Bruno Lage, Treinador do SL Benfica

Treinador, 48 anos,
Portugal
Equipa Principal: 3 épocas (2019-2020, 2024-), 88 jogos (61 vitórias, 12 empates, 15 derrotas)
Em 2024/2025: 12 jogos (10 vitórias, 0 empates, 2 derrotas)

Equipa B: 1 época, 13 jogos, 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

sammer

Desde sábado sem saber o que escrever aqui.

Esperava dificuldades, sobretudo na finalização, mas nem sequer criar foi mau demais. Algumas lacunas eram evidentes e não foram corrigidas e que esta derrota e exibição sirvam para se alterar alguns dos problemas que se destacam.

Continuo a confiar plenamente no trabalho desta máquina que temos no comando mas é preciso dar uma resposta, não só ganhando o jogo mas também começar a mostrar alterações que possibilitem termos soluções coletivas a nível ofensivo mais fortes do que depender em demasia de Pizzi e Rafa.

Tomahawk

Um dos responsáveis pela derrota ... a qual, também para ele foi um frio despertar para a realidade:

. A 1ª lição: Adversários Champions e a nível interno Porto, mas também Sporting e Braga não se ultrapassam sem os nossos melhores 11 jogadores em cada posição e sem um "tanque"no meio campo.  Já na Supertaça contra os Lagartos não entrámos a perder 2-0 nos primeiros 20 e tal minutos, porque o Bruno Fernandes estava com os cornos na Lua por causa da cada vez mais difícil saída e falhou um passe fácil para o Das Bost isolado e falhou de seguida outro golo provável. Caso tivesses sido eficazes no início do jogo a ganhar por 2-0 e estando compacta lá atrás com 3 centrais, o Sporting ganhava ânimo e já não perdia o jogo connosco.

. A 2ª lição: Pior que errar e corrigir de seguida é  errar e não corrigir. A insistência no Nuno Tavares a defesa direito já era má no início do jogo, fase à sua incapacidade defensiva e atacante à direita (agravada pela pouca ajuda recebida do Pizzi, bem ao contrario do apoio recebido pelo defesa direito adaptado do Porto_Corona (ainda assim um jogador destro a jogar do lado certo) proporcionado pelo Romário Baró.  Pior ainda foi , pelo menos ao intervalo, não ter tirado o Nuno Tavares e colocado o André Almeida, o qual já andava há 3 semanas a ser poupado para este clássico.

. Em temos ofensivos, Samaris e Florentino acrescentam ZERO ao Benfica contra equipas boas e pressionantes.

. Sferovic, apesar de lutador é muito limitado tecnicamente, não tendo a potência de arranque e a capacidade de provocar desgaste nos defesas contrários do Marega. RDT tem que ser o avançado de área com o Chiquino atrás de si (ou p Pizzi)., servindo o Sferovic para os jogos contra os pequenos ou para reforçar o ataque nos 20 min finais nos jogos renhidos.

. Não temos um médio com um remate forte (e espontâneo ) de fora da área. Lacuna evidente desde que saiu o Renato e nunca corrigida.

. Não fomos ambiciosos nas bolas paradas. O Porto punha 7 a 8 jogadores na nossa área nos cantos e livres, e nós só 5 conta 10 deles... resultado... para que jogador á que acham que os ressaltos na pequena área tenderiam a cair... para o Porto, claro, e assim, sem espinhas, marcaram o 1º golo, apenas porque foram mais ambiciosos que nós.

. Em suma, foi uma dura wake up call, e há muito trabalho a fazer tanto do Treinador e dos jogadores como da Direcçao em melhorar a equipa.

Mika21PA

Citação de: Carminati em 26 de Agosto de 2019, 13:50
Citação de: RedSinde em 26 de Agosto de 2019, 12:55
Será que vai-se tornar outro treinador tipo "vitória"?

Vai.
De 18 vitorias em 20 jogos.

O que importa é daqui para a frente, ver a capacidade de resposta da equipa e se muda o que está mal.

O RV que nem considero treinador chegou a fazer 22j/21v.

O futuro dirá, está nas suas mãos avaliar e corrigir.

