José Ricardo (Basquetebol)

Treinador, 60 anos,
Portugal
Estatísticas: 1 época

Títulos: Supertaça (1), Taça Hugo dos Santos (1)

Slipknot_BMC

Citação de: GGG em 20 de Março de 2018, 11:05
Citação de: Slipknot_BMC em 20 de Março de 2018, 11:01
Citação de: GGG em 20 de Março de 2018, 10:59
Citação de: Slipknot_BMC em 20 de Março de 2018, 10:32
Citação de: Biscai@ em 20 de Março de 2018, 10:03
O Ze Ricardo não tem conseguido mostrar mais que o Lisboa e para mudar para outro igual ou pior mais valia ter ficado o mesmo... mas diga-se que o trabalho da direção também e mais uma vez deixou muito a desejar, mudar de americanos a semanas da final-8 da Taça de Portugal e dos play-off e ainda por cima substitui-los por um brinca na areia e um sérvio que estava sem clube e sem jogar fazia mais de 6 meses... enfim, já não tenho paciencia para a direção do Vieira... meus senhores, isto é o Benfica não é o Alverca!

Honestamente a ataques a direcção que não percebo.

Em relação aos estrangeiros :

1- o Senders lesionou-se para a época todas , íamos buscar quem ? o Curry ? Nesta altura do mercado e sendo o basquet tuga a merda que é não existia ninguém no mercado de jeito disponível (e atenção que o Pitts é bastante bom e nada de "brinca na areia " como dizes.

2-o Robisson , recebe uma proposta para ganhar 7X mais liquido, 7!!!!!! que querias que o Benfica fizesse? Dizia Não e tinhas o jogador amuado ate ao final do ano a cagar-se para nós.

Mais uma vez .. a meia duzia de dias de fechar o mercado iamos buscar quem ?

Podemos criticar muita coisa sobre a Final de Basquet mas a direcção tem culpa 0!!!

O que é que o Vieira tem a ver com o basquetebol? Meus amigos as modalidades tem pelouros proprios e aqui o presidente não se mete!

Alias no futebol já temos o que temos e ainda pensam que o presidente intervém nas modalidades?

Dito pelo Carlitos (ex-jogador de hoquei): "O LFV nem sabia os nossos nomes".

E até aceito isso.

Mas porque pensam que um presidente de um clube que tem uma serie de modalidade tem que controlar tudo e mais um par de botas? Mas para ele o dia tem 72 horas? Ou será que o Vieira tb tem que contratar jogadores e treinadores para as modalidades também?

O que o presidente deve e devia, era aparecer mais (tipo em finais e momentos decisivos) porque de resto a sua função e saber e ter conhecimento de como estão a correr as coisas, mas sempre com uma visão de espectador.

Completamente de acordo contigo :)

zerocool

Citação de: Slipknot_BMC em 20 de Março de 2018, 11:01
Citação de: GGG em 20 de Março de 2018, 10:59
O Ze Ricardo não tem conseguido mostrar mais que o Lisboa e para mudar para outro igual ou pior mais valia ter ficado o mesmo... mas diga-se que o trabalho da direção também e mais uma vez deixou muito a desejar, mudar de americanos a semanas da final-8 da Taça de Portugal e dos play-off e ainda por cima substitui-los por um brinca na areia e um sérvio que estava sem clube e sem jogar fazia mais de 6 meses... enfim, já não tenho paciencia para a direção do Vieira... meus senhores, isto é o Benfica não é o Alverca!

1- o Senders lesionou-se para a época todas , íamos buscar quem ? o Curry ? Nesta altura do mercado e sendo o basquet tuga a merda que é não existia ninguém no mercado de jeito disponível (e atenção que o Pitts é bastante bom e nada de "brinca na areia " como dizes.

2-o Robisson , recebe uma proposta para ganhar 7X mais liquido, 7!!!!!! que querias que o Benfica fizesse? Dizia Não e tinhas o jogador amuado ate ao final do ano a cagar-se para nós.

Podemos criticar muita coisa sobre a Final de Basquet mas a direcção tem culpa 0!!!

