Época 2016/2017

faneca_slb4ever

Perspectivas para a próxima época. O que esperar?

Saidas e Entradas.

Modelo competitivo?

Os sorteios dos Campeonatos Nacionais da I Divisão de Seniores Masculinos e Femininos, época 2016/2017, realizam-se amanhã (9 de Julho), na Sede da Federação Portuguesa de Voleibol, localizada na Avenida de França, 549, no Porto.

A 1.ª jornada do Campeonato Nacional da I Divisão - masculinos será disputada no dia 29 de Outubro de 2016 e a ronda inaugural de femininos no dia 30 de Outubro de 2016.

Os sorteios de amanhã estão assim agendados:
I Divisão - Seniores Femininos (10h30)
I Divisão - Seniores Masculinos (11h00)

NOTA: A Supertaça será disputada nos dias 22 de Outubro (masculinos) e 23 de Outubro de 2016 (femininos).

http://www.fpvoleibol.pt/noticias/2016/20160708-328_cn.html

Mercado

SL BENFICA

Entradas – Rapha (Zona 4, Bolivar), Vinhedo (Distribuidor, SESI), Tiago Violas (Distribuidor, Fonte Bastardo), Honoré (Central, Friedrichshafen), João Magalhães (Libero, CN Ginástica)   
Saídas – Paulo Renan (Distribuidor), Danilo Gelinski (Distribuidor), Ivan Kolev (Zona 4), Justin Stuff (Central), Robertto Rychard (Libero)
Permanências – Hugo Gaspar (Oposto), Ché (Oposto), Roberto Reis (Zona 4), André Lopes (Zona 4), João Oliveira (Zona 4), Zelão (Central), Mart Van Werkhoven (Central), Ivo Casas (Libero)
Treinador: José Jardim

AJ Fonte Bastardo

Entradas – Jardel (Oposto, Volei Canoas), Rui Moreira (Zona 4, Sp. Espinho), Wilhelm Nilsson (Central, Falkenbergs), Gerson Pereira (Central, Esmoriz), José Pedro Monteiro (Distribuidor)
Saídas –
Permanências – Diogo Morais (Oposto), Tiago Violas (Distribuidor), João José (Central), João Simões (Zona 4), Caíque Silva (Zona 4), Miguel Menezes (Zona 4), João Fidalgo (Libero)
Treinador: Alexandre Afonso

SC Espinho

Entradas – Robertão (Oposto, Felej), Tomás Guerra (Distribuidor, Leixões), Pedro Maia (Distribuidor, Ac. Espinho), Bernardo Matos (Zona 4, Leixões), Tiago Silva (Zona 4, Ac. Espinho), Alejandro Sanoja (Zona 4, Huracanes), José Rojas (Zona 4, Teruel), Kibinho (Central, Sp. Espinho), Kevin Carabali (Central, Valle)
Saídas –
Permanências – Miguel Maia (Distribuidor), Filipe Pinto (Zona 4), Jonathan Nunes (Zona 4), Phelipe Martins (Central), Hugo Ribeiro (Libero), José Neto (Libero)
Treinador: Filipe Vitó

CA Madalena

Entradas – Lídio Guedes (Oposto, Juniores), Coriolano Santos (Distribuidor, Castêlo da Maia), Tomás Silva (Zona 4, Leixões), Nuno Roque (Central, Leixões)
Saídas –
Permanências – Tiago Santos (Distribuidor), Francisco Fabião (Oposto), Diogo Pereira (Oposto), João Prata (Oposto), Bruno Sousa (Zona 4), Artur Resende (Zona 4), Pedro Caranguejeiro (Zona 4), Hélder Cunha (Zona 4), João Malveiro (Central), Óscar Barbosa (Central), Simão Teixeira (Libero)
Treinador: João Pedro Vieira

Castêlo da Maia GC

Entradas – Gustavo Figueiredo (Distribuidor, Leixões), Lourenço Martins (Oposto, Leixões), Flávio Cruz (Zona 4, SL Benfica), Manuel Silva (Zona 4, Sp. Espinho), José Pedro Gomes (Zona 4, Vilacondense)
Saídas –
Permanências – José Neves (Distribuidor), Bernardo Martins (Zona 4), Filip Cveticanin (Central), Hélio Sanches (Central), João Neves (Central), Luís Pinto (Central), Gil Meireles (Libero), Diogo Salvador (Libero)   
Treinador: Rui Pedro Silva

