Evolução dos equipamentos do Benfica

SuperGlorioso

Excelente trabalho!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Rodolfo Dias

2013/14: águia em fundo com preto à mistura

Variações

(Antes de mais, um parênteses sobre este equipamento. Devo um enorme agradecimento ao Carlos Monteiro por ter desenhado a águia que figura no fundo do equipamento principal - e ao Rui Pedro Silva pelo contacto. É que apesar de eu ter feito estes desenhos todos e ser picuinhas cumó c :tickedoff:, não sou assim tão bom com o Illustrator como gostava de ser. Assim, um grande bem-haja ao meu homónimo por me ter desencalhado o meu projecto quando eu já estava a fritar a pipoca em busca de alternativas para desenhar aquele fundo...)

A TMN foi engolida pela Meo e passou a figurar em exclusivo nas camisolas do Benfica... em exclusivo? Não! Tal como dantes, a Meo ficou no principal e a Moche passou a aparecer nos alternativos pretos e brancos - que raio de ideia?!. No principal, a principal novidade foi a inclusão do desenho de uma águia no tecido da camisola e o regresso do preto, após os equipamentos de 2008/09; depois desaparece o colarinho e ficamos com uma gola em U. De resto, é digno de registo o Benfica ter arranjado uma camisola comemorativa do 33º campeonato e o facto de terem jogado a final da Taça de Portugal com o equipamento do ano seguinte.

Rodolfo Dias

2014/15: rosa-dos-ventos a indicar o caminho?

Variações

Seguindo o exemplo da época anterior, a camisola desta época voltou a ter desenhos no tecido; desta vez, debaixo do emblema ficou uma rosa-dos-ventos inserida numa cruz. O preto voltou a desaparecer e a gola voltou a ser em bico. Quanto ao alternativo... preto e marron-ou-lá-como-se-chama-aquilo - e acredito que deva ter metido a cor errada, mas nem sei bem que é aquilo...
Desde a última vez que o Benfica fora campeão, o símbolo que assinalava essa conquista alterou-se: das quinas passámos a ter um ovo estrelado sem graça e sem jeito, plantado mesmo no centro da camisola. Ainda assim na Taça de Portugal lá pôde o Benfica jogar com as quinas, apesar de já não ser no braço...
Como acabou o patrocínio da ZON e da Sagres ao campeonato, o Benfica jogou durante grande parte da época sem logotipo deste na manga direita, surgiu com um branco no jogo de Alvalade e duas jornadas depois passou a jogar com o definitivo.

Rodolfo Dias

2015/16: Novo patrocínio traz regresso do alternativo mais desejado

Variações

2016 assinalou o final da presença da Meo nas camisolas do Benfica, sendo substituída pela Emirates, a companhia aérea dos EAU. Ao mesmo tempo, os equipamentos deste ano pautaram novamente pela simplicidade e por um cheirinho aos bons velhos tempos, com as camisolas principais sem grandes enfeites e uma gola em U e o alternativo a retomar as cores que todos os benfiquistas preferem: branco e vermelho. Nos últimos jogos da temporada o Benfica jogou com o NIF da Fundação Benfica na manga esquerda.

E pronto, por aqui fica o desfilar dos 111 anos de história de equipamentos do Benfica. Os desta temporada já estão começados, mas prefiro acrescentá-los quando terminar a época. E já sabem: correcções ou faltas, estejam sempre à vontade para assinalar :)

dfernandes

Fabuloso trabalho.

Sem palavras.

Isto merecia ter destaque no museu do Benfica!!

Muito e muito obrigado!!

jpbaptista

Isto é fantástico, sinceramente! Obrigado!

Em relação ao alternativo 2014-15, é claramente um vermelho/marron/rosa estranho, e apesar de nunca ter tido uma nas mãoes, penso que nas fotos em que a camisola tem uma luz artificial forte a iluminá-la a côr parece mais berrante do que realmente é (menos "rosa" do que tens ali). Mas só mesmo alguém que a tenha para dizer com certeza que aquelas linhas deviam ser menos berrantes.

