Bruno Lage, Treinador do SL Benfica

Treinador, 48 anos,
Portugal
Equipa Principal: 3 épocas (2019-2020, 2024-), 79 jogos (133 vitórias, 34 empates, 35 derrotas)
Em 2024/2025: 3 jogos (54 vitórias, 12 empates, 13 derrotas)

Equipa B: 1 época, 13 jogos, 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

Cor_rubrum

Citação de: futeboldelite em 09 de Janeiro de 2019, 10:00
Citação de: Cor_rubrum em 09 de Janeiro de 2019, 09:49
Citação de: Cor_rubrum em 09 de Janeiro de 2019, 09:36
Esquema alternativo (pano c):

                                         Odysseas

        Sálvio           Ruben                    Conti           Grimaldo
                                           Lema

                                           Fejsa
                           Gedson                  Krovi
               
                                  Jonas       Felix


-É a única forma de Sálvio poder ter alguma utilidade.
-Experimentar alternativas ao Jardel. Quer dizer os outros não podem errar mas ele pode!...
-O Lema tem características interessantes para jogar na área adversária e no nosso jogo aéreo defensivo.

Lema e Fejsa juntos? "Jamé", como dizia o outro.

O Lema poderia ser no máximo um «sweeper», a jogar mais atrás que os outros 2 centrais.
Tem um perfil demasiado estático, só dá para jogar numa defesa descida e para subir nos cantos (bolas ofensivas), não dá para ser um 6.

Se já nos ressentimos da falta de aceleração do Fejsa, quanto mais..

O Lema atrás?

Atrás tem que ser alguém rápido que controle a profundidade.

Jar Jay

corrigir o que foi destruido a nivel do processo defensivo não se faz do dia para a noite

boa sorte

futeboldelite

Citação de: Cor_rubrum em 09 de Janeiro de 2019, 10:01
Citação de: futeboldelite em 09 de Janeiro de 2019, 10:00
Citação de: Cor_rubrum em 09 de Janeiro de 2019, 09:49
Citação de: Cor_rubrum em 09 de Janeiro de 2019, 09:36
Esquema alternativo (pano c):

                                         Odysseas

        Sálvio           Ruben                    Conti           Grimaldo
                                           Lema

                                           Fejsa
                           Gedson                  Krovi
               
                                  Jonas       Felix


-É a única forma de Sálvio poder ter alguma utilidade.
-Experimentar alternativas ao Jardel. Quer dizer os outros não podem errar mas ele pode!...
-O Lema tem características interessantes para jogar na área adversária e no nosso jogo aéreo defensivo.

Lema e Fejsa juntos? "Jamé", como dizia o outro.

O Lema poderia ser no máximo um «sweeper», a jogar mais atrás que os outros 2 centrais.
Tem um perfil demasiado estático, só dá para jogar numa defesa descida e para subir nos cantos (bolas ofensivas), não dá para ser um 6.

Se já nos ressentimos da falta de aceleração do Fejsa, quanto mais..

O Lema atrás?

Atrás tem que ser alguém rápido que controle a profundidade.

Depende, num 5-3-2 defensivo pode ser mesmo um elemento estático e o controlo de profundidade competir aos outros 2 centrais.

Mas sim, o sweeper tradicional tem essa função de controlo de profundidade.

Para mim o Lema seria sempre para jogar no lugar do Jardel (defesa central pelo lado esquerdo), com um defesa ágil ao lado.

Cor_rubrum

#4233
A minha ideia sobtre o Lema é que pode ser 3º central deixando para outros 2 mais rápidos (atrás dele) o controle da profundidade. Daria uma ajuda ao Fejsa e nas bolas paradas e portanto maior consistência nos 3 planos (miolo, defesa e ataque). Mas ele não é nenhum Beckenbauer, nem a anos luz!
Note-se:Isto é só um esquema para debater ideias.

O Lema e o Conti juntos "jamais", pourquoi pas?
Até se entenderiam lindamente em Espanhol ...

GGG

Já que vai ficar até ao final da epoca que peça mais 1 adjunto ao menos e que tente ter uma palavra em eventuais reforços.

