Bruno Lage, Treinador do SL Benfica

Treinador, 48 anos,
Portugal
Equipa Principal: 3 épocas (2019-2020, 2024-), 88 jogos (61 vitórias, 12 empates, 15 derrotas)
Em 2024/2025: 12 jogos (10 vitórias, 0 empates, 2 derrotas)

Equipa B: 1 época, 13 jogos, 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

joaonunes

LFV à parte, está na hora do Lage ir dar uma volta ou voltar à equipa B.

Não conheço outro clube que poupe jogadores na Liga dos Campeões em detrimento do campeonato.

Como é que jogadores sem minutos na Liga são titulares na LC? Podem não ser craques europeus mas André Almeida e Pizzi são actualmente muito melhores que TT e Gedson. O Pizzi com todos os defeitos que tem, fez duas vezes em dois minutos o que outros 10 jogadores não fizeram em 75 minutos.

Falta de opções? Samaris e Zivkovic são dois jogadores de nível europeu e não calçam ...

superman_forever

Ontem abriu ligeiramente os olhos e percebeu que não pode ser um yes man se quer ter sucesso. Dizer que tem de ir ao mercado na conferência tendo o Vieira e o Rui Costa na sala é para mim uma espécie de revolta. Mas só isto não chega.

Todos percebemos que o Vieira exige os miúdos nas competições europeias para ver se vende mais algum. Que gestão ruinosa para o Benfica. Não gosto do jj mas ele não foi nesta cantiga e por isso foi afastado.

Mas temos também de ir ao mercado com inteligência e infelizmente isso não acontece.

De qualquer maneira o Lage não está nem de perto é nem de longe isento de culpas. Pode estar lá para fazer o que o dono quer mas há limites.

GiiB_10

É um boneco autêntico. E quando assim é, quando não se tem um pingo de amor próprio e orgulho, acabará por ser escorraçado, ficando os maiores responsáveis isentos de culpas.

Parabéns!

Karel Alinho

Acordei a lembrar-me do que eram os discursos do ano passado do Lage, e o que são agora.

No ano passado havia determinação, ambição, vontade de jogar a 1000 à hora, poucas desculpas para isto ou aquilo.

Este ano, e principalmente na Champions, parece um discurso que não é dele, com frases feitas, amorfo, como se desiludido com algo ou alguém pelo rumo dos acontecimentos. A desculpa do uso do Tavares em detrimento do Almeida não tem convicção nenhuma.

Acredito que a desilusão seja primeiro com ele mesmo, mas há algo mais naquelas palavras; há claramente alguém a cortar-lhe as vazas. E quem se vai lixar é o Benfica.

lonstrup

Citação de: Iron Mask em 06 de Novembro de 2019, 08:45
Citação de: lonstrup em 06 de Novembro de 2019, 08:36
Citação de: Iron Mask em 06 de Novembro de 2019, 08:24
Citação de: andoaleme em 06 de Novembro de 2019, 08:20
Citação de: nuno16577 em 06 de Novembro de 2019, 08:12
Citação de: hayato_1904 em 06 de Novembro de 2019, 08:10
o JJ levou-te a 2 finais europeias, se calhar nem tu nem eu vamos ver tal coisa novamente enquanto formos vivos...
Que planteis tinha o homem?
Foda-se , vejam isso.
O RV e o Lage em termos de plantel equiparados com o JJ , ficam a perder e no minimo pela metade.
Quando até RV conseguiu fazer mais com os miúdos do que BL. Vale bem a pena estar a compará-lo com JJ.

Epa o bombo de 6 derrotas.

Se comparas, tens que comparar com os anos todos. E RV sempre teve melhor plantel. Plantel tá pior todos os anos.

a época 17/18 foi mesmo hardcore. Nada é comparável, na minha opinião. Desde entre escolher entre varela e adolescente svilar, até ter Douglas mito como alternativa ao Almeida, passando pelo meio campo mais rápido do mundo Augusto+fejsa, a João carvalho e Diogo Gonçalves como opções para o meio campo ofensivo e tal.

Isto depois da saída do guarda redes é 2 defesas titulares e ponta de lá cá goleador.

E tudo isto para quê? Para pagar os anos de investimento para compensar o "talento" do jj.

Por muito que vos doa...

E mesmo a ser assim parte de ser bom t treinador é sacar dos colhões e exigir plantel. E se não tiver condições, em vez de mamar a bucha, bater com a porta.
mas a mim não me dói nada. Eu critiquei o Rui vitória, mesmo quando a malta usava a mesma desculpa do plantel que hoje usam para o Lage.

O treinador não está lá para mostrar tomates. Está lá para treinar e dirigir a equipa de forma a ganhar e conseguir os objetivos.