MSAM

Citação de: MSAM em 26 de Agosto de 2019, 13:56
Citação de: groingsid em 26 de Agosto de 2019, 13:48
Citação de: MSAM em 26 de Agosto de 2019, 13:38
Citação de: groingsid em 26 de Agosto de 2019, 13:35
Citação de: MSAM em 26 de Agosto de 2019, 13:33
Citação de: groingsid em 26 de Agosto de 2019, 13:28
Citação de: MSAM em 26 de Agosto de 2019, 13:24
Perdeu o primeiro jogo na liga e falam que vai ser o novo Rui Vitória?

Parece que não era só a equipa que precisava de um banho de realidade...

Ui, e se levamos um banho de realidade.

De realidade e de bola. De um bando de pedreiros.
Pois levamos e?
Não existem equipas imbatíveis, jogos maus vão sempre existir, jogos péssimos também, empates e derrotas fazem parte da tripla. Preocupado fico se não reagirmos já no próximo jogo, agora porque perdi 1 jogo ao fim de 20 e tal? Não entro nesses dramas.

Levamos, e?

Era preciso acrescentar mais alguma coisa?

Acrescento que vai acontecer mais vezes, é futebol , não é um jogo de fifa em modo amador de sentido único.

Claro que sim.

O problema é a condescendência e a leviandade que traz esse "vai acontecer mais vezes".

É que se isto fosse a excepção e não a regra, estava tudo bem. Mas o que a equipa (não) demonstrou é preocupante.

É que isto, de facto, não é o FIFA.

Mas isto também não é o Arrentela.

Agora vamos ver se este "vai acontecer mais vezes" não se repete já na próxima jornada.
O fcp perdeu dois jogos seguidos, abriram lhe a cova, já se falava em limpar o campeonato a brincar, antes do jogo era goleada certa e agora tudo mudou o fcp já está fortíssimo e é um sério candidato a ganhar a liga Europa e o campeonato intergalactico de salto de cu pra picha.
Domingo falamos, se não dermos resposta aí fico preocupado.
Chateado estou com a falta de ambição na construção do plantel, se acho suficiente para limpar a liga acho miserável para uma champions, onde a minha única esperança é mesmo no treinador que me deu o título mais saboroso dos meus 31 anos, partindo 7pts atrás e a ganhar ao nosso maior rival, não ganhamos nem a bragas nem a sportings (jj e rv) ganhamos a um fcp campeão nacional e que estava confortavelmente em primeiro.

Katsumoto

São 2 da tarde, já algum remate feito?

Chelas

Citação de: Kaleidoscope em 26 de Agosto de 2019, 14:00

Remate não sei, mas 1 titulo de campeão e uma supertaça  estão no bolso

ppfinder

Mais, já há alguma lacuna resolvida?

tulio_slb

Citação de: Edu em 26 de Agosto de 2019, 12:42
Citação de: Carminati em 26 de Agosto de 2019, 12:26
Citação de: tulio_slb em 26 de Agosto de 2019, 12:09
Citação de: cacetadas em 26 de Agosto de 2019, 11:39
Citação de: Shoky em 25 de Agosto de 2019, 14:56
A partir daqui é muito simples. Mantendo-se este plantelzinho, há pontos a mudar:

a) Se quer apostar no Vlachodimos, tem de mudar a forma da equipa defender 20 metros subida e a forma de sair a jogar ofensivamente.

b) Tem de apostar num lateral direito destro. Tem de parar com esta ideia peregrina de meter lá um canhoto que troca os apoios todos.

c) Tem de desistir do duplo trinco. Nem no Aves essa merda resulta.

d) Tem de valorizar o RdT na posição dele.

Resumindo:

a) Zlobin se não vier ninguém e quiser continuar a jogar assim.

b) Tomás Tavares, João Ferreira, um cepo qualquer, mas tem de ser destro. Meter lá o Jota ou o crl...pelos vistos resulta no tugão, como vimos com o Corona.

c) Florentino ou Samaris. Sempre. Acompanhados de Gedson, Taarabt ou Gabriel. Não há outra forma.

d) Deixar cair o perneta suiço DEFINITIVAMENTE.

Assino por baixo.

Então a conjugação c+d é brutal, aquela faixa do terreno entre avançados e meio campo parece que foi separada por Moisés.

Se um treinador não vê isso muito mal estamos nós.

A) é claras as lacunas e valências do Ody, o problema está mesmo nas suas características e na nossa dinâmica, não combinam muito, basta ver as saídas da baliza que o Svillar fez este fim de semana, é utópico pensar que o Vlachodimos as faça como é no mínimo arriscado ter-mos a titular um guarda redes que não as faças tendo em conta a nossa dinâmica de jogo.

