Florentino Luís

Médio, 24 anos,
Portugal
Equipa Principal: 5 épocas (2019-2020, 2021-), 129 jogos (8550 minutos), 1 golo
Em 2023/2024: 43 jogos (2307 minutos), 0 golos

Equipa B: 3 épocas, 69 jogos, 1 golo

Títulos: Campeonato Nacional (2), Supertaça (2)

loverangra

 :D :D
Citação de: Cor_rubrum em 15 de Fevereiro de 2019, 13:24
Ainda há pouco, o Victor Paneira, na TSF voltou a comparar o Florentino ao Shéu.
Com todo o respeito, não concordo.
O Florentino tem uma capacidade de desarme fora do normal, não conheço ninguém assim.
E de posicionamento e de leitura, procurando as melhores soluções para os passes, não apenas as mais fáceis.
O Shéu era bom nos passes mas menos ousado. E a  desarmar não era grande coisa.

F-O-D-A-S-S-E  ''E a  desarmar não era grande coisa'' F-O-D-A-S-S-E-E-E-E-E-E-E

immoreofadogperson

Citação de: Cor_rubrum em 15 de Fevereiro de 2019, 14:04
Citação de: immoreofadogperson em 15 de Fevereiro de 2019, 13:58
Citação de: Cor_rubrum em 15 de Fevereiro de 2019, 11:39
Citação de: joaoaria em 15 de Fevereiro de 2019, 11:35
Ontem estava a ver a bola no café e um velhote que normalmente está em silêncio, virou-se para mim e disse-me :
" Este Florentino é o novo Sheu"
Eu já tenho uns anitos e portanto vi jogar o Sheu.
Foda-se até os pelos do cu se arrepiaram, porque o velhote estava mesmo certo !

Gosto do Shéu, mas é descabida essa comparação.
O Florentino é único e o Shéu fica a anos luz.
O único senão do Florentino é que ele não é muito propício a exercer as funções de trinco clássico, nas quais o estofo físico e o jogo aéreo são fundamentais.
Mas para jogar em duplo pivot é uma jóia rara!

Podes identificar um jogador que consideres actualmente de top mundial com essas duas características?

Tirando o Busquets e um ou outro, todos os trincos clássicos que conheço são fisicamente "bichos".
Tudo isto é discutível, mas tem que ser debatido como conceito teórico, que é o que eu estou a procurar fazer.
O Florentino, friso, não precisa de ser bicho nenhum!

Eu questionei genuinamente, pretendia saber que tipo de jogador identificas como trinco clássico. De facto o Florentino tem falhas no jogo aéreo, no entanto o 'estofo físico' que referes não me parece ser uma pecha do atleta. Tem uma disponibilidade física incrível, não só para desarmar como para ocupar espaços. O futebol já não é a luta física dos anos 90 e 00.

pipi

Citação de: loverangra em 15 de Fevereiro de 2019, 14:04
:D :D
Citação de: Cor_rubrum em 15 de Fevereiro de 2019, 13:24
Ainda há pouco, o Victor Paneira, na TSF voltou a comparar o Florentino ao Shéu.
Com todo o respeito, não concordo.
O Florentino tem uma capacidade de desarme fora do normal, não conheço ninguém assim.
E de posicionamento e de leitura, procurando as melhores soluções para os passes, não apenas as mais fáceis.
O Shéu era bom nos passes mas menos ousado. E a  desarmar não era grande coisa.

F-O-D-A-S-S-E  ''E a  desarmar não era grande coisa'' F-O-D-A-S-S-E-E-E-E-E-E-E

Penso que ( penso não tenho a certeza)  este user nunca deve ter visto o Shéu a jogar.
Caro amigo uma da caracteristicas de Shéu era a capacidade de desarme do adversario sem fazer falta.
Aliás o Shéu se não estou em erro em toda a sua carreira apenas viu um cartão vermelho.

Obi-Juan Kenobi

Citação de: klik em 15 de Fevereiro de 2019, 14:02
Citação de: Cor_rubrum em 15 de Fevereiro de 2019, 13:30
Neste momento o Benfica não joga com um esquema que faça uso do "trinco clássico", um termo que provoca urticária a alguns users, mas que é facilmente compreensível.
Dou outro exemplo nosso conhecido: o Xavi Garcia.
Para o Jesus, é fundamental um trinco que seja alto e corpulento que fique perto da zona de influência dos centrais e que se necessário jogue bem de cabeça.
Com este esquema a primeira fase de construção é necessariamente diferente, eu diria que tudo é diferente.
Florentino é um jogador muito inteligente e versátil, mas não corresponde ao arquétipo desse tipo de jogador.
Ainda bem que o Lage consegue ver mais além desse conceito muito limitado no futebol moderno.

