Petição contra a aprovação VMOC's / Novo Banco

Flavius

Um escândalo nacional, o Polvo Sobrinho domina tudo

Valdocostamarkovic

Feito, e já pus a malta que conheço a assinar.
Também não dou nem um euro para esses parasitas do Novo Banco e BCP à muitos anos  :bah2:

MALU15

Citação de: MALU15 em 15 de Dezembro de 2016, 19:40
Bloco e PCP criticam actuação dos bancos na dívida do Sporting

A petição que contesta o prolongamento em 10 anos do empréstimo do Novo Banco e do BCP ao Sporting foi esta tarde ao Parlamento. Bloco e PCP questionaram o porquê de os bancos terem adquirido os VMOC e o tratamento desigual com que brindam as famílias.

Mais de quatro mil pessoas mobilizaram-se para levar ao plenário da Assembleia da República (AR) a extensão em 10 anos do empréstimo que o Novo Banco e o BCP concederam ao Sporting, sob a forma de Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC), tal como o Negócios avançou em primeira mão. O debate teve lugar esta tarde e, tal como se antecipava, o Parlamento nada vai fazer para intervir nessa operação. Porém, PCP e Bloco de Esquerda deixaram críticas à forma como a banca actua nestes processos.

Miguel Tiago, deputado do PCP, assumiu que "a AR não dispõe de instrumentos para intervir neste caso concreto, não é da sua competência", e "tão pouco é do Governo". Mas "não é menos verdade que podemos questionar, neste caso concreto, o tipo de negócios em que a banca muitas vezes se envolve, fazendo uso do seu principal recurso, os depósitos" dos portugueses.

O deputado comunista diz que é "muito provável que seja melhor para o banco prolongar o prazo [dos VMOC] do que converter aquelas obrigações em capital, mas isto pode-nos convocar a ponderar sobre a adequação do primeiro negócio". "Por que é que um banco que não está interessado em ter capital de uma sociedade aceita emprestar-lhe dinheiro a troco de capital?", questionou. É que sobre a forma como "a banca usa os nossos recursos para fazer negociatas privadas" o Parlamento "já pode legislar".

Pelo Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua classificou como "decisão de gestão" a iniciativa do Novo Banco de prolongar os VMOC do Sporting "para não se tornar accionista maioritário" do clube. Para a deputada, "existe uma enorme diferença na forma como grandes empresas conseguem reestruturar os seus créditos" e na forma como "pequenas empresas ou famílias endividadas levam sempre com mão pesada dos bancos". Depois existe um "sentimento de injustiça" e ele "é legítimo e justificado".

Contudo, e apesar de compreender os "argumentos genéricos que motivam esta petição, é justo dizer que não há nada que a AR possa fazer num caso concreto entre um credor e um devedor".

Galamba diz que não houve perdão de dívida ao Sporting

O PSD apenas se pronunciou sobre a competência da Assembleia da República neste assunto, evitando comentários sobre o objecto da petição. "É um acto de gestão puro e simples" e por isso "o tema desta petição não compete quer ao Estado, quer ao Parlamento", defendeu Duarte Pacheco. Do lado do PS, João Galamba reiterou que o tema da petição "transcende a competência do Parlamento".

Mas também fez uma observação. "Não parece ter havido um perdão de dívida [ao Sporting], mas apenas uma operação de crédito normal, com prolongamento de empréstimo obrigacionista. Sem mais, só isto", defendeu.

João Almeida, do CDS, também concordou que o Parlamento não tem competências para se pronunciar sobre o prolongamento dos VMOC do Sporting, mas aplaudiu a iniciativa. "É positivo que o Parlamento possa habilitar os peticionários com informação proveniente das entidades públicas que têm poderes relativos a esta matéria", afirmou. Uma alusão aos pedidos de informação que o Parlamento enviou ao Governo e aos reguladores depois de a petição ter dado entrada em São Bento.

O plano de reestruturação do Sporting segue, pois, tal como estava acordado com a banca.
Estas foram as conclusões da AR no debate parlamentar da 1ª petição.

Flavius

Não percebo as irmãs Mortágua, criticavam tanto o Ricardo Salgado e o BES e não percebo este silêncio todo. Se calhar são do Sporting.

MALU15

Citação de: JPG em 02 de Maio de 2018, 14:00
petições não dão em nada...

querem fazer algo com impacto, vão-lhes à carteira: se poderem fecham lá as contas deixando bem claro qual a razão.
Ao menos dão nas vistas em S. Bento, que é o que interessa.

bellamy

Podem me mandar o link para mandar para os meus contactos?

