Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

lPhoenix

Citação de: ruibenfica80 em 22 de Agosto de 2018, 11:46
Citação de: krak em 22 de Agosto de 2018, 11:27
Um pouco a frio...

A 1ª parte foi muito boa, se tivéssemos sido mais eficazes na finalização podíamos ter ido para o intervalo com o jogo e até a eliminatória praticamente resolvida. Um gajo a pensar epa isto sim a coisa este ano está melhor....

A 2ª parte a equipa morreu quando Pizzi perdeu o fulgor e começaram as substituições. Incrível como se perde o fim à meada de um momento para o outro e se fica agarrado aos tomates com o PAOK que tem jogadores que em Portugal provavelmente andaria por equipas que lutam para não descer.

Depois acabas o jogo com Almeida a bater livres, Seferovic a organizar jogo e.. Ferreyra a fazer passes para o GR...  Complicado...


Agora que Benfica vamos ter contra o Sporting e contra o PAOK?
Se for o da 1ª parte acredito que ganhamos os 2 jogos... Mas e se for o "outro"?! Nem é bom pensar...

Gosto destas conversas mais a frio.

Gostei da primeira parte. Em geral o 11 inicial funcionou bem. Boa dinâmica com o Pizzi e o Gedson a entrarem na área para finalizar. É um aspeto que vem a ser melhorado desde o início da época e neste jogo fizeram-no muitas vezes.

Concordo que perdemos o controlo do jogo ali para os 70 minutos.
Eu sei que isto não é um jogo de computador e o treinador não tem as barras de energia dos jogadores para ver a quantos % vão. Mas aqui acabo por o culpar um pouco pela condição da equipa e pelo total colapso que se sentiu antes das substituições.

Depois as substituições.
Eu estava a ver o jogo na TVI e também estavam a dizer que se devia meter o Rafa pelo Zivkovic. Mas já se notava a equipa um pouco cansada. Pelos vistos o RV achou o mesmo que a malta da TVI. Eu por acaso estava a pensar que era melhor refrescar o Pizzi ou o Gedson primeiro porque aquilo ia dar para o torto. Acho que meter um Rafa para jogar em aceleração rápida quando tens muita gente à beira do peido mestre.....foi a morte do artista. O Rafa teria de ser a 2a ou 3a substituição, não a 1a. Mas isto é o meu ponto de vista.

A entrada do Felix está certíssima para mim. Precisávamos de alguém com capacidade de ter bola. O Felix era uma boa opção no banco. E a saída do Pizzi também me pareceu muito acertada. Eu tinha era feito esta substituição primeiro.

Já a entrada do Seferovic......cheirou a desespero depois do golo deles. E não se pode entrar em desespero. Até porque se era para entrar em desespero, mais valia meter um central lá na área para o chuveirinho. São os melhores jogadores que temos para o jogo aéreo. O Seferovic é jogador para jogar no espaço e se vamos para cima do adversário, não é as condições ideais para ele. Só se o PAOK subisse linhas mas porque diabo iriam eles arriscar com 1-1 fora.....


Para mim a ordem das substituições teria sido:
Felix para o lugar do Pizzi
Alfa para o lugar do Gedson
Rafa para o lugar do Cervi (mas também aceitava para o lugar do Zivkovic...aliás, se o metesse no lugar do Cervi, puxava o Felix para a esquerda e o zivko para o meio. O Rafa na direita parecia-me boa ideia)

É pena que se tenha borrado a pintura toda ali nos 60/70 minutos.
Foi um ótimo jogo até ali.
Gostei de ver o Benfica jogar.
Levei com o balde de água fria como levámos todos...e aquela merda saiu do congelador.




Gostei do comentário, boa análise apesar de não concordar com algumas opções que terias tido, mas isso cada cabeça sua sentença!

A equipa não estava a perder o meio-campo pelo que a precisar de marcar golos nunca mexeria num sector que estava a funcionar e ainda não estava a dar sinais de cansaço. O que nos estava a faltar nessa altura era um finalizador e Ferreyra não estava sequer a criar oportunidades pelo que uma troca por troca teria sido o mais indicado para a 1ª substituição. Colocaria Seferovic a PL no lugar de Ferreyra.

