Chiquinho

Médio, 30 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2019-2021, 2022-2024), 126 jogos (5759 minutos), 9 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (2)

Pedro R.

Citação de: Red2802 em 15 de Maio de 2019, 13:35
Estar aqui a desvalorizar o Pizzi a propósito do Chiquinho está ao mesmo nível do "anda este cepo do Rafa a jogar com um craque como o Zivkovic a comer bancada".

O Chiquinho é um bom jogador e poderá encaixar bem no Benfica.

O Pizzi é o jogador mais importante e influente no Benfica dos últimos 5 anos...a seguir ao Jonas.
A questão é essa mesmo. Aqui batesse no Pizzi só pq sim. Mais vale cair em graça q ser engraçado.

Podem dar as voltas que quiserem. Mas o que é certo é q é preponderante aos anos, e os números não enganam.

Não sou dos que acha que tem q jogar a qualquer custo, tal como não achei para o Jonas. Tem que jogar enquanto rende. E o q é certo é que rende mais do que as vezes q não rende.

Eu não vendia o Pizzi nem por 25M€.

Billy the Kid

Citação de: Red2802 em 15 de Maio de 2019, 13:35
Estar aqui a desvalorizar o Pizzi a propósito do Chiquinho está ao mesmo nível do "anda este cepo do Rafa a jogar com um craque como o Zivkovic a comer bancada".

O Chiquinho é um bom jogador e poderá encaixar bem no Benfica.

O Pizzi é o jogador mais importante e influente no Benfica dos últimos 5 anos...a seguir ao Jonas.

E mais nada!
Incrível como uma realidade tão nítida é difícil de ser reconhecida pelos benfiquistas.
Anda uma campanha infame de "caça ao Pizzi", mas nos momentos cruciais é ele quem assume a batuta, tal como se tem visto este ano.

futeboldelite

Citação de: EAGLEBOY em 14 de Maio de 2019, 14:58
Citação de: Red_Fraction em 14 de Maio de 2019, 13:23
O Chiquinho ou joga no lugar do Pizzi ou no do Felix, eu penso que será a principal alternativa ao João Felix na próxima época.

Também me parece.

Na próxima época não temos alternativa para o Felix e temos várias para as alas (Pizzi, Rafa, Jota, Caio, Willock ou até Gedson). E para isso ainda saem Sálvio, Cervi e Zivko.

O Chiquinho nunca jogará a Avançado, pelo menos na dinâmica que temos atualmente.

Não dá a mobilidade do Félix, no sentido de oferecer a mesma profundidade ou largura ao ataque. Nem tem o mesmo o jogo aéreo.

O Chiquinho ou joga a médio-ala, ou a 10, género de terceiro médio.

Billy the Kid

Citação de: futeboldelite em 15 de Maio de 2019, 14:04
O Chiquinho ou joga no lugar do Pizzi ou no do Felix, eu penso que será a principal alternativa ao João Felix na próxima época.

Também me parece.

Na próxima época não temos alternativa para o Felix e temos várias para as alas (Pizzi, Rafa, Jota, Caio, Willock ou até Gedson). E para isso ainda saem Sálvio, Cervi e Zivko.

O Chiquinho nunca jogará a Avançado, pelo menos na dinâmica que temos atualmente.

Não dá a mobilidade do Félix, no sentido de oferecer a mesma profundidade ou largura ao ataque. Nem tem o mesmo o jogo aéreo.

Ninguém sabe que planos Lage tem para ele.

O que sabemos, e é indiscutível, é que Chiquinho, de entre várias características, tem também para jogar no lugar de Félix, principalmente no domínio do jogo entre-linhas que Lage muito pede ao Félix.

Chiquinho será um jogador à imagem do Gedson. 4 em 1. Ambos permitem a Lage uma multiplicidade de funções. Se nós vemos isso, o Lage, que é um estudioso da táctica, é que não veria?

EAGLEBOY

Também me parece.

O Felix é um fora de série. Qualquer um que o vá substituir não vai oferecer aquilo que o Felix oferece hoje. Isso para mim é ponto assente.

Em relação ao Chiquinho tem técnica, mobilidade, profundidade, finalização e até dinâmica para a posição. Nunca será um Felix mas pode vejo nele uma alternativa interessante.

Lembrando que o Benfica de Lage defende em 4-4-2 mas ataca em 4-2-3-1 onde o trio por de trás do ponta de lança é muitíssimo móvel com total liberdade de movimentos, sustentado por um duplo pivot mais posicional para dar boa cobertura na transição defensiva e fazer lançamentos em rutura por trás da linha defensiva.

O Chiquinho pode fazer a posição do Pizzi? Pode, mas não acredito que esteja a ser pensado para lá.

oscarense

fala-se mal do Pizzi porque fica bem, qualquer outro jogador que estivesse a fazer uma época como ele era elevado a Deus, 13 golos e 18 assistências em 33 jogos do campeonato! faça o Chiquinho metade disto e já será uma excelente contratação

futeboldelite

Citação de: Billy the Kid em 15 de Maio de 2019, 14:59

Também me parece.

Ninguém sabe que planos Lage tem para ele.

O que sabemos, e é indiscutível, é que Chiquinho, de entre várias características, tem também para jogar no lugar de Félix, principalmente no domínio do jogo entre-linhas que Lage muito pede ao Félix.

