Carlota Cristo (Futebol Feminino)

Avançado, 27 anos,
Portugal
Estatísticas: 2 épocas, 29 jogos, 31 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1), Campeonato Nacional II Divisão (1)

BlankFile

A previsão era de 1 mês de recuperação. Talvez não tenha sido tão grave como aparentava.

Universo Benfica

Lúcia Alves, 23 anos, está de regresso à equipa feminina de futebol do Sport Lisboa e Benfica, depois de em setembro ter sido cedida ao Valadares Gaia Futebol Clube.

Em caminho inverso, Carlota Cristo segue, por empréstimo, para a formação de Gaia, onde já alinhara na época passada, 2019/20.

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/01/05/futebol-feminino-benfica-lucia-alves-regressa

TeamRocket37

Carlota perdeu a derradeira oportunidade dela.

No final da época tem de seguir o seu caminho de futebolística mas não no Benfica.

JM21

Não concordo com o empréstimo. Não pela qualidade que tem, que não é muita, mas pelo físico que tem poderia ser útil nalguns jogos específicos. De resto, foi titular no domingo e é emprestada na terça. Não deixa de ser curioso.

Boa sorte!  :slb2:

Pedro2910

Concordo com a troca a 100%, não esperava é que o Valadares aceitasse mas provavelmente não teve outra hipótese. A Carlota nem no Valadares se conseguiu impor e a única coisa que justificou o seu regresso tal como o da Jassie é estarmos num período de contenção. Ter físico é um complemento, só por por si serve de pouco. Este último jogo foi certamente um teste que só confirmou que não é jogadora para o Benfica. Com a aposta na Kika, o regresso da Lúcia, a entrada de pelo menos mais uma avançada e a recuperação da Darlene a juntar às habituais titulares dificilmente teria sequer lugar na bancada. Que tenha boa sorte, por certo fez o melhor que podia e mais não lhe podemos exigir.

TeamRocket37

Citação de: JM21 em 05 de Janeiro de 2021, 14:27
Não concordo com o empréstimo. Não pela qualidade que tem, que não é muita, mas pelo físico que tem poderia ser útil nalguns jogos específicos. De resto, foi titular no domingo e é emprestada na terça. Não deixa de ser curioso.

Boa sorte!  :slb2:

Essa tarefa do jogo físico fique para Jolina.

TeamRocket37

Citação de: Pedro2910 em 05 de Janeiro de 2021, 18:32
Concordo com a troca a 100%, não esperava é que o Valadares aceitasse mas provavelmente não teve outra hipótese. A Carlota nem no Valadares se conseguiu impor e a única coisa que justificou o seu regresso tal como o da Jassie é estarmos num período de contenção. Ter físico é um complemento, só por por si serve de pouco. Este último jogo foi certamente um teste que só confirmou que não é jogadora para o Benfica. Com a aposta na Kika, o regresso da Lúcia, a entrada de pelo menos mais uma avançada e a recuperação da Darlene a juntar às habituais titulares dificilmente teria sequer lugar na bancada. Que tenha boa sorte, por certo fez o melhor que podia e mais não lhe podemos exigir.

Não se conseguiu impor?

Discordo totalmente.

Carlota foi a melhor de longe do Valadares a época passada.

Justificou bem mais o seu regresso, do que a Jassie não tem quaisquer comparação possível.

BlankFile

Não é suficiente para o Benfica. Creio que até deveria ter ido em definitivo...

Mas se não é agora, é no final da época.

Pedro2910

Citação de: TeamRocket37 em 05 de Janeiro de 2021, 18:37

Não se conseguiu impor?

Discordo totalmente.

Justificou bem mais o seu regresso, do que a Jassie não tem quaisquer comparação possível.

Sim teve um bom fim de época embora vendo ao pormenor só aparecem registados 12 golos, continua a ser uma boa média, tinha uma imagem mais negativa devido á fase inicial em que passou alguns jogos seguidos sem marcar e o próprio Valadares em 6 jogos só fez 1 ponto. Acredito que possa lá ter sucesso ou em outra equipa de nível semelhante. Não a considero é jogadora para nós, não acho que os números signifiquem tudo embora sejam importantes, a Palominha tem números ainda melhores, a própria Jassie marcou mais golos em menos jogos do que a Carlota quando esteve cá na primeira época e se não se tivesse lesionado teria sido provavelmente a DE titular. No entanto na nenhuma delas tem na minha opinião qualidade suficiente para jogar no Benfica, isto se quiserem que seja a equipa dominante e Portugal e estar, para não pedir muito, ao nível das melhores equipas da segunda divisão Inglesa.

TeamRocket37

Citação de: Pedro2910 em 06 de Janeiro de 2021, 01:01
Citação de: TeamRocket37 em 05 de Janeiro de 2021, 18:37

Não se conseguiu impor?

Discordo totalmente.