O PAOK não estava a querer atacar, subia quando tinha espaço mas não passavam de rasgos individuais por zonas interiores, coisa que Fejsa e os centrais não fossem resolvendo, assim havendo sinais de cansaço no ataque passaria para a segunda substituição Cervi (menos interventivo e inconsequente no ataque) por Félix.

A terceira sub é uma incógnita, dependeria de uma série de factores. Mas supondo que conseguiamos finalizar as jogadas de ataque e o jogo estava de feição, trocaria Gedson ou Pizzi (o que estivesse mais cansado) por Alfa.

Agora um último ponto, disseste: "Acho que meter um Rafa para jogar em aceleração rápida quando tens muita gente à beira do peido mestre.....foi a morte do artista. O Rafa teria de ser a 2a ou 3a substituição, não a 1a."

É algo que tenho vindo a chamar a atenção mas pouca gente tem a noção disso. Rafa ou entra de início e tem colegas frescos para o acompanharem nas arrancadas ou então não pode entrar mais no jogo. Muito menos ser 2ª ou 3ª, aqui discordo contigo, pelo mesmo motivo.

miniMilk


Didas

Epa, também não concordo com muita coisa. A questão é que se tivéssemos sido mais eficazes tínhamos ganho com pelo menos 2 ou 3 golos de diferença, e estava-se aqui a jogar foguetes... Os "defeitos" já passavam mais despercebidos. MAS, como se falhou tantos golos, e ficou 1-1, agora estamos aqui no "tudo está mal e errado." :disgust:

Rui, tens bom remédio: Ganha aos Lagartos e ganha na Grécia, o resultado é o menos. Simplesmente joga, e ganha! Com tanta oportunidade e melhorando a eficácia, tudo fica mais "fácil".

E quanto ao Inferno da Luz... Peço desculpa, Estádio da Luz, que ambiente fervoroso, que garra, que chama, que paixão. Tenho a certeza que os Gregos ficaram impressionados, e eles que têm verdadeiros Infernos no seus Estádios. Como é o caso do PAOK, Olympiacos, Panathinaikos, AEK e Aris.
Fodasse! Que tristeza que isto se tornou, o Benfiquinha no seu melhor.  :bandeiraslb2:

MTrigueiros

Não vi o jogo, mas a crítica é unânime e diz que o Benfica fez o suficiente para golear. Estranho um bocado os comentários aqui no fórum.

A crítica que lhe posso apontar é a repetição do mesmo 11. Compreendo que não mexa na defesa, daí para a frente, e sobretudo nos extremos, não faz sentido jogarem sempre os mesmos. Ainda para mais quando temos um jogador em claro sub-rendimento (Cervi).

Livrinhos

Citação de: nightcrowler em 22 de Agosto de 2018, 11:59
Citação de: Livrinhos em 22 de Agosto de 2018, 11:51
Citação de: nightcrowler em 22 de Agosto de 2018, 11:40
Citação de: krak em 22 de Agosto de 2018, 11:27
Um pouco a frio...

A 1ª parte foi muito boa, se tivéssemos sido mais eficazes na finalização podíamos ter ido para o intervalo com o jogo e até a eliminatória praticamente resolvida. Um gajo a pensar epa isto sim a coisa este ano está melhor....

A 2ª parte a equipa morreu quando Pizzi perdeu o fulgor e começaram as substituições. Incrível como se perde o fim à meada de um momento para o outro e se fica agarrado aos tomates com o PAOK que tem jogadores que em Portugal provavelmente andaria por equipas que lutam para não descer.

Depois acabas o jogo com Almeida a bater livres, Seferovic a organizar jogo e.. Ferreyra a fazer passes para o GR...  Complicado...


