Quim

Guarda-redes, 50 anos,
Portugal
Equipa Principal: 6 épocas (2004-2010), 184 jogos (16370 minutos), 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça da Liga (2)

Joga Bonito

Um jornalista a escrever que o Quim tem má imprensa depois dele "brilhar" num jogo particular.

Há coisas fantásticas, não há?

Becken

Citação de: Joga.Bonito em 10 de Agosto de 2009, 23:37
Um jornalista a escrever que o Quim tem má imprensa depois dele "brilhar" num jogo particular.

Há coisas fantásticas, não há?
Mas e um artigo de opiniao  nao e? E que sendo assim eu tambem gostaria de por um artigo meu nas Usernews....

Rui Costa

A resposta de Quim

Quim o homem da Eusébio Cup 2009

A caminho da sexta época no Benfica, o guarda-redes Quim continua a ser olhado de esguelha por algumas franjas de benfiquistas, como se a sua excelente «folha de serviços» na Luz fosse acidental ou resultasse da benemerência dos sucessivos treinadores que têm feito dele, quase sempre, titular desde que chegou ao ninho das águias. O povo, na sua infinita e descomprometida sabedoria, costuma dizer que «mais vale cair em graça do que ser engraçado» e, claramente, o experiente guarda-redes benfiquista não tem gerado consensualidade em redor das suas faculdades.
       (Para invalidar juízos enviesados, repito o que tenho afirmado em diversas ocasiões: considero Quim o melhor guarda-redes português pós-Vitor Baía, sem que isso anule a distinção que faço entre um grande guarda-redes e um bom guarda-redes).

Desde a sua chegada à Luz, Quim tem convivido com alguma desconfiança à sua volta, porventura resultante do entrelaçar de diversas circunstâncias a saber:

- a simpatia que os adeptos têm por Moreira;

- não ser um guarda-redes tecnicamente exibicionista  e comportamentalmente espalhafatoso;

- não dispor de uma boa imprensa.

Fora um ou outro período de apagamento, nos quais cedeu a baliza a Moreira, Moretto ou Butt, ao longo de cinco temporadas, Quim convenceu Trapattoni, Ronald Koeman, Fernando Santos, José António Camacho e Quique Flores sobre as suas qualidades, parecendo improvável que todos se tenham equivocado quanto às qualidades do minhoto. Esta época, com a chegada de Jorge Jesus, sabe-se lá porque artes ou ofícios, o nome de Quim depressa surgiu na lista dos que deveriam «emalar a trouxa» para zarpar da Luz, surgindo razões dispersas para a «dispensa» do habitual titular. Fazendo a desfeita a essa corrente de opinião, Jorge Jesus guardou Quim no plantel e deu-lhe a titularidade contra o Milan, acabando o guarda-redes por ser decisivo na conquista do «Taça Eusébio», ao defender quatro (!) «penalties».

Embora transmita a ideia de um jogador frio, de nervos de aço, indiferente aos ambientes, Quim «explodiu» no final, mandando calar os adeptos que se encontravam por detrás da baliza. Esteve longe de ser bonito - muito menos recomendável! - o gesto do guarda-redes, mas importa perceber a pressão a que tem estado sujeito face ao rótulo de «prescindível» que, durante semanas, lhe colocaram nas costas. Se bem interpretei a atitude de Quim - repito, de todo dispensável -, creio que este procurou dar «resposta» aos que o massacraram com a porta de saída, embora sabendo que não são os sócios (ou adeptos) quem «fabrica» certas notícias. Mesmo quem parece imperturbável, está sujeito ao desabar de emoções e, no futebol, não há santos... a não ser de nome.

por : Joaquim Rita

Olhem aqui um par de boas razões para eu não gostar do Quim, ou sendo mais correcto daquilo que tentam fazer dele.

Começa bem. "A caminho da sexta época no Benfica". Sendo um guarda-redes considerado experiente, supostamente dos melhores portugueses... Porque razão não se tornou unânime em tanto tempo? É impossível um jogador bom manter tantas criticas, tantos anos depois de estar num clube... Chamem-lhe de perseguição, ou ódio de estimação... e depois voltem ao tópico quando conseguirem conversar de forma adulta...

Excelente folha de serviço?? Aí já entra em conta avaliações pessoais. Eu considero fraca. Se quiserem pensar com mais cabeça e menos coração, é fácil comprovar que estaticamente nem sequer é o melhor. É muito bonito considerar a folha de serviço do Quim ao serviço do Benfica como excelente, mas os resultados não mostram isso. Avaliações pessoas apenas, valem o que valem. E normalmente valem pelos gostos pessoais.

