Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Cor_rubrum

Há aqui coisas, neste fórum, que uma vez escritas passam a verdades absolutas e ai de quem as contestar !
Um desses sofismas é o da táctica 4.5.1 que o RV teria voluntária ou involuntariamente implementado.
Na prática não há nenhum treinador que se gabe de jogar nesse sistema, se quiser ser levado a sério ou a prosperar na vida.
Na minha opinião de simples adepto de bancada, ele talvez tenha tentado jogar em 4.2.3.1, com um duplo pivot constituido pelo Fejsa e pelo Pizzi e uma segunda linha móvel mais à frente com Sálvio, Gedson e Cervi no apoio mais directo ao PL (Ferreyra/Castillo/ Jonas).
Se o que e ele imaginava originou uma amálgama anárquica e assaz anedótica, isso já é outra coisa...

Eagle 0nE

Sabem o que é mesmo mas mesmo preocupante? Não é a evidente e mais que comprovada incompetência de TODA a equipa técnica do RV. O pior de tudo é saber que o maior obstáculo para finalmente explodirmos como clube de topo tem bigode e ninguém o consegue fazer sair.

As evidências que todos identificamos são tão claras que não é possível não serem resolvidas sem haver consequências.

O mal vem de cima: a arrogância, a vaidade, sobranceria, falta de humildade, falta de capacidade de auto crítica, misturar interesses pessoais e de amigos com os do clube, tudo isso castra-nos. Depois vem o RV e a sua equipa técnica de fraquissima qualidade, incapazes de treinar um clube que se quer de elite.

Sim estou descrente, preocupado e resignado.

O Benfica está doente há muito tempo.

Homem_misterio

Citação de: Eagle 0nE em 03 de Agosto de 2018, 12:16
Citação de: Homem_misterio em 03 de Agosto de 2018, 12:13
Este ano somos tão fraquinhos que jogando contra clubes de topo(Juventus,Sevilla,Dortmund)só perdemos com o Lyon (por um golo e com 3 bolas ao poste).

Estás a dar tudo a ver se passas despercebido?

Volta para o teu forum dos ruis trindades da vida.

F-A-C-T-O-S
Este ano os clubes de topo não conseguem vencer o Rui "buraco-bombo" fraquinho que joga com almeidas e pizzis.

É preciso 3 bolas ao poste para o Lyon ganhar ao Benfica por margem mínima.

Cor_rubrum

Um dos problemas do jogo do Benfica chama-se Fejsa. Atenção que eu gosto do Fejsa e para a realidade do tugão é uma mais-valia, mas quando se tenta atingir outros patamares, vê-se que é curto.
Um 6 é importantíssimo no futebol moderno porque é uma espécie de fulcro entre o defender e o atacar. A primeira fase da construção começa habitualmente nesse 6. No nosso caso isso raramente acontece porque Fejsa se vê muito sobrecarregado  com missões defensivas por más dinâmicas de cooperação e de compensação por parte dos outros médios.
Mas volto a dizer, esse não é o nosso principal problema, o Fejsa é muito competente em 90% dos nossos jogos. Os outros 10% talvez necessitassem de um outro tipo de jogador.
É a minha opinião.

Jar Jay

Citação de: Homem_misterio em 03 de Agosto de 2018, 12:30
Citação de: Eagle 0nE em 03 de Agosto de 2018, 12:16
Citação de: Homem_misterio em 03 de Agosto de 2018, 12:13
Este ano somos tão fraquinhos que jogando contra clubes de topo(Juventus,Sevilla,Dortmund)só perdemos com o Lyon (por um golo e com 3 bolas ao poste).

Estás a dar tudo a ver se passas despercebido?

Volta para o teu forum dos ruis trindades da vida.

F-A-C-T-O-S
Este ano os clubes de topo não conseguem vencer o Rui "buraco-bombo" fraquinho que joga com almeidas e pizzis.

É preciso 3 bolas ao poste para o Lyon ganhar ao Benfica por margem mínima.

Factos:

Benfica marcou 1 golo, o 2 foi um auto golo. Vlacho fez 2 grandes defesas e o Lyon mandou 1 bola ao post.

e agora? fica 4-6?

nuno16577

Citação de: Maquiavel21 em 03 de Agosto de 2018, 11:06
Citação de: nuno16577 em 03 de Agosto de 2018, 10:47
Citação de: ItsY2Inferno em 03 de Agosto de 2018, 02:31
Fartinho deste 4-3-3 á treinador mediano. O triangulo do meio campo sem dinamica nenhuma, a única dinamica que tem é o extremo vem para a dentro para o lateral do seu flanco subir. O ponta completamente sozinho na frente, horrivel mesmo.
Qual 4-3-3 aquilo é um  4-5-1 claro.

Parabéns!

Eu ali não consigo ver nada!
Eu estava a ser amigo do RV O0

Aslio

Citação de: Cor_rubrum em 03 de Agosto de 2018, 12:35
Um dos problemas do jogo do Benfica chama-se Fejsa. Atenção que eu gosto do Fejsa e para a realidade do tugão é uma mais-valia, mas quando se tenta atingir outros patamares, vê-se que é curto.
Um 6 é importantíssimo no futebol moderno porque é uma espécie de fulcro entre o defender e o atacar. A primeira fase da construção começa habitualmente nesse 6. No nosso caso isso raramente acontece porque Fejsa se vê muito sobrecarregado  com missões defensivas por más dinâmicas de cooperação e de compensação por parte dos outros médios.
Mas volto a dizer, esse não é o nosso principal problema, o Fejsa é muito competente em 90% dos nossos jogos. Os outros 10% talvez necessitassem de um outro tipo de jogador.
É a minha opinião.
Enquanto o RV insistir no Gedson a ir pressionar alto, vai continuar a ser assim.
Gedson é mais que capaz de jogar mais atrás e de assumir a fase de construção. Estando mais atrás, permite ajudar mais o Fejsa no momento defensivo e não abrir uma cratera como o Pizzi faz.

