Bruno Lage, Treinador do SL Benfica

Treinador, 48 anos,
Portugal
Equipa Principal: 3 épocas (2019-2020, 2024-), 86 jogos (60 vitórias, 12 empates, 14 derrotas)
Em 2024/2025: 10 jogos (9 vitórias, 0 empates, 1 derrota)

Equipa B: 1 época, 13 jogos, 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

tnlemos

Acho muito bem que o Jota tenha uma oportunidade, tem merecido.
Acho muito bem que dê minutos ao Almeida.
Acho muito bem que dê andamento ao Sefe, porque embora o Vinicius tenha mais golo e não merecesse não ser titular, é um avançado ainda limitado e se o golo lhe começar a fugir, Sefe para entrar precisa de jogo e confiança...

Na teoria, concordo com 3 e não mais, rotações... Que são 4 com o Weigl.

Se não é contra o ultimo, nunca roda a equipa a não ser na Europa (que discordo), porque Taça da Liga já foi!

Espero é que corra bem.

fact121

Citação de: Eterno Benfica em 10 de Janeiro de 2020, 18:10
Citação de: Chelas em 10 de Janeiro de 2020, 18:09
Rua Lage, roda 3/4 jogadores contra a pior equipa da liga,  uma vergonha....
Depois rodava 3 jogadores para a LE ou para a taça que é já terça e era:

"Devias era rodar contra o Aves em casa"

Hilariante
S a r c a s m o

Dalone

Citação de: Eterno Benfica em 10 de Janeiro de 2020, 18:04
Citação de: Dalone em 10 de Janeiro de 2020, 15:46
A dinâmica do Benfica é bastante simples de explicar...

Defensivamente é um 4-4-2 clássico, com Chiquinho e Vinicius a fazer a pressão inicial e visando as movimentações interiores do Pizzi, muitas vezes poderão trocar de papel e ser Pizzi a assumir a primeira pressão com Vinícius e o Chiquinho encostar à direita para manter a equipa fechada e compacta, pois a equipa defende muito curta e junta.

Ofensivamente a equipa desdobra-se num 2-1-5-2 ficando Gabriel a 6, Pizzi vem para dentro e deixa a Ala para o Tomás, no fundo esta dinâmica depende muito dos 3 médios (Taarabt, Pizzi e Chiquinho) que jogam à frente do Gabriel, sendo um 6 que varia facilmente o jogo para o flanco oposto sempre que a equipa precisar de sacudir pressão ou desmembrar o adversário. O Vinicius assume-se como um clássico Ponta de Lança, que simplifica sempre. Cervi tem uma tarefa de tradicional extremo, permitindo que o Grimaldo entre por dentro ou venha mesmo por fora, enquanto que o Cervi nesta movimentação apresenta-se por dentro e geralmente nas entre-linhas para entregar aos cérebros da equipa Chiquinho e/ou Pizzi, tendo logo o Taarabt a fazer o apoio "tardio" para promover uma linha fácil a estes e para que possa lançar os seus clássicos passes de risco.

O Benfica dos últimos 2 meses é um Benfica mudado, um Benfica que pensa muito o jogo e não tem pressa de chegar aos golos, é uma equipa cerebral e que cada vez está melhor a controlar todos os momentos do jogo. Quando Rafa voltar, o Benfica ainda será mais letal nas transições e o Benfica muitas vezes em jogos mais "batidos", nota bastante a falta de Rafa... Cervi tem vindo a melhorar, mas não oferece o que Rafa oferece ao nosso jogo.

Benfica tem uma dinâmica brutal, excelente trabalho do Lage... que soube recriar uma nova ideia de jogo, sem deixar a sua tática de eleição (4-4-2) e cada vez se nota mais a tendência de jogar com um losango a meio campo no momento ofensivo. Provavelmente com Rafa, no momento ofensivo irá ser o elemento mais solto da equipa e jogará bastante próximo da linha de Vinicius, entregando a ala toda a Grimaldo tal como o Pizzi entrega a Tomás quando faz os seus movimentos interiores.

Basicamente ofensivamente, perspetivo que o Benfica geralmente se componha da seguinte forma:

Rafa - Vinicius
Grimaldo - Taarabt - Chiquinho - Pizzi - Tomás
Gabriel
Ferro - Ruben

Para comprovar esta leitura, vou recorrer a uma imagem do jogo contra o Zenit.