Sim teve um bom fim de época embora vendo ao pormenor só aparecem registados 12 golos, continua a ser uma boa média, tinha uma imagem mais negativa devido á fase inicial em que passou alguns jogos seguidos sem marcar e o próprio Valadares em 6 jogos só fez 1 ponto. Acredito que possa lá ter sucesso ou em outra equipa de nível semelhante. Não a considero é jogadora para nós, não acho que os números signifiquem tudo embora sejam importantes, a Palominha tem números ainda melhores, a própria Jassie marcou mais golos em menos jogos do que a Carlota quando esteve cá na primeira época e se não se tivesse lesionado teria sido provavelmente a DE titular. No entanto na nenhuma delas tem na minha opinião qualidade suficiente para jogar no Benfica, isto se quiserem que seja a equipa dominante e Portugal e estar, para não pedir muito, ao nível das melhores equipas da segunda divisão Inglesa.

Sim tens razão, 3 golos são pelo Valadares na 2ª divisão. Mas isso não retira nada o que eu disse.

Jassie se não tem lesionado ia jogar os jogos importantes como jogou na meia final contra o Famalicão, no banco.

Carlota, Evy e a Jassie final da época é para ir a vida delas.

anarcos

Carlota volta aos golos e ganha motivação no Valadares

Avançada marcou aos 90'+4' e impediu derrota frente ao Cadima

Foi com um golo de cabeça aos 90'+4′ que Carlota Cristo evitou a derrota do Valadares Gaia, que estava a perder em casa com o Cadima (1-1). Tudo parecia perdido, mas a avançada, que tinha sido lançada ao intervalo, encontrou o caminho para o fundo da baliza, na sequência de um canto. Foi o primeiro golo de Carlota desde 4 de outubro, quando faturou ao Atlético Ouriense, ainda ao serviço do Benfica. Ao Lado F, a avançada de 23 anos expressou satisfação pelo desempenho com o Cadima e revelou o que lhe foi pedido pelo treinador Nuno Pereira.

"Foi-nos dito, que como estávamos a perder, tínhamos de mudar a atitude na segunda parte e disse para fazer o meu trabalho e ajudar a equipa. Tivemos mais posse de bola e o jogo controlado, mas a bola não entrava nem por nada e no último minuto tive a felicidade de marcar", diz a atacante que voltou a recorrer com sucesso a um dos seus atributos: o jogo aéreo. "Sempre foi um dos meus pontos fortes", comenta.

O sabor foi "amargo", por tratar-se apenas de um empate, mas dadas as circunstâncias, o ponto foi um mal menor. "Festejámos como se tivéssemos ganho e em termos individuais deu-me motivação para o futuro. Espero conseguir marcar mais golos e ajudar o Valadares nesta fase de manutenção", sublinha, sem esquecer a meta de tentar ganhar um lugar no onze.

O objetivo passa por garantir a permanência e o Valadares está no primeiro posto da zona Norte. "Se possível, queremos o priemiro lugar, mas todas as equipas vão lutar imenso e não se pode dar nenhum resultado como garantido e já temos dois empates e uma derrota. Nesta fase não é para 'brincar', porque todos querem a manutenção. Acho que o Valadares tem feito um bom trabalho e só nos faltam mesmo mais vitórias", refere.

Depois de cumprir a primeira metade da temporada no Benfica, com o qual tem contrato, deu-se o empréstimo a um clube que já havia representado em 2019/20, uma boa opção, segundo a avançada. "Um dos objetivos do empréstimo foi jogar, ter minutos e fazer golos, como na passagem anterior. No Benfica não estava a conseguir isso e entre todos, decidimos que o melhor era voltar ao Valadares. Já conhecia o clube e a adaptação foi fácil. Depois, no futuro, o objetivo é voltar ao Benfica e tentar afirmar-me lá", completa Carlota que ouve sempre música, funk de preferência, antes dos jogos, ritual que não pode falhar.

No Norte, a algarvia sente ainda mais saudades da família, até pelas naturais dificuldades de circulação fruto da pandemia e pela maior distância, claro.

https://ladof.pt/carlota-volta-aos-golos-e-ganha-motivacao-no-valadares/

TeamRocket37

anarcos

"Recebi uma chamada a dizer que me queriam no Benfica. Acho que pulei de alegria"

Carlota Cristo, 23 anos, deu os primeiros passos no futebol no Ginásio Tavira, onde jogou numa equipa mista. Uma experiência que considerou fundamental para se tornar na jogadora que é atualmente

Nasceu em Tavira, no Algarve, mas o sonho do futebol levou Carlota Cristo a viajar até Itália, depois à capital e atualmente ao norte. A avançada, 23 anos, deseja ajudar o Valadares a conseguir a permanência na Liga BPI para posteriormente voltar ao Benfica e conseguir afirmar-se.

Em que altura deu os primeiros passos no futebol?
-Desde que me lembro que gosto de jogar futebol e com sete anos já jogava com os rapazes. Depois, surgiu a oportunidade de integrar uma equipa mista na minha cidade e foi assim que começou.