O Benfica não se compadece de vitórias morais, como ser um treinador com tomates.

serebotna

Citação de: Pacal em 15 de Maio de 2019, 20:25
Citação de: vermelhoftw em 15 de Maio de 2019, 18:20
Citação de: Pacal em 15 de Maio de 2019, 11:17
Melhor treinador de sempre no Benfica. Devolveu a identidade à equipa de futebol. Que fique pra sempre.
epa...daqui nada vou buscar mensagens vossas do rui vitoria a dizer exactamente o mesmo, tenham calma com o hype isso so faz mal

Então vou explicar o meu ponto de vista.

Há quem tenha falado em Jimmy Hagan e Otto Glória. Estes treinadores pertencem a uma era pré-histórica do futebol. O seu conhecimento do jogo era muito limitado, apesar de adptado à época. É o mesmo que dizer que o Egas Moniz foi o melhor médico português.

O Eriksson, apesar de já pertencer ao futebol moderno, entra na mesma linha de raciocínio. Não ensina nada ao Lage. No entanto, estes 3 treinadores que referi têm uma grande qualidade em comum: respeitaram a identidade do clube. Perceberam que o Benfica é um clube grande, de futebol espetáculo. Existem cerca de 10 clubes desta categoria na europa. Tome-se o exemplo do porto. Tem uma identidade de conquista, mas com um futebol de luta, agressividade negativa, para não falar de outras coisas.

É por este motivo que vi com alívio as saídas do Mourinho, Trapatoni e Rui Vitória. O primeiro teve uma passagem pouco significativa no clube mas a sua identidade não se coaduna com a de um clube grande. Veja-se o que aconteceu no MU (esse sim um clube comparável ao Benfica) e os conflitos no Real Madrid. O Benfica não tem a identidade de guerra e de futebol calculista. O Trapatoni, com o seu futebol defensivo ( e para mim horrível) venceu o campeonato mais medíocre de Portugal, onde os 3 principais clubes jogavam péssimamente e perdiam pontos em todas as jornadas. O Rui Vitória teve sucesso no Benfica porque surpreendeu toda a gente com dois pilares: eficácia (tem muito a agradecer ao Jonas) e engodo (atraía os adversários porque é sempre mais fácil jogar contra uma defesa de 3 ou 4 do que contra 11). Mas não é o futebol da identidade do clube.

O jj devolveu o espetáculo ao futebol do clube. Reintroduziu o rolo compressor, a velocidade, a criatividade. Esta é a identidade do clube. Beneficiou dos melhores plantéis dos últimos 30 anos, é verdade. Mas tinha a filosofia certa. No entanto, tinha graves lacunas: de carácter, de adaptação ás adversidades inesperadas. Mas foi pioneiro, em Portugal, num tipo de organização (defensiva e ofensiva). Depois do seu comportamento no sporting, espero que nunca volte.

Ora, o Lage não tem 6 meses disto. Tem um percurso quase universitário no futebol (à semelhança do Mourinho). Tem uma licenciatura em desporto, passou por escalões semi-profissionais, esteve na formação do Benfica e teve a oportunidade de trabalhar com um treinador com muitos aspectos interessantes: o Carvalhal. Mas talvez, tenha sido o Jaime Graça, quem lhe incutiu a identidade do futebol espetáculo dos clubes grandes. Talvez...

O Lage não tem títulos. Ainda. Mas o seu futuro só pode ser brilhante. Sabe muito de futebol e isso nota-se pela maneira como simplifica o raciocínio do jogo, característico daqueles que entendem assuntos tão complexos que os tornam simples. Devolveu o futebol ao clube, reabilitou jogadores, está prestes a bater o recorde de golos marcados, fez o impensável contra um porto que também recuperou uma identidade.

Estou muito curioso para ver o Lage na Liga dos Campeões. E posso estar enganado, mas acredito que o seu conhecimento o distingue de todos os outros e que o sucesso será inevitável. Quem tem uma visão resultadista da história não a percebe. 
Por onde andas amigo? Abraço.

hayato_1904

Citação de: Silveralho em 06 de Novembro de 2019, 09:45
Citação de: lonstrup em 06 de Novembro de 2019, 08:13
o JJ levou-te a 2 finais europeias, se calhar nem tu nem eu vamos ver tal coisa novamente enquanto formos vivos...
são declaracoes destas que tornam normal e aceitável não passar a fase de grupos da liga dos campeões.

Ganhar a liga Europa é como ser campeão da segunda divisão...é muito giro e tal mas estás a brincar na piscina das crianças!
Isso é mindset à sporting, que vê isso como grandes feitos!

Dessem a JJ o plantel que lage tem e andávamos a penar!
Quantos temos no nosso plantel que seriam titulares nas equipas de JJ?