O que é que o Vieira tem a ver com o basquetebol? Meus amigos as modalidades tem pelouros proprios e aqui o presidente não se mete!

Alias no futebol já temos o que temos e ainda pensam que o presidente intervém nas modalidades?

Dito pelo Carlitos (ex-jogador de hoquei): "O LFV nem sabia os nossos nomes".
Só surpreende quem anda a dormir....a sua ausência (mais uma...) na final da LE de HP Feminino é bastante sintomático do que o senhor em questão pensa das modalidades....

O-Rível

A culpa, para mim, não é de X, Y ou Z. Exigia-se globalmente mais a todos, mas isto tem a ver, antes de mais, com aburguesamento. Temos o melhor plantel do país, o plantel com mais soluções, do qual fazem parte quase todos os melhores portugueses para cada posição e ainda estrangeiros de bom nível para a nossa realidade. Damos as condições todas para que estes jogadores se concentrem só no basquetebol. Pagamos a tempo e horas - provavelmente uma raridade - e pagamos bem. Levamos mais gente que todos os outros ao pavilhão e tratamos - adeptos e direcção - estes jogadores e equipa técnica como reis. Somos profissionais dentro de um meio ridiculamente amador, um meio cheio de carolice e de pagamentos por baixo da mesa (por cima da mesa é mais em géneros, com almoços em restaurantes ligados aos clubes, tal o grau de pobreza destas nossas modalidades).

Se os equipamentos por si só ganhassem, era capote em todas as equipas. O problema é que jogar qualquer modalidade é mais do que isso. Já o digo há muito: damos demasiado a este secção. Os outros parecem sempre conseguir fazer muito mais com o pouco que têm, enquanto nós, com isto tudo, não conseguimos sequer sacar uma mísera de uma Taça ao Illiabum. É que nem é ao Porto... é ao Illiabum.

Podíamos ser treinados pelo jardineiro... com estes jogadores, não há desculpas para perder desta maneira. É uma falta de tudo a todos os níveis. Por mim, e já que na Europa é para continuar na cauda, era canalizar parte do orçamento para modalidades onde o dinheiro possa fazer a diferença. Ter o maior orçamento, dar as melhores condições, e depois sermos varridos da Europa como fomos e perdermos Taças para uma equipa que nem top 3, ou mesmo top 5, de uma Liga tão fraca como a nossa é, é para lá de ridículo.

GGG

O que eu me parece e já aqui disse é que se tens um carro que estava a funcionar bem, com bons consumos, com alguns problemas aqui e ali mas que no essencial funcionava bem e dava garantias e de um momento para o outro ficas sem esse carro e dão te uma incógnita para o qual não sabes com que podes contar.

O Benfica perdeu 2 bons americanos, que eram jogadores de colectivo, o que não e mt usual. Os americanos estavam integrados (tanto é assim que não me parece descabido dizer que para o ano poderão estar cá outra vez) e com a sua saida veio destabilizar tudo!

Eagle 0nE

Está a desiludir, não há meias palavras.

Perder os dois americanos com a época a entrar na fase a doer também não ajudou, óbvio que não há desculpa para a tareia que o Illiabum nos deu, foi uma lição de humildade e querer e mereceram ganhar.

Tudo o que não seja vencer o campeonato é simplesmente tenebroso.

Biscai@

A minha perspectiva é que a direcção do clube tem de salvaguardar sempre os superiores interesses do SL Benfica... sim na lesão do Senders a culpa não é da direcção, mas tinha de ter muita atenção na escolha do seu substituto... veremos se o Pitts é uma escolha acertada, na final da Taça esteve muito mal!

Em relação ao Robisson... eu sei que a proposta era muito superior ao que ganhava no Benfica, mas se o Benfica depois de perder a Taça de Portugal também perder o campeonato nacional eu quero ver como é que vai ser... a direcção do Benfica só podia ter deixado sair o americano se tivesse no mercado alguém disponível de nível para o substituir, não tendo o jogador tinha de cumprir o seu contrato, os interesses do Benfica estão acima dos interesses do jogador, por isso assinou um contrato de trabalho, se o Benfica cumpre os jogadores também têm de cumprir.

