Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

alsohugo

Citação de: Tiago_I_ em 07 de Novembro de 2017, 12:22
Para demonstrar como é complicado colocar a equipa a jogar à bola, tentamos ensinamo-lo a um chimpanze.
O Gervásio demorou exactamente uma hora e doze minutos a aprender que Krovinovic, Zivkovic e João Carvalho são craques e têm de jogar a titulares. E você, Rui Vitória, de quanto tempo mais é que precisa?

https://youtu.be/r5aQRizhUbk

Que falta de noção.

pexim

Tática melhor é aquela que aproveita e favorece as qualidades dos jogadores do plantel. E que não desperdiça o talento dos melhores. O desenho que está no papel é secundário.

MxPxFx

Citação de: Chappu em 07 de Novembro de 2017, 07:45
Citação de: Tapadinhaferreira em 06 de Novembro de 2017, 22:56
Jogar à Benfica é 4-4-2. Ponto.
Ouvia o meu pai dizer-me isto desde que me dou por gente, meados dos 80's, até à véspera da derrota em Liverpool em 2010, dia que morreu.
Futebol espetáculo é 4-4-2!
Tudo o resto é para borrados de medo ou bazófia de pretenso treinador que anda a folhear uns manuais da treta.

Desculpem-me os defensores do 4-3-3

Isto não é nenhuma ciência exacta.

Se o 4-4-2 não funciona com o plantel/treinador actual (a menos que estejas satisfeito com o que vês e nesse aspecto retiro já o que disse), porque não mudar para outro sistema que dê mais garantias?

Por mim até pode jogar em 3-6-1, desde que a equipa produza e principalmente ganhe.

Estes conceitos e noções são o que mais nos lixam na vida às vezes, TUDO se adapta, tudo se ajusta e TUDO evolui...

eu vi o Real Madrid ganhar a Champions em 4-4-2 quando era a melhor equipa do Mundo de longe na altura:

https://en.wikipedia.org/wiki/2002_UEFA_Champions_League_Final

E vi o MESMO Real Madrid completamente transfigurado a ganhar a Champions em 4-3-3 quando não era unânime que fosse ou seria a melhor eqiupa do mundo na altura:

https://en.wikipedia.org/wiki/2017_UEFA_Champions_League_Final

o Mesmo Real Madrid, COMPLETAMENTE transfigurado tacticamente mas é isso... o Benfica é 4-4-2 e PONTO FINAL...

mesmo que a defesa seja um buraco, o meio campo um passador e o ataque uma ilha!

MxPxFx

isto fez-me lembrar um "sábio" que treinou o nosso clube e dizia que o 4-3-3 era o sistema mais fácil de anular mas o mesmo gajo levou banhos de bola, incluíndo GOLEADAS dos maiores rivais que estranhamente, jogavam em 4-3-3 (Olá Hulk).

Investigue-se!

VitorPaneira7

Citação de: PM84 em 07 de Novembro de 2017, 11:59
Ouvia o meu pai dizer-me isto desde que me dou por gente, meados dos 80's, até à véspera da derrota em Liverpool em 2010, dia que morreu.
Tudo o resto é para borrados de medo ou bazófia de pretenso treinador que anda a folhear uns manuais da treta.

Barcelona, Real Madrid, Bayern. Tudo borrados. Ou liderados por pretensiosos. Right.
Porto durante largos anos, Chelsea de Mourinho,

Mas como foi bem dito depende das dinâmicas e das características dos jogadores.

O nosso plantel foi mal construído para o 4-4-2 visto, como já referenciado, faltar um pinheiro que fixe os centrais e sirva de referência na área, um médio que coma terreno como o Enzo ou o Renato Sanches e laterais como Semedo.