Não se pode exigir muito mais do que tentar o 2º lugar e tentar ganhar as taças (Portugal e da Liga).

Quanto a Liga Europa é fazer o melhor possível.

Cor_rubrum

Eu só estou a tentar extrair algum valor de um gajo já condenado a ser dispensado (o Lema).
Do pouco que ele jogou e dos videos que vi, acho que pode ser um excelente "sweeper".
Mas seria sempre uma alternativa secundária.

Amsterdam

Citação de: GGG em 09 de Janeiro de 2019, 10:10
Já que vai ficar até ao final da epoca que peça mais 1 adjunto ao menos e que tente ter uma palavra em eventuais reforços.

Não se pode exigir muito mais do que tentar o 2º lugar e tentar ganhar as taças (Portugal e da Liga).

Quanto a Liga Europa é fazer o melhor possível.

Eu ainda acredito que com o Lage,podemos,aproximar-nos do 1 lugar

futeboldelite

Citação de: Cor_rubrum em 09 de Janeiro de 2019, 10:10
A minha ideia sobtre o Lema é que pode ser 3º central deixando para outros 2 mais rápidos (atrás dele) o controle da profundidade. Daria uma ajuda ao Fejsa e nas bolas paradas e portanto maior consistência nos 3 planos (miolo, defesa e ataque). Mas ele não é nenhum Beckenbauer, nem a anos luz!
Note-se:Isto é só um esquema para debater ideias.

O Lema e o Conti juntos "jamais", pourquoi pas?
Até se entenderiam lindamente em Espanhol ...

Não é com o Conti, é em conjunto com o Fejsa na zona média defensiva que não o consigo ver.

Uma das maiores lacunas no nosso jogo no momento, na minha opinião, é a falta de capacidade do Fejsa de sair desde logo a jogar, seja em progressão, seja fixando médios oponentes, e libertando a bola jogável para a frente.
Defensivamente, também não tem sido aquele monstro físico que conseguia fazer todas as dobras e deixar jogável.

A questão é ainda mais grave porque não há qualquer central que faça essa progressão (o único que vejo que possa fazer essa função é o Ferro, da B), o Almeida não serve para nada e o Grimaldo não dá para tudo.
O Pizzi por sua vez não tem o perfil para ser um médio box-to-box, o que ele faz é descer no campo, receber a bola e passar a bola (ou passe longo, ou obrigando um extremo ou o Jonas a descer para receber jogável).
Isto é, falta qualidade para acelerar a 1.ª fase de construção de jogo.
Não é à toa que desde que deixámos de ter o Lindelof e/ou o Krovi no meio a qualidade de jogo  veio por aí abaixo.

Se pusesses o Lema ao lado do Fejsa partirias completamente o jogo, terias de te remeter forçosamente a jogar em contra-ataque. Ou perderias homens lá na frente, o Gedson e o Zivko tinham de recuar e não conseguirias nunca criar superioridade numérica em organização ofensiva.

Posto isto, com o perfil de centrais que temos, nem num 3-5-2 consigo ver o Lema, precisamente porque o Jardel e o R. Dias não têm qualidade a sair com a bola nos pés, nem temos um ala direito com qualidade (Salvio para mim não tem capacidade física para fazer o corredor todo, nem qualidade defensiva para fazer um desarme ou uma antecipação).

Cor_rubrum

#4238
Citação de: futeboldelite em 09 de Janeiro de 2019, 10:34
Citação de: Cor_rubrum em 09 de Janeiro de 2019, 10:10
A minha ideia sobtre o Lema é que pode ser 3º central deixando para outros 2 mais rápidos (atrás dele) o controle da profundidade. Daria uma ajuda ao Fejsa e nas bolas paradas e portanto maior consistência nos 3 planos (miolo, defesa e ataque). Mas ele não é nenhum Beckenbauer, nem a anos luz!
Note-se:Isto é só um esquema para debater ideias.

O Lema e o Conti juntos "jamais", pourquoi pas?
Até se entenderiam lindamente em Espanhol ...

