Rafa Silva

Avançado, 32 anos,
Portugal
Equipa Principal: 9 épocas (2016-2024, 2026-), 337 jogos (21938 minutos), 96 golos
Em 2025/2026: 11 jogos (703 minutos), 2 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2)

sbremoved_34227

Citação de: Magnusson em 02 de Janeiro de 2024, 18:39O Benfiquista é o perfeito Português, é o mesmo que quando lhe perguntam "Estás bom?" nunca responde "Tudo bem" responde sempre "Olha, vamos andando". É o mesmo que se contenta com o "certinho" porque tem medo de arriscar, é por isso que acontecem sempre duas coisas mágicas, passados uns anos o Almeida, Vlachodimos, Chiquinhos, entre outros "não tenham sido assim tão maus", o legado do Rafa é, no geral, um legado de mediocridade e, sejamos francos, de uma personalidade frouxa e que não aporta nenhuma caraterística de liderança ou de carácter forte. Não é mau jogador mas imagino que para o Benfiquista comum agora que se sabe que ele vai sair seja a última Coca Cola no deserto.

E é muito por isto que o Vieira se eternizou no Benfica ou que tenhamos estado sob o jugo da ditadura durante épocas, é o medo do desconhecido que é o verdadeiro pânico para o Português/Benfiquista e não o medo da eterna mediocridade.
Já o disse, não sei se aqui: havendo competência, vai acontecer com o Rafa o mesmo que aconteceu com o Odysseas - com outro jogador lá, toda a gente vai perceber como estávamos a ser tão pouco ambiciosos e como havia tanta margem para melhorar.

E não, não estou a comparar a valia dos dois. Obviamente o Rafa é bem mais jogador, bem mais útil ao colectivo.

Mas ter naquela posição um jogador cuja mais valia é a condução de bola em velocidade... Que não é inteligente em campo, que não tem uma qualidade de passe por aí além, que não é bom finalizador... Parece-me uma loucura.

Magnusson

Citação de: SousaLB em 02 de Janeiro de 2024, 18:58
Citação de: Magnusson em 02 de Janeiro de 2024, 18:39O Benfiquista é o perfeito Português, é o mesmo que quando lhe perguntam "Estás bom?" nunca responde "Tudo bem" responde sempre "Olha, vamos andando". É o mesmo que se contenta com o "certinho" porque tem medo de arriscar, é por isso que acontecem sempre duas coisas mágicas, passados uns anos o Almeida, Vlachodimos, Chiquinhos, entre outros "não tenham sido assim tão maus", o legado do Rafa é, no geral, um legado de mediocridade e, sejamos francos, de uma personalidade frouxa e que não aporta nenhuma caraterística de liderança ou de carácter forte. Não é mau jogador mas imagino que para o Benfiquista comum agora que se sabe que ele vai sair seja a última Coca Cola no deserto.

E é muito por isto que o Vieira se eternizou no Benfica ou que tenhamos estado sob o jugo da ditadura durante épocas, é o medo do desconhecido que é o verdadeiro pânico para o Português/Benfiquista e não o medo da eterna mediocridade.
Já o disse, não sei se aqui: havendo competência, vai acontecer com o Rafa, o mesmo que aconteceu com o Odysseas - com outro jogador lá, toda a gente vai perceber como estávamos a ser tão pouco ambiciosos e como havia tanta margem para melhorar.

E não, não estou a comparar a valia dos dois. Obviamente o Rafa é bem mais jogador, bem mais útil ao colectivo.

Então que se exija mais de quem decide e que não se queira ficar com um jogador só porque se tem medo de quem lhe sucede.

sbremoved_34227

Citação de: Magnusson em 02 de Janeiro de 2024, 18:59
Citação de: SousaLB em 02 de Janeiro de 2024, 18:58

Já o disse, não sei se aqui: havendo competência, vai acontecer com o Rafa, o mesmo que aconteceu com o Odysseas - com outro jogador lá, toda a gente vai perceber como estávamos a ser tão pouco ambiciosos e como havia tanta margem para melhorar.

Então que se exija mais de quem decide e que não se queira ficar com um jogador só porque se tem medo de quem lhe sucede.
Isso é o lógico. Até porque é este medo da mudança que depois perpetua os vieiras no Benfica.

O que acaba por ser irónico, porque não haverá muitos sítios onde houve/há tanta oposição ao Vieira/vieirismo como aqui.

