SL BENFICA - TETRA-CAMPEÃO NACIONAL FEMININO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Dandy

TeamRocket37

Raquel Abreu regressa a equipa!

Bem vinda de volta  :bandeiraslb2:

SERNADA_SLB

Citação de: Theroux em 15 de Dezembro de 2015, 23:38
Citação de: Dandy em 15 de Dezembro de 2015, 23:28

A equipa está mais fraca do que no ano passado?

Desculpem a ignorância mas ... saiu alguma jogadora importante?

O 5 inicial está basicamente ao mesmo nível da época passada, graças à entrada de uma chilena, o resto do plantel é que perdeu bastante qualidade porque saíram várias jogadoras de bom nível, algumas em cima do início da época, que não foram devidamente substituídas. E a Sofia Vicente faz parte do plantel mas pouco tem jogado (ou saiu mesmo em definitivo).

Na questão das entradas, não esquecer que para além da chilena ("Maca" Ramos), houve outra entrada importante, Margarida Florêncio. Esta atleta é presença assídua na seleção nacional.

Amigo das modalidades

Citação de: Theroux em 16 de Dezembro de 2015, 11:10
Citação de: Amigo das modalidades em 16 de Dezembro de 2015, 01:10
Citação de: Theroux em 15 de Dezembro de 2015, 23:59
Muitas, ou pelo menos algumas, adoravam ser profissionais, mas para isso é preciso existir abertura do clube, ou seja, uma total revolução da mentalidade vigente.

mas está tudo doido? apostar no profissionalismo numa modalidade que consegue ter pouco mais de uma duzia de equipas em portugal? com os enormes sacrificios que muitas atletas fazem para jogar, quanto mais para treinar? noção...

revolução de mentalidade vigente só se for no desporto em portugal, coisa que considero impossivel. o Benfica nao tem de revolucionar nada. E não é um problema do hóquei feminino, é um problema geral do desporto feminino em portugal.

Agora temos de saber onde capitalizar os nossos recursos, e nao pode ser aqui. Já muito faz o Benfica

O Benfica claramente não faz muito no feminino de pavilhão (para o potencial e condições que tem), logo não capitaliza da forma mais adequada os seus recursos. Excluindo o hóquei sénior onde se transcendeu, principalmente na Europa.

A profissionalização total não é necessária nem desejável, devia ter falado em semi-profissionalização (sem pressa e com um investimento mínimo).

É precisamente devido aos enormes sacrifícios que as atletas fazem que esse caminho não devia estar fechado. Caso contrário também se retira o estatuto de profissional aos atletas de todos os desportos com ainda menos visibilidade e retorno e fica tudo para as 5 masculinas.

O hóquei feminino acabou de sofrer uma revolução total graças ao Benfica, deve ser esse o caminho.

mas qual potencial? as jogadoras que há em Portugal dá para fazer 13 equipas... e muitas incompletas, e com miudas de 15 e 16 anos. Há que ter noção da realidade global. Não é o Benfica que vai resolver o problema das modalidades femininas em geral, e do hóquei em particular.

Jogar hóquei é caro, desde sempre. isso é logo um problema... Mas o hóquei precisa de implementação de base, nomeadamente ao nivel do desporto escolar, uma situação onde por exemplo o andebol e sua federação apostaram forte.

BlankFile

Com a Raquel Abreu de volta, parece-me evidente que a Inês Vieira também saiu de vez da equipa. É uma pena.

Mas, vamos continuar o nosso percurso com as jogadoras que temos e esperar que não saia mais ninguém.

paulomaia1972

Citação de: Dandy em 16 de Dezembro de 2015, 13:17

Obrigado a todos pelas respostas.

Não faz parte do tópico, mas como vês o desfecho da venda dos jogos à NOS?

BlankFile

Theroux, estamos em Portugal. Não estamos em Espanha.

Este paradigma do desporto feminino não vai mudar tão cedo. E falando do Hockei feminino, há tão poucas atletas... que enfim, nem sei como é que ainda há provas oficiais.

Se continuar assim como está, já não é nada mau...

Amigo das modalidades

Citação de: BlankFile em 16 de Dezembro de 2015, 14:50

Este paradigma do desporto feminino não vai mudar tão cedo. E falando do Hockei feminino, há tão poucas atletas... que enfim, nem sei como é que ainda há provas oficiais.

e para ter mudado em Espanha foi preciso há mts anos, uma intervenção estatal. Uma politica desportiva. Coisa que cá não há, e o mundo do desporto continua a ser machista. Não há que ter vergonha de o dizer.

antes de falarmos do caso especifico do hóquei feminino, eu falo só do futebol feminino. Futebol, o "desporto rei"...

BlankFile

Citação de: Carlos Esteves em 16 de Dezembro de 2015, 10:55
Citação de: BlankFile em 16 de Dezembro de 2015, 01:14
Citação de: Dandy em 15 de Dezembro de 2015, 23:28

A equipa está mais fraca do que no ano passado?

Desculpem a ignorância mas ... saiu alguma jogadora importante?

Saídas importantes deste ano:

- Sofia Vicente (Turquel)
- Marta Vieira (Vila Boa do Bispo)

Saídas com menor relevância:

- Andreia Dâmaso (Académica)
- Ana Santos (Turquel)

Dúvidas:

- Inês Vieira (Não se sabe se ainda pertence ao plantel ou não)

Sofia Vicente, Ana Santos e Marta Vieira eram jogadores importantes...