Realmente, desvalorizar uma conquista da Liga Europa faz todo o sentido. Enfim... mts merecem as fantásticas prestações na 1º divisao da europa.

van33

não tarda ainda vem alguem dizer que tá com uma daquelas depressões "modernas" que agora estão em moda

J.P.

cernache1

Citação de: Kyoto em 06 de Novembro de 2019, 10:22
num espaço de 2 ou 3 anos esta num Tondela da vida

De bolsos cheios tipo RV. O preocupado que ele fica...

Kyoto

Citação de: cernache1 em 06 de Novembro de 2019, 10:25
Citação de: Kyoto em 06 de Novembro de 2019, 10:22
num espaço de 2 ou 3 anos esta num Tondela da vida

De bolsos cheios tipo RV. O preocupado que ele fica...
se fica preocupado ou não "estou-me a cagar" como diria o Sergio Cãoceição.
Preocupado fico eu enquanto por ca andar

madagascar21

Está a tornar se um mentitoroso que tenta atirar areia aos olhos dos adeptos!
Quando lhe perguntaram porque jogou Tomas e Gerson veio com a tanga que o Almeida apanhou o Nuno Santos e estava cansado lol e os outros jogos todos da liga dos campeões onde o Tomás jogou também foi porque ?

Que treinador medíocre!

Iron Mask

Citação de: lonstrup em 06 de Novembro de 2019, 10:24
Citação de: Iron Mask em 06 de Novembro de 2019, 08:45
Citação de: lonstrup em 06 de Novembro de 2019, 08:36
Citação de: Iron Mask em 06 de Novembro de 2019, 08:24
Citação de: andoaleme em 06 de Novembro de 2019, 08:20
Citação de: nuno16577 em 06 de Novembro de 2019, 08:12
Que planteis tinha o homem?
Foda-se , vejam isso.
O RV e o Lage em termos de plantel equiparados com o JJ , ficam a perder e no minimo pela metade.
Quando até RV conseguiu fazer mais com os miúdos do que BL. Vale bem a pena estar a compará-lo com JJ.

Epa o bombo de 6 derrotas.

Se comparas, tens que comparar com os anos todos. E RV sempre teve melhor plantel. Plantel tá pior todos os anos.

a época 17/18 foi mesmo hardcore. Nada é comparável, na minha opinião. Desde entre escolher entre varela e adolescente svilar, até ter Douglas mito como alternativa ao Almeida, passando pelo meio campo mais rápido do mundo Augusto+fejsa, a João carvalho e Diogo Gonçalves como opções para o meio campo ofensivo e tal.

Isto depois da saída do guarda redes é 2 defesas titulares e ponta de lá cá goleador.

E tudo isto para quê? Para pagar os anos de investimento para compensar o "talento" do jj.

Por muito que vos doa...

E mesmo a ser assim parte de ser bom t treinador é sacar dos colhões e exigir plantel. E se não tiver condições, em vez de mamar a bucha, bater com a porta.
mas a mim não me dói nada. Eu critiquei o Rui vitória, mesmo quando a malta usava a mesma desculpa do plantel que hoje usam para o Lage.

O treinador não está lá para mostrar tomates. Está lá para treinar e dirigir a equipa de forma a ganhar e conseguir os objetivos.

O Benfica não se compadece de vitórias morais, como ser um treinador com tomates.

No Benfica de bigode metade do trabalho do treinador para fazer um bom trabalho é precisamente mostrar os tomates. E bem. E convém que sejam dos grandes.

San Lucas

Citação de: superman_forever em 06 de Novembro de 2019, 10:22
Ontem abriu ligeiramente os olhos e percebeu que não pode ser um yes man se quer ter sucesso. Dizer que tem de ir ao mercado na conferência tendo o Vieira e o Rui Costa na sala é para mim uma espécie de revolta. Mas só isto não chega.

Todos percebemos que o Vieira exige os miúdos nas competições europeias para ver se vende mais algum. Que gestão ruinosa para o Benfica. Não gosto do jj mas ele não foi nesta cantiga e por isso foi afastado.

Mas temos também de ir ao mercado com inteligência e infelizmente isso não acontece.

De qualquer maneira o Lage não está nem de perto é nem de longe isento de culpas. Pode estar lá para fazer o que o dono quer mas há limites.

Isso era em Agosto! E tinha toda a credibilidade para o fazer!

Agora está mais perto de levar com a tábua do que receber qualquer reforço...

hayato_1904

Citação de: San Lucas em 06 de Novembro de 2019, 10:28
Citação de: superman_forever em 06 de Novembro de 2019, 10:22

n percebeste que é só areia para os olhos, o yes sir... desculpe, o Lage tinha de arranjar algo para justificar e acalmar os animos. è outro lambeta.

Isso era em Agosto! E tinha toda a credibilidade para o fazer!

Agora está mais perto de levar com a tábua do que receber qualquer reforço...