Agora que Benfica vamos ter contra o Sporting e contra o PAOK?
Se for o da 1ª parte acredito que ganhamos os 2 jogos... Mas e se for o "outro"?! Nem é bom pensar...

exactamente. só agora estou a conseguir lidar, mas enfim.

entre os 20 e os 60 minutos, tivemos ocasiões para resolver a eliminatória. aliás, tivesse o Pizzi num dia sim do ponto de vista de finalização, e veríamos o Felix a titular na Grécia para ganhar calo. enfim.

o que me parece é que aos 60 minutos, mais coisa menos coisa, a equipa fisicamente estoirou. simplesmente caiu abruptamente. e aliás, no lance que dá o golo do PAOK, o Pizzi fica agarrado à perna, e parece-me ter sido de cansaço.

enfim. o PAOK é uma boa equipa (eliminou o Basileia e o Spartak), mas muito inferior ao Benfica. tenha o Benfica capacidade de jogar pelo menos 75% do que jogou na Luz, e facilmente elimina os gregos. aliás, não me recordo de uma só defesa que se veja do Vlachodimos, e o deles teve uma série delas.

já agora, os centrais estiveram bem (ganharam quase todos os duelos em antecipação), o Grimaldo é um jogador diferenciado, o Pizzi está numa forma fantástica, o Gedson continua a mostrar valor. o Zivkovic parece-me ainda preso de movimentos (deve ter sido por começar época mais tarde), o Cervi dá ritmo ao jogo mas peca na definição.
o Ferreyra ontem precisava de ser substituído, estava claramente cansado, uma pena não podermos contar com Jonas, Castillo nem o próprio Salvio.


o que deve preocupar agora é mesmo a gestão física da equipa. ontem foi um jogo exigente, sábado temos outro jogo bastante puxado, e depois na próxima semana jogo decisivo em Atenas. o Gedson tem que ser gerido com pinças, temo que estejamos a puxar demasiado por ele nesta fase.

Preocupa quem? Os adeptos? Sim, preocupa.

Agora a equipa técnica? Não parece. Sábado estão lá os mesmos, mudando uma cara no máximo. Na Champions também.

Não sou especialista e gostaria de ouvir/ler alguém especialista na área, no entanto e após fazer a comparação com outras equipas, só mexer na equipa quando há lesões ou castigos é para ser interpretado como?

não comento porque há argumentos para ambos os lados, e não tenho conhecimentos suficientes para emitir uma opinião válida.

na fase inicial da época, creio ser producente apostar num onze, para estes poderem ganhar ritmo, rotinas, etc etc etc. e só alterar no decorrer dos jogos. e creio que, se analisarmos as grandes equipas, é comum nos primeiros 4/5 jogos da época (repito: creio, não tenho certeza).

por outro lado, há quem defenda que deve haver maior rotação, para ter os jogadores fisicamente mais aptos, menos cansados.

há um trade-off entre descanso e ritmo de jogo, a questão é qual é mais valorizada nesta fase. o red skin disse algo curioso a respeito do Castillo, que tinha ainda poucos minutos e jogou a titular... e lesionou-se.

não tenho, sinceramente, capacidade técnica para saber se faz sentido alterar ou não o onze inicial.

Eu tal como tu também não tenho capacidade técnica para responder a estas questões. Por isso é que perdi um bocado de tempo de fui analisar outras equipas em situações idênticas à do Benfica e pareceu-me óbvio que andam a usar mais jogadores. Não sei se isto torna a situação mais clara ou mais dúbia, no entanto é natural que fiquem questões no ar quando se anda a jogar de 3 em 3 dias, e se fazem subs num jogo que está 2-0 aos 81 e aos 88.




LuigiSLB83

Citação de: kazy em 22 de Agosto de 2018, 12:02
Não percebi a substituição do Zivkovic ontem.

Já eu, o que não percebo, é todo o crédito e fichas que o Zivkovic pode gastar, que independentemente do seu rendimento, parece que é ele e mais 10.

Eu também o teria substituído. Estava a dar zero à equipa. Passes para o lado ou para traz, era o que se via nele. Apático. Pesadão. Só tinha de sair.

_Xebola_

Citação de: miniMilk em 22 de Agosto de 2018, 12:04
mais a frio:

Tem de passar o PAOK
Se não passar está na hora de sair pelo próprio pé ou os adeptos passarem da tímida contestação a algo mais
E inadmissível não passar esta eliminatória

Que contestação???