(retirada do Lateral Esquerdo)
Esta foto mostra bem a ainda pouca maturidade do Tomás.

Tem de estar bem mais acima no campo.

Depende, atualmente vejo-o muito mais confortável a exercer as suas funções...

Para além de que o Grimaldo tem uma liberdade maior que a do Tomás, por ter o Cervi à frente, o que pode justificar também ele não estar tão subido nessa imagem.

O seu jogo é todo muito inteligente, é mais que talhado para o lugar, joga e entrega jogável... Falta mais experiência para lidar com as ratices que possa enfrentar num contexto europeu.

fact121

Citação de: tnlemos em 10 de Janeiro de 2020, 18:15
Acho muito bem que dê andamento ao Sefe, porque embora o Vinicius tenha mais golo e não merecesse não ser titular, é um avançado ainda limitado e se o golo lhe começar a fugir, Sefe para entrar precisa de jogo e confiança...

Se não é contra o ultimo, nunca roda a equipa a não ser na Europa (que discordo), porque Taça da Liga já foi!

Espero é que corra bem.
Eu até acho que com mínimas alterações este é o nosso onze mais forte disponível.

Hylian

Não é por rodar, é por ser o Seferovic.

Mas é natural que não se goste dum cepo que manda calar os adeptos em pleno jogo. Não sei, digo eu talvez

Prometheus

Tudo bom menos no cepo do suiço na frente. Até pode marcar um hattrick mas não é jogador para o Benfica.

tnlemos

Citação de: fact121 em 10 de Janeiro de 2020, 18:17

Espero é que corra bem.
Eu até acho que com mínimas alterações este é o nosso onze mais forte disponível.
Hhmm discutível, estás a falar em potencial? Em rendimento?

Dalone

Citação de: EAGLEBOY em 10 de Janeiro de 2020, 18:08
Citação de: cristiano_1904 em 10 de Janeiro de 2020, 16:19
Citação de: Dalone em 10 de Janeiro de 2020, 16:07
Citação de: S.L.B Stars em 10 de Janeiro de 2020, 16:01
Citação de: Dalone em 10 de Janeiro de 2020, 15:46
A dinâmica do Benfica é bastante simples de explicar...

Defensivamente é um 4-4-2 clássico, com Chiquinho e Vinicius a fazer a pressão inicial e visando as movimentações interiores do Pizzi, muitas vezes poderão trocar de papel e ser Pizzi a assumir a primeira pressão com Vinícius e o Chiquinho encostar à direita para manter a equipa fechada e compacta, pois a equipa defende muito curta e junta.

Ofensivamente a equipa desdobra-se num 2-1-5-2 ficando Gabriel a 6, Pizzi vem para dentro e deixa a Ala para o Tomás, no fundo esta dinâmica depende muito dos 3 médios (Taarabt, Pizzi e Chiquinho) que jogam à frente do Gabriel, sendo um 6 que varia facilmente o jogo para o flanco oposto sempre que a equipa precisar de sacudir pressão ou desmembrar o adversário. O Vinicius assume-se como um clássico Ponta de Lança, que simplifica sempre. Cervi tem uma tarefa de tradicional extremo, permitindo que o Grimaldo entre por dentro ou venha mesmo por fora, enquanto que o Cervi nesta movimentação apresenta-se por dentro e geralmente nas entre-linhas para entregar aos cérebros da equipa Chiquinho e/ou Pizzi, tendo logo o Taarabt a fazer o apoio "tardio" para promover uma linha fácil a estes e para que possa lançar os seus clássicos passes de risco.

O Benfica dos últimos 2 meses é um Benfica mudado, um Benfica que pensa muito o jogo e não tem pressa de chegar aos golos, é uma equipa cerebral e que cada vez está melhor a controlar todos os momentos do jogo. Quando Rafa voltar, o Benfica ainda será mais letal nas transições e o Benfica muitas vezes em jogos mais "batidos", nota bastante a falta de Rafa... Cervi tem vindo a melhorar, mas não oferece o que Rafa oferece ao nosso jogo.