No meio disto está o treinador, que para lá de não ter revelado até ao momento muita qualidade ainda por cima perde os dois melhores jogadores do plantel a semanas das duas maiores competições nacionais... a Taça de Portugal já voou, veremos se o campeonato também não voará... a direcção ao deixar sair o Robisson tinha de ter garantido um jogador pelo menos do mesmo nível, ao não haver esse jogador disponível no mercado o Robisson só tinha de ficar. Ponto.

Repito... se o Benfica depois de perder a Taça de Portugal também perder o Campeonato Nacional eu quero ver... atiraram uma temporada ao charco porque o Sanders teve uma lesão grave e o Robisson quis sair a meio da temporada... a direcção do Benfica está lá para resolver os problemas e não para dizer que não podia fazer nada... isto é o Benfica, não é um clube qualquer.

Coach_Gouveia

Citação de: quinjeajero em 20 de Março de 2018, 11:18
Citação de: Coach_Gouveia em 20 de Março de 2018, 08:43
Primeiro dizer que perder a Taça com aquela exibição (principalmente na primeira parte) é inadmissível seja por quem for.

Segundo está na hora de a equipa jogar mais, principalmente defensivamente, ofensivamente temos bons movimentos (não na final) mas temos que elevar mais a nossa eficácia, e não falo de lançar de 3 mas de explorar outras situações que muitas vezes criamos e não acontecem.

Terceiro vamos então entrar nas comparações que foram feitas com o Lisboa e ver se a memória de alguns é selectiva ou não:
- Tipo de liderança, gostava que perguntassem a quem o conhece melhor (ex: Ian) se ele é assim tão mole como vocês o dizem, por não gritar e tal não quer dizer que não exista liderança. Nisto existe nele muito do treinador tipo espanhol, gajos que não gritam muito mas quando o fazem o jogador sabe que fez merda da grossa. O Lisboa tinha muito a velha escola jugoslava na liderança, era à base da berraria (que diga-se em alguns treinadores é extremamente engraçada).
- Comparações com os títulos, e aqui se calhar vamos relembrar 2 coisas:
- O Lisboa teve uma primeira passagem onde em 2 épocas 97/98 e 98/99 ganhou uma Supertaça. Será justo comparar esta situação? É que se for para escolher esta se calhar é a melhor para se escolher e ver que para já esta primeira época está a ser mais rentável. Honestamente não gosto de comparar com esta porque é de uma época injusta para o Lisboa.
  - Vamos então à segunda passagem do Lisboa, esta melhor para o Lisboa certo? Vamos então analisar, o Lisboa chegou na época de 2011/12, ganhando a sua primeira Taça na época de 2013/14... Ups, queres ver que o homem que pelo menos ganhava sempre afinal não o fazia? Já sei perdeu as 2 finais? Ups também não, perdeu uma meia-final para o Porto e um final para o Guimarães... Sendo que por exemplo tinha jogadores como: Carreira, Betinho, Heshimu, Doliboa, Andrade (na final perdida), Elvis...  :confused: Agora realmente se formos escolher e comparar as épocas de 13/14 e 14/15, sim o Lisboa fez para já melhor que o Zé Ricardo (se perdermos o campeonato faria MUITISSIMO melhor).

Ora dito isto, se a ideia é comparar os 2, das duas uma, ou escolhemos a época que nos der mais jeito ou somos honestos e olhamos para épocas onde é justo se comparar, existindo ainda a hipótese de (como eu fiz na primeira época do Lisboa) dar tempo para ver o que realmente se vale...

Dito tudo isto, caso aconteça a derrota no campeonato, por mim pode sair e vir outro, visto que falharia nas 2 principais competições de forma estrondosa.

PS: Podemos falar das opções táticas dele e tal, que acho que teríamos varias coisas interessantes para abordar e que se calhar ajudariam a perceber o porquê de tantos pontos sofridos ou o porquê desta derrota na Taça.

