Benfica 90/91 - O Filme da Temporada - "Avé César!"

dfernandes

BENFICA - A HISTÓRIA DA ÉPOCA 90/91
"AVÉ CÉSAR!"

São 2 horas e 10 minutos com tudo o que de destaque se passou nessa mítica época, desde os golos, as entrevistas, o enquadramento da temporada, as alegrias e as polémicas.

Foi um vídeo muito complicado de fazer. Em primeiro lugar, precisei de recorrer e aborrecer todos os amigos que costumam colaborar com as fontes para estes vídeos, nomeadamente os grandes MIKESLB4EVER (que forneceu a grande maioria dos vídeos), BAKERO (o nosso companheiro do Blog Memória Gloriosa) e GEOVANNI95, uma vez que há alguma escassez de material desta temporada, ou pelo menos em número suficiente para fazer um vídeo destes, onde se pretende documentar tudo.

A eles, mais uma vez, um MUITO OBRIGADO!

Em segundo, infelizmente alguns destes vídeos apresentavam alguma degradação a nível de imagem e especialmente de som (quase sempre muito baixo) e por isso basicamente fui obrigado a editá-los todos antes de sequer começar o processo de corte, nomeadamente com a utilização de filtros para tentar melhorar a qualidade. A nível de som tive mesmo que tirar o original em alguns vídeos porque estava demasiadamente baixo, cheio de cortes ou defeitos, e sempre que isso acontece deixo uma indicação gráfica do marcador do golo, do resultado e dos minutos em que aconteceu.

Em terceiro, há mesmo falta de alguns resumos completos, e por isso tive que recorrer ao grande programa da Benfica TV Vitórias e Património para arranjar imagens de alguns desses jogos em falta, nomeadamente de boa parte dos golos dessas partidas. Depois, aproveitei também para retirar excertos do programa que vão aparecendo periodicamente ao longo do vídeo para ajudar a contextualizar a temporada.

Bem... já me alonguei muito! Aqui fica o vídeo completo (link para download na descrição, no Youtube). Espero que gostem!

Playlist com todos os vídeos de temporada realizados até agora:

http://tune.pk/playlist/101380/benfica-filmes-de-temporada

VitorPaneira7

38 jogos 32 vitórias 1 derrota e 5 empates. 69 pontos em 76 possíveis , nada mais nada menos 90% de aproveitamento. Nos dias de hoje corresponde a 101 pontos em 114, 88% de aproveitamento.
Ainda por cima com um avé cesar histórico.

Faltou a glória na Europa e taça. Roma de Giannini destruiu o primeiro sonho, viriam a chegar À final, uma longa tradição do Benfica ser eliminado por um dos finalistas (um facto muitas vezes repetido, fruto também do Benfica europeu chegar sempre longe).

1º título que festejei a sério, ainda me lembro dever o inicio do jogo do Beira Mar, 3-0, e os jogadores chutarem bolas para o publico.

RedVC

redevil88

RedVC

Destaques:

Águas teve a su redenção. Foi bom ver o regresso do filho pródigo.
Paneira foi um verdadeiro sucessor de J. Augusto
Valdo foi magia
Thern foi power e golos espetaculares.
Isaías um poço de força
Vata foi felino.
Ricardo Gomes a potência com classe. E golos.
Pacheco foi velocidade e poder de fogo.
William sereno e fino.
César Brito letal e decisivo.
Schwarz tremendo e competitivo
Veloso sempre pendular.
Magnusson já a decair mas ainda com classe.
Paulo Sousa a emergir.
Sanchez tapado ainda apareceu em alguns jogos.
Os guarda redes ainda na sobra de Bento.

Aquele jogo nas Antas!

E as vergonhas das arbitragens.
Estava já em pleno a nojeira azul com apitos dourados.

KamikazeSLB

keivy

Mais um grande trabalho! Obrigado.

Alguém que faça aí uma capa para este também :)

Bakero

O Benfica estava numa guerra tremenda com o FCPorto pela hegemonia do futebol português, e se é verdade que viríamos a perder a guerra (era uma guerra viciada, impossível de vencer. Fantástico é como o Benfica ainda conseguiu estender a sua tremenda força até 1994, mas era uma guerra perdida à partida pela corrupção), nesta época vencemos a batalha mais forte e épica destes anos "dourados".

Treinador incrível, equipa fantástica, campeonato sensacional, video excepcional! Ver este campeonato é como assistir a um grande filme de Hollywood em que o vilão é incrivelmente feio, porco e mau, aparentemente impossível de abater, mas o herói vence de forma incrível na última e grande batalha!

Parabéns novamente dfernandes  O0!

Ps: Percebo que queiras ir agora a campeonatos mais recentes, mas fica o desafio: 86/87 e até 82/83 e 83/84 estão a piscar-te o olho  :). No que possa ajudar, ajudarei-te para que esses campeonatos também fiquem documentados no youtube, da forma épica como os apresentas!

