Bruno Lage, Treinador do SL Benfica

Treinador, 48 anos,
Portugal
Equipa Principal: 3 épocas (2019-2020, 2024-), 88 jogos (61 vitórias, 12 empates, 15 derrotas)
Em 2024/2025: 12 jogos (10 vitórias, 0 empates, 2 derrotas)

Equipa B: 1 época, 13 jogos, 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

|OnE|

O Vieira alguma vez deu reforços específicos a alguém?
Sempre se compraram jogadores sem critério algum.
Compram-se jogadores, não se compram necessidades.
Se encaixarem no plantel... porreiro.

Este ano sai um segundo avançado e compram-se 2 PdL por 37M.

Não se compra um defesa direito desde a saída do Nelson Semedo.
Defesa esquerdo há anos que é só o Grimaldo.
Compra-se o Chiquinho, vende-se o Chiquinho e compra-se o Chiquinho de volta.
Durante anos que tem se adaptando jogadores à posição 8. Foi Enzo, foi Talisca, foi Pizzi, agora é o Taarabt.

O critério é fazer negócios. Se correr bem, porreiro.

O que nos tem valido são a miudagem do Seixal.

Mariachi

A sua máxima motivação para conduzir esta equipa, referido por ele várias vezes na época passada e nesta, era a de fazer com que os sócios e adeptos do SLB sentissem prazer e orgulho ao ver jogar o Benfica.

Isto neste momento não está a ser conseguido.
O que está a ser conseguido, pelo menos a nível de competições nacionais é um sentimento de alívio por conseguir ter mais um golo que o adversário no fim do jogo. Satisfação, prazer e orgulho, nem por isso.

Falando por mim, é um massacre assistir a um jogo como o de ontem. Chega-se a um ponto em que quando se inicia qualquer jogada já se sabe o seu pobre desfecho
..."isto não vai dar em nada". Seja com bola corrida ou lances de bola parada.
A expectativa reside em que em determinada altura possa haver um erro do adversário ou uma jogada individual que faça aparecer o golo, ou sendo muito optimista, desbloquear a mente dos jogadores. 
Já a esperança em não sofrer golos vem mais da falta de qualidade de 80% das equipas desta campeonatozinho.

Vencer é importante, o mais importante, diria, mas sinceramente sinto-me triste com isto. Com a qualidade do futebol apresentado pelo Benfica e pela inércia competitiva dos jogadores.
O alívio de ir ganhando um dia será pesadelo e em vez de tristeza será raiva e desprezo.
Os sinais estão lá.

Um filme já visto e proporcionado por alguém que não tinha mãos para isto e que curiosamente até foi revertido por este mesmo treinador.

Há algo que não está bem e é essencial fazer alguma coisa para mudar isso antes que seja tarde. Um treinador não pode mudar assim tão bruscamente.

O Benfica não tem um plantel mais forte por culpa das sanguessugas e mentes pequeninas da estrutura, mas é possível apresentar um futebol muito melhor que este. Ninguém espera magia com o que temos, mas no mínimo mostrar que se está a sacar o melhor dentro do possível e com todas as limitações.

Psyke89

Citação de: blog benficaatemorrer em 28 de Outubro de 2019, 13:10
Citação de: Mestre30 em 28 de Outubro de 2019, 13:08
Citação de: blog benficaatemorrer em 28 de Outubro de 2019, 13:02
Citação de: Mestre30 em 28 de Outubro de 2019, 12:59
Citação de: blog benficaatemorrer em 28 de Outubro de 2019, 09:45
quando vemos neste plantel jogadores como Pizzi, Taarabt e até Cervi serem os que tentam desequilibrar está tudo dito em relação à qualidade do mesmo...
O Lage teve mt tempo para exigir reforços de qualidade.
e fê-lo, só que quem manda cagou-se para isso.
Não fez nada.

O Lage depois de ser campeão só tinha era que exigir na hora reforços. Na hora! Tinha o Bieira preso pelos tomates...
ouviste várias vezes em várias CIs ele falar em posições que tinham de ser reforçadas.

se o fez para o público imagino que o tenha feito também para quem de direito.

um facto é que acabou por pactuar com toda esta merda que está instalada no clube.

