Época 2017/2018

Slb23

Citação de: Carlsberg87 em 16 de Abril de 2018, 21:55
Citação de: Coach_Gouveia em 16 de Abril de 2018, 21:41
Citação de: Slb23 em 16 de Abril de 2018, 21:37
Citação de: JM21 em 16 de Abril de 2018, 21:06
O Pedro é um grande treinador. O melhor português, muito provavelmente. Mas neste momento a equipa precisa de um abanão, de ideias novas e essas ideias não as vamos encontrar em Portugal.

Há que ir ao mercado internacional, encontrar um treinador top, ou então mais vale ficar quieto.
É por aqui.

Eu defendo por princípio que muitos anos com os mesmo jogadores e o mesmo treinador traz muitos problemas.
Quando o treinador tem pulso para a coisa, até podem lá estar os mesmos jogadores 10/15 anos.
E quando digo pulso, digo mandar no balneário e ser ambicioso e ser ambicioso é mesmo estando no topo querer lá manter-se muitos e bons anos, gostar da sensação de ganhar.
E estas 2 condições, são muito raras em tugas tanto jogadores com treinadores e seja em que desporto for.

Obradovic no Andebol do Porto ganhou quantos anos seguidos!?
Donner no ABC?

Há tantos exemplos pelo mundo fora.
Mas algum deles tinha dos melhores do mundo? Não...

E outra coisa, tanto no caso do Donner como do Obradovic todas as épocas havia problemas de balneário.

Slb23

Citação de: tozecs em 16 de Abril de 2018, 22:05
O Pedro Nunes tem um defeito grande. Qual foi o jogador que valorizou? O jogador que evolui com ele? Ele trabalha o que tem, mas não vejo evolução nos jogadores.
Pelo menos é a minha opinião.

Temos o Miguel Rocha que não passa deste nível, o Sardo na época passada foi o que se viu.

Já com o coninhas do porto, notasse evolução em vários jogadores.
Não evoluem? Mas brincamos?

O João e o Diogo cresceram imenso. Não há muitos mais para potenciar, há o Miguel apenas que pronto.

JPSilva

Citação de: Carlsberg87 em 16 de Abril de 2018, 21:55
Citação de: Coach_Gouveia em 16 de Abril de 2018, 21:41
Citação de: Slb23 em 16 de Abril de 2018, 21:37
Citação de: JM21 em 16 de Abril de 2018, 21:06
O Pedro é um grande treinador. O melhor português, muito provavelmente. Mas neste momento a equipa precisa de um abanão, de ideias novas e essas ideias não as vamos encontrar em Portugal.

Há que ir ao mercado internacional, encontrar um treinador top, ou então mais vale ficar quieto.
É por aqui.

Eu defendo por princípio que muitos anos com os mesmo jogadores e o mesmo treinador traz muitos problemas.
Quando o treinador tem pulso para a coisa, até podem lá estar os mesmos jogadores 10/15 anos.
E quando digo pulso, digo mandar no balneário e ser ambicioso e ser ambicioso é mesmo estando no topo querer lá manter-se muitos e bons anos, gostar da sensação de ganhar.
E estas 2 condições, são muito raras em tugas tanto jogadores com treinadores e seja em que desporto for.

Obradovic no Andebol do Porto ganhou quantos anos seguidos!?
Donner no ABC?

Há tantos exemplos pelo mundo fora.

O Obradovic com aquela concorrência até podia lá ficar 40 anos a ganhar.

Dr.Lecter

Citação de: Slb23 em 16 de Abril de 2018, 22:17
O Pedro Nunes tem um defeito grande. Qual foi o jogador que valorizou? O jogador que evolui com ele? Ele trabalha o que tem, mas não vejo evolução nos jogadores.

Temos o Miguel Rocha que não passa deste nível, o Sardo na época passada foi o que se viu.

O João e o Diogo cresceram imenso. Não há muitos mais para potenciar, há o Miguel apenas que pronto.

E o Vieirinha esta época até parece que desaprendeu.

tozecs

Pois... Grupo curto... Temos de ser sinceros, ter o Nicolia no grupo tem muitas coisas boas...

