Pedro Pablo Pichardo, Campeão Olímpico/Campeão Mundial/Campeão Europeu

CreedBratton

Citação de: Pokrl em 12 de Março de 2021, 02:50
Já tem uns dias, não sei se andou por aqui.


Tem nacionalidade portuguesa há nove meses. Sente-se frustrado por não poder participar nos Europeus de Atletismo?
Eu venho da América e lá não se compete o campeonato da Europa, o título da América é o Panamericano e já o tenho. Preocupa-me mais não poder estar no Mundial ou nos Jogos Olímpicos. Essas para mim são competições mais importantes porque o meu foco está nos títulos maiores.

Do que tem observado quem está em melhores condições de alcançar o pódio nestes europeus?
É difícil dizer. Estas competições são bastante difíceis, porque tu podes estar bem hoje, mas amanhã não. Há sempre surpresas. É uma competição bastante renhida. Nas competições em que tenho participado ao mais alto nível, quem está no topo é o americano [Christian Taylor] e logo a seguir sou eu. Por isso não posso dizer quem será melhor no Europeu. Há quatro cinco atletas que estão com bons resultados, vamos ver o que acontece na final.

É líder mundial do ano. De que forma a vinda para Portugal, nomeadamente para o Benfica, ajudou a melhorar a sua performance?
A minha performance não tem nada a ver com Benfica ou Portugal, essencialmente tem a ver com o meu treinador que foi o motivo pelo qual eu deixei Cuba. O meu treinador é o meu pai e foi ele quem melhorou o meu desempenho. Até porque não temos em Portugal as melhores condições para treinar.

Explique isso melhor?
Há condições, mas há problemas para entrar num estádio qualquer. Há muita burocracia. Faltam alguns pormenores para trabalhar bem, mas não nos focamos nisso e continuamos a trabalhar. O meu pai tenta compensar essas falhas com alguns exercícios.

O que é que falta para as condições aqui serem as ideias?
A Federação Portuguesa de Atletismo [FPA] não me apoia. Não tenho nenhum apoio. Só há poucos dias conhecemos o presidente da FPA, numa bomba de gasolina, enquanto metíamos combustível.

Nunca foram apresentados?
Não. Não temos apoio da FPA, tudo o que fazemos é com o apoio do Benfica e do meu patrocinador, a Puma.

Não recebe subsídio como atleta de alta competição?
Não. Não recebo nada. O Benfica disse-me que surgiu no jornal uma notícia que dizia que eu estava no plano de alta competição, mas não sei como é possível fazerem isso sem antes falarem comigo, porque se tenho direito, ninguém me disse nada. Se existe algo, não sei. Treino no Estádio Universitário porque a Ana Oliveira, diretora do Benfica, tratou de tudo. Não sei com quem ela fala, se é com a federação ou com os dirigentes do Estádio, mas ela trata de tudo. Por exemplo, estive três semanas no Algarve a treinar e foi o Benfica quem teve de fazer o pagamento. Para treinar numa pista, a Ana Oliveira tem de enviar um e-mail. A parte do ginásio, por exemplo, faço-a aqui no Estádio da Luz, porque no Estádio Universitário não tenho boas condições de ginásio. Quando preciso de relva para treinar, a pista 2 do Estádio Universitário não tem boa relva e na pista 1 é muito difícil treinar. Se tenho de fazer treino técnico, tenho de ir ao Jamor...


Nada que surpreenda em relação à Federação.

Mais honesto não podia ser

Jack Gonçalves

#2026
Uns dias não.
Essa entrevista tem anos!
Ele entrou no alto rendimento da missão olímpica a outubro de 2018.

Ramiro Lopes

«Tem nacionalidade portuguesa há nove meses.»

Segundo notícias, o Pichardo tem nacionalidade portuguesa desde Novembro de 2017, pelo que a entrevista deverá ser de Julho de 2018.


Pokrl

Citação de: Ramiro Lopes em 12 de Março de 2021, 10:32
«Tem nacionalidade portuguesa há nove meses.»

Segundo notícias, o Pichardo tem nacionalidade portuguesa desde Novembro de 2017, pelo que a entrevista deverá ser de Julho de 2018.

Nem reparei nesse pormenor, mas no site está como publicada há 5 dias atrás.

Ramiro Lopes

Citação de: Pokrl em 12 de Março de 2021, 17:21
Citação de: Ramiro Lopes em 12 de Março de 2021, 10:32
«Tem nacionalidade portuguesa há nove meses.»

Segundo notícias, o Pichardo tem nacionalidade portuguesa desde Novembro de 2017, pelo que a entrevista deverá ser de Julho de 2018.

Nem reparei nesse pormenor, mas no site está como publicada há 5 dias atrás.
«Esta entrevista, publicada originalmente em 2018, define-o enquanto homem, atleta e também como rival de Nélson Évora»

https://tribunaexpresso.pt/entrevistas-tribuna/2021-03-07-Pichardo-Cuba-e-um-pais-bastante-liberal-e-louco-Portugal-e-um-pais-mais-restrito-e-com-bastantes-regras.-Para-mim-e-demasiado

TeamRocket37

Taylor está fora dos JO rompeu o tendão de aquiles.

Vai Pichardo tens a oportunidade de Ouro para Ouro Olímpico.

Jack Gonçalves

Citação de: TeamRocket37 em 20 de Maio de 2021, 23:10
Taylor está fora dos JO rompeu o tendão de aquiles.

Vai Pichardo tens a oportunidade de Ouro para Ouro Olímpico.

assim o maior rival deve ser o Zango, que faz grandes marcas mas não é super consistente, espero que o PPP chegue lá em mega forma


Jack Gonçalves

Não saltou em 2020 e este ano tem 17.15, mas ainda agora começou a temporada...


pcssousa


Lellominsk

Citação de: pcssousa em 30 de Maio de 2021, 22:47
Péssimo resultado hoje. 17,01.

Foi o 1 salto e não vi mais ... Não melhorou? Acabou em que lugar?

MSAM


Rei

Ele tem treinado normalmente ou tem tido problemas? Resultado aquém das expectativas. Espero que consiga estar na melhor forma para os JO.