O JJ e RV saiam a 3... fazendo sendo o mesmo... ( centrais abrem... 6 recua para o meio dos centrais). O Lage ao segundo jogo já estava a colocar a equipa a sair a "dois".. colocando logo 1 ou 2 médios nas costas da 1º linha adversaria. Envolve mais risco.. e exige mais dos centrais ( têm que ter mais confiança, e tranqualidade) coisas que vão ganhando jogo a jogo... e criamos logo numa fase recuada muitos mais triângulos possíveis para sair de uma pressão!!  Os laterais ficam menos expostos ( a necessidade de estar sempre a sair pelo lateral deixa de existir)... mas é preciso que os centrais tenham mais qualidade de jogo nesta forma, é exigido mais agora. Ontem não fizemos tanto... mas sempre que os centrais tiveram calma tentar sair sob pressão, curto e apoiado a diferença foi evidente, criávamos logo desequilíbrios gritantes.

Não é toa que o Ruben Dias tem estado em mais assistência directa para golo ou assistência para quem faz assistência final.

E, claro, tens os casos de saída a 3 com o GR, que também são uma imagem de marca do Bruno.

Também solução de great risk / great reward.

Cor_rubrum

Citação de: pipi em 15 de Fevereiro de 2019, 14:07
Citação de: loverangra em 15 de Fevereiro de 2019, 14:04
:D :D
Citação de: Cor_rubrum em 15 de Fevereiro de 2019, 13:24
Ainda há pouco, o Victor Paneira, na TSF voltou a comparar o Florentino ao Shéu.
Com todo o respeito, não concordo.
O Florentino tem uma capacidade de desarme fora do normal, não conheço ninguém assim.
E de posicionamento e de leitura, procurando as melhores soluções para os passes, não apenas as mais fáceis.
O Shéu era bom nos passes mas menos ousado. E a  desarmar não era grande coisa.

F-O-D-A-S-S-E  ''E a  desarmar não era grande coisa'' F-O-D-A-S-S-E-E-E-E-E-E-E

Penso que ( penso não tenho a certeza)  este user nunca deve ter visto o Shéu a jogar.
Caro amigo uma da caracteristicas de Shéu era a capacidade de desarme do adversario sem fazer falta.
Aliás o Shéu se não estou em erro em toda a sua carreira apenas viu um cartão vermelho.

Ó amigo vi inúmeras vezes o Shéu a jogar ao vivo, inclusivé a final da taça UEFA na velha catedral. Sou de 1962...
Gosto muito do Shéu mas  o Florentino a desarmar é de outro mundo...

Manuel_apt

 :bandeira1: :bandeira1: :bandeira1: :bandeira1: :bandeira1: :bandeira1: :bandeira1: :bandeira1: :bandeira1: :bandeira1: :bandeira2: :bandeira2: :bandeira2: :bandeira2: :bandeira2: :flagglorioso: :flagglorioso: :bandeiraslb2: :bandeiraslb2:Quem aqui conhece  os de marketing do Benfica.

Quero um CACHECOL  "" OS BEBES DO BENFICA ""
Quero um CACHECOL  "" OS BEBES DO BENFICA ""
Quero um CACHECOL  "" OS BEBES DO BENFICA ""
Quero um CACHECOL  "" OS BEBES DO BENFICA ""
Quero um CACHECOL  "" OS BEBES DO BENFICA ""
Quero um CACHECOL  "" OS BEBES DO BENFICA ""
Quero um CACHECOL  "" OS BEBES DO BENFICA ""
Quero um CACHECOL  "" OS BEBES DO BENFICA ""

bolotoliko

Este não engana: craque impossível!

Cor_rubrum

#2737
Citação de: immoreofadogperson em 15 de Fevereiro de 2019, 14:06
Citação de: Cor_rubrum em 15 de Fevereiro de 2019, 14:04
Citação de: immoreofadogperson em 15 de Fevereiro de 2019, 13:58
Citação de: Cor_rubrum em 15 de Fevereiro de 2019, 11:39
Citação de: joaoaria em 15 de Fevereiro de 2019, 11:35
Ontem estava a ver a bola no café e um velhote que normalmente está em silêncio, virou-se para mim e disse-me :
" Este Florentino é o novo Sheu"
Eu já tenho uns anitos e portanto vi jogar o Sheu.
Foda-se até os pelos do cu se arrepiaram, porque o velhote estava mesmo certo !