Abração e bons trabalhos!

Jarnac

Rodolfo Dias, excelente Trabalho, à Benfica...este era um trabalho que devia ser realizado pelo Clube, e estar numa parede do Museu Cosme Damião, e em pins ou de outra forma na Loja.

Shoky

Citação de: Rodolfo Dias em 12 de Dezembro de 2016, 20:05
2010/11: aniversário da TCE com uma variedade de patrocínios

Variações

Em 2010 celebrou-se os 50 anos da conquista da Taça dos Campeões Europeus (reflectidos na estrela do emblema, apenas utilizado esta época) e, para assinalar o facto, o Benfica apresentou uma camisola de colarinho com botão e pontas das mangas brancas (excepto o botão, um bocadinho à imagem do que se vestiu nesse jogo histórico - com ênfase no "um bocadinho") e algumas linhas nos calções e na camisola. O patrocínio manteve-se em alternância entre a TMN em fundo azul no principal e a Meo em fundo preto no alternativo (e vice-versa nas mangas). O mais fascinante foi a verdadeira panóplia de outros nomes que o Benfica utilizou no peito durante os jogos, com a Timor Telecom, a Companhia Santomense de Telecomunicações, a Uzo, a TMN 4G e a PT 4G a também aparecerem nas camisolas encarnadas.
No que respeita aos alternativos, nas competições nacionais foi utilizado o segundo, amarelo com uma mancha azul-escura e de gola em bico com calções azul-escuros, e nas europeias o terceiro, branco (de gola em U) com vivos grená e calções da mesma cor. Aliás, o pormenor das quinas nas camisolas da Liga Europa para mim é delicioso.
A nível pessoal, devo admitir que o equipamento principal é um "guilty pleasure" meu. Gosto dele, apesar de remeter para uma época calamitosa...

Múltiplos crimes. Inenarável. Cuspia-se na camisola.

Shoky

Citação de: Rodolfo Dias em 10 de Dezembro de 2016, 15:06
2005/06: revolução em tudo excepto na marca

Variações

E depois de ano e meio a trajar de forma simplista, regressaram os efeitos e as riscas e os triângulos e as inovações. A Vodafone foi substituída pela Portugal Telecom cujo quadrado do logotipo (rectângulo nos jogos europeus) ocupou a camisola durante toda a época - com excepção do FC Porto 0-2 Benfica, onde o que figurou nas camisolas foi a TMN, na altura parte integrante da PT. O espectacular alternativo branco foi substituído por um cinzento com partes brancas: não digo que tenha sido para pior, mas... Com tudo isto, apenas a marca e o emblema se mantiveram inalterados.

Um pormenor. A camisola de escarro azul também foi usada num Benfica 2-2 Rio Ave.
2 golos do Petit.

Shoky

Citação de: Rodolfo Dias em 12 de Dezembro de 2016, 21:07
2013/14: águia em fundo com preto à mistura

Variações

(Antes de mais, um parênteses sobre este equipamento. Devo um enorme agradecimento ao Carlos Monteiro por ter desenhado a águia que figura no fundo do equipamento principal - e ao Rui Pedro Silva pelo contacto. É que apesar de eu ter feito estes desenhos todos e ser picuinhas cumó c :tickedoff:, não sou assim tão bom com o Illustrator como gostava de ser. Assim, um grande bem-haja ao meu homónimo por me ter desencalhado o meu projecto quando eu já estava a fritar a pipoca em busca de alternativas para desenhar aquele fundo...)