B) Colocar um lateral que joga com o pé oposto é no mínimo caricato tendo em conta que os laterais dão profundidade enquanto o alas flectem para dentro. É difícil até de explicar o facto do João Ferreira ter sido aposta num jogo jogar bem e depois nunca mais calçar.

C) Samaris e Tino juntos não tem qualquer explicação muito menos tendo o Adel e o Chiquinho correspondido bem

D) A melhor forma de descrever o Seferovic é dizer que ele é o nosso Marega ou Soares, marca golos? Marca de vez em quando. Tem qualidade para ser o nosso titular quando temos melhor? não, quando temos melhor não.

No meio de tudo isto o que mais me intriga é que o Lage inexplicavelmente deitou ao lixo um boa pré época

A) nada a fazer temos que usar o que temos.

B) Tavares foi a solução menos má para um problema.
    João Ferreira seria possivelmente um risco ainda maior.

C) Samaris e Tino nunca seriam para jogar juntos (como se viu na pre-epoca).
    A lesao do Gabriel ( e do Tavares) lixou-nos á grande.
    Apostar em qualquer outra dupla para um meio campo de 2 mais 2 pontas   de lança seria desiquilibrar ainda mais a equipa.

D) É inexplicavel a aposta no Sefe.   
Já eu acho que a única hipótese que mesmo não concordando acabo por entender é a titularidade do Seferovic pelo que ele dá no momento de reação à perda. Contudo, parece-me obvio que o RDT é um avançado mais completo e com maior qualidade que o suíço como também me parece evidente que falta criatividade e qualidade entre-linhas, até como elo de ligação.

Não compreendo a situação do Ebuehi e até estou à vontade para falar pois defendi a sua continuidade. Mas eu não sou médico e não sei o real estado do jogador. Eu contava que fizesse a pré-epoca, contava que neste momento já estivesse a competir com o André. Da mesma forma que tambem contava que o André estivesse bem. Se internamente sabiam a situação destes dois e não foram ao mercado, esta situação é simplesmente anedótica. Okay, é certo que temos o Tomás Tavares e acredito no potencial do miúdo mas se esteve no Europeu e se ainda não tem minutos na A, então também não é visto como solução a curto prazo.

Em relação às lesões de Gabriel, Gedson e David, sim, foi um azar enorme. Mas mesmo considerando que Pizzi, Chiquinho ou outro possam não dar o equilíbrio à dinâmica que o Lage pretende, parece-me que já tiveram tempo para adaptar o Taarabt a essas funções visto que depois tem muito a dar à equipa ofensivamente. A forma como trata e segura a bola, a qualidade de passe e como pode meter os colegas a jogar não pode ser menosprezada.

Concluo achando que o Lage está mais preocupado em anular os adversários do que focado em meter aqueles que lhe dariam maior qualidade para ganhar.

Concordo com tudo o que tu dizes embora ache que o Raul já demonstrou capacidade para pressionar sem bola. A quantidade de lances que morrem nos pés do Seferovic não podem acontecer num clube como Benfica. E acho que o Lage tocou num ponto muito importante na CI de antevisão do clássico, a preponderância do Suíço a entrar a partir do banco. Depois do adversário estar desgastado e partido um jogador com a pujança física e leitura de espaços como o Haris pode ser um verdadeiro perigo para o adversário. Mas não é nem nunca vai ser um jogador importante de uma equipa que quer jogar em posse.
Basta ver a capacidade técnica que o Raul e até mesmo o Vinicius apresentam que é bem mais aprimorada que a do Haris, principalmente o espanhol.
Apesar dos muitos golos marcados a nossa capacidade em criar jogadas de perigo é muito pouca, só começamos realmente a ter preponderância ofensiva quando o adversário está desgastado e partido. Ter Samaris e Tino juntos no meio campo anula e muito a capacidade passes de ruptura e mete o peso ofensivo nas costas de Rafa e Pizzi, o adversário anulando estes dois, anula a equipa por completo.
Acho também de mau tom o Lage "queixar-se" da falta do Gabriel quando o Taarabt tem a mesma capacidade ofensiva.

A questão do lateral direito é como tu dizes e bem anedótica e nem vale a pena esmiuçar isso, é uma questão de extrema importância que a estrutura do clube tornou num não assunto, mais uma vez.
Acredito que a visão seja dar esta época minutos ao Alex Pinto ( emprestado ) Tomás e João ( B e Sub23) e na próxima época analisar a evolução dos jogadores, o que não é de todo descabido mas deveria ser prevenido tendo em conta o estado físico do Ebuhei e do André.