Quais treinadores fizeram dele o titular? Outra vez? O Trapattoni apostou no Moreira, estavam o Yannick e o Quim preparar a pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o Moreira ainda de férias, que já o velho italiano tinha dito que era este ultimo o titular. Foi o Koeman que apostou no Quim? Depois da lesão do Moreira, até chegar o Moretto. Tirando o Fernando Santos, quem apostou concretamente no Quim? O Camacho, que apanhou o época em andamento? Ia fazer o quê, mudar de guarda-redes sem mais nem menos?

E sempre a conversa do Moreira, já passou esse triste episódio.

O Quim não é "espalhafatoso"? Dos últimos guarda-redes, só me lembro dele a mandar recados via imprensa. Quando está num "bom" momento, fala ele. Quando está no banco manda falar o seu empresário. Ou na volta é apenas coincidência.

Não tem "boa imprensa"? Será que não era essa mesma imprensa que o queria a força toda titular no ultimo mundial? Será que não era essa mesma imprensa que estava sempre a dizer que era o melhor português? Ou será essa mesma imprensa onde por acaso só leio artigos como este sobre o Quim? Será esta imprensa onde todas colunas que lhe são dirigidas falam unicamente do injustiçado e mal-amado Quim?

Dissessem apenas que gostam do homem sem tentar fazer dele o melhor do planeta e ninguém ligava...

Alento-10

Ainda não tinha tido oportunidade para falar do jogo do Milan e passo só para dizer que o homem a todos os cruzamentos que passaram na area do benfica limitou-se a olhar...

ricardof

Já deixavam de escrever tantas páginas sobre este assunto. Goste-se ou não do jogador, têm que perceber que toda esta controvérsia só irá causar um foco de contestação e de pressão intolerável para quem jogar na Baliza. Seja ele o Quim, o Moreira ou o Júlio César.

O Benfica até está a jogar bem, e nunca tinha visto tantos adeptos de clubes adversários elogiarem o futebol que estamos a praticar e a alertar para o equilíbrio que se vai sentir neste campeonato. Se no último já estivémos na luta até tarde, e viu-se a reacção que se viu, se conseguirmos melhorar esta época, a reaccão será ainda mais forte. Por isso a última coisa que precisamos é de uma fonte de contestação interna... É no mínimo pouco inteligente, digo eu.

Just

Foi lamentavel a titude do Quim, pode até ter razão com algumas coisas mas perdeu-a toda depois do gesto que fez.

Se existem pessoas que nunca o criticaram foi o TopoSul do Estadio da Luz, os Rapazes sem Nome.

Esses, tantas vezes gritam o seu nome "Joaquim ... Joaquim ... " e que ele agradece.

Esses, ao contrario dos sócios "normais", sim porque para muitos somos "anormais", estivemos ao seu lado.

Não mericia nenhum Sócio do Benfica aquele comportamento, muito menos merecia aqueles Grupo de Adeptos que sempre o apoiou.

Da minha parte não o perdou-o, nunca mais gritarei o seu nome depois de me mandar calar no nosso Estádio, no meio da nossa gente, não a NNós Joaquim ...

peter_slb

O Joaquim Rita a escrever bem sobre algo do Benfica? Este que até quando o Benfica contratou o Ramires, conseguiu arranjar forma de criticar.

Becken

Ridiculo...Artigo de opiniao, é livre....mas a escrita tem de ser mediada...disparar estas "boquinhas" so lhe fica mal...Tipico...

ricardof

Citação de: Just em 10 de Agosto de 2009, 23:45
Foi lamentavel a titude do Quim, pode até ter razão com algumas coisas mas perdeu-a toda depois do gesto que fez.

Se existem pessoas que nunca o criticaram foi o TopoSul do Estadio da Luz, os Rapazes sem Nome.

Esses, tantas vezes gritam o seu nome "Joaquim ... Joaquim ... " e que ele agradece.

Esses, ao contrario dos sócios "normais", sim porque para muitos somos "anormais", estivemos ao seu lado.

Não mericia nenhum Sócio do Benfica aquele comportamento, muito menos merecia aqueles Grupo de Adeptos que sempre o apoiou.

Da minha parte não o perdou-o, nunca mais gritarei o seu nome depois de me mandar calar no nosso Estádio, no meio da nossa gente, não a NNós Joaquim ...

O gesto não foi bonito, e não devia ter acontecido. Mas não foi dirigido a ninguém em particular. Apenas se virou para a bancada que estava atrás da baliza, e não para os NN em particular. Se estivesse do outro lado, seria naturalmente para o outro topo. Deixem de contribuir para a tempestade, que não vai trazer nada de benéfico...

peter_slb

Citação de: ricardof em 10 de Agosto de 2009, 23:44
Já deixavam de escrever tantas páginas sobre este assunto. Goste-se ou não do jogador, têm que perceber que toda esta controvérsia só irá causar um foco de contestação e de pressão intolerável para quem jogar na Baliza. Seja ele o Quim, o Moreira ou o Júlio César.

