Facundo Ferreyra

Avançado, 34 anos,
Argentina
Equipa Principal: 2 épocas (2018-2019, 2020-2021), 12 jogos (627 minutos), 1 golo

Títulos: Campeonato Nacional (1)

Never

Citação de: Edu em 07 de Junho de 2018, 11:22
"Jornalista: a equipa passou do 4x4x2 para o 4x3x3 no decurso desta época. Como analisa o seu encaixe no sistema?

Jonas: Fiquei feliz, porque, na posição onde joguei nas três temporadas anteriores, para mim já estava um pouco difícil. Fisicamente, desgastava-me muito. Rui Vitória, com a sua capacidade, viu isso, colocou-me mais próximo do golo e juntou um jogador ao meio-campo, fortalecendo o sector. Era uma incógnita até para mim mesmo, porque durante toda a minha carreira joguei como segundo avançado, como terceiro homem do meio-campo. Analisando agora, fico feliz com a mudança porque me adaptei muito depressa à posição."

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2017_2018/05/17/futebol-entrevista-jonas-melhor-marcador-liga-nos-benfica/
Hmm... das duas uma: ou o Rui faz voltar o 4-4-2, com Jonas a 2º avançado, mas gerindo-o, apostando no Félix; ou, à semelhança do que aconteceu este ano, vamos continuar no 4-3-3, só para não desgastar demasiado o Jonas.

A 1ª opção, para mim, é a única que faz sentido, mas já vimos que o Rui tem deficiências na gestão do plantel, e apostar nos jovens é bastante complicado.

Vamos ver como vai ser, mas, a avaliar pelas palavras do Jonas, já não tenho tanta certeza no 4-4-2.

Velazquez

Tem uma forma de se jogar com 2 avançados e na mesma com meio-campo reforçado.

E por isso mesmo até é o meu sistema preferido.Mas parece-me um sistema mais complexo para o RV

Centrix

Citação de: Velazquez em 07 de Junho de 2018, 11:39

E por isso mesmo até é o meu sistema preferido.Mas parece-me um sistema mais complexo para o RV

3-5-2?

pjmorce

Citação de: ff77 em 07 de Junho de 2018, 10:08
Citação de: krak em 07 de Junho de 2018, 09:07
Jonas, Ferreyra, Castillo, Seferovic e Jimenez.

Parece me óbvio que Jimenez e provavelmente Seforovic acabarão por sair...

Isto só me leva a questionar... Se nalgumas posições trabalhamos bem e até estamos a comprar antes de vender... 
Porque é que há posições onde se vende e vende e depois não se compra?

Não há uma linha condutora e parecem negócios a avulso. Oxalá estejam enganado e este defeso continue nesta linha...
Espero que este ano as coisas estejam diferentes, acima de tudo por haver "cu apertado".
O caso do Lateral Esquerdo por exemplo acho um exemplo. Nao sei de nada, mas em Espanha é já dado como garantido a aquisiçao de Aron, sendo que deverá estar dependente a conclusão e anuncio de venda do Grimaldo.
Se assim for, é porque estamos a fazer mais planeamento que nos últimos anos nessa matéria.

Para saber se houve planeamento ou não, vou esperar até o final de Setembro.
Não seria a primeira vez que sairiam jogadores nucleares nessa altura.

Para já, acho-o mau. Não chegaram os jogadores para os sectores deficitários. Mas, como sempre chegam alas e avançados. Não é por chegarem nomes sonantes (em teoria) que o planeamento é bom. Isto porque o ponto fraco do benfica não é o ataque.

O que não apaga que o planeamento do ano passado foi péssimo.
Mas o pior é que não vejo a tendência a mudar. Para isso basta ver as vendas de JC e Diogo. Acredito que pensavam vender Seferovic e Raul. Mas não dou isso como dado. Agora este episódio com a seleção mexicana em nada vai ajudar uma possivel transferência do Raul.

Fearless

Até jogando em 4-4-2 dá para fazer isso... nunca ninguém reparou em que sistema joga o Atlético Madrid, a equipa que provavelmente melhor defende no mundo.