A Luz tornou-se num cineteatro que no fim de cada espectáculo todos batem palminhas...

nightcrowler

Citação de: Mannschaft em 22 de Agosto de 2018, 10:51
Citação de: TheRedStar em 22 de Agosto de 2018, 10:22
Citação de: Mannschaft em 22 de Agosto de 2018, 10:19
Citação de: TheRedStar em 22 de Agosto de 2018, 10:15
Citação de: vcunhaa em 22 de Agosto de 2018, 09:50
Citação de: Pedro Nunes 28 em 22 de Agosto de 2018, 09:46
Eu que sou critico relativamente ao RV e inclusive tinha a esperança que este ano saisse, não consigo entender as criticas a respeito do jogo de ontem.
O unico erro que lhe posso apontar sera a manutenção do Cervi na equipa, de resto a equipa jogou muito bem e apenas por manifesta azelhice e falta de sorte os gregos ontem não sairam da Luz de saco cheio.
O PAOK ontem fez UM carxxx, UM remate enquadrado com a baliza, já o Benfica teve pelo menos 7/8 oporrtunidades de golo claras e ainda um penalty e expulsão perdoadas pelo arbitro.
Se já existiram jogos onde ele merecia e bem ser criticado, ontem não foi o caso....a equipa jogou muito bem e num dia normal teriam ganho o jogo por 4 ou 5.

Não consigo mais.

É impossível discutir com alguém que está a defender o jogo de ontem.

Estamos a falar do PAOK por amor de deus. Eles jogaram bem e tal porque nos estudaram. Sabiam o que iam para campo fazer.

Nós vimos da 2º parte á olhar para os outros a jogar futebol. Mas que merda é esta ?

Só houve um jogo que não ganhamos e acho que este homem de fato fez tudo que tinha a fazer. Ano passado contra o sporting em casa (1-1).

Esse jogo sim perdemos injustamente e o homem de fato que temos no banco fez de tudo e bem feito para ganharmos o jogo.

Eu já defendi muito mas mesmo muito o homem de fato que temos no banco mas já chega. Já é muito mau ver os jogos não tornem isto pior pf

O PAOK só começou a jogar partir dos 65/70. O jogo foi de sentido único até essa altura.
Falso.

Ainda que nem todas as jogadas tenham dado remate, o PAOK chegou com perigo umas 3 ou 4 vezes à nossa área antes de marcarem.

Os tipos tiveram 2 lances de "perigo".
Nós tivemos 6/7 oportunidades reais para marcar.
O Benfica atacava, falhava, o PAOK tentava sair para o ataque, o Benfica tirava-lhes a bola, atacava, falhava. E assim sucessivamente.
Discordo dessa análise.

O PAOK teve várias aproximações à nossa área típicas de uma equipa que está a jogar fora. O jogo que eles fizeram foi semelhante ao que nós fizemos na Turquia, em que as melhores oportunidades pertenceram ao Fenerbahçe e no entanto, tivemos quase sempre a eliminatória sob controlo.

Daquilo que vi ontem, o meio campo deles circula muito bem a bola. Centrais que sabem sair com bola e extremos virtuosos. Em casa vão controlar o jogo e ter ainda mais oportunidades de golo. Ora, se a jogar fora criaram as oportunidades que criaram, em casa vão jogar para ganhar o jogo.

E não me vou alongar muito mais porque estou a falar do... PAOK de Salónica.

o Fenerbahce a jogar em casa teve alguma perdida como a do Ferreyra no final do jogo? ou mandou alguma bola ao poste? ou conseguiu falhar um golo À entrada da pequena área como o Pizzi ontem?

estamos a comparar o incomparavel.

houve alturas em que o PAOK foi simplesmente engolido, tentava sair a jogar e era abafado, centrais ganhavam em antecipação e era um vê se te avias a defender.
o Benfica na Turquia, além do golo, teve  uma bola ao poste pelo Ferreyra e dois lances na entrada da área que remataram mal (Salvio e Pizzi).

J_PN

Citação de: LuigiSLB83 em 22 de Agosto de 2018, 12:07
Citação de: kazy em 22 de Agosto de 2018, 12:02
Não percebi a substituição do Zivkovic ontem.

Já eu, o que não percebo, é todo o crédito e fichas que o Zivkovic pode gastar, que independentemente do seu rendimento, parece que é ele e mais 10.

