Bruno Lage, Treinador do SL Benfica

Treinador, 48 anos,
Portugal
Equipa Principal: 3 épocas (2019-2020, 2024-), 86 jogos (60 vitórias, 12 empates, 14 derrotas)
Em 2024/2025: 10 jogos (9 vitórias, 0 empates, 1 derrota)

Equipa B: 1 época, 13 jogos, 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

Prometheus

tnlemos

Citação de: X-Blazer em 10 de Janeiro de 2020, 18:21
Citação de: tnlemos em 10 de Janeiro de 2020, 18:15
Acho muito bem que o Jota tenha uma oportunidade, tem merecido.
Acho muito bem que dê minutos ao Almeida.
Acho muito bem que dê andamento ao Sefe, porque embora o Vinicius tenha mais golo e não merecesse não ser titular, é um avançado ainda limitado e se o golo lhe começar a fugir, Sefe para entrar precisa de jogo e confiança...

Na teoria, concordo com 3 e não mais, rotações... Que são 4 com o Weigl.

Se não é contra o ultimo, nunca roda a equipa a não ser na Europa (que discordo), porque Taça da Liga já foi!

Espero é que corra bem.

Concordo com tudo, particularmente com a questão do Seferovic. Apesar de não gostar dele, tem de ter ritmo e motivação para o resto da época.
Não me esqueço que foi a boa perfomance e andamento dele que nos safou em boa parte da época passada...

E não me esqueço que pelos vistos a direção não vai dar mais avançado nenhum. O que acho péssima gestão desportiva.

Sem Sefe em forma, perdemos o jogo em Zagreb no ano passado (e sem Jonas no banco) quando se lesionou e se essa lesão fosse grave, provavelmente teríamos tido uma época fracassada.

hertz

Depois do jogo mais apagado do Vinicius já esperava isto.

Filipe Augusto v2.0

tnlemos

Citação de: Prometheus em 10 de Janeiro de 2020, 18:18
Tudo bom menos no cepo do suiço na frente. Até pode marcar um hattrick mas não é jogador para o Benfica.
Pois eu por mim, tirando o momento de remate à baliza, Sefe é em praticamente tudo superior ao Vinicius... Segurar bola, movimentos, posicionamento, jogo aéreo, para mim quase tudo!

Mas Vinicius está goleador, é o titular sem dúvida!

Mas precisamos de Sefe em com minimos de forma... Acho bem que jogue!

Nuno_SLB

Citação de: areal em 10 de Janeiro de 2020, 18:24
Citação de: Ghost.Of.Red em 10 de Janeiro de 2020, 18:21
Citação de: Nuno_SLB em 10 de Janeiro de 2020, 18:20
Que tara pelo Seferovic... :bah2:

Mesmo

Para o Vinicius descansar temos mais alguém??????

Acho que havia outros jogadores mais prioritários para descansar como o Grimaldo e o Pizzi por exemplo, que possuem mais do dobro de minutos jogados.

Secret B

Citação de: Dalone em 10 de Janeiro de 2020, 18:19
Citação de: EAGLEBOY em 10 de Janeiro de 2020, 18:08
Citação de: cristiano_1904 em 10 de Janeiro de 2020, 16:19
Citação de: Dalone em 10 de Janeiro de 2020, 16:07
Citação de: S.L.B Stars em 10 de Janeiro de 2020, 16:01
Citação de: Dalone em 10 de Janeiro de 2020, 15:46
A dinâmica do Benfica é bastante simples de explicar...

Defensivamente é um 4-4-2 clássico, com Chiquinho e Vinicius a fazer a pressão inicial e visando as movimentações interiores do Pizzi, muitas vezes poderão trocar de papel e ser Pizzi a assumir a primeira pressão com Vinícius e o Chiquinho encostar à direita para manter a equipa fechada e compacta, pois a equipa defende muito curta e junta.

Ofensivamente a equipa desdobra-se num 2-1-5-2 ficando Gabriel a 6, Pizzi vem para dentro e deixa a Ala para o Tomás, no fundo esta dinâmica depende muito dos 3 médios (Taarabt, Pizzi e Chiquinho) que jogam à frente do Gabriel, sendo um 6 que varia facilmente o jogo para o flanco oposto sempre que a equipa precisar de sacudir pressão ou desmembrar o adversário. O Vinicius assume-se como um clássico Ponta de Lança, que simplifica sempre. Cervi tem uma tarefa de tradicional extremo, permitindo que o Grimaldo entre por dentro ou venha mesmo por fora, enquanto que o Cervi nesta movimentação apresenta-se por dentro e geralmente nas entre-linhas para entregar aos cérebros da equipa Chiquinho e/ou Pizzi, tendo logo o Taarabt a fazer o apoio "tardio" para promover uma linha fácil a estes e para que possa lançar os seus clássicos passes de risco.

O Benfica dos últimos 2 meses é um Benfica mudado, um Benfica que pensa muito o jogo e não tem pressa de chegar aos golos, é uma equipa cerebral e que cada vez está melhor a controlar todos os momentos do jogo. Quando Rafa voltar, o Benfica ainda será mais letal nas transições e o Benfica muitas vezes em jogos mais "batidos", nota bastante a falta de Rafa... Cervi tem vindo a melhorar, mas não oferece o que Rafa oferece ao nosso jogo.

Benfica tem uma dinâmica brutal, excelente trabalho do Lage... que soube recriar uma nova ideia de jogo, sem deixar a sua tática de eleição (4-4-2) e cada vez se nota mais a tendência de jogar com um losango a meio campo no momento ofensivo. Provavelmente com Rafa, no momento ofensivo irá ser o elemento mais solto da equipa e jogará bastante próximo da linha de Vinicius, entregando a ala toda a Grimaldo tal como o Pizzi entrega a Tomás quando faz os seus movimentos interiores.