Velazquez

Citação de: Centrix em 07 de Junho de 2018, 11:40

3-5-2?
Esse ainda mais complexo.Mas referia-me a 4-4-2 losango.Ou quanto muito 4-4-2 em linha mas com alas interiores

Velazquez

Citação de: Fearless em 07 de Junho de 2018, 11:42

Até jogando em 4-4-2 dá para fazer isso... nunca ninguém reparou em que sistema joga o Atlético Madrid, a equipa que provavelmente melhor defende no mundo.
Sim, é com alas interiores.Como tambem joga a selecção

Curioso que ai depois pedem para que jogue com Bernardo e Guedes nas alas.E que não se pode jogar com médios adaptados nas alas

Fearless

Citação de: Velazquez em 07 de Junho de 2018, 11:44
Citação de: Fearless em 07 de Junho de 2018, 11:42

Sim, é com alas interiores.Como tambem joga a selecção

Curioso que ai depois pedem para que jogue com Bernardo e Guedes nas alas.E que não se pode jogar com médios adaptados nas alas

E foi mais ou menos com esse sistema que o Benfica melhor jogou com Rui Vitória. Com Pizzi e Gaitan nas alas, mas que ao ter formação de 10 jogam muito no espaço interior. E era a posição onde deveriam apostar no João Carvalho.

Never

Citação de: Velazquez em 07 de Junho de 2018, 11:42
Esse ainda mais complexo.Mas referia-me a 4-4-2 losango.Ou quanto muito 4-4-2 em linha mas com alas interiores
Era bom, e houve vezes, em 4-4-2 em que os alas tentavam dar apoio ao meio, mas isso pede laterais muito ofensivos, que ataquem o espaço deixado.

O Grimaldo sim, o Almeida não faz isso muitas vezes, e tem dificuldades em desequilibrar. Era preciso um DD com características mais ofensivas.

Fearless

Citação de: Never em 07 de Junho de 2018, 11:48
Era bom, e houve vezes, em 4-4-2 em que os alas tentavam dar apoio ao meio, mas isso pede laterais muito ofensivos, que ataquem o espaço deixado.

O Grimaldo sim, o Almeida não faz isso muitas vezes, e tem dificuldades em desequilibrar. Era preciso um DD com características mais ofensivas.

O Almeida não se safou mal nesse sistema em 15/16... mas claro, seria necessário melhor, pelo menos seria necessário investir em laterais da mesma forma que o Porto o faz.

Kravgnar

Citação de: Centrix em 07 de Junho de 2018, 11:40

3-5-2?
Ora bem.  :) Aliás, parece-me a melhor forma de tirar partido do plantel:

Fejsa
    Pizzi               Zivko
              Krovi

O mesmo trio desta época, mais o Krovi a 10, se der para meter alguém como o Renato, melhor ainda.

Never

Citação de: Fearless em 07 de Junho de 2018, 11:51
O Almeida não se safou mal nesse sistema em 15/16... mas claro, seria necessário melhor, pelo menos seria necessário investir em laterais da mesma forma que o Porto o faz.
O Almeida até ataca o espaço, se não houver lá ninguém na ala, ele sabe que tem que ir para lá, o grande problema é que sozinho na ala é muito complicado para ele. Não tem drible, mudanças de velocidade não é possível porque ele também não tem muita aceleração.

Sozinho na ala é obrigado a recuar ou cruzar, logo. É raro vê-lo ganhar a linha final através do 1x1, por exemplo.

Aí o Nelsinho faz-nos muita falta.

Red_Fraction

Citação de: Edu em 07 de Junho de 2018, 11:22
"Jornalista: a equipa passou do 4x4x2 para o 4x3x3 no decurso desta época. Como analisa o seu encaixe no sistema?

Jonas: Fiquei feliz, porque, na posição onde joguei nas três temporadas anteriores, para mim já estava um pouco difícil. Fisicamente, desgastava-me muito. Rui Vitória, com a sua capacidade, viu isso, colocou-me mais próximo do golo e juntou um jogador ao meio-campo, fortalecendo o sector. Era uma incógnita até para mim mesmo, porque durante toda a minha carreira joguei como segundo avançado, como terceiro homem do meio-campo. Analisando agora, fico feliz com a mudança porque me adaptei muito depressa à posição."

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2017_2018/05/17/futebol-entrevista-jonas-melhor-marcador-liga-nos-benfica/

Esta a dar as ultimas parece-me, tem de ser muito bem gerido daqui para a frente.

MBACANO

Esta moderação e sempre a mesma coisa, o Sporting a arder e eles a mudar o foco para os problemas internos do fórum!

Eh pá, deixem lá a malta concentrar-se no Sporting que aquilo está ali um thriller cómico do melhor que já se fez!

MxPxFx

Citação de: _adviser_ em 07 de Junho de 2018, 07:09
Ainda bem que o post to Fireagle não fodeu o negócio. Temi pelo pior.

finalmente percebi porquê que o André Moreira não ficou!