Petição contra a aprovação VMOC's / Novo Banco

magoslb

ÀguiaUnum

NoNickBoy

Alguma vez o Vieira com as dívidas que tem abre a boca? Ele não é parvo.

BENFIKA

Eu acho que não há muito para esclarecer, foi claro que o sporting teve um perdão de dívida, através do abaixamento do preço de cada obrigação.

O que é preciso investigar é o porquê disso!! E é preciso perceber como é que um banco intervencionado pode fazer uma coisa dessas.

Rui12ld

Vou dar aqui a minha opinião.

Primeiro: Esta questão é um problema das IF's e não da SCP SAD. Aplica-se e velha máxima, deves 1 milhão é um problema teu, deves 100 milhões é um problema do banco.
Quantas empresas tentam renegociar condições, e nem aos email respondem, e depois quando falham pagamentos ou entram em PER, lá aparece o gestor do banco?

Segundo: Deduzindo que o(s) contrato(s)/acordo(s) são atípicos, ou seja, foram feitos para o SCP SAD em especifico. Sim, estes podem ser renegociados, em condições não aplicáveis a outros clientes. Aliás mesmo os contratos típicos podem ser renegociados, em condições diferenciadas pelos diversos clientes.

Terceiro: As IF's sabem de tudo o que se passa/passou na gestão da SCP SAD. Sabemos que deram o ok a lista de vencimentos, contratações, dispensas, etc. Não é diferente de uma intervenção de uma IF numa qq empresa. Se for de grande dimensão chega-se a nomear um administrador de confiança da IF que até pagamentos aprova. Em detalhe qual o nível de intervenção não sei (se algúem tiver curiosidade, até posso saber), mas posso garantir que os vencimentos tem o ok das IF's, isso é certinho direitinho.

Grande questão: Podemos fazer algo, e nomeadamente a SAD do SLB? Sinceramente creio que não. Assinei a petição logo ao início, mas não vejo muita possibilidade de prosperar, pois aqui o que está em causa é um comportamento em concreto (perdão de dívida (no fundo é o que se trata)), para um cliente em concreto.

Quanto ao facto de o NB ser "público", acaba por ser indiferente, pois faz operações similares diariamente. E a gestão sempre pode dizer que é melhor ir buscar 17 que 0.

O'Brien

Citação de: G-Man em 04 de Maio de 2018, 06:51
E fomos nós antecipar receitas para pagar 100  milhões.

Com dinheirinho nos cofres eles já podem perdoar a dívida.
Depois é a próxima administração do novo banco quem fica com as culpas

miniMilk

Citação de: DC1989 em 03 de Maio de 2018, 18:38
Para nao passar despercebido!!!

http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=perdao-sporting

Tal como anteriormente exposto a V. Exa. através de petição que reuniu mais de 4 mil assinaturas, o Novo Banco e BCP lesaram os interesses dos contribuintes com empréstimos ruinosos à Sociedade Anónima Desportiva do Sporting.

Esta nova petição surge após o anúncio de novo perdão, desta vez de valores que podem chegar a 94.5 milhões.

Seguem abaixo por ordem cronológica as operações em causa:

- jan 2011 Emissão 55 milhões VMOC A (27 milhões Novo Banco, 27 milhões BCP) com maturidade janeiro 2016;
- dez 2014 Emissão 80 milhões VMOC B (20 milhões Novo Banco, 56 milhões BCP) com maturidade 2026;
- jun 2015 Novo Banco injeta 18 milhões na Sporting SAD, foi tornado publico o "investidor fantasma" pelo Correio da Manhã na edição 20-03-2018;
- jan 2016 Novo Banco e BCP aceitam prolongamento da maturidade VMOC A de janeiro de 2016 para 2026;
- mai 2018 Novo Banco + BCP perdoam 94,5 milhões, aceitam receber 40,5 milhões pelos 135M VMOC referente às duas emissões;

Considerando o empréstimo de 3,5 mil milhões ao BCP em 2012, 4,9 mil milhões de euros injetados no fundo de resolução a 3 de agosto de 2014 e o prejuízo de 1,4 mil milhões apresentado pelo Novo Banco em março, que implicará nova injeção de mais 800 milhões no fundo de resolução.

Considerando que após intervenção com fundos públicos, e após um primeiro perdão à Sporting SAD, os referidos bancos voltaram a aumentar a sua exposição à Sporting SAD com uma segunda emissão de VMOC e posteriormente novo empréstimo de 18 milhões de euros.

Considerando que a Sporting SAD após o prolongamento do pagamento em 2016, mais do que duplicou a massa salarial.

Considerando que a Sporting SAD em setembro de 2017 voltou a aumentar os salários do conselho da administração, passando o presidente a auferir 10500 euros mensais, superior ao Primeiro-Ministro.

Considerando que a Sporting SAD tem um dos treinadores mais caros do mundo com custo anual de cerca de 6 milhões de euros.

Considerando que na mesma semana em que é anunciado o referido perdão, o jornal Público na edição de 29 de abril escreve que o futsalista Ricardinho admite proposta do Sporting com valores na ordem dos 6,5 milhões de euros.

Considerando que a Sporting SAD anúnciou em dez de 2015 acordos com a operadora NOS e PPTV no valor de 515 milhões.