MALU15

Citação de: MMeira em 30 de Abril de 2018, 21:17
Citação de: Sylphs em 08 de Janeiro de 2016, 23:17
Decidi abrir novo tópico para partilhar a petição de modo a que não fique perdido e caia no esquecimento, visto que convém fazer o máximo barulho/assinaturas até próxima sexta-feira!

https://www.facebook.com/ProBenfica/posts/972218502848378

http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT79624

Se o "geral" não é o mais indicado para este tópico, peço desculpa  :ashamed:

INFO:

Tratando-se de uma petição subscrita por um mínimo de 1000 cidadãos, a mesma é obrigatoriamente publicada no Diário da Assembleia da República e é obrigatória a audição dos peticionários.

Se a Petição for subscrita por mais de 4000 cidadãos a mesma será agendada para apreciação em Plenário da Assembleia da República.

A admissibilidade de uma petição é decidida, nos termos legais, pela comissão parlamentar competente para a sua apreciação em razão da matéria. Admitida a petição, essa informação é comunicada ao peticionário ou ao primeiro subscritor.

Créditos do texto da petição ao user olibeira :)

bela iniciativa! uns sao filhos da mae e outros sao....???? o crl!

assinado e partilhado

O'Brien

querem fazer algo com impacto, vão-lhes à carteira: se poderem fecham lá as contas deixando bem claro qual a razão.

Neste caso, como existe perdão de dívida, o parlamento pode agir.

E fazer algum barulho até..

Vamos ver, como isto vai correr.
Mas muitos de ali devem estar envolvidos até ao tutano

Transformer

Grave foi o Vilarinho ter dado como garantia umas acções da SAD no Fisco durante uns meses enquanto uma dívida não foi liquidada.

Até abriu telejornais.

Isto não é nada.

joaoaria

Desculpem lá mas estou completamente desorientado sem dormir nem o caralho.
Uma coisa é perder um campeonato ao fim de ganhar 4, o Ricardinho ir para o sapos, que vá, o JJ que receba 6 milhões ? que sa foda. Os lagartos investirem como se não houvesse amanhã nas modalidades, problema deles, puta que os pariu.
Agora que tudo isso seja financiado pelo dinheiro dos meus impostos com injeções de capitais a fundo perdido pelo Estado aos bancos, e que o filha da puta do doente da Avenida do Brasil ande feliz da vida a branquear o dinheiro de Angola e a roubar os lesados BES e a enxovalhar o nome do meu clube é que não, foda-se !
Tou-me a cagar se a Fernandinha anda a pôr os cornos ao grande lider dos vikings do norte, eu quero é que eles sejam todos presos depois de décadas de corrupção e sabem lá os mais novos o que tivemos de passar nos anos negros.
Eu sou um gajo honesto que no final do mês tenho de cumprir com as minhas obrigações fiscais, bancárias, rendas, luz, água gás, não quero que o dinheiro que o Estado me leva do esforço do meu trabalho vá para estes filhos da puta que depois enxovalham o nome do meu clube.
Foda-se se esta merda continua, daqui a uns tempos estou com o sindrome de Estocolmo a desculpar estes filhos da puta tudos, BASTA !!!

MALU15

Citação de: O'Brien em 02 de Maio de 2018, 14:46

Eles vão continuar a dizer que não houve perdão, mas sim uma decisão de gestão de vender as VMOC`s muito abaixo do valor nominal, e com uma grande perda.

Transformer

Citação de: MALU15 em 02 de Maio de 2018, 14:57
Citação de: O'Brien em 02 de Maio de 2018, 14:46

Eles vão continuar a dizer que não houve perdão, mas sim uma decisão de gestão de vender as VMOC`s muito abaixo do valor nominal, e com uma grande perda.

E isso não configura uma decisão de gestão danosa?

Onde andam os accionistas do Novo Banco?

E sobretudo, onde anda o Banco de Portugal?

BenficaSetsFire

Uma coisa desta dimensão e a direcção eleita pelos sócios faz ZERO. Têm que ser uns anónimos a apresentar umas petições que resultam em absolutamente nada, mas que não devem deixar de ser feitas.

Agora quem nos dirige devia exigir explicações às variadas entidades, e fazer barulho ensurdecedor até alguém responder ou fazer alguma coisa. Onde anda a nossa direcção? Onde anda o Luis Filipe Vieira? Preocupados com o RGS? Ou será que ao cidadão Filipe Vieira não convém bater em bancos?