Gosto do Shéu, mas é descabida essa comparação.
O Florentino é único e o Shéu fica a anos luz.
O único senão do Florentino é que ele não é muito propício a exercer as funções de trinco clássico, nas quais o estofo físico e o jogo aéreo são fundamentais.
Mas para jogar em duplo pivot é uma jóia rara!

Podes identificar um jogador que consideres actualmente de top mundial com essas duas características?

Tirando o Busquets e um ou outro, todos os trincos clássicos que conheço são fisicamente "bichos".
Tudo isto é discutível, mas tem que ser debatido como conceito teórico, que é o que eu estou a procurar fazer.
O Florentino, friso, não precisa de ser bicho nenhum!

Eu questionei genuinamente, pretendia saber que tipo de jogador identificas como trinco clássico. De facto o Florentino tem falhas no jogo aéreo, no entanto o 'estofo físico' que referes não me parece ser uma pecha do atleta. Tem uma disponibilidade física incrível, não só para desarmar como para ocupar espaços. O futebol já não é a luta física dos anos 90 e 00.

O Florentino, até é bom que não fique muito corpulento, porque senão perde muita da aura que tem hoje. Para ele, a leveza é fundamental.
Mas a designação e o perfil de "trinco clássico" existe e não fui eu que inventei.
É dos lvros e da gíria da bola.
Quando atrás falei que o Florentino não tem essas características ( e se calhar ainda bem...) soltaram os cães todos, mas não perceberam o alcance da questão, lamento...
Eu gostaria de ler algo do André Sousa sobre isso, se fosse possível...


Eusébio10

Citação de: Cor_rubrum em 15 de Fevereiro de 2019, 13:24
Ainda há pouco, o Victor Paneira, na TSF voltou a comparar o Florentino ao Shéu.
Com todo o respeito, não concordo.
O Florentino tem uma capacidade de desarme fora do normal, não conheço ninguém assim.
E de posicionamento e de leitura, procurando as melhores soluções para os passes, não apenas as mais fáceis.
O Shéu era bom nos passes mas menos ousado. E a  desarmar não era grande coisa.

Não é o único, muita gente o compara ao Shéu. No domingo no trio de ataque até foi o António Oliveira a dizer o mesmo.

GTtdi_SLB


rsd

Citação de: Cor_rubrum em 15 de Fevereiro de 2019, 13:19
Citação de: André Sousa em 15 de Fevereiro de 2019, 12:26


Citação de: Cor_rubrum em 15 de Fevereiro de 2019, 11:39
(...)
O único senão do Florentino é que ele não é muito propício a exercer as funções de trinco clássico, nas quais o estofo físico e o jogo aéreo são fundamentais.
Mas para jogar em duplo pivot é uma jóia rara!

Dafuq...

"Cabeça de área" é a outra designação do trinco clássico, empregue pelos brasileiros.
Danilo, William Carvalho, Patrick Vieira e muitos mais.
O Florentino é outro tipo de jogador, certo?

Não consigo chegar ao raciocínio lógico que leva a que o William seja um trinco clássico mas o Florentino não. É tudo uma questão do físico?

Prometheus

Os lagartos aziados dizem que não se sabe posicionar, lel

Dr.Lecter


Cor_rubrum

Citação de: Eusébio10 em 15 de Fevereiro de 2019, 14:27
Citação de: Cor_rubrum em 15 de Fevereiro de 2019, 13:24
Ainda há pouco, o Victor Paneira, na TSF voltou a comparar o Florentino ao Shéu.
Com todo o respeito, não concordo.
O Florentino tem uma capacidade de desarme fora do normal, não conheço ninguém assim.
E de posicionamento e de leitura, procurando as melhores soluções para os passes, não apenas as mais fáceis.
O Shéu era bom nos passes mas menos ousado. E a  desarmar não era grande coisa.

Não é o único, muita gente o compara ao Shéu. No domingo no trio de ataque até foi o António Oliveira a dizer o mesmo.

Eu discordo.
O Florentino, se tudo correr normalmente irá ter uma carreira muito superior à do Shéu que foi um jogador importante no seu tempo mas nunca causou um entusiasmo por aí além, inclusivé nunca foi indiscutível na selecção.