Basicamente ofensivamente, perspetivo que o Benfica geralmente se componha da seguinte forma:

Rafa - Vinicius
Grimaldo - Taarabt - Chiquinho - Pizzi - Tomás
Gabriel
Ferro - Ruben

Para comprovar esta leitura, vou recorrer a uma imagem do jogo contra o Zenit.

(retirada do Lateral Esquerdo)

Isso foi com o Zenit e como mostras nunca é um 4-4-2 atacar desde que saiu o Jonas e Félix acabou o 4-4-2 assimétrico ou parecido ai dá para ver novamente que o Chiquinho joga totalmente nas costas do Vinicius e até deu para avançar mais o Gabriel porque o Zenit jogou na retranca com um avançado sozinho na frente como o desenho mostra , o Benfica não precisou de uma marcação rigorosa afinal este jogo era para ganhar e salvar a  presença na Europa , se reparares a última linha defensiva do Zenit tem 4 defesas sem marcar ninguém apenas com Vinicius a incomodar e a forma de defender do Zenit é parecido com um 4-4-1-1

A intenção é ter sempre dois homens na frente... o problema é que Cervi não o permite para já. (basta veres onde ele fica inserido nessa imagem, por exemplo)

A dinâmica é haver sempre o losango a meio campo, ao atacar. O próprio Lage sempre jogou em 4-4-2 e nas camadas jovens apresentava um 4-4-2 losango.

Mas não te prendas muito à imagem, mas sim como tudo funciona. A imagem é somente representativa de um momento do jogo... facilmente se arranja  momentos em que o meio-campo está em funil com:

Taarabt - Chiquinho - Pizzi
Gabriel

Nesta foto abaixo, até é o Pizzi a assumir a posição de "10" da equipa e Chiquinho apresenta-se à sua direita, com o Taarabt sempre no seu lado esquerdo.

Uma coisa que tem faltado é o ataque à profundidade de um dos "extremos" ou por vezes do Chiquinho.

Nem que seja para a defesa adversária não se sentir tão confortável para subir a linha defensiva.

A minha maior dúvida é saber se o Adel não perde muito do seu jogo "substituindo" o Chiquinho, entrando o Weigl para 6 e ficando o Gabriel na posição atual do Adel.

Acredito que precisaríamos de um jogador de outro nível para a posição do Chiquinho e deixar o Adel onde está atualmente. Aí saía O Gabriel do 11 "otimo".

Sinceramente não sei onde o Weigl irá jogar neste Benfica, se a 6 ou a 8. Mas arriscaria que Gabriel e Tino seriam os 6, Adel e Weigl os 8, e por fim, Chiquinho e um possível reforço a 10.

Vamos ver hoje em campo como serão as coisas.
Por acaso também acho que numa dupla Weigl - Gabriel, será o alemão a assumir mais o 8, porque tem outra rotação que o Gabriel não tem. Se a dupla for Weigl-Adel aí sim, provavelmente será mais 6.

Prometheus

Citação de: tnlemos em 10 de Janeiro de 2020, 18:29
Tudo bom menos no cepo do suiço na frente. Até pode marcar um hattrick mas não é jogador para o Benfica.
Pois eu por mim, tirando o momento de remate à baliza, Sefe é em praticamente tudo superior ao Vinicius... Segurar bola, movimentos, posicionamento, jogo aéreo, para mim quase tudo!

Só precisamos dum cepo como o Seferovic porque não temos alternativa, simples. Sendo o único substituto do Vinicius, percebo que tenha que ter minutos, mas que jogue quando tiver o jogo resolvido, como suplente.

força Benfica

Citação de: hertz em 10 de Janeiro de 2020, 18:28
Depois do jogo mais apagado do Vinicius já esperava isto.

Filipe Augusto v2.0

:rir: :rir:

paulomaia1972

GiiB_10

Bem a rodar a equipa.

Só é pena o pino suíço ser o única alternativa ao Vinicius. Por culpa dele, também.

tnlemos

Citação de: Prometheus em 10 de Janeiro de 2020, 18:31

Só precisamos dum cepo como o Seferovic porque não temos alternativa, simples. Sendo o único substituto do Vinicius, percebo que tenha que ter minutos, mas que jogue quando tiver o jogo resolvido, como suplente.
Vinicius não marcou em Guimarães, pouco ou nada acrescentou ao nosso jogo e daí o jogo menos conseguido... É esse o problema. Sefe é cepo na altura de rematar à baliza, mas em tudo o resto, acrescenta mais à equipa.

O ideal para mim era a direção arranjar outro avançado / ponta-de-lança, mas pelos vistos quer "emagrecer"...

Palavra de honra que não percebo quem defende ficarmos assim, porque se temos 3 GR num plantel, e só 2 PL, quando num jogo e mesmo com uma tactica só com 1 PL, por norma o 2º entra sempre por substituição direta ou táctica.

A sério que não percebo quem defende termos só 2 PL. 1 lesão ou 1 castigo, tau, estamos limitados taticamente.
Nem quero imaginar 2, ou recordar que no ano passado tivemos 3 PL lesionados.

Vmaduro

Se queria dar minutos ao Almeida era durante o jogo e não de início, de 11 jogadores muda 4 de início, fora o Taarabt que está castigado os outros 3 estão cansados!?

tulio_slb

cacete

É mais fraco que o Vini em todos esses aspetos. Segurar a bola então...

rotepa