SC Caldas

Entradas – José Vieira "Calaça" (Oposto, Chênois), Rúben Santos (Oposto, Juniores), José Jardim (Distribuidor, emp SL Benfica), Afonso Reis (Distribuidor, Juniores), Luís Moreira (Zona 4, Sp. Espinho), André Almeida (Central, GD Martingança), Rúben Paz (Libero, Juniores)
Saídas –
Permanências – Luís Rodrigues "Luca" (Zona 4), Ricardo Oliveira "Kika" (Zona 4), Ivo Rodrigues (Central), Nuno Pereira (Central), Miguel Agapito (Libero)
Treinador: Júlio Reis

Leixões SC

Entradas –
Saídas –
Permanências – Lucas Hurst (Oposto), Pedro Paraty (Oposto), João Pedro Guerra (Zona 4), José Tomás Silva (Zona 4), Rui Alves (Central), Humberto Silva (Central), Pedro Simões (Central), Gabriel Cardoso (Libero), Francisco Ferreira (Libero)
Treinador: Bruno Carvalho

Vitória SC

Entradas – Bruno Cunha (Oposto, VC Viana), Pedro Sousa (Distribuidor, Leixões), Miguel Cunha (Distribuidor, VC Viana), Eurico Peixoto (Zona 4, sem clube), Filipe Catarino (Zona 4, Leixões), Gilson França (Central, Fonte Bastardo)
Saídas –
Permanências – Adriano Paço (Oposto), Carlos Gonçalves (Oposto), Guilherme Castro (Distribuidor), Nélson Brízida (Zona 4), Sérgio Silva (Zona 4), Nuno Silva (Central), Eduardo Azevedo (Central), Carlos Fidalgo (Central), Miguel Henriques (Libero), Fernando Ribeiro (Libero)
Treinador: Allan Cocato

Esmoriz GC

Entradas – Bruno Gonçalves (Distribuidor, Fonte Bastardo), João Pimentel (Distribuidor, Clube K), Marco Sousa (Central, Sp. Espinho), Paulo Gomes (Central, Marítimo), João Rocha (Zona 4)
Saídas –
Permanências – José Pinto (Oposto), Hugo Oliveira (Oposto), José Santos (Zona 4), Pedro Ribeiro (Zona 4), André Rosa (Zona 4), Eduardo Santos (Zona 4), Leonel Gomes (Central), Diogo Silva (Central), Diogo Neto (Libero), Daniel Marques (Libero)
Treinador: Nuno Soares

AA Espinho

Entradas – David Marques (Distribuidor, Esmoriz), Ricardo Alvar (Zona 4, Atl. Madalena), André Canoso (Central, Juniores), Paulo Reis (Central, Juniores), Tiago Nunes (Libero, Juniores)
Saídas –
Permanências – Pedro Figueiredo (Oposto), Gonçalo Iglésias (Distribuidor), Diogo Maia (Zona 4), Januário Silva (Zona 4), José Soares (Zona 4), Daniel Canas (Zona 4), Filipe Sousa (Central), Gonçalo Sapage (Central), Jorge Iglésias (Central), Sandro Mota (Libero)
Treinador: Hugo Iglésias

AAS Mamede

Entradas – Marcel Gil (Central, Beuavais), Afonso Guerreiro (Zona 4, AD Oeiras), Carlos Teixeira (Libero, Poitiers)
Saídas –
Permanências – Bernardo Ribeiro, Frederico Santos, Ricardo Ribeiro,
Treinador: Nuno Abrantes

VC Viana

Entradas -
Saídas -
Permanências -
Treinador:

joaojordao13

Fazer o que não foi feito na última pré-temporada, que é contratar jogadores que sejam mais valias para substituir quem cá estava em 2014/15. Na distribuição principalmente. Começar a fazer a renovação da equipa.

Recuperar o título de campeão e ganhar Taça e Supertaça. Fazer mais uma boa campanha na Challenge, quem sabe lutar pela vitória.