A experiência de jogar em equipas mistas contribuiu para o crescimento, enquanto jogadora?
- Sim, sem dúvida. Comecei no Ginásio Tavira e estive lá entre os 8 e os 12 anos e sinto que foi ótimo para mim. Fez com que hoje em dia seja a jogadora que sou. Fisicamente os rapazes são mais fortes, e nesse aspeto sinto que me ajudou imenso, até no simples facto de ter sido a única rapariga na equipa, ouvia sempre umas boquinhas de fora do campo... e sinto que isso também me fez crescer emocionalmente.

Os primeiros clubes que esteve foram o Ginásio Tavira e o Guia. Que análise faz a essas passagens?
- No ginásio Tavira ainda era muito nova, mas foram anos muito bons, foi lá que me apaixonei por este deporto, que aprendi coisas incríveis e que me fez ser a jogadora que sou hoje. Depois ingressei no Guia, na primeira equipa feminina do Algarve, e foram anos incríveis e de muita evolução. Vi a realidade do futebol feminino e levo de lá amigas para a vida. Só tenho de agradecer a estes dois clubes.

Conta também com uma mudança para Itália, para o Verona. Como foi vivida essa oportunidade?
- Sim, tive uma passagem por Itália, sinto que foi uma ótima experiência, isto porque joguei com atletas experientes que me ajudaram muito a conseguir evoluir. Cresci imenso enquanto pessoa e jogadora.

Em 2018, estreou-se pelo Benfica. Foi uma mudança aliciante?
- Quando voltei de Itália estava sem clube e, um dia, recebi uma chamada a dizer que queriam contar comigo para a nova equipa do Benfica. Acho que simplesmente pulei de alegria e respondi logo na hora que podiam contar comigo. Foi uma sensação incrível e fiquei muito entusiasmada.

Nesse primeiro ano, marcou 30 golos em 23 jogos. Era difícil pedir melhor...
- Marquei muitos golos sim e em termos coletivos ganhámos tudo o que havia para ganhar. Foi uma das épocas mais felizes que tive, sem dúvida nenhuma.

Depois surgiu a oportunidade de vir para o Valadares por empréstimo no ano seguinte. Encarou bem a ideia de deixar o Benfica?
- Confesso que no início estava um pouco receosa por vir para o Valadares, mas encarei a mudança como uma forma de crescimento e aprendizagem, isto porque precisava de ganhar confiança e motivação e, por acordo de todos, achámos que o melhor era vir para o Valadares. E foi uma época muito boa a nível pessoal.

Esta época, depois de começar no Benfica, voltou novamente para o Valadares por empréstimo. Sente que foi necessário para voltar a ter o tempo de jogo que pretendia?
- No Benfica não estava a conseguir afirmar-me como queria e a jogar tanto quanto pretendia. Voltei ao Valadares para conseguir recuperar o meu alto rendimento e espero também poder ajudar a equipa nesta fase de permanência no principal escalão.

Quanto ao Valadares, que expectativas tem nesta segunda fase da prova?
- No Valadares queremos acabar esta fase de permanência em primeiro lugar e encarar todos os jogos como se fossem o último, pois nesta fase nenhuma equipa pode dar nada por garantido.

Já o Benfica, o objetivo será sempre regressar mais forte?
- O meu objetivo é voltar ao Benfica e conseguir afirmar-me lá. Para isso vou trabalhar muito e fazer um bom resto de época aqui no Valadares.

É de Tavira. Custou-lhe deixar o Algarve e mudar-se para a capital e depois para Gaia?
- Foi uma mudança fácil, pois já estava habituada a andar por Lisboa devido às convocatórias da Seleção Nacional. Quanto ao norte, confesso que foi mais complicado. Fiquei mais longe da minha família e dos meus amigos. Mas lá está, estou a fazer aquilo que gosto e a minha família apoia-me a 100 por cento. E o nosso país é pequenino, dá para ir matando saudades de vez em quando.

O quê que é mais difícil, sendo mulher, no mundo do desporto?
- Nos dias de hoje ainda há muito preconceito em relação ao facto de as mulheres praticarem desporto, mas não tem nada a ver com antigamente. Agora, a nossa luta é conseguirmos equiparar-nos aos homens. Ainda há uma grande diferença a nível de apoios, mas acho que estamos num bom caminho e que daqui a uns anos as coisas vão estar muito diferentes.

https://www.ojogo.pt/especiais/futebol-feminino/recebi-uma-chamada-a-dizer-que-me-queriam-no-benfica-acho-que-pulei-de-alegria-13372826.html

Mikaeil

anarcos

No jogo que o Valadares foi disputar a Ovar (28Fev), saiu logo aos 5', aparentemente lesionada.

Desde essa data, o Valadares não esclareceu o que terá ocorrido.

Pela publicação ontem da própria no seu Instagram, deduzo que será lesão com alguma gravidade e a implicar paragem prolongada:

https://www.instagram.com/p/CMHnf7gBUIo/