Florentino Luís

Médio, 24 anos,
Portugal
Equipa Principal: 5 épocas (2019-2020, 2021-), 129 jogos (8550 minutos), 1 golo
Em 2023/2024: 43 jogos (2307 minutos), 0 golos

Equipa B: 3 épocas, 69 jogos, 1 golo

Títulos: Campeonato Nacional (2), Supertaça (2)

lonstrup

Citação de: André Sousa em 15 de Fevereiro de 2019, 00:05
Citação de: tfouto em 14 de Fevereiro de 2019, 23:54
A minha pergunta do João, era mais, e o Joao que tambem nao foi aproveitado e agora está num contexto que nao o favorece. No que estavas a falar do Pepe.

O Joãozinho apanhou um ano do bombo e teve uma gestão daquelas que se sabe. Foi encostado porque não entrou bem com o Belém e depois... caput. Agora não tem jogado com o Martin O'Neil depois de ser o melhor, ou um dos melhores, do Forest. Não há grande coisa que se possa fazer.

O contexto ideal para estes jogadores é serem apostas diretamente da equipa B. Têm a oportunidade de treinar constantemente na A, o que é uma grande diferença, e vêm com muita confiança e com a moral em alta, casos do Florentino, Ferro e do Jota, que ainda não jogou.

Acho que, com isto tudo, já é possível dizer que é possível sobreviver com a formação e ir ao mercado de forma pontual, até libertando algum orçamento para apostar em grandes jogadores para fazerem a diferença.
é possível sobreviver com a formação, e é possível vencer e convencer com a elite da nossa formação, que acaba por ser a elite do país, e por sequência lógica, europeia. Juntando a capacidade do nosso scouting em recrutar a elite jovem de países de segunda linha, acho que se podem fazer coisas boas.

Mas é como referes, formação da para sobreviver. Elite dá para vencer. E é nessa conjugação de elite e formação que temos de trabalhar.

divica

Citação de: Cob92 em 15 de Fevereiro de 2019, 00:04
Citação de: divica em 14 de Fevereiro de 2019, 23:54
Citação de: Cob92 em 14 de Fevereiro de 2019, 23:41
O Pedro ainda pode fazer carreira, depende daquilo que vai continuar a fazer no Guimaraes e para o proximo ano aquilo que o Lage pode querer dele.

Jogador na linha do Gabriel mas com menos pressao e recuperaçoes de bola e isso pode ser determinante.
pah mas este a esse nível comparado com o samaris por exemplo mas é muito melhor para fazer transições ofensivas.

Nao se pode meter o Pedro neste sistema sem lhe pedir para defender, o bom equilibrio deste sistema do Lage è que tanto o 6 como o 8 fazem recuperaçoes e defendem.
la por o pedro não ser o fejsa não quer dizer que não defenda.

Peter Buck

O que me faz confusão é como ainda não temos nenhum grande 9 a sair do Seixal...

Londrino-85

Citação de: Peter Buck em 15 de Fevereiro de 2019, 00:13
O que me faz confusão é como ainda não temos nenhum grande 9 a sair do Seixal...

Nem GR. Tem a ver com várias coisas...fatores psicológicos e fisiológicos, na minha opinião.

capelada

Por falar do Joãozinho, também temos o Diogo Gonçalves emprestado no Nottingham, mas tem tido muito pouco tempo de jogo, a ver pelas estatísticas no ZZ.

kramxel²

Citação de: Peter Buck em 15 de Fevereiro de 2019, 00:13
O que me faz confusão é como ainda não temos nenhum grande 9 a sair do Seixal...

Também existem poucos 9 no contexto do futebol mundial.

A maioria dos avançados acabam por ser extremos convertidos.

Andris

Estava confiante numa boa exibição, mas nunca esperei isto. Que monstro autêntico.

Por mim, não saía mais...

Maka

Citação de: André Sousa em 15 de Fevereiro de 2019, 00:05
Citação de: tfouto em 14 de Fevereiro de 2019, 23:54
A minha pergunta do João, era mais, e o Joao que tambem nao foi aproveitado e agora está num contexto que nao o favorece. No que estavas a falar do Pepe.

O Joãozinho apanhou um ano do bombo e teve uma gestão daquelas que se sabe. Foi encostado porque não entrou bem com o Belém e depois... caput. Agora não tem jogado com o Martin O'Neil depois de ser o melhor, ou um dos melhores, do Forest. Não há grande coisa que se possa fazer.

O contexto ideal para estes jogadores é serem apostas diretamente da equipa B. Têm a oportunidade de treinar constantemente na A, o que é uma grande diferença, e vêm com muita confiança e com a moral em alta, casos do Florentino, Ferro e do Jota, que ainda não jogou.