JMMC_NORTENHO

permanências: gaspar, che, zelao, roberto, andre lopes, joao oliveira, ivo e rychard
saidas: duff, mart, kolev , renan e gelinski
Entradas: 2 centrais, 1 zona4 e 2 distribuidores

joao12soares

Muita atenção ao distribuidor, é fulcral para voltarmos a fazer uma boa temporada.

joncm

O Renan tem mais um ano pelo menos de contrato. Despedi-lo custa o dinheiro de outro Distribuidor de qualidade.
tem que mudar é a tremideira, tão superiores sempre e tão claramente e vamos sempre ás finalíssimas? não pode algum dia teremos que ser campeões de forma clara. Acho que ainda não o termos sido é a minha maior dor.
Mudar centrais, fica o Zelão melhor da época de longe muito longe.
João Oliveira vai ficar a fazer o que tem feito sempre... número. Pelo menos com o Jardim isso não vai mudar, trocar o Kolev sim mas quem tem Roberto Reis e André Lopes não pode vacilar na receção como andamos nesta final...
Perdeu-se sobretudo no colectivo essa é a minha mágoa porque é onde nunca deveríamos perder... olhemos para o exemplo do Andebol e até do Futebol este ano...

Slipknot_BMC

Citação de: JMMC_NORTENHO em 26 de Abril de 2016, 17:42
permanências: gaspar, che, zelao, roberto, andre lopes, joao oliveira, ivo e rychard
saidas: duff, mart, kolev , renan e gelinski
Entradas: 2 centrais, 1 zona4 e 2 distribuidores

e é isto

basicamente td os reforços sa epoca passada irem cum car**

BlankFile

Prevejo 4 a 5 alterações no plantel.

JM21

Em termos de objetivos, têm se ser os mesmo: Campeonato, Taça e Supertaça. Sendo que o Campeonato é "o" objetivo e não pode falhar. A participação europeia, é tentar repetir a participação dos últimos dois anos e quem sabe fazer melhor. Espero que no final, a não participação na Champions para participar na Challenge tenha valido a pena.

Quanto ao plantel, mais anos menos ano, terá de ser feita uma renovação e este podia ser um bom ano para isso. Gostava de ver uma abordagem em termos de contratações, ou seja, em vez de 13/14 jogadores ao mesmo nível, acho que seria preferível ir buscar alguns jovens valores portugueses e aproveitar a folga para ir buscar verdadeiros craques que façam a diferença, como o Cheremisin.

Em termos de plantel, concretamente:

Oposto: Por mim ficava com o Gaspar e saía o Ché. Acho-o bom jogador, provavelmente é low-cost, bom no serviço e no ataque, mas não faz realmente a diferença. E bem sabemos o que um oposto de qualidade pode fazer. Mesmo assim, acho que vão ficar os dois porque terão contrato.

Zona 4: Parece que vai sair o Kolev e os outros 3 ficam, e bem. Espero que venha alguém com, pelo menos, a mesma qualidade. Se conseguir ser mais consistente nomeadamente defensivamente e não tremer tanto em momentos decisivos, melhor.

Central: Zelão claramente para ficar. O Duff, sai, infelizmente e por mim também saía o Mart. Gostava que viesse um craque tipo Honoré e para balançar no orçamento, que o 3º central fosse ou o Hélio Sanches ou o Flip Cveticanin, que fizeram uma grande época no Castêlo da Maia.

Distribuidor: Posição chave e que precisa de mais análise. Para mim, Renan não chega. E para suplente é caro. O ideal seria saírem os dois e vir um craque que fizesse a diferença (um regresso do Vinhedo era perfeito, ou até mesmo do Perini) e depois um jogador mais barato.

Líbero: Não mexia. Ivo desceu um pouco de qualidade, mas é muito bom jogador. O Robertto nem deu para avaliar, mas também para fazer 3/4 jogos numa época, não vale a pena investir.

Thorondor

Temos alguém na formação ou emprestado que possa fazer parte do plantel para o ano?

O nosso ex-distribuidor que formamos está a dar-se bem em Itália?

Existem fora da equipa dos bastardos jogadores com potencial para jogarem no Benfica e fazerem a diferença? Se sim quem e onde?

Obrigado.

BlankFile

Citação de: Thorondor em 26 de Abril de 2016, 23:46
Temos alguém na formação ou emprestado que possa fazer parte do plantel para o ano?

Existem fora da equipa dos bastardos jogadores com potencial para jogarem no Benfica e fazerem a diferença? Se sim quem e onde?

Obrigado.

