Florentino Luís

Médio, 24 anos,
Portugal
Equipa Principal: 5 épocas (2019-2020, 2021-), 129 jogos (8550 minutos), 1 golo
Em 2023/2024: 43 jogos (2307 minutos), 0 golos

Equipa B: 3 épocas, 69 jogos, 1 golo

Títulos: Campeonato Nacional (2), Supertaça (2)

MTrigueiros

Só se deixa surpreender quem anda distraído.

O primeiro de muitos jogos a titular, espero.

André Sousa

Citação de: Rikhart em 14 de Fevereiro de 2019, 23:28
Não vejo que o Florentino seja inferior ao Pêpê com bola, ele é muito bom nesse aspecto também, mete a bola onde quer e tem uma visão de jogo fenomenal.

No fundo é tão bom como o melhor que Pêpê tem, e tem tudo o que ele não tem.

É incomparavelmente melhor.

Não fico propriamente surpreendido que não vejas, sou sincero.

Citação de: tfouto em 14 de Fevereiro de 2019, 23:34
E o João Carvalho?

É outro tipo de "inteligência".

O Joãozinho tem outro tipo de recursos no seu jogo. É um jogador forte no 1x1, um pouco parecido ao Félix nesse aspeto. São jogadores que têm um 1x1 mais forte em espaços curtos do que quando apanham o adversário de frente e com espaço para ultrapassá-lo.

O Busquets e o Iniesta, por exemplo, são muito inteligentes, mas o segundo, se quisesse, pegava na bola e mantinha-a no meio dos adversários, já o Busquets tinha muito mais dificuldades.

Atlas1

Está aqui, está  na seleção!

divica

Citação de: Cob92 em 14 de Fevereiro de 2019, 23:41
O Pedro ainda pode fazer carreira, depende daquilo que vai continuar a fazer no Guimaraes e para o proximo ano aquilo que o Lage pode querer dele.

Jogador na linha do Gabriel mas com menos pressao e recuperaçoes de bola e isso pode ser determinante.
pah mas este a esse nível comparado com o samaris por exemplo mas é muito melhor para fazer transições ofensivas.

adeptoBancada

Citação de: André Sousa em 14 de Fevereiro de 2019, 23:51
Citação de: Rikhart em 14 de Fevereiro de 2019, 23:28
Não vejo que o Florentino seja inferior ao Pêpê com bola, ele é muito bom nesse aspecto também, mete a bola onde quer e tem uma visão de jogo fenomenal.

No fundo é tão bom como o melhor que Pêpê tem, e tem tudo o que ele não tem.

É incomparavelmente melhor.

Não fico propriamente surpreendido que não vejas, sou sincero.

Citação de: tfouto em 14 de Fevereiro de 2019, 23:34
E o João Carvalho?

É outro tipo de "inteligência".

O Joãozinho tem outro tipo de recursos no seu jogo. É um jogador forte no 1x1, um pouco parecido ao Félix nesse aspeto. São jogadores que têm um 1x1 mais forte em espaços curtos do que quando apanham o adversário de frente e com espaço para ultrapassá-lo.

O Busquets e o Iniesta, por exemplo, são muito inteligentes, mas o segundo, se quisesse, pegava na bola e mantinha-a no meio dos adversários, já o Busquets tinha muito mais dificuldades.
A minha pergunta do João, era mais, e o Joao que tambem nao foi aproveitado e agora está num contexto que nao o favorece. No que estavas a falar do Pepe.

Deus Jonas

O Benfica tem tido gerações inaceitáveis de talento.

Como é que vamos pescar tanta truta?

fidalgo1

Citação de: André Sousa em 14 de Fevereiro de 2019, 23:45
Citação de: divica em 14 de Fevereiro de 2019, 23:27
em que clube é que lancam jovens de 17 anos com regularidade?
(1 por cada dois anos)

Eu não falei em clubes. Falei em país.

Se não lançam mais não me interessa. O Benfica tem qualidade para o fazer.

E quem diz 17 também pode dizer 18, é um ano. O Rúben Neves e o Renato devem ser os únicos exemplos disso.

Agora diz-me lá... o que é que impossibilitou o Pedro, o Joãozinho, o Florentino ou o Gedson, de serem apostas aos 18 anos? Eram o facto de serem juniores?