Vimos por este meio exigir à administração do Novo Banco, BCP e ao Governo que tomem as devidas providências para assegurar condições equitativas para todos seja SAD, empresa ou cidadão.
Caso sejam concedidas condições vantajosas a qualquer SAD ou empresa, pois então que qualquer português possa aceder às mesmas condições.

Isto significaria que, neste caso, qualquer português com empréstimo no Novo Banco ou BCP possa usufruir de isenção de juros durante 8 anos, mais perdão de 70% da dívida.

Com elevada consideração, os abaixo-assinados

202fff

Citação de: Monster em 04 de Maio de 2018, 06:51
Citação de: Dandy em 04 de Maio de 2018, 03:43

Que pensarão os lesados do BES disto tudo? ...

Pelos vistos acham bem... nem se dignaram a responder a quem os contactou da parte da petição e não aprovaram mensagens nesse sentido na página deles..  Os lesados do BES os verdadeiros são os Portugueses que pagam impostos.... os outros são, na sua maioria, uns gananciosos.....

Portanto,

1- Eu sou lesado porque um Banco faliu;
2- Eu sou lesado porque entendo que um Banco (e o Estado) me enganaram e fiquei sem o meu €;
3- Sou lesado porque não vou recuperar a totalidade desse €;
4- Sou lesado porque o Banco foi divido em banco bom/banco mau e eu fiquei no mau.

Mas aceito que o "banco bom" viva à grande e à francesa, perdoando dívidas de clubes de futebol que, indirectamente, contribuíram com essas dívidas para a derrocada do Banco inicial.

Apetecia-me dizer: "Então que se fodam"

MALU15

Monster

Citação de: Rui12ld em 04 de Maio de 2018, 08:34
Vou dar aqui a minha opinião.

Primeiro: Esta questão é um problema das IF's e não da SCP SAD. Aplica-se e velha máxima, deves 1 milhão é um problema teu, deves 100 milhões é um problema do banco.
Quantas empresas tentam renegociar condições, e nem aos email respondem, e depois quando falham pagamentos ou entram em PER, lá aparece o gestor do banco?

Segundo: Deduzindo que o(s) contrato(s)/acordo(s) são atípicos, ou seja, foram feitos para o SCP SAD em especifico. Sim, estes podem ser renegociados, em condições não aplicáveis a outros clientes. Aliás mesmo os contratos típicos podem ser renegociados, em condições diferenciadas pelos diversos clientes.

Terceiro: As IF's sabem de tudo o que se passa/passou na gestão da SCP SAD. Sabemos que deram o ok a lista de vencimentos, contratações, dispensas, etc. Não é diferente de uma intervenção de uma IF numa qq empresa. Se for de grande dimensão chega-se a nomear um administrador de confiança da IF que até pagamentos aprova. Em detalhe qual o nível de intervenção não sei (se algúem tiver curiosidade, até posso saber), mas posso garantir que os vencimentos tem o ok das IF's, isso é certinho direitinho.

Grande questão: Podemos fazer algo, e nomeadamente a SAD do SLB? Sinceramente creio que não. Assinei a petição logo ao início, mas não vejo muita possibilidade de prosperar, pois aqui o que está em causa é um comportamento em concreto (perdão de dívida (no fundo é o que se trata)), para um cliente em concreto.

Quanto ao facto de o NB ser "público", acaba por ser indiferente, pois faz operações similares diariamente. E a gestão sempre pode dizer que é melhor ir buscar 17 que 0.

Aceitando como boas as tuas conclusões, então quer dizer um banco não vai buscar Nada, tu até já só colocas 17 como meta, e ao mesmo tempo esse cliente do banco tem gastos exponenciais quando os podia controlar... tem patrimônio, havia um acordo que se cumprido neste momento já estariam na Conta reserva mais que os 17 milhões. No fundo estas-me a pedir para aceitar que um banco foi enganado e sabia e agora perdoa. Porque não os obriga a cumprir o anterior acordo? Porque aceita este acordo? E nos temos que meter dos nossos impostos 800 milhões neste Banco? Quem foi o gestor que aprovou isto? Quem foi que acompanhou as contas do Sporting? Ainda não foi despedido? Quantas famílias faliram e não houve está benevolência? Quantas pessoas ficaram sem casa ? O banco entendeu?
Desculpa quanto mais leio sobre este mundo da finança mais nojo tenho...... nojo ...

Transformer

O Guardião do Templo da Moral e Bons Costumes Miguel Sousa Tavares já se pronunciou sobre este caso ou não lhe convém mexer em assuntos familiares?

O Super Fascista das Contas Certinhas José Gomes Ferreira já opinou a propósito ou está com medo de ficar sem convidados para quarta à noite?

A Super Tia Constança das Cunhas e Sá já metralhou em cima disto ou foi aconselhada a ter juizo?

Devo andar distraído, certamente.

Pedro Nunes 28

Citação de: Transformer em 04 de Maio de 2018, 09:07
O Guardião do Templo da Moral e Bons Costumes Miguel Sousa Tavares já se pronunciou sobre este caso ou não lhe convém mexer em assuntos familiares?

O Super Fascista das Contas Certinhas José Gomes Ferreira já opinou a propósito ou está com medo de ficar sem convidados para quarta à noite?

A Super Tia Constança das Cunhas e Sá já metralhou em cima disto ou foi aconselhada a ter juizo?

Devo andar distraído, certamente.
Faltou aí, "O nosso presidente já se pronunciou ou está com receio de receber retaliações a nivel particular"??