EusebioRei

Rafa é um jogador, que estando num dia sim, faz golo, assistências, e com a velocidade consegue desequilibrar quando mais ninguém o consegue.

Falha muito? Sem duvida, mas também aparece muitas vezes, em momento de golo, quando muitos não o fazem, acho que vamos sentir a sua falta, tenho pena que não continue, é uma adição na qualidade do plantel.

Bethinho

não sei porque o Rafa apgou as referencias ao Benfica nas redes sociais,se isso é verdade.
totalmente desnecessario mas que seja profissional até ao final da epocca e depois vá para o caralho.

LFVL

Algum dia este ciclo iria acabar...

Redady2

Citação de: Bethinho em 02 de Janeiro de 2024, 19:03não sei porque o Rafa apgou as referencias ao Benfica nas redes sociais,se isso é verdade.
totalmente desnecessario mas que seja profissional até ao final da epocca e depois vá para o caralho.
Apagou porque provavelmente choviam centenas de mensagens por dia, chatas e pouco positivas e ele achou que já chegaria.
Como se escreveu aqui anteriormente, só se tem receio da perda, se não se souber substituir por outro melhor. Dois exemplos: Vlaco saiu, veio um melhor. Grimaldo saiu veio um caro e muito inferior.
Aqui é importante ter competência em quem escolhe, porque isto não melhora assinando de cruz.

CarlosD

Não sou de todo o maior fã do jogador, assim como da sua personalidade.

Claro que já nos deu alegrias, é claramente um jogador acima da média.

Já aqui foi dito imensas vezes mas, até pelas características do jogador, parece-me que os seus melhores dias já passaram. E mesmo nos seus melhores dias, nunca chegou a um patamar de brilhante, como muitos outros que cá passaram chegaram, por exemplo Di Maria.

Tendo em conta que o Rafa é também deverá ter interesse de ver as suas condições melhoradas (está no seu direito), acho que não faz sentido renovar com o ele.

Tem ainda mais meia época pela frente, espero que marque 30 golos até ao final e ganhe tudo o que há para ganhar.

Caixadeoculos

Citação de: SousaLB em 02 de Janeiro de 2024, 17:43
Citação de: bet em 02 de Janeiro de 2024, 16:07
Citação de: SigaPaVinho em 02 de Janeiro de 2024, 12:43Temos é de ter competência para arranjar um substituto ao mesmo nível. Tal como o Grimaldo.

O problema não é estes jogadores saírem, o problema é entrarem Juraseks e Cabrais pq temos um scouting medonho.

Nós últimos anos insubstituíveis só o Jonas e Félix.

considero o Rafa mais insubstituivel que o Felix
Nem por sombras.

Tanto assim é que já lá vão 4 anos e meio e ainda ninguém conseguiu substituir o Félix.

O Félix não é um dos melhores do mundo por más escolhas de carreira
, má cabeça e por questões físicas. O Rafa será sempre um jogador irregular e jeitoso para se ter neste quintal, nada mais.

Mesmo assim, o Félix está no Barça, a fazer uma época razoável, e é ver um pouco por todo o lado quem diga que ele está a flopar. É todo um outro nível.

O Félix não é o melhor do mundo porque não  é bom o suficiente e há bastantes melhores que ele. Independente das escolhas de clube (todos são maus... atlético, Chelsea, barça)

É um excelente jogador, sem qualquer dúvida nenhuma.

Melhor do mundo?... como dizia o outro, não se senta nessa mesa

Benfica_Sempre_1904

É um jogador que podia vir na segunda linha de imortais do clube, mas dada a sua personalidade de emo e atitudes mimadas, cairá para 3º linha de de importância.

3º linha já é bom, com carisma podia facilmente cair na 2º linha, com mais consistencia e vontade podia ter sido um dos imortais dos ultimos 20 anos.

Stigmat

Por mim ia já. Farto da postura de prima donna deste sujeito.