A capacidade física de um junior comparada com um senior é bastante diferente, ainda para mais no Benfica que é o topo de um profissional em Portugal.

Além de que, para entrar na equipa, tem de haver ligação entre a equipa B e da A, coisa que agora temos, mas duvido que a transição fosse tão rapida caso ainda tivessemos o RV, se o Félix, que tem o talento que tem, passou metade da epoca na bancada, certamente que o Florentino ainda estaria a jogar pela B.

Cob92

Citação de: divica em 14 de Fevereiro de 2019, 23:54
Citação de: Cob92 em 14 de Fevereiro de 2019, 23:41
O Pedro ainda pode fazer carreira, depende daquilo que vai continuar a fazer no Guimaraes e para o proximo ano aquilo que o Lage pode querer dele.

Jogador na linha do Gabriel mas com menos pressao e recuperaçoes de bola e isso pode ser determinante.
pah mas este a esse nível comparado com o samaris por exemplo mas é muito melhor para fazer transições ofensivas.

Nao se pode meter o Pedro neste sistema sem lhe pedir para defender, o bom equilibrio deste sistema do Lage è que tanto o 6 como o 8 fazem recuperaçoes e defendem.

André Sousa

Citação de: tfouto em 14 de Fevereiro de 2019, 23:54
A minha pergunta do João, era mais, e o Joao que tambem nao foi aproveitado e agora está num contexto que nao o favorece. No que estavas a falar do Pepe.

O Joãozinho apanhou um ano do bombo e teve uma gestão daquelas que se sabe. Foi encostado porque não entrou bem com o Belém e depois... caput. Agora não tem jogado com o Martin O'Neil depois de ser o melhor, ou um dos melhores, do Forest. Não há grande coisa que se possa fazer.

O contexto ideal para estes jogadores é serem apostas diretamente da equipa B. Têm a oportunidade de treinar constantemente na A, o que é uma grande diferença, e vêm com muita confiança e com a moral em alta, casos do Florentino, Ferro e do Jota, que ainda não jogou.

Acho que, com isto tudo, já é possível dizer que é possível sobreviver com a formação e ir ao mercado de forma pontual, até libertando algum orçamento para apostar em grandes jogadores para fazerem a diferença.

Xonas_14

Citação de: Tongraça em 14 de Fevereiro de 2019, 23:46
"Florentino, Florentino,
Florentino Luís,
Não sei se tu amas,
Para quê tu me seduz"

  :2funny: :2funny:

André Sousa

Citação de: Deus Jonas em 14 de Fevereiro de 2019, 23:59
O Benfica tem tido gerações inaceitáveis de talento.

Como é que vamos pescar tanta truta?

Sporting e Porto também têm bastante qualidade individual, embora menor.

Trabalham-na é pior. O Sporting este ano não tem equipa B, sequer, e nem sequer mete juniores nos sub-23 (de forma constante). Assim não há milagres.

Cloughie

Citação de: André Sousa em 15 de Fevereiro de 2019, 00:05
Citação de: tfouto em 14 de Fevereiro de 2019, 23:54
A minha pergunta do João, era mais, e o Joao que tambem nao foi aproveitado e agora está num contexto que nao o favorece. No que estavas a falar do Pepe.

O Joãozinho apanhou um ano do bombo e teve uma gestão daquelas que se sabe. Foi encostado porque não entrou bem com o Belém e depois... caput. Agora não tem jogado com o Martin O'Neil depois de ser o melhor, ou um dos melhores, do Forest. Não há grande coisa que se possa fazer.

O contexto ideal para estes jogadores é serem apostas diretamente da equipa B. Têm a oportunidade de treinar constantemente na A, o que é uma grande diferença, e vêm com muita confiança e com a moral em alta, casos do Florentino, Ferro e do Jota, que ainda não jogou.

Acho que, com isto tudo, já é possível dizer que é possível sobreviver com a formação e ir ao mercado de forma pontual, até libertando algum orçamento para apostar em grandes jogadores para fazerem a diferença.