Chiquinho será um jogador à imagem do Gedson. 4 em 1. Ambos permitem a Lage uma multiplicidade de funções. Se nós vemos isso, o Lage, que é um estudioso da táctica, é que não veria?

não concordo com o que está a negrito.

Eu vejo o Seferovic a ser o elemento que recua para entre  linhas e a ser o elemento fixo (ou que fixa os oponentes) e o Félix a explorar os espaços, seja na linha seja nas costas dos centrais.

Daí dizer que na atual dinâmica não vejo o Chiquinho a fazer de Félix...

É óbvio que o treinador o pode por como falso avançado, mas não é seguramente a fazer qualquer dos papeis agora acometidos ao Sefe e ao Félix..

O Lage pode perfeitamente estar a preparar um 4-4-2 de posse, com melhor organização ofensiva que a que apresentamos atualmente (somos muito mais fortes na transição), e meter o Chiquinho ao lado do Félix, ou de outro Avançado Móvel com bom jogo aéreo, mas isso vai ter que fazer mudar algumas coisas, desde logo, da minha perspetiva o Pizzi teria que ter muito mais presença na área. (ou um dos médios centro teria que ter maior chegada à área).

André Sousa

O Chiquinho, em termos de perfil, não difere assim tanto do Félix. Não tem é tanta qualidade a executar como ele, mas acho que pode ser uma agradável surpresa.

A verdade é que tem mostrado uma capacidade para finalizar e para jogar entre linhas que o faz ser uma opção a testar na frente, embora inicialmente também achasse que entrava de caras num dos corredores.

Vai depender daquilo que o Lage quiser fazer com ele e, igualmente importante, do resto do plantel.

futeboldelite

Citação de: André Sousa em 15 de Maio de 2019, 15:16
O Chiquinho, em termos de perfil, não difere assim tanto do Félix. Não tem é tanta qualidade a executar como ele, mas acho que pode ser uma agradável surpresa.

A verdade é que tem mostrado uma capacidade para finalizar e para jogar entre linhas que o faz ser uma opção a testar na frente, embora inicialmente também achasse que entrava de caras num dos corredores.

Vai depender daquilo que o Lage quiser fazer com ele e, igualmente importante, do resto do plantel.

O Chiquinho é um playmaker com chegada à área.

É muito mais um Bruno Fernandes (quiçá Krovinovic) que um Félix, passo a comparação simplista.

O Félix consegue jogar a Avançado Centro se for preciso, sabe fixar os centrais, desmarca-se dos mesmos e ataca a profundidade, tem bom cabeceamento e instinto goleador, etc etc.

o Chiquinho lê o jogo muito bem, encontra espaço com os seus passes, faz progressão no meio campo com a bola colada ao pé se necessário, etc.

Custa-me a perceber como neste fórum se defendia, e bem, que o Félix é um avançado centro e não deve jogar encostado a uma ala e depois se compara o mesmo com o Chiquinho.

Ludwig van

O Chiquinho é para alternar com o Pizzi. Não percebo qual é a dúvida.

GTtdi_SLB

Espero que seja uma boa surpresa para a nova época. Tem muito futebol.

tnlemos

Citação de: paulocaliarq em 15 de Maio de 2019, 12:39
Citação de: Billy the Kid em 15 de Maio de 2019, 11:25
Citação de: paulocaliarq em 14 de Maio de 2019, 19:09
Para mim aproveitava-se e vendia-se pizzi que a meu ver poderá ser bem substituido por gedson e chiquinho.

Sem o Pizzi não eras campeão este ano.
É o cérebro daquela equipa. E depois da lesão de Gabriel a sua função organizadora elevou-se.
Acham que Lage, que nunca prescinde dele, é parvo?
E ele não precisa saber defender. O treinador é que tem de saber montar um esquema defensivo para suprir as debilidades defensivas do seu melhor "assistente", o melhor jogador da equipa no último passe. E isso tem sido feito por Lage, mas o adepto não presta atenção a questões tácticas.

Tivesse zivkovic metade ou 1/3 de tempo de jogo de pizzi e os numeros triplicavam... Ou melhor jogasse pizzi 30m como deixaram jogar zivkovic na 2 volta e veriamos a sua performance
Tem o mesmo tempo de treino e por algum motivo tanto o Lage como o Vitória até lhe viram talento porque lhe deram oportunidades, mas depois retiram-no da equipa.
Também por algum motivo seja JJ, seja Vitória, seja Lage, Pizzi é sempre titular, seja em que posição for, e já o vi como 10, 8, ala... E noutros clubes até a avançado jogou.

Pikes

Tnt mal se falou desta contratação. E se calhar eu fui um deles. Agora suspira-se   pra que não fuja.
É cracalhão. Encaixa naquilo que é o médio direito no Benfica.

Kurt Cobain 10

Pizzi , Chiquinho e Dantas . Viva o Luxo.

mitro11

Citação de: Pikes em 16 de Maio de 2019, 02:14
Tnt mal se falou desta contratação. E se calhar eu fui um deles. Agora suspira-se   pra que não fuja.
É cracalhão. Encaixa naquilo que é o médio direito no Benfica.

Olha que não, houve muito pessoal a concordar