
O Jesualdo na Europa teve uma grande participação em que só caiu aos pés do Man Utd nos QF graças a um golaço do Ronaldo.

Nos outros anos esteve um pouco aquém das aspirações do Porto, embora tenha sempre passado a fase de grupos se não estou em erro.
Ainda tem os 1/8 contra o Schalke do Neuer em que o Quaresma isolado tenta fazer uma coisa qualquer.

Godescalco

Citação de: bnfc em 11 de Março de 2016, 01:24
Por favor. Tu sabes que o Barça era o dream team da época, não sabes? A melhor equipa do Mundo, como é agora.

Errado. Tinham até acabado de levar 4-0 do grande Milão na final da TCE.

Mas eu não estou a criticar o Rui Costa. Estou a dizer que não foi um "sacrifício da carreira" que é um exagero total.

Çula

Nunca percebi essa história do sacrifício do Rui Costa.

Então mas se há dois clube interessados num jogador, porque carga de água é que seria suposto vendê-lo ao que paga menos pelo seu passe?

Theroux

Citação de: Gottschalk em 11 de Março de 2016, 01:30
Citação de: Theroux em 11 de Março de 2016, 01:21
Citação de: Gottschalk em 11 de Março de 2016, 01:13
Citação de: bnfc em 11 de Março de 2016, 01:06Aqui muita gente já se referiu ao Rui Costa como se fosse um chulo desgraçado com o único intuito de nos sacar dinheiro, apesar de ter sacrificado a própria carreira quando mais precisámos dele.

O Rui Costa sacrificou a carreira?

Pá, menos. Eu ainda sou do tempo do "Presidente Damásio não me corte as pernas." Tinha vontade de sair, o Benfica precisava de vender. O único "sacrifício" foi ter escolhido a Fiore em vez do Barça porque pagava mais ao Benfica. Mas estamos a falar de ir competir para o melhor campeonato do mundo na altura. A Serie A era a NBA do futebol dos anos 90. Está longe de ser um "sacrifício."

E digo isto sabendo que ele é benfiquista dos sete costados.

Isso nem sequer é o único exemplo mas fonix, são precisos mais? Então tu és um dos jogadores mais promissores do mundo e recebes duas propostas (isto hoje): Barça e, vá lá, Tottenham.

O Barça é, tal como era na altura, top, top, top mundial, mas tu vais para o Tottenham porque paga mais ao teu clube.

E pronto, é "só" isto. Tá certo.

O Barça em 1994 não tinha a dimensão que tem hoje. Tinha o glamour próprio do dream team do Cruyff, era o segundo maior clube de Espanha, um histórico da Europa mas não era o topo dos topos futebolísticos como é hoje para estares a fazer comparações entre o Barça de hoje e o Tottenham. E a Série A era muito melhor do que a Liga Inglesa de hoje.

A Fiorentina como clube sempre lhes foi inferior, como é evidente, MAS jogava na Série A que na altura dava baile a qualquer liga europeia. Era um sonho. E pagava principescamente. Jogar na Série A pela Fiorentina com perspectivas depois de dar outro salto maior (que acabou por dar mas tarde devido à sua lealdade para com a Fiore), não é "sacrificar a carreira" em lado nenhum do mundo. Foi um gesto bonito para connosco mas longe de ser um "sacrifício." De todo.

Epá, estás-me a tentar convencer que o TETRA campeão espanhol FINALISTA da Champions... não era o topo do futebol europeu?

Mas tens noção com quem o Rui ia jogar?

Eu até fui muuuuuito simpático para a Fiorentina, porque na realidade não passavam de um Newcastle, se tanto.

bnfc

Citação de: Gottschalk em 11 de Março de 2016, 01:30
Citação de: Theroux em 11 de Março de 2016, 01:21
Citação de: Gottschalk em 11 de Março de 2016, 01:13
Citação de: bnfc em 11 de Março de 2016, 01:06Aqui muita gente já se referiu ao Rui Costa como se fosse um chulo desgraçado com o único intuito de nos sacar dinheiro, apesar de ter sacrificado a própria carreira quando mais precisámos dele.

