Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

timduncan

Citação de: lonstrup em 07 de Maio de 2018, 22:58
Ficaria satisfeito, se tantos anos depois, os benfiquistas quisessem a saída do treinador por acharem que ele não conseguirá ajudar o clube no futuro, e porque falhou os objectivos. Se as razões fosses estas, significaria que estaríamos a dar passos certos como massa adepta.

Mas se a razão for outra, porque não se vai com a cara do treinador, porque «ao menos» não fez isto ou aquilo, então temo que estaremos a regredir para o princípio desta década.

Tenho observado com prazer, que vários comentadores da BTV (excluindo os avençados que dependem do tacho para pagar a luz e a água), assumem peremptóriamente que a época foi um fracasso. Que quem telefona indica e comenta erros cometidos.

Há 5 anos meus amigos, isto não era visível. «Ao menos ficámos em 2º», ou «para perder finais tem de se chegar às finais», ou o «não se pode ganhar sempre».

O que é preciso corrigir como clube, na próxima época? Como se deve abordar a construção da equipa da próxima época? Construir uma equipa para ganhar um campeonato, ou tentar construir uma equipa para ganhar outro Tricampeonato?

E conforme a escolha, pode Rui Vitória ajudar nisto, ou devemos apostar noutra abordagem?

Ficar porque sim? Sair porque sim?
Nunca fui fã de Rui Vitória. Não era a minha escolha há 3 anos e mesmo sabendo o que conquistou continuaria a não ser a minha escolha e a não encaixar no perfil que quero e idealizo para o Benfica. No final da 1ª época, após a conquista do tri "decidi-lhe" dar uma oportunidade, pois não só fez o impossível como enquanto o plantel teve pernas (principalmente o 11 base) jogámos muito bem à bola tendo ali um período entre o início de Janeiro e até ao jogo com o Porto (inclusive) que dava mesmo gosto ver os rapazes jogar. Depois desse jogo já não se viu aquela fluidez de jogo de forma constante, sendo os 5-1 ao Braga e o jogo nos Barreiros os melhores até ao final da temporada. A Champions também nos deu o alento e ainda mais orgulho naquela equipa. O processo defensivo era qualquer coisa. Ederson, Lindelof, Jardel e Fejsa criaram ali um losango que era quase impossível sofrer. No final da época sentiu-se evolução. Sentiu-se outro processo de jogo que já não era semelhante ao de JJ.
Na 2ª época tudo mudou, mas felizmente conseguimos apesar do mau futebol ganhar a dobradinha, apenas a nossa 2ª em 20 anos. Desde a saída do Renato e à regressão do Pizzi para o meio. E sim, regressão. Regressão, pois apesar da boa época no campeonato nos jogos grandes éramos sempre comidos pois o Pizzi apesar de ofensivamente até conseguir fazer jogos bons/muito bons, defensivamente é um desastre completo, não conseguindo pressionar e deixando-nos completamente à mercê da capacidade do Fejsa. Outro ponto negativo do nosso processo defensivo foi a saída do Jardel e a entrada do Luisão que nos fez piorar ainda mais neste ponto, quer em termos de velocidade, qualidade na saída de bola e no controlo da profundidade. E essencialmente o ano passado valeu-nos ter um menino que é top 5 no mundo na posição dele: Ederson. Basta lembrar-nos do jogo com o Dortmund na Luz em que levámos um banho que já não me lembrava de levar há muito na Luz e ele simplesmente defendeu tudo e mais alguma coisa. Ou então o facto de ganharmos os jogos quase todos fora na 2ª volta do ano passado por 0-1, sendo que ele era sempre o homem do jogo. Em termos ofensivos ofensivos foi onde se notou as maiores fragilidades de RV. A situação dos extremos é surreal. Tínhamos 5 extremos muito bons, sendo que Salvio jogava sempre e quase sempre mal no lado direito. No lado esquerdo um dos 4 jogava 1 a 3 jogos e depois nem para o banco ia no próximo jogo. Conseguiu meter todos os extremos sem confiança e sem estarem em forma. Com um plantel muito superior aos rivais, mas devido à escolha dos mesmos jogadores em todos os jogos (o Pizzi até para a taça da liga jogava), apesar de uns verem-se que estavam cansados, outros que simplesmente jogo sim jogo sim jogavam mal, a equipa nunca se conseguiu distanciar dos rivais, sendo que o nosso fundo da época foi no empate a 3 com o Boavista, seguido da humilhante eliminação da taça da liga e do jogo deprimente em Setúbal. A nossa época do ano ano passado foi longe de ser boa, quer em qualidade de jogo, quer em pontos que se ganharmos no Domingo iremos fazer 81 pontos, contrapondo com os 82 do ano do tetra. No final da época, apesar de mais títulos sentiu-se que a equipa não tinha evoluído nadinha e que o jogo da equipa em si tinha piorado e muito para a qualidade do plantel.