Era interessante ter uma discussão em relação a essa matéria das opções tácticas, até porque se defensivamente acho que é unanime que a equipa não está bem, eu como adepto relativamente leigo na matéria, também identifico algumas opções em termos ofensivos que não me agradam nada. É claro que isso foi tudo exacerbado na péssima exibição na final da taça, mas não é exclusivo a este jogo.

Algumas das criticas que se fizeram aqui no final do jogo o próprio José Ricardo reconheceu na flash. Ou seja, ele tem noção dos problemas, mas pelo menos neste jogo, não teve capacidade para conjuntamente com os jogadores, os resolver.
Fui ver (não tinha visto antes) o que ele diz pós-jogo e é daquelas coisas que só se fosse completamente cego é que não via... No fundo é o mesmo que levares com um comboio, sobrevives e quando te perguntam o que se passou, tu dizes que levaste com um comboio...

Seguindo e onde acho que se pode neste momento questionar: Porquê de se abandonar a pressão a campo inteiro com que começamos o ano? (não deixa de ser curioso, mas muitos criticaram essa escolha de início de época e agora perder uma Taça para uma equipa que não desistiu de fazer isso) Ao abandonar a pressão a campo inteiro, onde está a lógica de continuar a insistir em rotações "fixas" quando é possível manter os melhores mais tempo? Porque é que a equipa explora tão pouco o jogo interior e o PnR? Porque se manteve Fonseca e Dos Santos se não contariam, tinham contrato?

Dando eu uma pequena achega mais pessoal, acredito que os tantos pontos sofridos passam também pela rotação onde muitas vezes temos tempo de mais os nossos mais fracos contra os mais fortes dos adversários, para além de sermos muito macios.

Biscai@

Citação de: Eagle 0nE em 20 de Março de 2018, 12:31
Está a desiludir, não há meias palavras.

Perder os dois americanos com a época a entrar na fase a doer também não ajudou, óbvio que não há desculpa para a tareia que o Illiabum nos deu, foi uma lição de humildade e querer e mereceram ganhar.

Tudo o que não seja vencer o campeonato é simplesmente tenebroso.
Não era a favor do Lisboa, mas quando pedi a sua saída do Benfica não era para vir um pior do que ele... o Benfica esta temporada sofre mais de 80 pontos em quase todos os jogos, a defesa defende com os olhos, o lançamento de triplos está pior trabalhado e as penetrações para o cesto melhores um bocadinho... na globalidade o jogo do Benfica está pior e já falhou a conquista de uma grande competição contra um Illiabum fraco e longe do nível do plantel do Benfica... o Zé Ricardo ficou em Xeque, falar bem não é suficiente, só espero que esta escolha não tenha sido feita para haver uma justificação para o Lisboa voltar já para a próxima temporada, é que ninguém tenha duvidas, se o Benfica perder o campeonato o Lisboa volta a ser o treinador principal. Vamos indo e vamos vendo...

Frangama

depois de anos a seguir este forum foi este treina+dor que me fez inscrever-me. para dizer que fica na história do Benfica: o resultado mais vergonhoso da história do basquetebol do Benfica. se fosse só o resultado nem era muito grave o pior é que foi este resultado depois de um basquetebol horrivel, horrivel, horrivel, horrivel que se tem praticado desde que cá está. ANDOR e rápido que ainda há um campeonato a salvar

benficaslb1

No inicio da época ainda meio desconfiado dei-lhe o beneficio da duvida, mas apesar de termos ganho ate este domingo a equipa nunca me convenceu, não acho que seja pior que o Lisboa, mas parece-me estar num nível igual, por isso é assumir o erro e contratar alguém, que pelo menos meta a equipa a defender, no basquetebol esse é o ponto mais importante, primeiro a defesa e depois o ataque.

Mais uma vez digo, nem é pela derrota porque não se pode vencer sempre, mas sim pelo baile que levámos, custou-me imenso esta derrota, custou-me mais do que se tivéssemos perdido na Sexta com o porto.

