Futsal Feminino 2015/2016

pirolito1

Citação de: Theroux em 11 de Setembro de 2015, 14:09
Penso que chegou a altura de alterar o modelo da competição para o que é praticado no masculino, aproveitando a entrada do Sporting (com 14 ou 12 equipas).

Uma final do play-off Benfica - Sporting penso que levava bastante gente aos pavilhões (dentro da realidade do futsal feminino).
É cedo para isso. Nem todos os clubes podem suportar esse modelo de competição.

Seria muito mais importante para o futsal feminino a criação de uma competição de clubes da UEFA, já os contactei e dizem que há gente interessada em que isso não aconteça, especialmente dos países onde o futebol feminino é forte.

Theroux

Citação de: pirolito1 em 11 de Setembro de 2015, 14:32
Citação de: Theroux em 11 de Setembro de 2015, 14:09
Penso que chegou a altura de alterar o modelo da competição para o que é praticado no masculino, aproveitando a entrada do Sporting (com 14 ou 12 equipas).

Uma final do play-off Benfica - Sporting penso que levava bastante gente aos pavilhões (dentro da realidade do futsal feminino).
É cedo para isso. Nem todos os clubes podem suportar esse modelo de competição.

Seria muito mais importante para o futsal feminino a criação de uma competição de clubes da UEFA, já os contactei e dizem que há gente interessada em que isso não aconteça, especialmente dos países onde o futebol feminino é forte.

Seriam 6 ou 8 viagens fora das zonas dos clubes na fase regular, e hoje na fase final as equipas fazem 4 viagens. Se os clubes mais fracos não tivessem condições ficavam 12 em vez de 14 e podia-se apurar para o play-off apenas 4 equipas, o que dava 22 + playoff contra os 14 + 14 actuais. Parece-me exequível, tendo em conta os benefícios.

Essa resposta veio da UEFA? Isso devia ser uma prioridade absoluta dentro do Benfica, andam a investir com muito pouco retorno, mas desconheço qual é a posição do clube em relação a isso.

pirolito1

Mas assim tens 16 clubes em competição, de outra forma tinhas que reduzir e provavelmente diminuir o número de jogos. Como dizes teria que ser um playoff curto, a 4. Repara que até no basket já se voltou ao sistema de eliminatória nos quartos e depois fase final a 4. O dinheiro não abunda nas equipas femininas.

Sim, a resposta veio da UEFA, de um dos responsáveis do futsal.

JM21

Citação de: Nunzio em 09 de Setembro de 2015, 00:39
Citação de: pirolito1 em 08 de Setembro de 2015, 19:22
Citação de: acns em 08 de Setembro de 2015, 15:07
Citação de: pirolito1 em 08 de Setembro de 2015, 13:53
Compreendo que o orçamento para o hóquei seja superior, aí existe competição europeia que temos condições para ganhar, logo há mais incentivo. O futsal exige uma equipa maior e só tem competições nacionais.

Que não ganham. Porque não têm equipa para ganhar. Porque não se reforça convenientemente a equipa.
Quando foi a última vez que esta equipa se sagrou campeã?
2010.
Aqui está a lista de todos os vencedores:

A FPF aqui também juntos os Campeonatos antes de 2013 como fez no masculino quando não organizava ou aqui já não interessa?

Theroux

Citação de: pirolito1 em 11 de Setembro de 2015, 14:58
Mas assim tens 16 clubes em competição, de outra forma tinhas que reduzir e provavelmente diminuir o número de jogos. Como dizes teria que ser um playoff curto, a 4. Repara que até no basket já se voltou ao sistema de eliminatória nos quartos e depois fase final a 4. O dinheiro não abunda nas equipas femininas.

Ter menos equipas é normal, no masculino há 14. Na época passada os últimos de ambas as zonas, em 28 jogos, acumularam: 0 vitórias, 3 empates e 168 golos sofridos, não vejo aqui valor acrescentado à competição.