A TMN foi engolida pela Meo e passou a figurar em exclusivo nas camisolas do Benfica... em exclusivo? Não! Tal como dantes, a Meo ficou no principal e a Moche passou a aparecer nos alternativos pretos e brancos - que raio de ideia?!. No principal, a principal novidade foi a inclusão do desenho de uma águia no tecido da camisola e o regresso do preto, após os equipamentos de 2008/09; depois desaparece o colarinho e ficamos com uma gola em U. De resto, é digno de registo o Benfica ter arranjado uma camisola comemorativa do 33º campeonato e o facto de terem jogado a final da Taça de Portugal com o equipamento do ano seguinte.

O equipamento com o 33 também foi usado no Dragão. ;)

dfernandes

Citação de: Shoky em 13 de Dezembro de 2016, 21:35

Um pormenor. A camisola de escarro azul também foi usada num Benfica 2-2 Rio Ave.
2 golos do Petit.

Camisola e patrocínio inenarráveis.

Salva-se o emblema.

Rodolfo Dias

Citação de: Shoky em 13 de Dezembro de 2016, 21:43
O equipamento com o 33 também foi usado no Dragão. ;)
Agradecido pelas correcções! Muito daquilo que fiz foi baseado nas fotos de equipa, por isso e como normalmente só aparecem as fotos do Benfica quando joga em casa (porquê?), as "especiais" dos jogos fora são mais susceptíveis de terem ficado esquecidas - e há bocado descobri mais uma que estava em falta, a do FC Porto - Benfica de 2014/15. Já vou tratar de uploadar os ficheiros corrigidos  O0

Rodolfo Dias

Citação de: jpbaptista em 13 de Dezembro de 2016, 17:47
Em relação ao alternativo 2014-15, é claramente um vermelho/marron/rosa estranho, e apesar de nunca ter tido uma nas mãoes, penso que nas fotos em que a camisola tem uma luz artificial forte a iluminá-la a côr parece mais berrante do que realmente é (menos "rosa" do que tens ali). Mas só mesmo alguém que a tenha para dizer com certeza que aquelas linhas deviam ser menos berrantes.
De facto, olhando com mais atenção para as imagens de jogos, dá mesmo ideia que exagerei no rosa  :tonge: já fiz alterações, creio estarem mais fiéis à realidade  O0

Bakero

Citação de: dfernandes em 13 de Dezembro de 2016, 21:43
Citação de: Shoky em 13 de Dezembro de 2016, 21:35

2 golos do Petit.

Camisola e patrocínio inenarráveis.

Salva-se o emblema.

Até o vermelho é fraco, deslavado, envergonhado. Compare-se com a camisola deste ano ou de 93/94 por exemplo  :bah2:. Só não digo que é o mais feio de sempre do Benfica, porque o de 06/07 também dá muita luta.

Felizmente desde 09/10 o Benfica voltou a ter equipamentos dignos dos equipamentos pré finais de anos 90. E têm estado a ficar cada vez melhores.

Só falta mesmo estabilizar o alternativo branco quase todas as épocas (devia ser todas, mas pronto, variem de vez em quando, mas voltem rapidamente ao branco).

Excelente trabalho neste tópico! É uma viagem no tempo!  :bow2:

Rodolfo Dias

Citação de: Bakero em 14 de Dezembro de 2016, 18:33
Até o vermelho é fraco, deslavado, envergonhado. Compare-se com a camisola deste ano ou de 93/94 por exemplo  :bah2:. Só não digo que é o mais feio de sempre do Benfica, porque o de 06/07 também dá muita luta.
Agora tocaste num ponto que não é pacífico e no qual eu reconheço que falhei em toda a linha. Talvez não se note muito mas, tirando os equipamentos de 1999/00 e 2000/01 (salvo erro), utilizei o mesmo tom de encarnado em TODOS os equipamentos principais. Talvez pudesse ter andado a partir a cabeça e ter andado a martelar as imagens em que me baseei por forma a tentar acertar as cores tal-e-qual como elas foram usadas ao longo dos tempos... mas acabei por me acomodar sempre ao mesmo tom de encarnado - até nem sabendo se este será o "encarnado Benfica".