Eu também o teria substituído. Estava a dar zero à equipa. Passes para o lado ou para traz, era o que se via nele. Apático. Pesadão. Só tinha de sair.

Na direita é para esquecer... Meu rico Salvio, raramente força um 1v1, raramente faz uma mudança de velocidade para ultrapassar o lateral. A bola chega-lhe aos pés e o jogo pára automaticamente.

LMAB

Citação de: LuigiSLB83 em 22 de Agosto de 2018, 12:07
Citação de: kazy em 22 de Agosto de 2018, 12:02
Não percebi a substituição do Zivkovic ontem.

Já eu, o que não percebo, é todo o crédito e fichas que o Zivkovic pode gastar, que independentemente do seu rendimento, parece que é ele e mais 10.

Eu também o teria substituído. Estava a dar zero à equipa. Passes para o lado ou para traz, era o que se via nele. Apático. Pesadão. Só tinha de sair.


Não é esse o estilo de jogo do professor Bombo ?

diego040675

Citação de: LuigiSLB83 em 22 de Agosto de 2018, 12:07
Citação de: kazy em 22 de Agosto de 2018, 12:02
Não percebi a substituição do Zivkovic ontem.

Já eu, o que não percebo, é todo o crédito e fichas que o Zivkovic pode gastar, que independentemente do seu rendimento, parece que é ele e mais 10.

Eu também o teria substituído. Estava a dar zero à equipa. Passes para o lado ou para traz, era o que se via nele. Apático. Pesadão. Só tinha de sair.
sim, mas se fosse esse o critério para a substituição, haviam uns quatro ou cinco que deviam ter saído
Ele é que já tem as substituições pre defenidas
Quando teve de tirar um coelho da cartola, perguntou ao Arnaldo....
E meteu em campo um jogador que pura e simplesmente não conta
Surreal

Livrinhos

Citação de: Pedro Nunes 28 em 22 de Agosto de 2018, 12:01
Citação de: Livrinhos em 22 de Agosto de 2018, 11:56
Citação de: LuigiSLB83 em 22 de Agosto de 2018, 11:52
Quer dizer, o RV não serve para o Benfica porque não ganha jogos na Europa, mas o Abel que é eliminado da forma como foi, com uma equipa ao seu alcance, é solução para o Benfica. Ok.

Eu não sei se o Abel é ou não solução para o Benfica, quem eu tenho a certeza que não é solução e é neste momento um grande problema à evolução do Benfica (independentemente de todos os seus méritos do passado recente) é quem apresenta estes números:

Spoiler
Citação de: Slb04Sempre em 22 de Agosto de 2018, 00:31
Dado que estou com azia, fiz uma compilação dos jogos do Benfica contra Porto e Sporting e para a Liga dos Campeões, não sei se me escapou algum jogo/resultado, mas o resumo é:

40 Jogos

11V 12E 17D

39 golos marcados, 56 golos sofridos

Desde a vitória contra o Dortmund, em 14 jogos só ganhamos 1!!


[fechar]
Longe de defender o RV, porque tambem o queria fora da equipa desde o final do ano passado.
Mas esses numeros dizem exactamente o que ?
Se tivessemos ganho 70% desses jogos e titulos ZERO....passava a ser bom treinador ?
Só para tentar perceber o raciocinio.

O raciocínio é fácil de perceber. Existe uma gradual decadência de resultados contra os adversários em Portugal e também na Europa.

Decadência essa que nos afastou de todos os títulos na época passada. Vamos ver o que esta época nos oferece, temos já um jogo no fim de semana para perceber em que pontos estamos, contra um clube em guerra civil.

Jiujitsu

Citação de: Kravgnar em 22 de Agosto de 2018, 10:50
Todos têm reconhecido que o Benfica tem "rebentado" cedo.

Mas eu não acho que isso tenha a ver com rotatividade. Acho que está mais no desequilíbrio dos esforços feitos ao longo do jogo.

O Benfica ao que parece vai assentar o seu jogo na pressão/recuperação e saída rápida para o ataque, ou seja, os jogadores vão correr muito.