Chelas

Vê lá se na terça tiras a merda de ideia deste 4-5-1 e voltas a jogar com a táctica do ex treinador que te fez ganhar 2 campeonatos, fica a dica:

Vlacho
Almeida
Rúben Dias
Jardel
Grimaldo
Fejsa
Gédson
Pizzi
Zivkovic
Jonas
Ferreyra

raymanzarek

Jogámos alguma vez em 4-4-2 nos jogos de pré época?

JMJ1976

Citação de: Aslio em 03 de Agosto de 2018, 12:41
É a minha opinião.
Enquanto o RV insistir no Gedson a ir pressionar alto, vai continuar a ser assim.
Gedson é mais que capaz de jogar mais atrás e de assumir a fase de construção. Estando mais atrás, permite ajudar mais o Fejsa no momento defensivo e não abrir uma cratera como o Pizzi faz.

Acho que a ideia do Rui Vitória é exactamente colocar o Pizzi na fase de construção, ganhando assim espaço e tempo para organizar desde trás, com Gedson à frente para garantir transporte e mais pressão na reacção à perda de bola, e parece-me uma ideia interessante, se bem que, como se viu no ultimo jogo com o OL, Pizzi precise de melhorar no posicionamento defensivo, onde agora tem mais responsabilidades.

Quanto ao Fejsa, admito que se tivesse a capacidade de construção de, por exemplo, um William Carvalho, daria outro tipo de soluções ao jogo mas, comparando com o Danilo, por exemplo, não me parece que fique atrás. Preciso perceber quanto vale hoje, no futebol europeu, um jogador com a capacidade defensiva de Fejsa e com boa capacidade de construção. São jogadores valiosissimos.

A seu tempo, a aposta em Alfa Semedo parece ser no sentido de ir aprendendo com Fejsa e de garantir alguém com um pouco mais de condições para a construção, mas para já, ainda estamos no inicio dessa evolução.

Cor_rubrum

O sucesso de um 4.3.3 assenta muito num meio campo rotativo, com pelo menos um elemento diferenciador que faça aquele passe a rasgar ou  aquela diagonal mortífera e por um trio de avançados móveis.
Quando tens dois extremos como o Sálvio e o Cervi, agarrados às linhas e um PL perdido no meio, sem quaisquer apoios e atrás destes três médios que se atrapalham nas suas tarefas, chegas ao modelo de jogo de RV.
Impensável, de facto. Mas tenebroso porque verdadeiro.

-GanT-

Nunca pensei dizer isto, mas tenho saudades do futebol praticado na altura do JJ.

lmoutad

Citação de: -GanT- em 03 de Agosto de 2018, 12:53
Nunca pensei dizer isto, mas tenho saudades do futebol praticado na altura do JJ.

Ter saudades do futebol dessa altura deve ser algo imprescindível em qualquer benfiquista. O nosso jogo era absolutamente cativante.

Ele ter saído para o rival feriu de morte a imagem dele no seio dos benfiquistas, mas o que é facto é que o futebol era muito bom.

Aslio

Citação de: JMJ1976 em 03 de Agosto de 2018, 12:50
Citação de: Aslio em 03 de Agosto de 2018, 12:41
É a minha opinião.

Acho que a ideia do Rui Vitória é exactamente colocar o Pizzi na fase de construção, ganhando assim espaço e tempo para organizar desde trás, com Gedson à frente para garantir transporte e mais pressão na reacção à perda de bola, e parece-me uma ideia interessante, se bem que, como se viu no ultimo jogo com o OL, Pizzi precise de melhorar no posicionamento defensivo, onde agora tem mais responsabilidades.

Quanto ao Fejsa, admito que se tivesse a capacidade de construção de, por exemplo, um William Carvalho, daria outro tipo de soluções ao jogo mas, comparando com o Danilo, por exemplo, não me parece que fique atrás. Preciso perceber quanto vale hoje, no futebol europeu, um jogador com a capacidade defensiva de Fejsa e com boa capacidade de construção. São jogadores valiosissimos.

A seu tempo, a aposta em Alfa Semedo parece ser no sentido de ir aprendendo com Fejsa e de garantir alguém com um pouco mais de condições para a construção, mas para já, ainda estamos no inicio dessa evolução.
A ideia seria interessante se fosse positiva do ponto de vista ofensivo e defensivo. Não é, de todo.

O Gedson pode começar o transporte desde trás e tem igualmente capacidade de construção. Estando o Pizzi mais recuado, significa que a equipa fica debilitada a defender, porque Pizzi é fraquíssimo na marcação e é mais lento que o Gedson.
Volto a dizer que, na minha opinião, voltar ao 4-4-2 com Jonas e Ferreyra, Fejsa e Gedson e Pizzi encostado à direita seria o mais adequado. Estariam 2 na frente para a pressão alta e o Pizzi ajudava na mesma na fase de construção. Vantagem de ter o Jonas a vir buscar jogo mais atrás, como ele sempre fez, mas mantinha-se o Ferreyra na frente.

Cor_rubrum

A história dos extremos colados às linhas, não são características próprias e imutáveis dos jogadores em causa mas resultam de vícios do nosso 4.4.2 original, ou seja, os jogadores não conseguem dar o salto de sistema ao contrário do que apregoa o RV.
O Cervi sabe bem fazer movimentos interiores e até jogar à direita. O Sálvio sempre me pareceu um pouco morcão para essas subtilezas e não é homem para o 4.3.3.
Porque o nosso treinador não consegue ver isto é um mistério para mim.