Não é com o Conti, é em conjunto com o Fejsa na zona média defensiva que não o consigo ver.

Uma das maiores lacunas no nosso jogo no momento, na minha opinião, é a falta de capacidade do Fejsa de sair desde logo a jogar, seja em progressão, seja fixando médios oponentes, e libertando a bola jogável para a frente.
Defensivamente, também não tem sido aquele monstro físico que conseguia fazer todas as dobras e deixar jogável.

A questão é ainda mais grave porque não há qualquer central que faça essa progressão (o único que vejo que possa fazer essa função é o Ferro, da B), o Almeida não serve para nada e o Grimaldo não dá para tudo.
O Pizzi por sua vez não tem o perfil para ser um médio box-to-box, o que ele faz é descer no campo, receber a bola e passar a bola (ou passe longo, ou obrigando um extremo ou o Jonas a descer para receber jogável).
Isto é, falta qualidade para acelerar a 1.ª fase de construção de jogo.
Não é à toa que desde que deixámos de ter o Lindelof e/ou o Krovi no meio a qualidade de jogo  veio por aí abaixo.

Se pusesses o Lema ao lado do Fejsa partirias completamente o jogo, terias de te remeter forçosamente a jogar em contra-ataque. Ou perderias homens lá na frente, o Gedson e o Zivko tinham de recuar e não conseguirias nunca criar superioridade numérica em organização ofensiva.

Posto isto, com o perfil de centrais que temos, nem num 3-5-2 consigo ver o Lema, precisamente porque o Jardel e o R. Dias não têm qualidade a sair com a bola nos pés, nem temos um ala direito com qualidade (Salvio para mim não tem capacidade física para fazer o corredor todo, nem qualidade defensiva para fazer um desarme ou uma antecipação).

Em geral muito boa análise, mas tenho algumas discordâncias:
-O Lema não pisaria os terrenos do Fejsa, seria um pronto socorro, uma "sombra" sempre que necessário.
A primeira fase da construção seria mais diversificada e por isso mais "rica": Fejsa, Conti (sai muito bem a jogar, reparem bem), Lema e Grimaldo. Isto nunca "partiria" o nosso jogo.

A questão que ponho:
Contra que equipas este tipo de esquema (3x5x2) poderá ter alguma utilidade?


Cor_rubrum

Nesse esquema, outro jogador, o Alfa, poderia fazer o mesmo que o Lema...

Edgar_SLB

O Lema pode arrumar as malas! Já não se usam liberos no futebol atual e mesmo que se usassem não tem características para isso! E muito menos o benfica vai jogar num esquema com 3 centrais!

Mais depressa jogamos com um guarda-redes avançado lol

220373

pede 1 DD e 1 DC!

é pedir agora que o dinheiro não é problema

Cor_rubrum

Com estes esquemas alternativos e todas essas possibilidades, eu quero trazer à discussão o seguinte tema:
O QUE VALE O NOSSO PLANTEL?
Eu acho que o "treinador" que tivemos convenceu os Benfiquistas que só tínhamos 11 ou 13 jogadores no máximo sendo os restantes todos nabos, dada  a nula rotatividade e escassez de alternativas tácticas ao tacanho 4x5x1.
Mas será mesmo assim?
De que jogadores precisaremos, de facto, no mercado de Janeiro?
Já temos um excesso de jogadores, terão que haver também saídas.
É este o meu ponto.

paulomaia1972



Devíamos começar a preparar a próxima época.

Mariachi

Citação de: Jonny-Venezuela em 09 de Janeiro de 2019, 03:01
            Felix   Jonas

Zivkovic    Gedson     Rafa

               Fejsa

Grimaldo  RD  Jardel   Reforço

                Vlacho



Gosta de ver isso :)

Deve ser, teoricamente, o onze mais forte do Benfica neste momento.
Ainda testava o Salvio a LD nesse onze.

Neste sistema tens é bastantes jogadores para o meio campo. Krovinovic, Pizzi e Gabriel como alternativa ao Gedson e Alfa e Samaris para o Fejsa.