Ontem o Gedson levou inúmeras vezes a bola desde o meio até à área em sprint, o Pizzi também, os alas estão constantemente a fazer picos para ganhar as bolas nas costas dos laterais.

Quanto a mim o Benfica deve aprender a dosear este esforço, e isso deve ser feito tendo capacidade para ter bola, "descansar" com bola. Nenhuma equipa aguenta um jogo inteiro a jogar a alta rotação, o que não deve acontecer é uma espécie de esquizofrenia e estar sempre nos lados opostos da barricada: Ou se joga em alta rotação ou se recua a equipa porque naquela altura não há fôlego para grandes pressões e intensidades.

O treinador deve trabalhar neste equilíbrio, fazer com que a equipa seja capaz de "descansar" sem recuar e sem dar o jogo ao adversário.

É exactamente isto.

Pressionamos com muito espaço entre setores porque os jogadores correm de facto muito mas mal, em grande parte.
Fisicamente vamos estar sempre fragilizados a partir de certa altura porque o gás acaba.

Depois ou já temos o jogo resolvido por volta dos 60 e começamos uma boa gestão com bola ou vamos andar a sofrer que nem cães, sempre que o adversário puser uma mota, um qualquer laionel Regen ou um Joel do Maritimo, que de facto é um bom jogador, e que entre a partir dos 65 minutos vai por tudo em polvorosa porque terá um boost que mais ninguém tem.

O Ramires era o jogador ideal para isto, vamos obviamente ganhar muitos jogos com esta ideia de jogo mas nós jogos complicados vamos continuar a sofrer muito.
Em suma, agrada me muito mais esta postura do que a expectante que nos tem pautado mas o grande problema é de Base com este treinador estamos fodidos.

xiribiti

Citação de: Fernando Chalana em 22 de Agosto de 2018, 11:25
Citação de: xiribiti em 22 de Agosto de 2018, 11:19
Citação de: Fernando Chalana em 22 de Agosto de 2018, 11:09
Citação de: xiribiti em 22 de Agosto de 2018, 11:02
Citação de: Fernando Chalana em 22 de Agosto de 2018, 10:27
Citação de: MitroGlicerina em 22 de Agosto de 2018, 10:20
Citação de: Fernando Chalana em 21 de Agosto de 2018, 23:44

Haters do RV, não façam já a festa.
Com tanta cartilha na boca tu é que andaste a fazer a festa aparentemente.

Chama-lhe o que tu quiseres porque não vou ligar a essas provocações.
A frase é para os haters que aqui pediram o que fosse necessário para RV ser despedido, ser eliminado da CL, por exemplo.
É para esses que desejam o mal do clube que a frase se dirige.
Para não fazerem já a festa porque faltam 90m e só acaba no fim.
E também para tirarem o cavalinho da chuva se acham que RV é despedido se falhar a CL.

Se depender do teu patrão já sabemos que fica. Vendem-se mais uns jogadores. Por alguma razão ninguém dos dragartos da direção parece preocupado. Afinal para eles tanto lhes faz, certo?

O que é vender jogadores tem a ver com o RV ficar ou não?
Se queres provocar pelo menos tenta demonstrar alguma inteligência e coerência argumentativa. Pode ser que te leve a sério.

Quem não te leva a sério é 90% do Fórum que percebeu logo ao que vinhas quando aqui chegaste.

Vai lá perguntar ao teu patrão se não se está marimbando se entra ou não na CL.

Tens-te em boa conta.
Para achares que és 90% do Fórum ou no limite achares que sabes o que o Fórum pensa sobre ao que vim, só pode.
Mas isso não é importante.
O importante é explicares  de que forma a saída de jogadores tem a ver com a saída do RV. É uma coisa sem nexo nenhum, sem qualquer contexto.


Mas eu concordo contigo em que o RV não sai.

Quando me refiro á venda de jogadores isso é porque assim vão conseguir colmatar a não ida à Champions

Strata

Temos tudo para os eliminar na Grécia, somos muito mais equipa. Não passando, vai ficar com a rédea bem curta para o LFV, e bem. Já para o fórum, os comentários aqui na maioria são iguais, quer ganhemos ou percamos. Só muda  hora a que são escritos.