Andreia Dâmaso, Raquel Abreu e a Sofia Cabrita eram jogadores que pouco tempo de jogo tinham com o Paulo Almeida no final da época.
A Sofia foi importante no 1/3 da época.
A Raquel era usada para muitas vezes com guarda-redes nos treinos, e tinham muito pouco jogo... Andreia era um jogador que merecia mais tempo de jogo, se tem ficado este ano, era uma jogador principal na rotação da equipa....

Sim, concordo. Embora ache que a saída da Ana Santos por exemplo não é assim tão importante. A Maria é uma excelente GR e temos a míuda como suplente e tem potencial de crescimento. Acho que é suficiente para a baliza.

A Andreia é uma boa finalizadora, mas também não acho que seja perda irreparável.

Saídas importantes e com verdadeiro relevo para mim foram: Marta Vieira, Sofia Vicente e Inês Vieira. As restantes, nem por isso.

BlankFile

Citação de: Amigo das modalidades em 16 de Dezembro de 2015, 14:53
Citação de: BlankFile em 16 de Dezembro de 2015, 14:50

e para ter mudado em Espanha foi preciso há mts anos, uma intervenção estatal. Uma politica desportiva. Coisa que cá não há, e o mundo do desporto continua a ser machista. Não há que ter vergonha de o dizer.

antes de falarmos do caso especifico do hóquei feminino, eu falo só do futebol feminino. Futebol, o "desporto rei"...

Subscrevo a 100%. Infelizmente, continua a ser uma realidade muito presente no nosso País. E será MUITO difícil contornar isso.

JM21

Talvez seja a fotografia oficial do plantel. 11 jogadoras, com a Raquel e sem a Inês.

Theroux

Citação de: Amigo das modalidades em 16 de Dezembro de 2015, 14:38
Muitas, ou pelo menos algumas, adoravam ser profissionais, mas para isso é preciso existir abertura do clube, ou seja, uma total revolução da mentalidade vigente.

mas está tudo doido? apostar no profissionalismo numa modalidade que consegue ter pouco mais de uma duzia de equipas em portugal? com os enormes sacrificios que muitas atletas fazem para jogar, quanto mais para treinar? noção...

revolução de mentalidade vigente só se for no desporto em portugal, coisa que considero impossivel. o Benfica nao tem de revolucionar nada. E não é um problema do hóquei feminino, é um problema geral do desporto feminino em portugal.

Agora temos de saber onde capitalizar os nossos recursos, e nao pode ser aqui. Já muito faz o Benfica

O Benfica claramente não faz muito no feminino de pavilhão (para o potencial e condições que tem), logo não capitaliza da forma mais adequada os seus recursos. Excluindo o hóquei sénior onde se transcendeu, principalmente na Europa.

A profissionalização total não é necessária nem desejável, devia ter falado em semi-profissionalização (sem pressa e com um investimento mínimo).

É precisamente devido aos enormes sacrifícios que as atletas fazem que esse caminho não devia estar fechado. Caso contrário também se retira o estatuto de profissional aos atletas de todos os desportos com ainda menos visibilidade e retorno e fica tudo para as 5 masculinas.

O hóquei feminino acabou de sofrer uma revolução total graças ao Benfica, deve ser esse o caminho.

mas qual potencial? as jogadoras que há em Portugal dá para fazer 13 equipas... e muitas incompletas, e com miudas de 15 e 16 anos. Há que ter noção da realidade global. Não é o Benfica que vai resolver o problema das modalidades femininas em geral, e do hóquei em particular.

Jogar hóquei é caro, desde sempre. isso é logo um problema... Mas o hóquei precisa de implementação de base, nomeadamente ao nivel do desporto escolar, uma situação onde por exemplo o andebol e sua federação apostaram forte.

Vou cingir-me apenas ao hóquei sénior senão acabo por me dispersar:

1. Esta equipa é campeã europeia.

2. Em toda a história das modalidades o Benfica só teve mais duas equipas com esse estatuto.

3. Faz sentido investir uma verba irrisória, dos mais de 5M€ que se gasta em honorários, para que se possam ganhar mais 2, 3, 4 troféus europeus até ao final da década?

A meu ver acho que faz total sentido, não para os benfiquistas, para as atletas, ou para o hóquei em geral, mas para o Benfica, que podia finalmente, e pela primeira vez, ter uma equipa nas modalidades ao nível das que o Barça teve, a nível europeu. É verdade que neste momento continua a ser possível vencer, só que assim fica praticamente impossível.

A profissionalização de que falei em resposta ao Dandy, neste caso, resume-se apenas a uma verba irrisória aplicada em 2 ou 3 atletas, na melhor equipa da Europa.

Messi87

pcssousa

Citação de: Theroux em 16 de Dezembro de 2015, 17:13
Citação de: Amigo das modalidades em 16 de Dezembro de 2015, 14:38

Vou cingir-me apenas ao hóquei sénior senão acabo por me dispersar:

1. Esta equipa é campeã europeia.

2. Em toda a história das modalidades o Benfica só teve mais duas equipas com esse estatuto.

3. Faz sentido investir uma verba irrisória, dos mais de 5M€ que se gasta em honorários, para que se possam ganhar mais 2, 3, 4 troféus europeus até ao final da década?

A meu ver acho que faz total sentido, não para os benfiquistas, para as atletas, ou para o hóquei em geral, mas para o Benfica, que podia finalmente, e pela primeira vez, ter uma equipa nas modalidades ao nível das que o Barça teve, a nível europeu. É verdade que neste momento continua a ser possível vencer, só que assim fica praticamente impossível.

A profissionalização de que falei em resposta ao Dandy, neste caso, resume-se apenas a uma verba irrisória aplicada em 2 ou 3 atletas, na melhor equipa da Europa.

O ponto 2 não é verdade.

Gradinni