Seria mais interessante ter as equipas mais fortes a jogar mais vezes entre si. No limite até preferia um nacional a 10 com 2ª fase com 6 equipas (que vai dar precisamente os mesmo 28 jogos actuais para 8 equipas) que o modelo actual.

Acho preferível ter um núcleo duro de equipas e depois desenvolver a base, que é o que se está a fazer no futebol feminino com 10 equipas, que ter 16 ou 18 em duas zonas e diluir o interesse e a competitividade. A questão financeira parece-me que podia ser ultrapassada através do formato, o importante era unificar o campeonato.

pirolito1

Citação de: JM21 em 11 de Setembro de 2015, 15:28
Compreendo que o orçamento para o hóquei seja superior, aí existe competição europeia que temos condições para ganhar, logo há mais incentivo. O futsal exige uma equipa maior e só tem competições nacionais.

Que não ganham. Porque não têm equipa para ganhar. Porque não se reforça convenientemente a equipa.
2010.

A FPF aqui também juntos os Campeonatos antes de 2013 como fez no masculino quando não organizava ou aqui já não interessa?
A FPF já organizava a competição anterior. Em ambos os casos.

pirolito1

Citação de: Theroux em 11 de Setembro de 2015, 15:53
Citação de: pirolito1 em 11 de Setembro de 2015, 14:58

Ter menos equipas é normal, no masculino há 14. Na época passada os últimos de ambas as zonas, em 28 jogos, acumularam: 0 vitórias, 3 empates e 168 golos sofridos, não vejo aqui valor acrescentado à competição.

Seria mais interessante ter as equipas mais fortes a jogar mais vezes entre si. No limite até preferia um nacional a 10 com 2ª fase com 6 equipas (que vai dar precisamente os mesmo 28 jogos actuais para 8 equipas) que o modelo actual.

Acho preferível ter um núcleo duro de equipas e depois desenvolver a base, que é o que se está a fazer no futebol feminino com 10 equipas, que ter 16 ou 18 em duas zonas e diluir o interesse e a competitividade. A questão financeira parece-me que podia ser ultrapassada através do formato, o importante era unificar o campeonato.
Eu também acho preferível, a questão não é essa. Provavelmente não é possível.

JM21

Citação de: pirolito1 em 11 de Setembro de 2015, 16:56

2010.

Não sabia, mas tenho ideia que pelo menos o 1º Título de Campeão do Sporting era também designado por "Taça Nacional" e entretanto juntaram-no aos "Campeonatos Nacionais".

Theroux

Também não sei os clubes estariam todos de acordo, penso que teria de ser uma iniciativa da FPF.

pirolito1

Citação de: JM21 em 11 de Setembro de 2015, 17:36

2010.

Não sabia, mas tenho ideia que pelo menos o 1º Título de Campeão do Sporting era também designado por "Taça Nacional" e entretanto juntaram-no aos "Campeonatos Nacionais".
Chamava-se Taça Nacional sim, tal como os femininos, mas as Taças Nacionais também eram organizadas pela FPF.

JM21

Citação de: pirolito1 em 11 de Setembro de 2015, 19:03

2010.

Chamava-se Taça Nacional sim, tal como os femininos, mas as Taças Nacionais também eram organizadas pela FPF.
Obrigado pela informação.  O0

Sabes se atualmente contam as Taças Nacionais no feminino da mesma forma que contam no masculino?

Jack Bauer

Citação de: acns em 08 de Setembro de 2015, 11:17
Citação de: faneca_slb4ever em 08 de Setembro de 2015, 10:00
Citação de: acns em 07 de Setembro de 2015, 15:49
Citação de: faneca_slb4ever em 07 de Setembro de 2015, 15:31
Citação de: acns em 01 de Setembro de 2015, 19:02
Eu acho que a ideia chave aqui é o estar "comprometido com a equipa", como o Theroux refere. E com o clube já agora. Também me parece natural que se fosse a Rita quem estivesse à frente da equipa, e não digo que deva estar apenas faço a comparação com o Paulo Almeida, muito provavelmente as coisas seriam diferentes. Pelo peso que tem, pelo envolvimento e lá está o compromisso que teria com o clube.