Por fim, chegamos a esta época. Uma época humilhante do início ao fim. Desde o defeso ridículo com situações que até davam para rir se não fosse o Benfica, tais como: o André Moreira, Pedro Pereira, Hermes, Gabigol e por fim Douglas. Há mais situações e como é óbvio vem logo à cabeça a do guarda redes. Passar de um top 5 mundial para qualquer um dos que temos (olhando para os anos de 2017 e 2018 e não para o futuro) devia ser crime. Não ter ido ao mercado buscar um central e um DD também demonstrou qual era a política da direção em relação a esta época. E no final de Agosto ainda se lembraram de vender o Mitro para melhorar a coisa. Mas depois entra também a péssima gestão de Rui Vitória. Tal como no ano transato o olho do treinador foi top ao deixar de fora Krovinovic da Champions como já tinha acontecido a Zivkovic. Desde jogarmos constantemente com o Luisão, Felipe Augusto , Salvio, etc... Mas o melhor das suas opções aconteceu em Manchester quando decide meter o Diogo e deixar de fora Cervi, Rafa e Zivkovic. Nem vou comentar o que sucedeu em Basileia. Estas péssimas escolhas aliadas aos péssimos resultados e à falta de dedo no treino (coisa que RV admitiu, pois diz que o treino não é o mais importante) fez que o nosso futebol parecesse de distrital e de literalmente bombo para a frente. E neste ponto valeu Jonas numa 1ª vertente, seguido da entrada do Rúben Dias no 11 e depois a coisa que considero mais positiva desta época: Krovinovic. A sua qualidade, inteligência, classe e velocidade transformou o nosso jogo e tornou-o alegre, culminando num mês de Janeiro (até à sua lesão) de excelente futebol. Desde aí nunca mais fomos os mesmos e apesar de em casa as coisas até irem correndo bem, nos jogos fora íamos ganhando os jogos todos na raça aos 80 e tais minutos. E em termos físicos a equipa também estava pior de jogo para jogo, sendo que no máximo aguentava jogar 45 minutos e o resto era tudo em esforço. Mesmo assim chegámos ao jogo chave líderes. E em nossa casa devido à péssima postura do treinador quer em termos de mensagem para os jogadores quer em termos de substituições fomos ficando cada vez pior no jogo culminando com o golo aos 90. Há muito mais a debater sobre o nosso fraco futebol e como esta equipa não evoluiu nada desde 2016, sendo que regrediu em termos de processo muito mesmo, mas o texto como vêem já vai longo . 2 anos seguidos sem conseguir fazer 3 jogos seguidos de qualidade não serve para o Benfica. Escolher vacas sagradas em vez dos melhores não serve ao Benfica. E uma coisa que me incomoda, desde o 1º ano, é o facto de quando não estamos a ganhar a pancada de meter o Jimenez a extremo esquerdo ou direito a cruzar para o Rafa ou para o Cervi. Outra pancada deste ano foi colocar o Seferovic no meio-campo. E podia continuar... Terá de sair, pois o nosso futebol não irá melhorar. Nem com craques de 10/20M.
Que venha um treinador que meta a equipa a jogar bom futebol e que esteja atento ao detalhe, pois é isso que poderá fazer a diferença no jogo. Essencialmente, um treinador que nos faça sentir que não partimos atrás todas as épocas e que evolua não só a qualidade de jogo como também o clube em si, pois apesar de termos sido tetra a nossa evolução como clube foi quase nula e é isso que me preocupa mais para o futuro.

Luis1904

Citação de: piwo em 08 de Maio de 2018, 00:15
Apesar do RV ficar aquem nas qualidades para ser treinador do Benfica nao e aqui que reside o problema.
O problema esta na sabotagem do plantel ano apos ano.
Ate pode vir o Guardiola que nao sera campeao com Varelas Almeidas Douglas Augustos Pizzis Esferovites no plantel.

Eu não papo essa merda....

Os porcos este ano investiram?

Essa desculpa pegava em 14/15, por exemplo, em que saíram 7 titulares (Oblak, Garay, Siqueira, Matic, Enzo, Markovic e Rodrigo) e os porcos reforçaram-se à grande com emprestado do Barça e do Real (Casemiro, Tello, Oliver e ainda lá tinham o Jackson Martinez)...

Agora este ano os porcos só tinham merda....Uma ode à patetice perder este campeonato para esta equipa dos porcos....

Nós tivemos um pássaro na mão e tudo o que fizemos foi jogar sem brio...E ao contrário do que muitos pensam, temos lá jogadores que podem render bem mais...

