Bruno Lage, Treinador do SL Benfica

Treinador, 48 anos,
Portugal
Equipa Principal: 3 épocas (2019-2020, 2024-), 88 jogos (61 vitórias, 12 empates, 15 derrotas)
Em 2024/2025: 12 jogos (10 vitórias, 0 empates, 2 derrotas)

Equipa B: 1 época, 13 jogos, 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

Isai@sReis

Citação de: franciscoafonso em 06 de Janeiro de 2019, 22:17
Citação de: Isai@sReis em 06 de Janeiro de 2019, 22:04
A conferência de imprensa teria sido perfeita não fosse a referência ao feeling que decidiu o esquema táctico de hoje. Decisões estratégicas do clube são tomadas com base em luzes misteriosas, decisões tácticas com base em feelings... Assim vai a nossa vida!
Ele não disse que decidiu o esquema táctico por feeling.

Basicamente perguntaram-lhe de jogadores, porque é que escolheu X em vez de Y (não me lembro bem da pergunta), e ele diz que do tão pouco tempo que teve só conseguiu olhar para os jogadores, viu-os a treinar pouco e depois foi obrigado a tomar decisões por intuição de treinador.

Estão sempre com o taco na mão.

Não foi nada disso que ele disse, mas se preferires interpretar assim, por mim tudo bem.
De resto, bem sei que não há nenhum critério de racionalidade que possa concluir que uma equipa que se quer a competir ao mais alto nível e com os grandes clubes da Europa deva jogar num sistema táctico que, ainda que possa ser ajustado com base nos jogadores que o integram, não é reconhecido por privilegiar o controlo de bola e do meio campo, tendo assim que se adaptar quando joga contra equipas com mais argumentos do que a generalidade dos clubes da primeira liga, entrando assim já psicologicamente derrotado, fenómeno particularmente visível contra os porcos. Não havendo essa racionalidade possível sobre o feeling.

franciscoafonso

Volto a dizer que não acredito que a influência de Rui Vitória tenha sido assim tão catastrófica para décadas. Acho que um treinador competente com duas semanas de treino já podia fazer uma base consistente e depois evoluir daí (um bocado à semelhança do que o holandês está a fazer no sporting).

Se o treinador, seja ele qual for, não tiver a oportunidade de construir essa base é agredecer ao senhor das luzinhas pela fase em que trocou de treinadores.

Survivor

Citação de: J_PN em 06 de Janeiro de 2019, 23:09
Excelente CI. Dele e do Daniel Ramos já agora.

Só não gostei de vê-lo tão agarrado à equipa B, parece que não quer mesmo chatear-se muito e assumir a equipa A.

Está com a equipa A há 3 dias, possivelmente na cabeça dele dia 8 já nem lá está.

Tempo ao tempo, ele falou do que sabe, do trabalho que tem feito.

J_PN

Citação de: André Sousa em 06 de Janeiro de 2019, 23:11

Só não gostei de vê-lo tão agarrado à equipa B, parece que não quer mesmo chatear-se muito e assumir a equipa A.

Se for essa a sua vontade, está no seu direito.

Há quem tenha realmente prazer em formar jogadores ou se sinta apenas mais indicado para isso.

No caso dele acho que é por causa do filho, que tem 3 anos e quer acompanhar o seu crescimento de perto. Daí ter aceite a proposta para a equipa B, porque segundo o próprio tinha propostas para a Primeira Liga e rejeitou.

Mas sim ele deve gostar mesmo é da formação, o orgulho com que disse que já passou por todos os escalões demonstra isso.

Por mim fica até final da época, onde há mais escolha de treinadores.

slbenfica_croft

Há quem tenha realmente prazer em formar jogadores ou se sinta apenas mais indicado para isso.
e não há nada de errado nisso.

até porque se for esse o caso eu não quero cá um novo helder cristovão.

O Lage tem um trabalho muito árduo pela frente. O RV destruiu em 3 anos tudo, a cada ano tudo piorou até chegarmos a este vazio total de futebol, a esta nulidade.

cacetadas

Citação de: franciscoafonso em 06 de Janeiro de 2019, 23:13
Volto a dizer que não acredito que a influência de Rui Vitória tenha sido assim tão catastrófica para décadas. Acho que um treinador competente com duas semanas de treino já podia fazer uma base consistente e depois evoluir daí (um bocado à semelhança do que o holandês está a fazer no sporting).

Se o treinador, seja ele qual for, não tiver a oportunidade de construir essa base é agredecer ao senhor das luzinhas pela fase em que trocou de treinadores.
O holandês só apanhou 4 meses de estrago do pateiro

Roy Kent

Citação de: J_PN em 06 de Janeiro de 2019, 23:14

No caso dele acho que é por causa do filho, que tem 3 anos e quer acompanhar o seu crescimento de perto. Daí ter aceite a proposta para a equipa B, porque segundo o próprio tinha propostas para a Primeira Liga e rejeitou.

Mas sim ele deve gostar mesmo é da formação, o orgulho com que disse que já passou por todos os escalões demonstra isso.