Sem querer defender o Lage até à morte, é completamente inceitavel que para que o clube tenha um plantel competitivo o treinador tenha de bater os cornos com a direcção.

O unico que tivemos que o fez foi despachado para o rival, não acho estranho que um com 6 meses coma e cale-se.

NT

Citação de: Espártaco em 28 de Outubro de 2019, 13:10
O problema do BL é que está igualmente em processo de aprendizagem. E o problema para ele e também para "nós" é que o Benfica não é propriamente o clube certo para aprendizagem.
Apesar de tudo, mesmo que faça uma má campanha europeia, mas que ganhe o campeonato, eu dar-lhe-ia mais um ano para implementar os seus métodos. Julgo que um treinador deve ser julgado mais a médio-longo prazo que a breve. O Lage não tem nem 1 ano de treinador principal.

O Lage desta época faz lembrar o Paulo Fonseca quando chegou lá acima.

sagan1976

Citação de: cwally em 28 de Outubro de 2019, 13:06
O RGS mandou uma valente bujarda ao LFV e a culpar o BL só pelo facto de permitir a interferência da direcção na equipa.
Sim, porque o RGS a ocupar o lugar do califa não ia interferir com a direcção de equipa...

Sparrow

A época foi mais uma vez muito mal preparada. Imensa repsonsabilidade da "estrutura", como é lógico. E quem não está isento de culpa? O treinador. Em algo terá participado. Era o momento de mostrar personalidade, usar do feito que tinha acabado de conseguir e impor-se. O que aconteceu? acobardou-se.

Passando agora para as exibições miseráveis. Total responsabilidade. Não é admissível a equipa exibir-se a este nível. Não vi um jogo do Benfica, com a qualidade que o Alverca jogou contra o sporting. Não é a falta de um guarda redes ou de um segundo avançado que pode justificar a desgraça dos nossos jogos.
O resto já foi mais que batido. A insistência no seferovic, no pizzi e por mais voltas que possam dar, a melhor dupla para o nosso meio campo é, como ainda há uns meses foi provado...Samaris/Gabriel.

Posto isto, a mudança de treinador é urgente.

A mudança de presidente/ direção para além de urgente é algo com anos. Há-de chegar o momento certo. E já agora espero que todos os que são contra, tenham acto de Benfiquismo puro e façam os km, os esforços, tenham os gastos que forem necessários para irem votar.

Tosta Mistica

Citação de: AnotherDoom em 28 de Outubro de 2019, 13:08
O Lage foi simplesmente engolido pela "Estrutura".

Um treinador com 6 meses de equipa sénior e acenarem-lhe com uma renovação, deixou-se engolir.

Agora será cuspido no final da época, como uma chiclete sem sabor.

Isso do chiclete, é uma ligação com o sucessor?

AquillaRossa

Vamos perder o Lage que está neste colete de forças imposto pela direcção e o Benfica vai regredir vários anos em termos de "projecto de formação". Querem ver? Estou 100% seguro que estas questões se cingem à influência indevida que a direcção tem procurado exercer nele e sobre as quais o Vieira vai sendo cúmplice tácito. Falta de visão em prol do imediatismo.

tulio_slb

Esta insistência num modelo de jogo para qual não tem equipa mostra a pouca capacidade de se adaptar, algo que me pareceu inicialmente a sua principal arma.

O jogo de ontem para mim foi provavelmente dos piores que vi do meu Benfica e só não perdemos por alguma sorte e falta de qualidade da equipa adversária.

Já desde a pré-época que aposta neste 4-4-2 me parece no mínimo errada.

Vou apontar aqui alguns dos pontos que acho que deveriam de ser questionados pelo o próprio treinador.