Pergunta 1: Duvido seriamente. A sul é muito mais difícil formar bons jogadores no Voleibol. A competitividade maior está no norte do País claramente. O Benfica vai ter que continuar a contratar jogadores a outras equipas. Vamos ver se num futuro próximo, aparece alguma boa surpresa da nossa formação, mas não é nada fácil mesmo. Também é verdade que tenho a ideia que a nossa formação tem melhorado aos poucos, o que é um bom sinal.

Pergunta 2: O Miguel? Confesso que não tenho acompanhado o seu percurso em Itália. É um míudo com muito talento. Teve uma oportunidade única de carreira e não a desperdiçou. O Benfica é que ficou a perder.

Pergunta 3: Existem jovens com grande potencial no Castelo da Maia por exemplo. Dois ou três. Não digo que viessem para o Benfica e se transformassem em craques no imediato, mas bem trabalhados dariam jogadores por certo. De resto... não sei sinceramente. Acho que o horizonte nesse aspecto não é lá muito prometedor. O Benfica se quiser reais mais valias, tem que se virar mais para o estrangeiro.

Thorondor

Citação de: BlankFile em 27 de Abril de 2016, 00:21
Citação de: Thorondor em 26 de Abril de 2016, 23:46

Obrigado.

Pergunta 1: Duvido seriamente. A sul é muito mais difícil formar bons jogadores no Voleibol. A competitividade maior está no norte do País claramente. O Benfica vai ter que continuar a contratar jogadores a outras equipas. Vamos ver se num futuro próximo, aparece alguma boa surpresa da nossa formação, mas não é nada fácil mesmo. Também é verdade que tenho a ideia que a nossa formação tem melhorado aos poucos, o que é um bom sinal.

Pergunta 2: O Miguel? Confesso que não tenho acompanhado o seu percurso em Itália. É um míudo com muito talento. Teve uma oportunidade única de carreira e não a desperdiçou. O Benfica é que ficou a perder.

Pergunta 3: Existem jovens com grande potencial no Castelo da Maia por exemplo. Dois ou três. Não digo que viessem para o Benfica e se transformassem em craques no imediato, mas bem trabalhados dariam jogadores por certo. De resto... não sei sinceramente. Acho que o horizonte nesse aspecto não é lá muito prometedor. O Benfica se quiser reais mais valias, tem que se virar mais para o estrangeiro.

Ok. Muito obrigado. O que coloquei a negrito já era a ideia que também tinha. Se sairem o Mart o Duff e os dois distribuidores entrarão por certo quatro estrangeiros.

LA Lakers

Um distribuidor de qualidade acima da média é fundamental...

2sexy4you

Dar um cargo como diretor ao jardim e mudar equipa técnica

Amigo das modalidades

sabendo que grande parte do plantel tem contrato válido para a próxima época, nao espero muitas mudanças.

Quanto ao Renan,  "Despedi-lo custa o dinheiro de outro Distribuidor de qualidade". Mas é dinheiro bem gasto, temos de assumir o erro e pagar por isso. Por mim, era para despachar. Nao saindo, quem vier para o lugar do Gelinski tem de ser mt bom, e indiscutivelmente titular.

para o lugar do Duff, tem de vir um indiscutivel. Para o lugar do Mart apostava no Cveticanin.

Nas outras posições penso que tudo se irá manter. Eu trocaria o Kolev por alguem daquela posição que fosse mais habilitado na recepção.

MrFire

Citação de: Amigo das modalidades em 27 de Abril de 2016, 12:39
sabendo que grande parte do plantel tem contrato válido para a próxima época, nao espero muitas mudanças.

Quanto ao Renan,  "Despedi-lo custa o dinheiro de outro Distribuidor de qualidade". Mas é dinheiro bem gasto, temos de assumir o erro e pagar por isso. Por mim, era para despachar. Nao saindo, quem vier para o lugar do Gelinski tem de ser mt bom, e indiscutivelmente titular.

para o lugar do Duff, tem de vir um indiscutivel. Para o lugar do Mart apostava no Cveticanin.

Nas outras posições penso que tudo se irá manter. Eu trocaria o Kolev por alguem daquela posição que fosse mais habilitado na recepção.

Mas o Duff acham necessário sair? Não fez uma má época, e parece-me alguém que pode explodir.

Um distribuidor para o lugar do Gelisnski é essencial, e alguém que traga imensa qualidade para suprir a manutenção do Renan.

Quanto ao Kolev, não me parece fácil arranjar alguém com o mesmo poder ofensivo e com melhor recepecção.