Mas deve existir uma estrutura para o futsal feminino, suponho. Não deve ser tudo responsabilidade do treinador. Nem sei até que ponto é ele quem define as contratações.
De qualquer forma podem continuar a justificar esta "estranha" incursão no mercado, com o orçamento, e o facto de ser difícil trazer jogadoras do norte do país, para mim não cola. Não acredito nem um bocadinho que se realmente quiséssemos não tínhamos conseguido trazer outro tipo de jogadoras. Nem é preciso ir muito longe, quem viu o jogo de homenagem à Rita ouviu as palavras da Melissa sobre o Benfica e o facto de nunca ter jogado com a Rita na mesma equipa. Só faltou dizer com todas as letras para a irem buscar. E existem com certeza outras jogadoras do norte do país, Benfiquistas até, que vinham a correr.
Mas pronto, é o que temos. Em princípio vamos no fim de semana jogar contra o sporting e já vai dar para ter uma ideia daquilo com que podemos contar.

Pirolito1, se estavas a referir-te à Micaela, não concordo. A Janice é melhor, tem menos tempo de jogo na equipa A, mas acho que vai dar bem mais.

Vinham a correr?

E moravam onde? Debaixo da ponte?

E comiam como? Roubavam?

Escrever é muito fácil, o problema é quando existem orçamentos para cumprir. O SL Benfica não pode pagar o que o Sporting está a fazer. Impossível. Agora com uma equipa mais jovem mas com muita qualidade estaremos na luta pelo título.
Mas não pode como?
No Benfica entraram 6 jogadoras, no sporting entraram 8. Todas de Lisboa. É preciso um orçamento milionário para isto? O sporting está a pagar casa e comida a todas?
Ou por termos uma equipa jovem ficam mais baratas?

Depreendo que tal mentalidade se estenda à nossa equipa de hóquei. As jogadoras que estão deslocadas de casa devem estar todas a viver debaixo da ponte. A Macarena deve estar a dormir no pavilhão também.

É curiosa a questão dos orçamentos. Nuns lados estica, noutros encolhe. Eu falaria antes de prioridades.

Não pode porque o Sporting anda a pagar muito dinheiro (dentro do contexto) às suas jogadoras. Está. As nossas jogadores são muito mas mesmo muito mais baratas. Nem existe comparação.

Devido ao facto de o SL Benfica ter 5 modalidades de pavilhão no masculino, um Projecto Olimpico, 3 modalidades femininas é que os orçamentos são muito rígidos. E para cumprir.
Está tudo muito certo, mas o que eu retiro do que dizes é que o orçamento do futsal feminino é realmente muito baixo.
No hóquei feminino temos pelo menos 5 jogadoras que se encontram deslocadas de casa, suponho que o Benfica lhes pague o alojamento e as refeições. Mas é possível.

No futsal temos quem? A Carolina?
As restantes são de Lisboa ou arredores. A Diana trabalha em Lisboa, a Rafaela é de Almada.
Não estou a ver onde é que estamos a gastar exorbitâncias. Fico é com a ideia de que o orçamento disponível é uma miséria, e talvez não tivesse que ser.

Mas já agora agradeço se puderes explicar (dentro do possível) tendo em conta a equipa que temos, onde (assumo eu) os custos de alojamento são reduzidos, para onde é que vai a maior fatia do orçamento  O0

A Carolina vive em Lisboa e nao precisa do Benfica para o fazer.

acns

IPASLB

Citação de: JM21 em 12 de Setembro de 2015, 01:36
Citação de: pirolito1 em 11 de Setembro de 2015, 19:03

2010.

Obrigado pela informação.  O0

Sabes se atualmente contam as Taças Nacionais no feminino da mesma forma que contam no masculino?
Contam