- Vlachodimos, o Grego tem ganho alguma confiança a jogar com os pés, não é um guarda redes de top em nenhum aspecto mas também não é de todo o problema da equipa, inclusive mostra muita atitude e trabalho. Na minha opinião é sofrível ver que o nosso guarda redes não sai da pequena área até no momento de construção ofensiva, no futebol moderno e principalmente em portugal que temos que atacar contra 11 torna-se importantíssimo que o Guarda redes apareça juntos dos centrais para iniciar construção.

- A nossa fase de construção não existe pura e simplesmente, não é pelos os centrais e os médios irem trocando a bola que isso faz com que seja uma saída de bola ofensiva até porque a bola para passar do meio campo tem que ser bombeada pelo o Ferro ou Gabriel. Os laterais pouco ou nada funcionam neste capitulo e ficamos com 6 a 4 homens estáticos a ver os jogadores de trás a jogarem.

- Laterais, André Almeida é o que é e não vale a pena falar muito mais acerca disso, tem as suas virtudes e defeitos, em suma não é jogador para titular indispensável do Benfica que é o que ele é neste momento muito por causa de toda a estrutura. Depois Grimaldo, a constante centralização do seu jogo torna-o a ele e à equipa completamente previsível, retira imenso a profundidade do lado esquerdo e afunila um jogo já demasiado afunilado pela nossa equipa, a pergunta que se faz é a seguinte, o que evoluiu o espanhol desde 2016? Mais uma vez um erro da estrutura em não termos sequer um jogador capaz de competir de igual forma.

- Médios, muito se fala na capacidade defensiva dos nossos dois médios e o aspecto ofensivo? Na  minha opinião e dado ao plantel que temos o ideal seria um meio campo a 3, principalmente com Samaris, Adel e Gabriel em simultâneo. Outra pergunta que às vezes me chega à cabeça é porquê que temos 3 jogadores com características defensivas ( Florentino, Fejsa e Samaris ) e poucos jogadores com capacidade de ruptura interior e com qualidade técnica e táctica para segurar a bola em posse, faz mais falta um Fejsa ou um Krovinovic?

- Jogamos à frente dos médios com dois jogadores que descaem cada um para o seu lado mas que na verdade não dão largura e muitas vezes estão tão longe dos médios e laterais que a bola dificilmente chega com qualidade, arrastam ainda mais os defesas adversários para junto dos avançados do que fazer precisamente o contrário.

- A dinâmica dos nossos avançados é simplesmente horrível, não há um único ponto positivo a pegar.

- A nossa transição defensiva não existe, somos muito moles no meio campo que é onde ganhamos uma bola ou outra mas quando passam por ai ficam completamente de frente para dois centrais totalmente desprotegidos.

- Falam da nossa capacidade defensiva mas ela não existe, não sofremos tantos golos no tugão mais por demérito do adversário do que mérito nosso, na champions temos 3 jogos, dois deles em casa e temos nada mais que 6 golos sofridos.

Na minha opinião alterava esta dinâmica para um sistema de 4-3-3 a privilegiar o futebol curto com o seguinte 11 base.

GR: Ody
DD: Gedson
DC: Ruben
DC: Ferro
DE: Grimaldo
MDF: Samaris
MC: Gabriel
MC: Adel
AVD: Pizzi
AVE: Chiquinho
PL: Raul

Escolhi o Gedson à direita porque acho que é onde se pode destacar mais, quando o espaço escasseia no meio vemos que o miúdo fica completamente fora dela, é um jogador que tem pulmão, velocidade, leitura táctica e técnica quando tem espaço, continua a ter que melhorar a decisão. Sempre vi nele um homem para dar profundidade e classe à lateral, fez-lhe bem o tempo que passou no meio porque desenvolveu características que o podem tornar num grande lateral.

Escolhi aqueles três no meio campo porque dão experiência, qualidade com bola e capacidade física à equipa iam com facilidade anular muitos médios do campeonato português.