O Benfica até está a jogar bem, e nunca tinha visto tantos adeptos de clubes adversários elogiarem o futebol que estamos a praticar e a alertar para o equilíbrio que se vai sentir neste campeonato. Se no último já estivémos na luta até tarde, e viu-se a reacção que se viu, se conseguirmos melhorar esta época, a reaccão será ainda mais forte. Por isso a última coisa que precisamos é de uma fonte de contestação interna... É no mínimo pouco inteligente, digo eu.

se esta pressão ajudar a que ele saia da baliza antes de nos custar pontos, vai valer a pena, se bem que já se sabe que quando ele errar a culpa vai ser nossa, acontecia o mesmo com o Moretto.

ricardof

Citação de: peter_slb em 10 de Agosto de 2009, 23:50
Citação de: ricardof em 10 de Agosto de 2009, 23:44

se esta pressão ajudar a que ele saia da baliza antes de nos custar pontos, vai valer a pena, se bem que já se sabe que quando ele errar a culpa vai ser nossa, acontecia o mesmo com o Moretto.

Não é por haver pressão dos adeptos que o treinador vai optar por um jogador em detrimento de outro. Poderá sim, contribuir para que o escolhido (seja ele qual for) sinta que estão só à espera do primeiro erro para lhe fazerem a cama. E isso é o pior que pode haver para a confiança de um guarda redes. E escusado será dizer que um guarda redes vive da sua confiança...

O ideal teria sido despachar os 3 GR na pré-época e trazer 3 novos. Pelo menos um titular de qualidade inquestionável. Mas isso não aconteceu, por isso agora há que olhar para a realidade e pensar nos interesses do clube, antes de satisfazer apenas um desejo de vingança pessoal.

PORTUGUESE_GIANTS

eu ainda continuo a achar que aquele gesto foi para os adeptos do milan  :whistle2: :whistle2: 

Golden

Citação de: ricardof em 10 de Agosto de 2009, 23:49

O gesto não foi bonito, e não devia ter acontecido. Mas não foi dirigido a ninguém em particular. Apenas se virou para a bancada que estava atrás da baliza, e não para os NN em particular. Se estivesse do outro lado, seria naturalmente para o outro topo. Deixem de contribuir para a tempestade, que não vai trazer nada de benéfico...

Quem contribuíu para a tempestade foi o próprio jogador com aquela atitude. Agora desculpabilizar isso, do meu ponto de vista é apenas fechar os olhos a algo que considero grave, e isso nc o farei.

Agora a culpa parece dos adeptos para quem ele mandou o gesto com o dedo levantado, e não das paupérrimas exibições do artista em si, durante as ultimas duas épocas. Um bocadinho de humildade ficava-lhe bem.

Masc_kyto

Não gosto do Quim. e até conhecer melhor o JC, o meu eleito para já é o Moreira.

ricardof

Citação de: Golden em 10 de Agosto de 2009, 23:56
Citação de: ricardof em 10 de Agosto de 2009, 23:49

Quem contribuíu para a tempestade foi o próprio jogador com aquela atitude. Agora desculpabilizar isso, do meu ponto de vista é apenas fechar os olhos a algo que considero grave, e isso nc o farei.

Agora a culpa parece dos adeptos para quem ele mandou o gesto com o dedo levantado, e não das paupérrimas exibições do artista em si, durante as ultimas duas épocas. Um bocadinho de humildade ficava-lhe bem.

O gesto foi reprovável, mas errar é humano. Quanto a mim não foi mais do que um desabafo, e sinceramente não vejo que seja uma ofensa assim tão grave para os adeptos Benfiquistas. Muito pior fez o Jorge Ribeiro (e a frio...) e também está aí no plantel.

Posso até concordar que o Quim não tem qualidade para ser GR do Benfica (e defendi a contratação de um GR como prioritária), mas não é por isso que não podemos olhar para a realidade. Se o Jesus entender que o Júlio César não está pronto e optar pelo Quim, temos que lhe dar o benefício da dúvida. Caso contrário temo que o nosso problema na baliza vá trazer muitos dissabores, e poderá minar sériamente as nossas aspirações.

Já imagiste a pressão que o míudo Júlio César vai sentir quando vestir a camisola? E mesmo o Moreira, achas que está em condicões físicas de agarrar a baliza? Eu também tenho muitas dúvidas, mas acredito que os treinadores que trabalham com eles tenham uma noção mais exacta. E espero que não se arrependam amargamente de não ter trazido outro GR....