O Rui Costa sacrificou a carreira?

Pá, menos. Eu ainda sou do tempo do "Presidente Damásio não me corte as pernas." Tinha vontade de sair, o Benfica precisava de vender. O único "sacrifício" foi ter escolhido a Fiore em vez do Barça porque pagava mais ao Benfica. Mas estamos a falar de ir competir para o melhor campeonato do mundo na altura. A Serie A era a NBA do futebol dos anos 90. Está longe de ser um "sacrifício."

E digo isto sabendo que ele é benfiquista dos sete costados.

Isso nem sequer é o único exemplo mas fonix, são precisos mais? Então tu és um dos jogadores mais promissores do mundo e recebes duas propostas (isto hoje): Barça e, vá lá, Tottenham.

O Barça é, tal como era na altura, top, top, top mundial, mas tu vais para o Tottenham porque paga mais ao teu clube.

E pronto, é "só" isto. Tá certo.

O Barça em 1994 não tinha a dimensão que tem hoje. Tinha o glamour próprio do dream team do Cruyff, era o segundo maior clube de Espanha, um histórico da Europa mas não era o topo dos topos futebolísticos como é hoje para estares a fazer comparações entre o Barça de hoje e o Tottenham. E a Série A era muito melhor do que a Liga Inglesa de hoje.

A Fiorentina como clube sempre lhes foi inferior, como é evidente, MAS jogava na Série A que na altura dava baile a qualquer liga europeia. Era um sonho. E pagava principescamente. Jogar na Série A pela Fiorentina com perspectivas depois de dar outro salto maior (que acabou por dar mas tarde devido à sua lealdade para com a Fiore), não é "sacrificar a carreira" em lado nenhum do mundo. Foi um gesto bonito para connosco mas longe de ser um "sacrifício." De todo.

Este é aquele momento em que se percebe que não é uma discussão séria. Colocar em causa a dimensão épica do dream team de 1994, uma das equipas mais memoráveis da História do futebol só para se tentar ganhar uma discussão é simplesmente triste.

Não existe nenhuma equipa actualmente com o hype que esse Barça tinha, nem o próprio Barça actual. Talvez possamos arranjar paralelo com o Barça de 2008, na última década. E é só.

A fiorentina era simplesmente o crónico candidato aos lugares de acesso à taça uefa. A partir daqui é puro contorcionismo. Não contribuo para esse peditório.


senhorcoluna

Citação de: Çula em 11 de Março de 2016, 01:33
Nunca percebi essa história do sacrifício do Rui Costa.

Então mas se há dois clube interessados num jogador, porque carga de água é que seria suposto vendê-lo ao que paga menos pelo seu passe?
Tens noção do que estás a dizer?

Se agora o Gaitán tivesse uma proposta do Barça por 25M€ e outra do Stoke por 35M€ achas que ele ia para onde? (A oferecerem-lhe o mesmo salário)

O jogador sai para onde quiser. Neste caso o Gaitán ou um jogador sem problemas mentais escolheria o Barça... forçaria a saída para o clube maior. E o Benfica tinha duas hipóteses... ou não vendia ou aceitava a proposta do Barça.

Os jogadores não são entreposto. São humanos.

bnfc

Citação de: Çula em 11 de Março de 2016, 01:33
Nunca percebi essa história do sacrifício do Rui Costa.

Então mas se há dois clube interessados num jogador, porque carga de água é que seria suposto vendê-lo ao que paga menos pelo seu passe?

Meu caro, o Benfica estava com a corda ao pescoço. Precisava de vendê-lo fosse ao Barça, fosse à Fiorentina. A questão é que a Fiorentina oferecia bem mais. Se o Rui Costa tivesse dito não à Fiorentina, teria ido para o Barça e nós teriamos ficado ainda mais apertados. Mas não, aceitou dizer não ao Dream Team só para ajudar o Benfica. Se não percebias, dificilmente não perceberás agora.