Depois para jogar mais à frente temos, Pizzi que na minha opinião já perdeu o timming para sair algum tempo, Chiquinho que trás muito a esta equipa, Rafa que é o desequilibrador. Não vou contar com Cervi pois acho que é um elemento a mais no plantel, não vou contar com Caio porque é um jogador que vejo que terá imensa dificuldade para vingar na Europa. Resta, Jota que tem que jogar mais e no sitio certo e Zivkovic, porque se o treinador diz que o jogador treina bem então tem que estar à frente de Caio, Cervi e até Jota porque é melhor.

Para o ataque escolho o Raul porque é sofrível ver uma equipa como o Benfica jogar com um ponta de lança sem qualquer qualidade técnica como é o seferovic

Cloughie

Xanghai

Mais vítima do que culpado. E na minha opinião é vítima porque quer, deixou-se engolir pela "estrutura".

Está completamente amarrado...está a ser comido de cebolada pela gangue que se apoderou do clube!!!

zero07

Não há limites para as desculpas para Lage dadas por certos users.

- Ora é a equipa que não vale nada. Como se não tivessemos X imternacionais A.

- Ora são os jogadores que lhe fazem a folha. Não sei quais. Os que chegaram ao onze há 1ano? Os que chegaram ao onze há 6 meses? Os que chegaram há 2 meses? O Pizzi que vai em 11 golos? É o Seferovic queres ver?

- Ora, a melhor de todas: é o Mendes que decide o 11 por ele.... que é como quem diz, ele é bom treinador, é é coninhas de todo. P.S. é o Mendes que escolhe o Taarabt.

tnlemos

Citação de: tulio_slb em 28 de Outubro de 2019, 12:56
Citação de: tnlemos em 28 de Outubro de 2019, 10:21
Citação de: tulio_slb em 28 de Outubro de 2019, 09:51
Até agora acho que estive em modo negação mas ontem foi demasiado notório de perceber ( uma vez mais ) que o nosso treinador é um profissional ainda num estágio muito inicial da sua carreira, não é de todo um predestinado e a frieza que mostrava nas palavras foi substituída por um pânico constante.

É sabido que o plantel é fraco, muito fraco e qualquer jogador que consigo dominar 3 bolas seguidas parece um génio mas este Lage está a tornar o plantel ainda mais fraco.

Muita gente levou de leve o facto de na época passada o balneário ter queimado o anterior treinador e isso nunca pode acontecer, por maiores que sejam os defeitos do treinador os jogadores têm que ser profissionais e defender a sua entidade patronal, com isto digo que no fim da época passada o plantel devia ter sido limpo.

Continuo a achar que algo falha aí nesta formula que expões e que tenho houvido constantemente nos ultimos tempos:

Treinador fraco + plantel fraco e conflituoso + desinvestimento da direção = 27J 25V 1E 1D + 1 campeonato

Como já disse no passado, nem JJ era o que muitos dizem, pois teve planteis estratoesféricos, nem RV era assim tão mau, pois apanhou tal como Lage um desinvestimento estupido que se mantém nesta altura...

Continuem a bater no Lage!

Pode ser que um dia destes apanhem um Couceiro, ou um Manuel Fernandes ou um Rodolfo no banco.

O homem o ano passado não se queixou, disse que os reforços vinham da B, porque ele sabia o que tinha. Contudo, desinvestimento na mesma, tirou-lhe dois avançados no mercado de inverno!

Este ano já disse que tinha jogadores que o Benfica estava a queimar etapas no seu desenvolvimento e que precisavam de B primeiro.

O homem tem tentado segurar o barco, mas não é milagreiro...

E sim, apesar de tudo, podíamos e devíamos estar a jogar melhor.

Dessa formula existem 3 variáveis:
- Desinvestimento estupido - acredito, é atroz mesmo e um desconsolo ver uma direção passiva perante a equipa, apenas a contar dinheiro que os RV e Bruno Lages lhes dão a ganhar;
- Plantel fraco - acredito, fraco para as competições europeias que é o patamar que acho que o Benfica devia tentar alcançar. Temos jogadores promissores e uns 4, 5, 6 bons jogadores, com um nível já apreciável
- Treinador fraco - não acredito.