Mas se não existe um líder forte na equipa, pode trazer danos.

Nicolia, um jogador individualista que defende pouco e joga muitos minutos ( senão quase o jogo todo ). Parece que faz o que quer dentro de campo, quantas vezes já o vi a não obedecer a ordens taticas do Pedro Nunes.

Ter o Nicolia na Benfica é fantástico, o melhor jogador do mundo!!! Mas tem de haver pulso para lidar com ele e as vezes parece que o Pedro não tem.

tozecs

Na minha opinião foi o Senica que colocou o João e o Diogo noutro nível, mas concordo que tenham amadurecido um pouco, mas potenciar não.

cfriacas

E o Tiago tem jogado menos. Lesionado...?

tozecs

Citação de: Dr.Lecter em 16 de Abril de 2018, 22:19

E o Vieirinha esta época até parece que desaprendeu.

Aqui toda a gente malha no Xavi Cardoso, mas eu acho que vai ser muito mais útil na próxima época que o Vieirinha.

Jogador com raça,líder, um jogador que tem sido sempre capitão nas equipas sub 20 do valongo e  da selecção Portugal, actualmente é o motor do Valongo que pode ficar em 4 lugar. Defende bem e com muito argumentos ofensivos. Tem 23 anos. Não treme ao contrario do Vieirinha.

tozecs

Estava aqui a pensar e o Benfica podia fazer com o Valter Neves o mesmo que fez com o Andre Lima no futsal.

O Valter Neves a treinador, que acham???

Jorge.P_

Falando sobre treinadores e tal, algumas passagens no Gloquei (repito, que será tudo menos pró Benfica e que tem muita coisa com que não concordo) com já algum tempo mas interessantes:

''(...)o melhor exemplo que tenho para vos explicar a minha teoria vem da final da Liga Europeia entre o Réus e a Oliveirense, quando o relatador catalão da TV3 Catalunha comenta o minuto de desconto pedido por Tó Neves: "é uma prática muito habitual nos conjuntos portugueses, também com o Benfica, os jogadores tinham mais protagonismo nos minutos de desconto". Tó Neves, Pedro Nunes e Paulo Freitas – ainda que, no caso de Freitas, haja muito mais intervenção no tema defensivo e na paciência no ataque – colocam em prática esquemas simples porque na verdade é-lhes mais importante os jogadores do que as ideias, ao passo que, por exemplo, no Porto, com um treinador catalão, as ideias são mais importantes que os jogadores. É evidente, como em qualquer parte no Mundo, que Cabestany também precisa dos jogadores certos para as posições, essa não é a diferença, a diferença é o jogador ser mais importante que a ideia ou a ideia mais importante que o jogador.

Não é por acaso que o Barça nunca adquiriu Pedro Gil, Bargalló ou Nicolia, porque lá, as ideias são mais importantes que os jogadores, e o mesmo se passa com Cabestany ou Guillém Pérez que, quando chegou ao Sporting, quis implementar oito modelos de ataque e vocês podem calcular a reacção das "vacas sagradas". No FC Porto só há uma "vaca sagrada" e essa jogou no Barça, conhece e obedece à mentalidade da ideia de jogo colectiva enquanto prioridade, daí que, treinador catalão no FC Porto, com uma média de idades baixa, origine uma equipa a jogar hóquei de grande nível, ao passo que levar um treinador catalão para o Sporting com um plantel cuja média de idades é bem alta, ainda que tenha três catalães na equipa, é colocar uma corda no pescoço.''

''É um campeonato cada vez mais marcado pelo individualismo e pelo pragmatismo. Para mim, existe um duro dilema. Há muito espetáculo, há competição até ao último segundo, há surpresas no marcador, há pavilhões cheios a toda a hora, há imensa qualidade em pista. "Só" falta, em minha opinião, mais tática. É óbvio que não só no hóquei mas em todos os desportos, é um dilema recorrente entre os que preferem a estratégia ao improviso e a força do coletivo à qualidade individual, que é o meu caso. Não há nada de positivo nem de negativo aqui, são meros gostos. E, para o meu gosto, falta organização tática ao hóquei português, não no sentido de evitar os golos, mas no sentido de os marcar.