Benfiquista_

82-83, 83-84 e 86-87 era excelente.

Concordo com o Bakero, que esses teriam, pelo menos para nós, mais velhos e que vivemos os anos 80, maior significado, mesmo que não me recorde desses campeonatos.

De resto, a época 1990-1991, nm foi a primeira em todos os fina de semana(e semana quando havia Taça de Portugal) ,andava com o "rádio dos velhos" ao ouvido, isto em puto...hoje não imaginava um puto assim a ouvir relatos na rua, em casa, em todo o lado.

Foi uma época épica, em que passei imenso tempo na Luz e tive o privilégio de privar com o Senhor Asterónimo Araújoo, muitas vezes durante a época, semanas e semanas, e sentir o cheiro do nosso Balneário.

É algo que ainda hoje consigo fazer e é magnífico, sentir essas recordações tão boas :)

dfernandes

Citação de: Bakero em 05 de Junho de 2016, 21:16
O Benfica estava numa guerra tremenda com o FCPorto pela hegemonia do futebol português, e se é verdade que viríamos a perder a guerra (era uma guerra viciada, impossível de vencer. Fantástico é como o Benfica ainda conseguiu estender a sua tremenda força até 1994, mas era uma guerra perdida à partida pela corrupção), nesta época vencemos a batalha mais forte e épica destes anos "dourados".

Treinador incrível, equipa fantástica, campeonato sensacional, video excepcional! Ver este campeonato é como assistir a um grande filme de Hollywood em que o vilão é incrivelmente feio, porco e mau, aparentemente impossível de abater, mas o herói vence de forma incrível na última e grande batalha!

Ps: Percebo que queiras ir agora a campeonatos mais recentes, mas fica o desafio: 86/87 e até 82/83 e 83/84 estão a piscar-te o olho  :). No que possa ajudar, ajudarei-te para que esses campeonatos também fiquem documentados no youtube, da forma épica como os apresentas!

Muito obrigado, amigo!

Mas diz-me, há resumos em quantidade e qualidade suficiente para avançar para esses projectos? Eu não me importo nada de os fazer, até porque são épocas que não vivi enquanto adepto porque era muito miúdo, mas tenho que ter material para os trabalhar.

Geovanni95

Sei quem esteve nesse jogo nas Antas e esteve um ambiente de cortar à faca.

E ele esteve entre a malta do Porto. Durante muito tempo teve que se conter.

E atenção: não foram só malta da claque! Foram homens, mulheres, crianças, velhotas, etc... a passarem o tempo a insultar os jogadores do Benfica!

Felizmente (ou infelizmente, não sei) não era nascido neste período dos anos 90 com o Benfica a ter grandes dificuldades financeiras, dirigentes que empurraram o clube para a lama, jogadores com qualidade duvidosa e arbitragens a levarem o CRAC para um sucesso desportivo obscuro.

Faz-me um bocado confusão andar 4 ou 5 anos depois desta época. Jogadores como: Ricardo, Schwarz, Thern, Valdo, Águas, Magnusson, Paneira, Isaías, etc... para ficarmos com: Tavares, Paulão, Marcelo, Mauro Airez, Bermudez, Hassan, Iliev, etc...

Felizmente nestes últimos 10 anos o Benfica cresceu bastante. Há 10 anos nunca pensei que o Benfica iria ganhar 3 campeonatos seguidos, chegar a finais europeias e ser competitivo em todas as modalidades.

Espero obviamente que o Benfica continue a crescer e que aparecem mais vídeos como este ou como o de 2015/16.

Obrigado dfernandes pela tua paciência a editar estes vídeos. É sempre bom (re)ver estes momentos. Conta sempre comigo para futuros projectos do Benfica.

Bakero

Citação de: dfernandes em 05 de Junho de 2016, 22:03
Citação de: Bakero em 05 de Junho de 2016, 21:16

Muito obrigado, amigo!

Mas diz-me, há resumos em quantidade e qualidade suficiente para avançar para esses projectos? Eu não me importo nada de os fazer, até porque são épocas que não vivi enquanto adepto porque era muito miúdo, mas tenho que ter material para os trabalhar.

82/83 e 83/84 consigo-te arranjar os videos de quase todos os jogos (e sim, são épocas incríveis de se assistir), 86/87...faltam-me vários jogos, mas pode ser que juntando a ajuda do MikeSLB4Ever e do Geovanni95 consigas pelo menos a maioria dos jogos.

Mas é uma questão de veres, sem pressas, se tens condições para avançar. Eu tenho ideia do enorme trabalho que dá fazer este tipo de projectos, por isso vai fazendo as coisas na descontra, porque o sentimento de "obrigação" e não prazer é o pior que pode acontecer (foi o que me aconteceu com o blog)...