O melhor e por larga margem. O0

divica

Citação de: André Sousa em 14 de Fevereiro de 2019, 23:45
Citação de: divica em 14 de Fevereiro de 2019, 23:27
em que clube é que lancam jovens de 17 anos com regularidade?
(1 por cada dois anos)

Eu não falei em clubes. Falei em país.

Se não lançam mais não me interessa. O Benfica tem qualidade para o fazer.

E quem diz 17 também pode dizer 18, é um ano. O Rúben Neves e o Renato devem ser os únicos exemplos disso.

Agora diz-me lá... o que é que impossibilitou o Pedro, o Joãozinho, o Florentino ou o Gedson, de serem apostas aos 18 anos? Eram o facto de serem juniores?
É mais facil para clubes da parte inferior da tabela lancerem esses jovens se os conseguirem emprestados e estiverem dispostos a apostar neles a serio.
E o problema de um clube como o Benfica o fazer é que sao poucos os jogadores com 17 ou 18 anos que têm mais qualidade do que jogadores com vinte e poucos anos e o Benfica precisa de ganhar 90% dos seus jogos.

E acho que tambem nao podemos gerir o plantel de forma a arranjar espaco para que jogadores de 16 anos tenham espaco quando chegarem aos 18 com a esperanca que eles sejam craques nessa idade.

Ter os jogadores mesmo talentosos com 17 anos serem lancados na B para um clube com a nossa dimensao parece o ideal. Nao devem é ficar la mais do que 2 anos... E depois no 3 quando nao forem convocados ainda podem ir ganhar ritmo na B.

Era assim que devia ser gerido o Benfica. O plantel tem de ser feito tendo em conta os putos para depois ano termos 5 extremos e 2 extremos na B a pedirem a ser lancados na A...

Deus Jonas

Citação de: André Sousa em 15 de Fevereiro de 2019, 00:06
Citação de: Deus Jonas em 14 de Fevereiro de 2019, 23:59
O Benfica tem tido gerações inaceitáveis de talento.

Como é que vamos pescar tanta truta?

Sporting e Porto também têm bastante qualidade individual, embora menor.

Trabalham-na é pior. O Sporting este ano não tem equipa B, sequer, e nem sequer mete juniores nos sub-23 (de forma constante). Assim não há milagres.

Tem que estar a ser feito muito bom trabalho no Seixal.

Desde a geração do Bernardo e do Cancelo até aos meninos que estão na B hoje... aquilo é uma fábrica de talento.

Dá-me um gozo ver os meninos aparecerem assim.


André Sousa

Citação de: fidalgo1 em 15 de Fevereiro de 2019, 00:02
A capacidade física de um junior comparada com um senior é bastante diferente, ainda para mais no Benfica que é o topo de um profissional em Portugal.

Além de que, para entrar na equipa, tem de haver ligação entre a equipa B e da A, coisa que agora temos, mas duvido que a transição fosse tão rapida caso ainda tivessemos o RV, se o Félix, que tem o talento que tem, passou metade da epoca na bancada, certamente que o Florentino ainda estaria a jogar pela B.

Em termos de capacidade física, a diferença é quase nula. O Gedson já era um portento físico há dois anos, ou no ano passado, o Florentino já fazia a diferença, e tanto o Joãozinho como o Pedro não eram muito diferentes do que são hoje.

É por preconceitos desses que acontece aquilo que digo. O Félix, no ano passado, podia perfeitamente ter tido minutos. O Gedson tinha capacidade para ser muito importante na equipa A e o Florentino também podia ter minutos, embora não conseguisse tirar o lugar ao Fejsa.

O Félix não passou metade da época a alternar entre a bancada e o banco por ser fraco fisicamente ou o diabo que o valha. O treinador é que era fraco, mas quando isso acontece, poucos resistem. Sejam da formação ou não, vide Gabriel e Félix.

Dá para todos os gostos.

A grande diferença no rendimento de um júnior no futebol sénior, é a adaptação que tem. É mental. É obrigado a pensar e executar mais rápido. Isto não é imediato, mas não se trata de capacidade física. Os jogadores terão sempre dificuldades no primeiro impacto com outro estímulo, tenham 15 ou 25 anos. Resta ter compreensão para isso e não encher a cabeça de pensamentos baseados em preconceitos absurdos como alguns que apareciam no tópico do Félix quando cá estava o outro incompetente.