Portuguese Giants

Bem, depois desta derrota inadmissível, eu tenho de dar a minha opinião.

Eu sou daqueles que achava, e acho, que o basket do Benfica precisava de melhor treinador que o Lisboa. A equipa era "macia" a defender, cometíamos muitos erros infantis, ele não tinha mão na equipa, etc...

Na minha opinião, isto era inegável nas equipas treinadas pelo Lisboa.

Mas, e apesar dele ganhar a maior parte dos troféus, eu também não esqueço da vergonha de exibição que fizémos em 2014/15 contra o Barcelos. Ganhámos, mas podíamos (e merecíamos) ter perdido.

Eu continuo a achar que o J. Ricardo merece o meu voto. Vejo a equipa com melhores movimentações, menos dependente dos triplos e mais assertiva na abordagem ao cesto a nível ofensivo.

Pontos negativos: ressaltos defensivos e deficiente utilização de jogadores que considero de elevado potencial: Morais, José Silva e João Soares.

Dou também o devido desconto pelas alterações no plantel de última hora, claro que isso afetou o rendimento da equipa.

Quanto aos reforços, acho que se tem de clarificar a posição do Todic em campo e eu pessoalmente gosto do Pitts. Acho-o muito bom jogador, agora, claro que é preciso ser integrado (os erros dele vêm de estar cá há pouco tempo).

Eu acredito que limpamos o campeonato, mas precisamos de trabalhar para integrar corretamente estes novos jogadores e rentabilizar os que referi lá cima, que estão em claro sub-rendimento!

pasfomp

eu queria dar a minha opinião mas não percebo nada de basquetebol

o @mão de vata é que percebe

quinjeajero

Citação de: Coach_Gouveia em 20 de Março de 2018, 13:51
Primeiro dizer que perder a Taça com aquela exibição (principalmente na primeira parte) é inadmissível seja por quem for.

Segundo está na hora de a equipa jogar mais, principalmente defensivamente, ofensivamente temos bons movimentos (não na final) mas temos que elevar mais a nossa eficácia, e não falo de lançar de 3 mas de explorar outras situações que muitas vezes criamos e não acontecem.

Terceiro vamos então entrar nas comparações que foram feitas com o Lisboa e ver se a memória de alguns é selectiva ou não:
- Tipo de liderança, gostava que perguntassem a quem o conhece melhor (ex: Ian) se ele é assim tão mole como vocês o dizem, por não gritar e tal não quer dizer que não exista liderança. Nisto existe nele muito do treinador tipo espanhol, gajos que não gritam muito mas quando o fazem o jogador sabe que fez merda da grossa. O Lisboa tinha muito a velha escola jugoslava na liderança, era à base da berraria (que diga-se em alguns treinadores é extremamente engraçada).
- O Lisboa teve uma primeira passagem onde em 2 épocas 97/98 e 98/99 ganhou uma Supertaça. Será justo comparar esta situação? É que se for para escolher esta se calhar é a melhor para se escolher e ver que para já esta primeira época está a ser mais rentável. Honestamente não gosto de comparar com esta porque é de uma época injusta para o Lisboa.
  - Vamos então à segunda passagem do Lisboa, esta melhor para o Lisboa certo? Vamos então analisar, o Lisboa chegou na época de 2011/12, ganhando a sua primeira Taça na época de 2013/14... Ups, queres ver que o homem que pelo menos ganhava sempre afinal não o fazia? Já sei perdeu as 2 finais? Ups também não, perdeu uma meia-final para o Porto e um final para o Guimarães... Sendo que por exemplo tinha jogadores como: Carreira, Betinho, Heshimu, Doliboa, Andrade (na final perdida), Elvis...  :confused: Agora realmente se formos escolher e comparar as épocas de 13/14 e 14/15, sim o Lisboa fez para já melhor que o Zé Ricardo (se perdermos o campeonato faria MUITISSIMO melhor).

Ora dito isto, se a ideia é comparar os 2, das duas uma, ou escolhemos a época que nos der mais jeito ou somos honestos e olhamos para épocas onde é justo se comparar, existindo ainda a hipótese de (como eu fiz na primeira época do Lisboa) dar tempo para ver o que realmente se vale...