Godescalco

Citação de: bnfc em 11 de Março de 2016, 01:45
Citação de: Gottschalk em 11 de Março de 2016, 01:30
Citação de: Theroux em 11 de Março de 2016, 01:21
Citação de: Gottschalk em 11 de Março de 2016, 01:13
Citação de: bnfc em 11 de Março de 2016, 01:06Aqui muita gente já se referiu ao Rui Costa como se fosse um chulo desgraçado com o único intuito de nos sacar dinheiro, apesar de ter sacrificado a própria carreira quando mais precisámos dele.

O Rui Costa sacrificou a carreira?

Pá, menos. Eu ainda sou do tempo do "Presidente Damásio não me corte as pernas." Tinha vontade de sair, o Benfica precisava de vender. O único "sacrifício" foi ter escolhido a Fiore em vez do Barça porque pagava mais ao Benfica. Mas estamos a falar de ir competir para o melhor campeonato do mundo na altura. A Serie A era a NBA do futebol dos anos 90. Está longe de ser um "sacrifício."

E digo isto sabendo que ele é benfiquista dos sete costados.

Isso nem sequer é o único exemplo mas fonix, são precisos mais? Então tu és um dos jogadores mais promissores do mundo e recebes duas propostas (isto hoje): Barça e, vá lá, Tottenham.

O Barça é, tal como era na altura, top, top, top mundial, mas tu vais para o Tottenham porque paga mais ao teu clube.

E pronto, é "só" isto. Tá certo.

O Barça em 1994 não tinha a dimensão que tem hoje. Tinha o glamour próprio do dream team do Cruyff, era o segundo maior clube de Espanha, um histórico da Europa mas não era o topo dos topos futebolísticos como é hoje para estares a fazer comparações entre o Barça de hoje e o Tottenham. E a Série A era muito melhor do que a Liga Inglesa de hoje.

A Fiorentina como clube sempre lhes foi inferior, como é evidente, MAS jogava na Série A que na altura dava baile a qualquer liga europeia. Era um sonho. E pagava principescamente. Jogar na Série A pela Fiorentina com perspectivas depois de dar outro salto maior (que acabou por dar mas tarde devido à sua lealdade para com a Fiore), não é "sacrificar a carreira" em lado nenhum do mundo. Foi um gesto bonito para connosco mas longe de ser um "sacrifício." De todo.

Este é aquele momento em que se percebe que não é uma discussão séria. Colocar em causa a dimensão épica do dream team de 1994, uma das equipas mais memoráveis da História do futebol só para se tentar ganhar uma discussão é simplesmente triste.

Não existe nenhuma equipa actualmente com o hype que esse Barça tinha, nem o próprio Barça actual. Talvez possamos arranjar paralelo com o Barça de 2008, na última década. E é só.

A fiorentina era simplesmente o crónico candidato aos lugares de acesso à taça uefa. A partir daqui é puro contorcionismo. Não contribuo para esse peditório.

Ganhar que discussão?

Só contestei a parte do "sacrificar a carreira" que é um evidente exagero dramático da situação. O Rui Costa foi correcto com o Benfica mas não sacrificou a carreira. Tu levaste este contraponto a peito de maneira algo intrigante.

Quanto ao dream team do Barça que foi corrido 4-0 na final da LC, foi uma equipa memorável na altura para a história do clube mas incomparável à dimensão europeia da equipa que têm tido de 2009 para cá. Esse Barça não era superior aos Milãos e às Juves dos anos 90, por exemplo.

O Rui Costa foi com 22 anos de idade jogar para um crónico candidato à TU naquela que era a NBA do futebol dos anos 90, recheada de craques de todo o mundo. E com francas perspectivas de poder se transferir para um clube ainda maior se por lá vingasse o que veio a acontecer. A transferência para o Milão concretizou-se, embora tardiamente pelas razões já mencionadas.

O Barça de 94 a 2001 (o tempo que Rui ficou na Fiore) não era, nem de perto, nem de longe, o topo dos topos como é hoje.

Lá está, ele foi correcto para connosco ao aceitar ir para a Fiore. Mas daí a dramatizarmos para "sacrificar a carreira", pá, não.

sjgonline

Grande Rui Vitoria!

Conquistou todo mundo com a sua postura coerente, tranquila, transparente e com o seu incansável trabalho.

Respect