Benfica tem uma dinâmica brutal, excelente trabalho do Lage... que soube recriar uma nova ideia de jogo, sem deixar a sua tática de eleição (4-4-2) e cada vez se nota mais a tendência de jogar com um losango a meio campo no momento ofensivo. Provavelmente com Rafa, no momento ofensivo irá ser o elemento mais solto da equipa e jogará bastante próximo da linha de Vinicius, entregando a ala toda a Grimaldo tal como o Pizzi entrega a Tomás quando faz os seus movimentos interiores.

Basicamente ofensivamente, perspetivo que o Benfica geralmente se componha da seguinte forma:

Rafa - Vinicius
Grimaldo - Taarabt - Chiquinho - Pizzi - Tomás
Gabriel
Ferro - Ruben

Para comprovar esta leitura, vou recorrer a uma imagem do jogo contra o Zenit.

(retirada do Lateral Esquerdo)

Isso foi com o Zenit e como mostras nunca é um 4-4-2 atacar desde que saiu o Jonas e Félix acabou o 4-4-2 assimétrico ou parecido ai dá para ver novamente que o Chiquinho joga totalmente nas costas do Vinicius e até deu para avançar mais o Gabriel porque o Zenit jogou na retranca com um avançado sozinho na frente como o desenho mostra , o Benfica não precisou de uma marcação rigorosa afinal este jogo era para ganhar e salvar a  presença na Europa , se reparares a última linha defensiva do Zenit tem 4 defesas sem marcar ninguém apenas com Vinicius a incomodar e a forma de defender do Zenit é parecido com um 4-4-1-1

A intenção é ter sempre dois homens na frente... o problema é que Cervi não o permite para já. (basta veres onde ele fica inserido nessa imagem, por exemplo)

A dinâmica é haver sempre o losango a meio campo, ao atacar. O próprio Lage sempre jogou em 4-4-2 e nas camadas jovens apresentava um 4-4-2 losango.

Mas não te prendas muito à imagem, mas sim como tudo funciona. A imagem é somente representativa de um momento do jogo... facilmente se arranja  momentos em que o meio-campo está em funil com:

Taarabt - Chiquinho - Pizzi
Gabriel

Nesta foto abaixo, até é o Pizzi a assumir a posição de "10" da equipa e Chiquinho apresenta-se à sua direita, com o Taarabt sempre no seu lado esquerdo.

Uma coisa que tem faltado é o ataque à profundidade de um dos "extremos" ou por vezes do Chiquinho.

Nem que seja para a defesa adversária não se sentir tão confortável para subir a linha defensiva.

A minha maior dúvida é saber se o Adel não perde muito do seu jogo "substituindo" o Chiquinho, entrando o Weigl para 6 e ficando o Gabriel na posição atual do Adel.

Acredito que precisaríamos de um jogador de outro nível para a posição do Chiquinho e deixar o Adel onde está atualmente. Aí saía O Gabriel do 11 "otimo".

Sinceramente não sei onde o Weigl irá jogar neste Benfica, se a 6 ou a 8. Mas arriscaria que Gabriel e Tino seriam os 6, Adel e Weigl os 8, e por fim, Chiquinho e um possível reforço a 10.

Vamos ver hoje em campo como serão as coisas.

Nuno_SLB

tnlemos

Citação de: Hylian em 10 de Janeiro de 2020, 18:17

Não é por rodar, é por ser o Seferovic.

Mas é natural que não se goste dum cepo que manda calar os adeptos em pleno jogo. Não sei, digo eu talvez
Eu adorei o Cardozo, sempre, mesmo quando mandou calar os nossos adeptos...

Às vezes merecem mesmo ser calados :P pelo menos alguns...

Quando Sefe o fez não estava no estádio, não sei qual foi a situação.

X-Blazer

Espero é que corra bem.

Concordo com tudo, particularmente com a questão do Seferovic. Apesar de não gostar dele, tem de ter ritmo e motivação para o resto da época.

Ghost.Of.Red

Dalone

Citação de: Prometheus em 10 de Janeiro de 2020, 18:18
Tudo bom menos no cepo do suiço na frente. Até pode marcar um hattrick mas não é jogador para o Benfica.

Eu por mim falo... Preferia que o suíço engata-se de vez e começasse a marcar, logo agora que só temos ele e Vinícius, quero acreditar que se reúne as melhores condições para os dois batalharem "saudávelmente" pelo lugar.

Só ficaríamos a ganhar.

areal

FaithNoMore