Dito tudo isto, caso aconteça a derrota no campeonato, por mim pode sair e vir outro, visto que falharia nas 2 principais competições de forma estrondosa.

PS: Podemos falar das opções táticas dele e tal, que acho que teríamos varias coisas interessantes para abordar e que se calhar ajudariam a perceber o porquê de tantos pontos sofridos ou o porquê desta derrota na Taça.

Era interessante ter uma discussão em relação a essa matéria das opções tácticas, até porque se defensivamente acho que é unanime que a equipa não está bem, eu como adepto relativamente leigo na matéria, também identifico algumas opções em termos ofensivos que não me agradam nada. É claro que isso foi tudo exacerbado na péssima exibição na final da taça, mas não é exclusivo a este jogo.

Algumas das criticas que se fizeram aqui no final do jogo o próprio José Ricardo reconheceu na flash. Ou seja, ele tem noção dos problemas, mas pelo menos neste jogo, não teve capacidade para conjuntamente com os jogadores, os resolver.
Fui ver (não tinha visto antes) o que ele diz pós-jogo e é daquelas coisas que só se fosse completamente cego é que não via... No fundo é o mesmo que levares com um comboio, sobrevives e quando te perguntam o que se passou, tu dizes que levaste com um comboio...

Seguindo e onde acho que se pode neste momento questionar: Porquê de se abandonar a pressão a campo inteiro com que começamos o ano? (não deixa de ser curioso, mas muitos criticaram essa escolha de início de época e agora perder uma Taça para uma equipa que não desistiu de fazer isso) Ao abandonar a pressão a campo inteiro, onde está a lógica de continuar a insistir em rotações "fixas" quando é possível manter os melhores mais tempo? Porque é que a equipa explora tão pouco o jogo interior e o PnR? Porque se manteve Fonseca e Dos Santos se não contariam, tinham contrato?

Dando eu uma pequena achega mais pessoal, acredito que os tantos pontos sofridos passam também pela rotação onde muitas vezes temos tempo de mais os nossos mais fracos contra os mais fortes dos adversários, para além de sermos muito macios.

Não gosto nada daquelas penetrações "falsas" para o cesto a tentarem servir o lançamento exterior. Do conceito em si, acho que estando-se perto do cesto deve-se quase sempre tentar lançar e ainda por cima o movimento é invariavelmente tão mal executado que ainda se torna mais exasperante.

Depois ver o poste a ser usado mais como lançador de triplos do que andar na luta debaixo do cesto, é outra embirração minha, everva-me.

Coach_Gouveia

Citação de: quinjeajero em 21 de Março de 2018, 20:51
Citação de: Coach_Gouveia em 20 de Março de 2018, 13:51

Não gosto nada daquelas penetrações "falsas" para o cesto a tentarem servir o lançamento exterior. Do conceito em si, acho que estando-se perto do cesto deve-se quase sempre tentar lançar e ainda por cima o movimento é invariavelmente tão mal executado que ainda se torna mais exasperante.

Depois ver o poste a ser usado mais como lançador de triplos do que andar na luta debaixo do cesto, é outra embirração minha, everva-me.
A primeira parte é difícil dizer que a culpa é do Zé Ricardo... Se um jogador penetra e fica sozinho debaixo do cesto e a passa para fora para os 3 pontos, o único culpado é esse mesmo jogador que não percebe que debaixo do cesto é para meter a menina na cesta  ;D e sim, sei que o que faz mais isso é o Morais...

Quanto ao poste ser lançador, bem o Barber raramente lança de 3... Se falas do Todic, bem ele veio para o lugar do Robinson e esse fazia o mesmo, talvez com mais eficácia que o bósnio no último jogo... Agora se quando estamos a jogar com ele a 5 ele continua a vir cá fora, pode ser por muitos motivos, indicação clara do treinador, exploração de uma vantagem noutro jogador ou simplesmente o jogador não perceber a diferença das 2 funções que desempenha.