Dos jogos analisados foram raros os que não se resolveram por via das bolas paradas ou por via dum rasgo individual. A diferença, principalmente nos jogos entre os candidatos ao título, tem sido a finalização e não a força coletiva - à excepção da Oliveirense, completamente vaga em ideias coletiva, individuais e guarda-redes. Os únicos lances mais organizados e com sucesso são, habitualmente, os de contra-ataque, uma situação muito bem definida pelas equipas portuguesas. De resto, defender de forma agressiva a todo o rinque temos o Valongo, o Benfica e muito a espaços o Barcelos como os principais destaques. Atacar de forma organizada e dinâmica, com pelo menos três jogadores em movimento ao mesmo tempo em quase todo o processo atacante, temos o FC Porto, o Valongo e o Sporting.''

Resumindo, há maneiras bem diferentes de ver este desporto. Entre nacionalidades/regiões, no fundo, está a maior. PT mais básico e individual.
Por cá, o que resultou bem em tempos agora não tem resultado nada. O que não vinha tendo sucesso neste momento é o que está a ser (muito) melhor.

TeamRocket37

Citação de: Jorge.P_ em 16 de Abril de 2018, 22:50
Falando sobre treinadores e tal, algumas passagens no Gloquei (repito, que será tudo menos pró Benfica e que tem muita coisa com que não concordo) com já algum tempo mas interessantes:

''(...)o melhor exemplo que tenho para vos explicar a minha teoria vem da final da Liga Europeia entre o Réus e a Oliveirense, quando o relatador catalão da TV3 Catalunha comenta o minuto de desconto pedido por Tó Neves: "é uma prática muito habitual nos conjuntos portugueses, também com o Benfica, os jogadores tinham mais protagonismo nos minutos de desconto". Tó Neves, Pedro Nunes e Paulo Freitas – ainda que, no caso de Freitas, haja muito mais intervenção no tema defensivo e na paciência no ataque – colocam em prática esquemas simples porque na verdade é-lhes mais importante os jogadores do que as ideias, ao passo que, por exemplo, no Porto, com um treinador catalão, as ideias são mais importantes que os jogadores. É evidente, como em qualquer parte no Mundo, que Cabestany também precisa dos jogadores certos para as posições, essa não é a diferença, a diferença é o jogador ser mais importante que a ideia ou a ideia mais importante que o jogador.

Não é por acaso que o Barça nunca adquiriu Pedro Gil, Bargalló ou Nicolia, porque lá, as ideias são mais importantes que os jogadores, e o mesmo se passa com Cabestany ou Guillém Pérez que, quando chegou ao Sporting, quis implementar oito modelos de ataque e vocês podem calcular a reacção das "vacas sagradas". No FC Porto só há uma "vaca sagrada" e essa jogou no Barça, conhece e obedece à mentalidade da ideia de jogo colectiva enquanto prioridade, daí que, treinador catalão no FC Porto, com uma média de idades baixa, origine uma equipa a jogar hóquei de grande nível, ao passo que levar um treinador catalão para o Sporting com um plantel cuja média de idades é bem alta, ainda que tenha três catalães na equipa, é colocar uma corda no pescoço.''

''É um campeonato cada vez mais marcado pelo individualismo e pelo pragmatismo. Para mim, existe um duro dilema. Há muito espetáculo, há competição até ao último segundo, há surpresas no marcador, há pavilhões cheios a toda a hora, há imensa qualidade em pista. "Só" falta, em minha opinião, mais tática. É óbvio que não só no hóquei mas em todos os desportos, é um dilema recorrente entre os que preferem a estratégia ao improviso e a força do coletivo à qualidade individual, que é o meu caso. Não há nada de positivo nem de negativo aqui, são meros gostos. E, para o meu gosto, falta organização tática ao hóquei português, não no sentido de evitar os golos, mas no sentido de os marcar.