É normal que o teu pai diga isso. O Benfica dos anos 60 bebe de Otto Glória e Guttman que gostavam do 4-2-4 e apesar da intrusão holandesa o 4-4-2 kick and rush britânico ganhou adeptos anos 70 e 80. Mas o futebol evolui, Eriksson jogou em 4-4-2 entre 82-84, em que os extremos chegaram a ser homens com capacidade criativa e de vir para dentro como Chalana e Carlos Manuel, e depois jogou com Paulo sousa, Thern e Valdo quando foi campeão em 90-91.

A génese do Benfica é lutar pela vitória e não um esquema táctico, este não passa de um instrumento para obter as vitórias.

Jogar à Benfica nunca, mas NUNCA, foi e será devido à táctica, teve sempre a haver com o futebol espectáculo jogado sempre na raça e no espírito de nunca desistir nas adversidades por parte dos jogadores e adeptos.

Red Eyes

VitorPaneira7

Citação de: MxPxFx em 07 de Novembro de 2017, 12:31
Citação de: Chappu em 07 de Novembro de 2017, 07:45

Isto não é nenhuma ciência exacta.

Se o 4-4-2 não funciona com o plantel/treinador actual (a menos que estejas satisfeito com o que vês e nesse aspecto retiro já o que disse), porque não mudar para outro sistema que dê mais garantias?

Por mim até pode jogar em 3-6-1, desde que a equipa produza e principalmente ganhe.

Estes conceitos e noções são o que mais nos lixam na vida às vezes, TUDO se adapta, tudo se ajusta e TUDO evolui...

eu vi o Real Madrid ganhar a Champions em 4-4-2 quando era a melhor equipa do Mundo de longe na altura:

https://en.wikipedia.org/wiki/2002_UEFA_Champions_League_Final

E vi o MESMO Real Madrid completamente transfigurado a ganhar a Champions em 4-3-3 quando não era unânime que fosse ou seria a melhor eqiupa do mundo na altura:

https://en.wikipedia.org/wiki/2017_UEFA_Champions_League_Final

o Mesmo Real Madrid, COMPLETAMENTE transfigurado tacticamente mas é isso... o Benfica é 4-4-2 e PONTO FINAL...

mesmo que a defesa seja um buraco, o meio campo um passador e o ataque uma ilha!
Futebol evolui assim como os planteis estão em constante mudança. Haverá momentos em que se tem de aproveitar a dupla de avançados que tem para o 4-4-2 ou então ter que alterar para poder tirar rendimento dos bons médios criativos que tem. O Barcelona formou num ápice Xavi, Busquets, Iniesta e Messi, normal que apostasse no 4-3-3 para tirar rendimento desta malta ou por exemplo o Wenger naquele Arsenal de fins de 90 e príncipios de 2000 que tinha Bergkamp e pontas de lança como Wright, depois Anelka e claro o imortal Henry, é notório que ele tinha de ter uma formação táctica que se adequasse a Bergkamp e Henry de forma a espremer o sumo destes em golos e vitórias.

Além que o Benfica pode , e deve, jogar com dois sistemas: um para o autocarro do tugão e outro para adversários mais dificeis e que vão lutar pelo meio campo.

Tiago_I_

Citação de: TheRedStar em 07 de Novembro de 2017, 12:29
Para demonstrar como é complicado colocar a equipa a jogar à bola, tentamos ensinamo-lo a um chimpanze.
O Gervásio demorou exactamente uma hora e doze minutos a aprender que Krovinovic, Zivkovic e João Carvalho são craques e têm de jogar a titulares. E você, Rui Vitória, de quanto tempo mais é que precisa?

Que falta de noção.

Falta de noção meter o Krovinovic 4 meses a ganhar pó enquanto hipoteca o titulo nacional e as competições europeias? concordo.

alsohugo

Citação de: Tiago_I_ em 07 de Novembro de 2017, 12:53
Citação de: TheRedStar em 07 de Novembro de 2017, 12:29

Que falta de noção.

Falta de noção meter o Krovinovic 4 meses a ganhar pó enquanto hipoteca o titulo nacional e as competições europeias? concordo.