Vai depender do JJ, se quer vir já ou em Junho.

Magnusson

Gostei da CI, mas há ali uns pontapés na gramática que me fazem confusão, mas confesso que sou um tipo que dá especial atenção à capacidade comunicacional dos treinadores e a um discurso claro e correcto.

André Sousa

Btw, vi agora a conferência de imprensa e até pensava que tivesse sido "outra coisa".

Tem razão quando fala nos treinos e que é isso que dá ao treinador a hipótese de ver quem deve jogar ou deixar de jogar, mas também é verdade que há muitos jogadores que são injustiçados por uns quantos incompetentes que dizem ser treinadores. Basta ver a gestão que foi feita do Félix.

Barolas

Citação de: Survivor em 06 de Janeiro de 2019, 23:14

Está com a equipa A há 3 dias, possivelmente na cabeça dele dia 8 já nem lá está.

Tempo ao tempo, ele falou do que sabe, do trabalho que tem feito.

Normal era a sua equipa. E o que ele fala da equipa B,foi em relação aos Pls,diz ele que já jogou o Sapo,o daniel e agora está o ze gomes . O que ele quis dizer é que irão jogar os que mostrarem trabalho e estiverem melhor.

lPhoenix

Citação de: Magnusson em 06 de Janeiro de 2019, 23:17
Gostei da CI, mas há ali uns pontapés na gramática que me fazem confusão, mas confesso que sou um tipo que dá especial atenção à capacidade comunicacional dos treinadores e a um discurso claro e correcto.

Atribuo aos nervos... a dada altura até disse 4-2 ao invés de 4-4-2, ele sabia o quão decisivo poderia ser aquele momento.

E aproveitou-o muito bem.

Pedro Nunes 28

Citação de: Magnusson em 06 de Janeiro de 2019, 23:17
Também reparei, mas penso que terá sido do nervosismo.

André Sousa

Citação de: J_PN em 06 de Janeiro de 2019, 23:14

Dependendo dos moldes em que assume, o projecto de uma equipa B, principalmente do Benfica pela qualidade que tem na formação, é algo muito aliciante para um treinador que goste de formar.

É muito bem pago para a realidade nacional, é low profile, o que permite fazer uma vida tranquila e sair à rua quase como se fosse um cidadão comum, não há viagens para o estrangeiro à exceção da competição em que estamos inseridos, que também não dura muito...

É o ideal para quem não quer grandes chatices a nível social.

franciscoafonso

Citação de: Isai@sReis em 06 de Janeiro de 2019, 23:13
Citação de: franciscoafonso em 06 de Janeiro de 2019, 22:17
Citação de: Isai@sReis em 06 de Janeiro de 2019, 22:04
A conferência de imprensa teria sido perfeita não fosse a referência ao feeling que decidiu o esquema táctico de hoje. Decisões estratégicas do clube são tomadas com base em luzes misteriosas, decisões tácticas com base em feelings... Assim vai a nossa vida!
Ele não disse que decidiu o esquema táctico por feeling.

Basicamente perguntaram-lhe de jogadores, porque é que escolheu X em vez de Y (não me lembro bem da pergunta), e ele diz que do tão pouco tempo que teve só conseguiu olhar para os jogadores, viu-os a treinar pouco e depois foi obrigado a tomar decisões por intuição de treinador.

Estão sempre com o taco na mão.

Não foi nada disso que ele disse, mas se preferires interpretar assim, por mim tudo bem.
De resto, bem sei que não há nenhum critério de racionalidade que possa concluir que uma equipa que se quer a competir ao mais alto nível e com os grandes clubes da Europa deva jogar num sistema táctico que, ainda que possa ser ajustado com base nos jogadores que o integram, não é reconhecido por privilegiar o controlo de bola e do meio campo, tendo assim que se adaptar quando joga contra equipas com mais argumentos do que a generalidade dos clubes da primeira liga, entrando assim já psicologicamente derrotado, fenómeno particularmente visível contra os porcos. Não havendo essa racionalidade possível sobre o feeling.

"Aquilo que nós fizemos. Foi chegar, falar um pouco com os jogadores, ir treinar e perceber as reacções e depois ter feelings sobre isso. Tive oportunidade de rever o jogador com o Portimonense, senti que a equipa reagiu muito bem em 442 e tive esse feeling."

Isto é obviamente um discurso de um gajo que cai de pára-quedas e não tem bases para decidir nada porque não conhece os jogadores ou como vão reagir ao que quer que seja.

Claro que tu és livre de acreditar que ele foi para a conferência de imprensa admitir que fez a carreira dele à base de feelings, mas claro que essa conclusão também é pateta.

Andreg86

A melhor parte é a final, basicamente, para jogar é preciso treinar bem!!

Quanto ao sistema, a diferença está no que o João pode dar a equipa que é ocupar o espaço vazio entre o ataque e meio campo, ou então ir ocupar o espaço do Seferovic quando ele arrasta a defesa para a ala.