Dos jogos analisados foram raros os que não se resolveram por via das bolas paradas ou por via dum rasgo individual. A diferença, principalmente nos jogos entre os candidatos ao título, tem sido a finalização e não a força coletiva - à excepção da Oliveirense, completamente vaga em ideias coletiva, individuais e guarda-redes. Os únicos lances mais organizados e com sucesso são, habitualmente, os de contra-ataque, uma situação muito bem definida pelas equipas portuguesas. De resto, defender de forma agressiva a todo o rinque temos o Valongo, o Benfica e muito a espaços o Barcelos como os principais destaques. Atacar de forma organizada e dinâmica, com pelo menos três jogadores em movimento ao mesmo tempo em quase todo o processo atacante, temos o FC Porto, o Valongo e o Sporting.''

Resumindo, há maneiras bem diferentes de ver estes desporto. Entre nacionalidades/regiões, no fundo, está a maior. PT mais básico e individual.
Por cá, que resultou bem em tempos agora não tem resultado nada. O que não vinha tendo sucesso neste momento é quem está (muito) melhor.

Excelente artigo! Quem escreveu isto está de parabéns!

TeamRocket37

http://www.zerozero.pt/news.php?id=219095

Cabestany: «Giulio Cocco vai ser uma grande aquisição do FC Porto»

Giulio Cocco, hoquista de 21 anos que representa o Amatori Lodi, é o único reforço oficializado pelo FC Porto para a próxima temporada.

Guillem Cabestany, treinador dos dragões, conhece bem o internacional italiano desde os tempos em que ambos se cruzaram no Breganze, de Itália. Apenas com 18 anos, Giulio Cocco foi integrado na equipa sénior pelo atual técnico do FC Porto, que agora avalizou a sua contratação.

«O Giulio Cocco é um jogador que conheço bem, jovem e com muito talento. Espero e acho que vai ser uma grande aquisição para o FC Porto», afirmou Guillem Cabestany, em declarações à rádio RAC1.

O treinador do FC Porto falou também da campanha bem-sucedida até ao momento na Liga Europeia e revelou ambição de conquistar a prova com as cores azuis e brancas.
«Temos muita vontade de jogar a final-four. Queremos tentar chegar à final e ganhá-la», disse, embora admita que espera muitas dificuldades por parte do Sporting, adversário dos dragões nas meias-finais da competição.

Recorde-se que Guillem Cabestany vai tornar-se no primeiro treinador a orientar três equipa distintas na final-four da Liga Europeia, sendo que esta será a primeira ao serviço do FC Porto, depois de nas últimas duas temporadas ter caído sempre nos quartos de final

Dealer 88

https://www.google.pt/amp/s/hockeyasturias.com/2018/04/14/guillem-cabestany-primer-entrenador-en-dirigir-a-tres-equipos-distintos-en-una-final-four-de-liga-europea/amp/

Volto a repetir o que disse à tarde, para mim o Cabestany é o melhor treinador do mundo neste momento. A equipa do porto tem 2 ou 3 foras de série, tudo o resto são jogadores razoáveis espremidos ao máximo pelo treinador. É uma equipa com "mão" de treinador, não tenho dúvidas nenhumas do que estou a dizer.

O Pedro Nunes não é tão mau treinador como alguns o pintam por aqui, mas parece-me que o seu tempo já passou e que é altura de agitar as águas.
Como Cabestany é quase impossível gostava de tentar o Enrico Mariotti.

carvalho0407

o problema do pedro nunes é nao ter mao na equipa, mas nao é facil, estao ali muitas vacas sagradas, pura e simplesmente ninguem quer defender, este é o problema do benfica.

k1n0

No final da época, independentemente do seu desfecho:

Team Manager: Dá jeito arranjar um. Ou então esqueçam o Tiago para o futebol e devolvam-no onde aporta verdadeiramente valor.

Treinador: Mariotti ou Resende

Equipa:

- Pedro Henriques
- Barros
- Valter Neves
- Llamas
- Diogo
- Di Benedetto
- Nicolia
- Ordonez
- Jordi
- Rocha

Emprestar: Gonçalo, Batista, Hugo, Vieirinha, Xavi.

Sim. Custa dinheiro. Sim. Tinhamos de aumentar o orçamento. Mas se há modalidade que precisa de atenção redobrada face à realidade que vive... é o Hoquei. E se não mexermos rapidamente na equipa e prepararmos o futuro, corremos o risco de andar à seca uns bons anos.