Se não percebes, ou não queres perceber, problema teu.

pexim

Citação de: VitorPaneira7 em 07 de Novembro de 2017, 12:48
Citação de: PM84 em 07 de Novembro de 2017, 11:59

Barcelona, Real Madrid, Bayern. Tudo borrados. Ou liderados por pretensiosos. Right.
Porto durante largos anos, Chelsea de Mourinho,

Mas como foi bem dito depende das dinâmicas e das características dos jogadores.

O nosso plantel foi mal construído para o 4-4-2 visto, como já referenciado, faltar um pinheiro que fixe os centrais e sirva de referência na área, um médio que coma terreno como o Enzo ou o Renato Sanches e laterais como Semedo.

É normal que o teu pai diga isso. O Benfica dos anos 60 bebe de Otto Glória e Guttman que gostavam do 4-2-4 e apesar da intrusão holandesa o 4-4-2 kick and rush britânico ganhou adeptos anos 70 e 80. Mas o futebol evolui, Eriksson jogou em 4-4-2 entre 82-84, em que os extremos chegaram a ser homens com capacidade criativa e de vir para dentro como Chalana e Carlos Manuel, e depois jogou com Paulo sousa, Thern e Valdo quando foi campeão em 90-91.

A génese do Benfica é lutar pela vitória e não um esquema táctico, este não passa de um instrumento para obter as vitórias.

Jogar à Benfica nunca, mas NUNCA, foi e será devido à táctica, teve sempre a haver com o futebol espectáculo jogado sempre na raça e no espírito de nunca desistir nas adversidades por parte dos jogadores e adeptos.

Mas mesmo essa ideia de que para um 4-4-2 é preciso um pinheiro não é completamente verdadeira. Um 4-4-2 pode funcionar com 2 avançados completos que se entendam bem e funcionem bem em dupla (um pouco como Andy Cole e Dwight Yorke).
Tal como pode funcionar com 2 extremos abertos e laterais mais defensivos (que até saibam vir fechar por dentro em momento de posse) ou com extremos mais interiores e laterais ofensivos.
Tudo depende das características dos jogadores e da capacidade do treinador de saber conjugá-las.

Cardia

Demorou muito tempo a concretizar as necessárias mudanças tácticas que há muito se adivinhavam ser necessárias, nomeadamente nos jogos conta equipas mais fortes, situação que vinha sendo mais que óbvia por ex nos jogos da Champions.

E o curioso é que o próprio Rui Vitória, em entrevista efectuada já depois do tetra, tinha deixado entender que iria mesmo efectuar essas alterações.

Essa demora está na origem da triste figura que estamos a fazer na Champions e custará também certamente o não apuramento sequer para a Liga Europa. E isto para não falar na nossa liga onde a maioria das equipas já consegue nas calmas contrariar o mais que estafado esquema dos 2 médios que ainda vem do tempo de JJ.

Bailey

Citação de: Cardia em 07 de Novembro de 2017, 13:23
Demorou muito tempo a concretizar as necessárias mudanças tácticas que há muito se adivinhavam ser necessárias, nomeadamente nos jogos conta equipas mais fortes, situação que vinha sendo mais que óbvia por ex nos jogos da Champions.

E o curioso é que o próprio Rui Vitória, em entrevista efectuada já depois do tetra, tinha deixado entender que iria mesmo efectuar essas alterações.

Essa demora está na origem da triste figura que estamos a fazer na Champions e custará também certamente o não apuramento sequer para a Liga Europa. E isto para não falar na nossa liga onde a maioria das equipas já consegue nas calmas contrariar o mais que estafado esquema dos 2 médios que ainda vem do tempo de JJ.

O que so mostra o borrado que este gajo e

Foi apostar no nucleo duro e no 4 4 2 ate a exaustao ate a epoca estar quase perdida para efectuar mudancas reais

ana_lopes2009

Bola7

Carlos Manuel...Alves...Shéu...Chalana...o 442 de sonho...