Agora imaginem um trabalho em que:
- O patrão só se enche de dinheiro, exige-te mas não te houve nas tuas exigências;
- Os clientes, mesmo com um serviço com o minimo de qualidade, estão constantemente a reclamar;
- Os empregados deviam ter muito melhor qualidade, e se forem conflituosos (como parece começar a crescer a ideia) e é isso que se passa, o ambiente na tua loja é uma merda;

Eu se estivesse nesta posição, e retirando o amor ao Benfica que tenho desta equação, mal surgisse uma boa oportunidade, dava o fora...

Porque esta é uma daquelas situações em que esta frase é uma verdade absoluta "Or you either die a hero, or you live long enough to see yourself become a villain!"

Concordo em muito do que tu dizes mas infelizmente o que estamos assistir é um futebol deprimente, e se fizermos uma analise profunda às decisões do treinador já são demasiados erros, então quando tentamos perceber o que ele tenta mudar fora ou durante o jogo isso sim é péssimo e expõe muitas das suas fraquezas.

Hoje em dia é inegável que a estrutura de futebol do Benfica é fraca, a equipa técnica é inexperiente e o plantel não tem qualidade.
O futebol está deprimente? Está, concordo em absoluto... Tantos erros? Vi alguns sim, como toda  a gente erra...

Mas Lage está muito longe de errar demais, caso contrário, não tinha o registo que tem. Tenho receio que quem tem demonstrado potencial para fazer um caminho destes tendo apenas como reforços uma equipa B (tirando Chiquinho e Raul de Tomas nos ultimos anos, mas que ainda nem a 50% do seu potencial têm demonstrado) durante anos, seja o primeiro a ser minado pelos adeptos. E depois alguns idolatram um JJ que nem num Bernardo ou Cancelo queria apostar, porque queria era só jogadores feitos (não estou a dizer que era o teu caso)...

O caso Samaris, gostava que um dia se soubesse o que se passou, mas não é um caso deste ano, é um caso com vários anos.

Tiraram-lhe Salvio (que neste momento seria titular, se não estivesse lesionado), Jonas e Felix...
Quem entrou com uma criatividade que estes tinham? Só Chiquinho, mas ainda não está no seu potencial.

Concordamos em muita coisa. Eu apenas não consigo criticar Lage, ou se o criticar é apenas como ator secundário ou terciário porque quando os erros vêm de cima, o Melhor Actor está atribuído.

Quem pôs o fraco plantel a recuperar campeonatos? E a ter este rendimento?

Neste momento o Benfica parece uma torre de dominó ou de cartas... Podes tirar uma peça, aquilo ainda aguenta, duas, três, aquilo treme por todos os lados... Eu olho para isto e põe-se a culpa em quem?

Não em quem tira as peças, ou pelo menos parece-me que criticam mais a quem tenta equilibrar a mesa ;)

pjmorce

Citação de: sagan1976 em 28 de Outubro de 2019, 13:37
Citação de: cwally em 28 de Outubro de 2019, 13:06
O RGS mandou uma valente bujarda ao LFV e a culpar o BL só pelo facto de permitir a interferência da direcção na equipa.
Sim, porque o RGS a ocupar o lugar do califa não ia interferir com a direcção de equipa...

Deixemos o Vieira lá então. Qualquer homem que lhe tome o lugar vai fazer exactamente a mesma coisa...
A ditadura está instalada e vocês pactuam com isso!

Diogo Brito

Citação de: Xanghai em 28 de Outubro de 2019, 13:56
Mais vítima do que culpado. E na minha opinião é vítima porque quer, deixou-se engolir pela "estrutura".

Está completamente amarrado...está a ser comido de cebolada pela gangue que se apoderou do clube!!!
Teve a oportunidade, durante a pré-época, de bater o pé e de ter pedido o que queria enquanto estava em estado de graça...

Não o fez, o estado de graça acabou, e a propaganda da "estrutura" já o começa a queimar.

Mas aprende-se é com os erros. E duvido que ele esteja muito preocupado já que de um ano para o outro ganha 10x ou 20x mais...