Acho que, com isto tudo, já é possível dizer que é possível sobreviver com a formação e ir ao mercado de forma pontual, até libertando algum orçamento para apostar em grandes jogadores para fazerem a diferença.

Zidanes e Pavones   :-X

divica

Citação de: André Sousa em 15 de Fevereiro de 2019, 00:11
Citação de: fidalgo1 em 15 de Fevereiro de 2019, 00:02
A capacidade física de um junior comparada com um senior é bastante diferente, ainda para mais no Benfica que é o topo de um profissional em Portugal.

Além de que, para entrar na equipa, tem de haver ligação entre a equipa B e da A, coisa que agora temos, mas duvido que a transição fosse tão rapida caso ainda tivessemos o RV, se o Félix, que tem o talento que tem, passou metade da epoca na bancada, certamente que o Florentino ainda estaria a jogar pela B.

Em termos de capacidade física, a diferença é quase nula. O Gedson já era um portento físico há dois anos, ou no ano passado, o Florentino já fazia a diferença, e tanto o Joãozinho como o Pedro não eram muito diferentes do que são hoje.

É por preconceitos desses que acontece aquilo que digo. O Félix, no ano passado, podia perfeitamente ter tido minutos. O Gedson tinha capacidade para ser muito importante na equipa A e o Florentino também podia ter minutos, embora não conseguisse tirar o lugar ao Fejsa.

O Félix não passou metade da época a alternar entre a bancada e o banco por ser fraco fisicamente ou o diabo que o valha. O treinador é que era fraco, mas quando isso acontece, poucos resistem. Sejam da formação ou não, vide Gabriel e Félix.

Dá para todos os gostos.

A grande diferença no rendimento de um júnior no futebol sénior, é a adaptação que tem. É mental. É obrigado a pensar e executar mais rápido. Isto não é imediato, mas não se trata de capacidade física. Os jogadores terão sempre dificuldades no primeiro impacto com outro estímulo, tenham 15 ou 25 anos. Resta ter compreensão para isso e não encher a cabeça de pensamentos baseados em preconceitos absurdos como alguns que apareciam no tópico do Félix quando cá estava o outro incompetente.
Mas esta ai parte do problema
Os jogadores de 17 anos nao dao um salto de intensidade e velocidade de execucao de um momento para o outro e se passarem muito tempo sem jogar estagnam.
A equipa B é um bom compromisso nesse sentido e torna mais seguro para o clube avaliar se o jogador serve ou nao.
Eu nao me lembro de nenhum bom jogador na B que tivesse sido um cepo nos seniores. E se jogadores como o yuri, rebocho ou bruno gaspar sao profissionais de futebol muito provavelmente deve-se à existencia das equipas B.
Caso contrario provavelmente andavam na segunda liga ou pior porque ninguem apostava neles...

Eterno Benfica

O faro pelo golo não se treina.

Ja nasce!

;D

Pasárgada

Citação de: lonstrup em 15 de Fevereiro de 2019, 00:11
Citação de: André Sousa em 15 de Fevereiro de 2019, 00:05
Citação de: tfouto em 14 de Fevereiro de 2019, 23:54
A minha pergunta do João, era mais, e o Joao que tambem nao foi aproveitado e agora está num contexto que nao o favorece. No que estavas a falar do Pepe.

O Joãozinho apanhou um ano do bombo e teve uma gestão daquelas que se sabe. Foi encostado porque não entrou bem com o Belém e depois... caput. Agora não tem jogado com o Martin O'Neil depois de ser o melhor, ou um dos melhores, do Forest. Não há grande coisa que se possa fazer.

O contexto ideal para estes jogadores é serem apostas diretamente da equipa B. Têm a oportunidade de treinar constantemente na A, o que é uma grande diferença, e vêm com muita confiança e com a moral em alta, casos do Florentino, Ferro e do Jota, que ainda não jogou.

Acho que, com isto tudo, já é possível dizer que é possível sobreviver com a formação e ir ao mercado de forma pontual, até libertando algum orçamento para apostar em grandes jogadores para fazerem a diferença.
é possível sobreviver com a formação, e é possível vencer e convencer com a elite da nossa formação, que acaba por ser a elite do país, e por sequência lógica, europeia. Juntando a capacidade do nosso scouting em recrutar a elite jovem de países de segunda linha, acho que se podem fazer coisas boas.

Mas é como referes, formação da para sobreviver. Elite dá para vencer. E é nessa conjugação de elite e formação que temos de trabalhar.
Vai lá dizer ao JJ, que ele manda te nascer 10 vezes logo ali no mesmo instante 😊😊😊

Cob92

Citação de: divica em 15 de Fevereiro de 2019, 00:12
Citação de: Cob92 em 15 de Fevereiro de 2019, 00:04
Citação de: divica em 14 de Fevereiro de 2019, 23:54
Citação de: Cob92 em 14 de Fevereiro de 2019, 23:41
O Pedro ainda pode fazer carreira, depende daquilo que vai continuar a fazer no Guimaraes e para o proximo ano aquilo que o Lage pode querer dele.