Com o Quique até o Di Maria parecia fraco e o Aimar dava a titularidade ao Suazo....

Cholata

O plantel não é desculpa quando o Portinho é campeão com aquela cepalhada toda junta.

piwo

Citação de: Luis1904 em 08 de Maio de 2018, 00:22
Citação de: piwo em 08 de Maio de 2018, 00:15
Apesar do RV ficar aquem nas qualidades para ser treinador do Benfica nao e aqui que reside o problema.
O problema esta na sabotagem do plantel ano apos ano.
Ate pode vir o Guardiola que nao sera campeao com Varelas Almeidas Douglas Augustos Pizzis Esferovites no plantel.

Eu não papo essa merda....

Os porcos este ano investiram?

Essa desculpa pegava em 14/15, por exemplo, em que saíram 7 titulares (Oblak, Garay, Siqueira, Matic, Enzo, Markovic e Rodrigo) e os porcos reforçaram-se à grande com emprestado do Barça e do Real (Casemiro, Tello, Oliver e ainda lá tinham o Jackson Martinez)...

Agora este ano os porcos só tinham merda....Uma ode à patetice perder este campeonato para esta equipa dos porcos....

Nós tivemos um pássaro na mão e tudo o que fizemos foi jogar sem brio...E ao contrário do que muitos pensam, temos lá jogadores que podem render bem mais...

Com o Quique até o Di Maria parecia fraco e o Aimar dava a titularidade ao Suazo....

Quando vier outro treinador e tenha o Varela e afins na baliza falamos....

Ja nos outros anos com o desfalque da equipa foi uma autentica roleta russa.

Este ano foi em modo ultra hard mode.

Ps: O Porto tem melhor equipa que nos apesar de lhes ter um odio de morte. So na baliza faz logo a diferenca que da pontos.

Phuket

O Benfica vai investir forte para a próxima época. Esqueçam a cepalhada...

Pikes

Hui o plantel do Benfica é fraco.

Dava o cu e três tostões por um Marega, Otávio, Sérgio Oliveira , Herrera, José Sá ...

Enfim
Noção!

Kravgnar

Para mim é mais ou menos óbvio que o Benfica vai mudar de treinador, se conseguir uma saída airosa para todos, não acredito em despedimentos, mas se o Benfica conseguir convencer RV a aceitar uma proposta, acredito que saia e que é isso que o Benfica quer.

Pelo menos interpretando os sinais e o que vem sendo dito ao longo destes meses, isso para mim ficou mais ou menos claro.

E tudo começou com a Assembleia geral, estou até convencido que desde essa altura o Benfica sonda treinadores.

Abreu-jp

Citação de: Pikes em 08 de Maio de 2018, 00:25

Dava o cu e três tostões por um Marega, Otávio, Sérgio Oliveira , Herrera, José Sá ...

Enfim
Noção!
E é, comparado com os dos últimos 5 anos, é fraco.

Pikes

Citação de: Abreu-jp em 08 de Maio de 2018, 00:26

Enfim
Noção!

Mesmo assim é, de longe , melhor que o Porto...

Nem sei qual a dúvida.

Korczak

Citação de: Phuket em 08 de Maio de 2018, 00:25
O Benfica vai investir forte para a próxima época. Esqueçam a cepalhada...

Lol

Abreu-jp

Citação de: Pikes em 08 de Maio de 2018, 00:27

Enfim
Noção!

Nem sei qual a dúvida.
Por acaso não concordo, mas são pontos de vista.

Baron_Davis

Enfim
Noção!
é mais fraco que o do ano passado, isso é conseual

é ainda assim suficiente para não fazer o ridículo que foi feito nas taças internas, para não falar do maior escarro histórico europeu

Cholata

A equipa bem trabalhada servia e chegava para este campeonato foleiro e com os rivais na merda.

Recordo que o Sporting esteve para apanhar forte no lombo nos dois jogos.

Havia claramente potencial para mais. E aqui falhou o treinador.

Portanto, espero que saia.

Phuket

Se é fraco ou não, depende muito do treinador que treina os jogadores!
Mas tenho a certeza de 2 coisas:
1. Era mais fraco que o anterior e os planteis dos nossos adversários diretos eram mais fortes que no campeonato anterior;
2. Está provado que houve desinvestimento, basta ver os ReC e ver quanto se ganhou em vendas e quanto se gastou em compras.

Pikes

Citação de: Abreu-jp em 08 de Maio de 2018, 00:29
Citação de: Pikes em 08 de Maio de 2018, 00:27

Enfim
Noção!

Nem sei qual a dúvida.
Por acaso não concordo, mas são pontos de vista.

Sim. Estás no teu direito. O0