Está mais que visto que o Lage tem que mudar e já e a estrutura tem que trazer um lateral direito até ao fecho de mercado

merlim

Citação de: Biscai@ em 26 de Agosto de 2019, 13:34
Citação de: Plexas em 26 de Agosto de 2019, 08:17
Toca a carregar malta, este ainda ta mal passado. Entretanto o verdadeiro culpado passa pelos intervalos dos pingos da chuva.
Não, o Vieira não está a passar por entre os pingos da chuva, bem pelo contrário, o descontentamento é cada vez maior e já se ouvem adeptos na Luz a ser entrevistados e a criticar vivamente a gestão da direção. Se o Benfica esta temporada não for campeão nacional e não passar a fase de grupos da Champions o Vieira corre sérios riscos de ter uma grande surpresa nas próximas eleições.

Isso é a tua vontade a falar. A realidade é que para a maioria, infelizmente, o gajo é o presidente indicado e vai continuar o projecto, seja lá isso o que for. Este indivíduo só vai sair por 2 motivos. Saúde ou justiça.

Carminati

Citação de: Chelas em 26 de Agosto de 2019, 14:03

Tenho dificuldade em entender o sentido destas piadas que vão aparecendo por aqui.

Benfiquistas a rebaixarem o que já foi suficientemente mau.

Deve ser rir é o melhor reméio fdx

aguia1

Citação de: @cris em 26 de Agosto de 2019, 13:39
o problema do slb é o msm de à 20 anos para cá, a defesa, e ñ há um unico treinador q tenha conseguido inverter isto, o q mais remotamente se aproximou foi jj. a diff nos ultimos anos é q a qualidade ofensiva tem-se sobreposto e a qualidade mediana das equipas da liga pt tem disfarçado as insuficiencias defensivas na maioria das situaçoes

no slb defende-se por telepatia e com equipas pressionantes e com intensidade max como o porto arriscamos a ser cilindrados; o antídoto nessas ocasioes costuma ser pôr o autocarro à frente da baliza apostando na vantagem numerica, mas no futebol raramente as coisas se proporcionam assim, ñ se podem dar rebuçados ao adversario e esperar q a rifa nos calhe a nós

e nas raras vezes em q o slb tenta pressionar e ter uma postura defensiva mais dinamica fá-lo na maioria das vezes mal; pressionar é retirar opçoes ao adversario e deixá-lo desconfortável com a bola ñ é andar à rabia a cheirar a chicha

é triste dizer isto mas o único treinador q eu vejo de momento q poderia inverter este caldo de cultura no slb seria sergio conceiçao, ñ é q ñ reconheça os meritos do laje mas pareçe ter uma concepçao do futebol q ñ se enquadra nesta mudança de paradigma q se impoe
A uma semana atrás a maioria dos Portistas queriam ver o SC pelas costas. E a forma que perdeu o último campeonato para o Lage? Achas normal?

zefo

Não, mas comeram a sopinha toda ao almoço

bruno_slb_

Um gajo olha para o Ajax que perdeu De Ligt e passado 1 ou 2 dias ja tinha substituto para o mesmo. Perdeu De Jong e aconteceu o mesmo.
Só aqui é que não ha nada disso. Nem tudo o que vem do Seixal é ouro e precisamos de resolver as lacunas que temos.

Espártaco

Citação de: Carminati em 26 de Agosto de 2019, 14:12
Citação de: Chelas em 26 de Agosto de 2019, 14:03

Tenho dificuldade em entender o sentido destas piadas que vão aparecendo por aqui.

Benfiquistas a rebaixarem o que já foi suficientemente mau.

Deve ser rir é o melhor reméio fdx

Como tudo na vida, cada um leva os desaires para o sentido que lhes alivia mais.

Uns choram, outros riem; uns revoltam-se, outros resignam-se; uns são sarcásticos, outros sérios. É conviver com isso.

FKS

Não.

Mas as pessoas têm que perceber que a vida é mais que futebol.. Andam a gastar dinheiro a irem para estádios, quando a Amazónia está a arder.

Sinceramente, foi um dos piores jogos que já vi o Benfica fazer.

Autêntico banho de bola. Todo comido.