Jogador na linha do Gabriel mas com menos pressao e recuperaçoes de bola e isso pode ser determinante.
pah mas este a esse nível comparado com o samaris por exemplo mas é muito melhor para fazer transições ofensivas.

Nao se pode meter o Pedro neste sistema sem lhe pedir para defender, o bom equilibrio deste sistema do Lage è que tanto o 6 como o 8 fazem recuperaçoes e defendem.
la por o pedro não ser o fejsa não quer dizer que não defenda.

Nao estou habituado a ver os jogos do Guimaraes mas um dos grandes defeitos do Pepe quando saiu do Benfica è a intensidade que dava ao jogo e a pressao que nao fazia agora se calhar mudou do dia para a noite nao sei.

André Sousa

Citação de: divica em 15 de Fevereiro de 2019, 00:10
É mais facil para clubes da parte inferior da tabela lancerem esses jovens se os conseguirem emprestados e estiverem dispostos a apostar neles a serio.
E o problema de um clube como o Benfica o fazer é que sao poucos os jogadores com 17 ou 18 anos que têm mais qualidade do que jogadores com vinte e poucos anos e o Benfica precisa de ganhar 90% dos seus jogos.

E acho que tambem nao podemos gerir o plantel de forma a arranjar espaco para que jogadores de 16 anos tenham espaco quando chegarem aos 18 com a esperanca que eles sejam craques nessa idade.

Ter os jogadores mesmo talentosos com 17 anos serem lancados na B para um clube com a nossa dimensao parece o ideal. Nao devem é ficar la mais do que 2 anos... E depois no 3 quando nao forem convocados ainda podem ir ganhar ritmo na B.

Era assim que devia ser gerido o Benfica. O plantel tem de ser feito tendo em conta os putos para depois ano termos 5 extremos e 2 extremos na B a pedirem a ser lancados na A...

Não são jogadores emprestados. Por exemplo, Portugal perdeu na final do Europeu de Sub-19 há uns anos, com a Alemanha (geração de 95, André Silva, Guzzo, Rony, Gelson, etc., etc.). Na Alemanha, o Brandt, que era um ano mais novo, já tinha bastantes minutos no Bayern, o Stark tinha quase 30 jogos no Hertha, o Stendera e o Kempf já se tinham estreado no ano anterior pelo Eintracht, o Oztunali já tinha jogado pelo Bayern, o Kimmich era titular do Leipzig, o Selke já tinha jogado pelo Werder Bremen...

De Portugal, poucos eram os que tinham jogado pela equipa B, sequer.

Consegues ver a diferença?

O Benfica tem de ver mais à frente.

Jogadores como o Florentino, Gedson, Pedro Rodrigues, Joãozinho, Bernardo, Cancelo e Félix, mesmo podendo não ser melhores que jogadores como Samaris, Fejsa, Pizzi, Salvio, Gaitán, Maxi, e outros, têm potencial para lá chegar de forma relativamente fácil, e não demorará muito tempo até isso acontecer. As pessoas só têm de perceber que riscos correm-se com todos os jogadores, e que potenciar estes jogadores, aceitar as suas dores de crescimento, só será benéfico para o clube, que mais tarde, não muito, tirará os dividendos.

Por força do contexto, isto são coisas que não demoram muito a acontecer, porque o campeonato português é fraco para o potencial que estes jogadores têm, e o Benfica tem muitos jogos onde tem o controlo do jogo durante 90', quase.

capelada

Citação de: Londrino-85 em 15 de Fevereiro de 2019, 00:14
Citação de: Peter Buck em 15 de Fevereiro de 2019, 00:13
O que me faz confusão é como ainda não temos nenhum grande 9 a sair do Seixal...

Nem GR. Tem a ver com várias coisas...fatores psicológicos e fisiológicos, na minha opinião.

Neste século os melhores 9 formados pelo futebol português foram o Postiga e o André Silva. E já vamos com quase 20 anos de século... Em GR foram o Rui Patrício e, só.

divica

Citação de: capelada em 15 de Fevereiro de 2019, 00:16
Por falar do Joãozinho, também temos o Diogo Gonçalves emprestado no Nottingham, mas tem tido muito pouco tempo de jogo, a ver pelas estatísticas no ZZ.
O diogo goncalves se não fosse jogador do Benfica já ninguém queria saber dele.
Quando comparado com o heriberto parece que vai passar ao lado de uma carreira e ate acho que ele era melhor finalizador do que o heri...