Benfica_Sempre_1904

desde 2004 (1º ano que sigo religiosamente o Benfica)

1º linha: Jonas, Cardozo e Simão

2º linha: Luisão, David Luiz, Gaitan, Salvio, Fejsa, Samaris, Pizzi, Grimaldo

3º linha: Ricardo Rocha, Petit, Quim, Nuno Gomes, Di Maria, Aimar, Saviola, Amorim, Javi Garcia, Jardel, André Almeida, Enzo Peres, Matic, Lima, Garay, Ruben Dias, Mitroglou, Ederson, Eliseu, Seferovic, Otamendi, Rafa

é a minha opinião, e contei com qualidade, impacto mediático, anos de clube, comportamento/demonstrações de afeto ao clube. dentro de cada linha não há ordem

bruno cardoso

sbremoved_34227

Citação de: Caixadeoculos em 02 de Janeiro de 2024, 19:22
Citação de: SousaLB em 02 de Janeiro de 2024, 17:43
Citação de: bet em 02 de Janeiro de 2024, 16:07
Citação de: SigaPaVinho em 02 de Janeiro de 2024, 12:43Temos é de ter competência para arranjar um substituto ao mesmo nível. Tal como o Grimaldo.

O problema não é estes jogadores saírem, o problema é entrarem Juraseks e Cabrais pq temos um scouting medonho.

Nós últimos anos insubstituíveis só o Jonas e Félix.

considero o Rafa mais insubstituivel que o Felix
Nem por sombras.

Tanto assim é que já lá vão 4 anos e meio e ainda ninguém conseguiu substituir o Félix.

O Félix não é um dos melhores do mundo por más escolhas de carreira
, má cabeça e por questões físicas. O Rafa será sempre um jogador irregular e jeitoso para se ter neste quintal, nada mais.

Mesmo assim, o Félix está no Barça, a fazer uma época razoável, e é ver um pouco por todo o lado quem diga que ele está a flopar. É todo um outro nível.

O Félix não é o melhor do mundo porque não  é bom o suficiente e há bastantes melhores que ele. Independente das escolhas de clube (todos são maus... atlético, Chelsea, barça)

É um excelente jogador, sem qualquer dúvida nenhuma.

Melhor do mundo?... como dizia o outro, não se senta nessa mesa
Não digo que fosse o melhor, mas um dos...

Se tivesse ido para um City, teria sido logo diferente, por exemplo. Teria apanhado um excelente treinador, teria estado mais focado...

De qualquer forma, por muito que se discorde, há um mundo de diferença. O Félix tem muito mais recursos, o Rafa só lhe ganha na velocidade, onde efectivamente é muito acima da média e tem o mérito de a aliar a uma condução de bola bastante boa.

Qualidade técnica, finalização, qualidade de passe, jogo aéreo, visão de jogo? Nem tem comparação.

HB

Colegas no Benfica rendidos a Rafa: «Obrigado por tudo o que tens feito pelo nosso clube»

Homenagem pelos 300 jogos do avançado de águia ao peito

Rafa chegou aos 300 jogos com a camisola do Benfica e recebeu mensagens especiais dos companheiros de equipa, com muitos deles a enaltecerem o percurso do jogador pelas águias e a pedirem que posso dobrar este número redondo, como foi o caso de Morato: "Parabéns, Rafael Alexandre, pelos 300 jogos com a camisola do Benfica e que venham mais 300", afirmou, num vídeo partilhado na BPlay.

As mensagens dos companheiros:

João Mário

Parabéns, Rafinha. 300 jogos por este grande clube não é fácil. Só um jogador como tu, com a tua perserverança, qualidade e critério. Portanto, quero dar-te os parabéns. É um orgulho partilhar e fazer alguns jogos contigo, também. E espero fazer muitos mais. Um abraço do amigo, João Mário.

Gonçalo Guedes

Como é Rafinha? Só para te felicitar pelos teus 300 jogos de águia ao peito. Mereces muito pela tua pessoa, pela personalidade que tens.

João Neves

Olá Rafa. São 300 jogos, é um número espetacular.

Morato

Parabens Rafael Alexandre pelos 300 jogos com a camisola do Benfica e que venham mais 300.

Aursnes

Fazer 300 jogos pelo Benfica é fantástico. Para mim é incrível. Quero congratular-te pelos 300 jogos. És fantástico como jogador e como pessoa. Obrigado por partilharmos o balneário e o campo.

António Silva

Parabéns Rafa. Sei que é muito importante para ti esta marca de 300 jogos num clube de que tanto gostas. E obrigado por tudo o que tens feito pelo nosso clube. Um grande abraço.

Chiquinho

Rafinha, meu querido. Só para te desejar os parabéns pelos 300 jogos. Dizer que é um orgulho partilhar o campo e a vida pessoal contigo. És um ser humano especial, continua a ser essa pessoa fantástica e continua a alegrar os nossos dias. Obrigado, meu querido.

in record