Kika Nazareth

Avançado, 21 anos,
Portugal
Estatísticas: 6 épocas, 126 jogos, 81 golos
Em 2023/2024: 30 jogos, 24 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça da Liga (4), Supertaça (2), Campeonato Nacional II Divisão (1)

SLB37

Vai ser um fenomeno. O unico problema da Kika é que por vezes em jogos mais faceis tem alguma desplicencia. Ela quando está focada no jogo é impressionante


BlankFile


ravagerslb

Uma das melhores do campeonato, de longe, e esta sente o clube.

anarcos

#394
https://www.youtube.com/watch?v=JBJErFqTMp0

Kika Nazareth: «Europeu? Não tenho noção do que aí vem»

Entrevista à internacional portuguesa

Kika Nazareth é a segunda mais jovem do grupo de jogadoras escolhido por Francisco Neto para defender as cores de Portugal no Campeonato da Europa. Antes da partida para Inglaterra, a equipa das quinas fez da Cidade do Futebol o seu quartel-general e tem realizado vários encontros particulares tendo em vista a participação no torneio que reúne as melhores seleções europeias.

No primeiro teste em território nacional, frente à Grécia (4-0), Kika estreou-se a marcar ao serviço da Seleção Nacional, à 14.ª internacionalização, e logo em dose dupla. Dois golos de belo efeito que não deslumbram a camisola 20. No final da partida contra as helénicas, admitiu que ainda tem muito a melhorar e no dia seguinte, em entrevista ao zerozero, reforçou essa mensagem. «Sei o que jogo, mas ainda tenho muito a aprender.»

Aos 19 anos, a jogadora do Benfica é apontada como uma das mais talentosas da sua geração, mas tem plena consciência do caminho que ainda lhe falta percorrer para cumprir todos os seus objetivos. Para já, o momento é de muito orgulho, por estar «entre as melhores de Portugal».



«É um luxo estar entre as melhores de Portugal»

zerozero (ZZ): Qual o balanço das primeiras semanas de trabalho na Cidade do Futebol, tendo em vista a participação no Campeonato da Europa?

Kika Nazareth (KN): É um luxo poder estar presente perante e entre as melhores jogadoras de Portugal. Temos feito o nosso trabalho à Portugal. É um grupo que é como uma família, onde há alegria, envolvência, brincadeiras, mesmo por parte da equipa técnica e médica. Vai para além do futebol e de um simples estágio! Estamos a treinar com personalidade e estamos prontas para o que aí vem.

ZZ: Sendo a Kika uma das mais novas do lote de convocadas, como é a relação entre as mais experientes e as mais jovens num momento como este? 

KN: Eu gosto muito de ouvir histórias, sobretudo das mais velhas, que têm mais experiência. A evolução nos últimos cinco anos, desde a altura do último Europeu, tem sido absurda, no bom sentido. Está a acontecer e estamos a chegar lá, ao patamar onde merecemos estar.

ZZ: É vista como uma das jogadoras mais talentosas da sua geração. Como é que lida com isso?

KN: É uma pergunta com rasteira. Eu sei o que jogo, claro, mas também sei que tenho muito, muito, muito para evoluir, e estou aqui para isso. Sendo uma das mais novas [n.d.r. Apenas Alícia é mais nova do que Kika], estou aqui para treinar, mas sobretudo estou aqui para aprender. Tenho aprendido muito com as mais velhas, pois dentro de um jogo internacional, sabem quais são as maiores dificuldades e são matreiras, no bom sentido da palavra, uma vez que já passaram por isto tudo muitas vezes. Tenho de ter a mente completamente aberta para ouvir criticas, que acabam sempre por ser construtivas, elogios e aprender. Assim como nos transmitem outro tipo de experiências, nós mais novas conseguimos trazer outro tipo de coisas para a equipa.

ZZ: É curiosa essa consciência de que ainda tem muito para melhorar...

KN: Ainda não sei e espero ainda não ter conhecimento do que é o meu máximo, o meu auge, porque ainda sou nova e espero crescer muito. Até agora sei qual foi o melhor nível. Independentemente de ter feito dois golos, e sei assumir que foram dois bons golos [contra a Grécia (4-0), no primeiro jogo], o jogo em si não foi o meu melhor jogo, longe disso. Tenho de ter a consciência para aceitar isso. Os golos estão lá, mas o jogo em si jogado, comparado com outros que fiz, não foi o melhor.



«Podem esperar compromisso, personalidade e identidade»

ZZ: Apesar de não ter sido pelas melhores razões, Portugal está novamente num Campeonato da Europa. Que significado tem para si?

KN: Começando pela forma como cá chegamos, trocaria uma ida ao Europeu pelo fim da guerra... Mas é como tudo na vida. Há que ver o lado bom da situação, estamos no Europeu e acho que ainda não tenho bem noção do que aí vem. Já estive num Campeonato da Europa [sub-19], mas isto é diferente. É algo gigante e deve ser a melhor sensação da Europa e do Mundo. É um prazer, sobretudo com Portugal ao peito, ter sido convocada para uma competição desta dimensão.

ZZ: Costumam dizer que ouvir o Hino é sempre muito especial...

KN: É especial...

ZZ: Já imaginou esse momento no Europeu?

KN: Já tentei, mas não se consegue imaginar, pois é uma coisa momentânea. Enquanto posso pensar numa jogada ou, como muitas aqui gozam, com um pontapé de bicicleta, que eu ambiciono fazer, o Hino eu não estou em frente ao espelho a pensar que vai ser assim. Entra-se em campo, canta-se o Hino, num estádio cheio... Não se imagina.

ZZ: Países Baixos, atual campeã europeia, Suécia, finalista dos últimos Jogos Olímpicos, e Suíça, que também está acima de Portugal no ranking. Exigência máxima...

KN: É o que nós queremos. Estes jogos é que são bons! Entramos sempre com o mesmo objetivo, mas ao saber que estamos a jogar contra as melhores do Mundo... É nestes jogos que queremos estar. Claro que os jogos contra equipas mais acessíveis são bons para o nosso psicológico, para ter mais confiança, para aprendermos com os erros, mas contra uma Suécia, Países Baixos e Suíça, num Campeonato da Europa, são jogos de topo.

ZZ: O que os portugueses podem esperar da Seleção Nacional neste Europeu?

KN: Podem esperar Portugal. Compromisso. Personalidade. Identidade. É isso que o povo português pode esperar de nós.

ZZ: Sabemos que 'perdemos' para uma Suécia e Países Baixos na componente física, mas a jogadora portuguesa pode ganhar na... Inteligência.

KN: [Kika aponta para a cabeça] Claro que sim. Reconhecendo os meus pontos fortes em termos futebolísticos, físico é zero. Sou uma jogadora muito mais técnica e gosto de dizer que a jogadora portuguesa tem um toque de bola que mais nenhuma seleção tem.



«Imagino-me num Campeonato do Mundo, numa final de Champions»

ZZ: Aos 19 anos, a Kika já ganhou dois Campeonatos e foi convocada para representar Portugal no Campeonato da Europa. Está a ser melhor do que imaginava?

KN: Não imaginava sequer. Tem sido tudo tão rápido que não se imagina. Agora que sou mais velha dentro do nova, e que estou dentro deste contexto, começo a imaginar mais coisas no futuro, como ir a um Campeonato do Mundo. Não que pense muito nisso, mas imagino-me a disputar uma final de Champions, e antes não imaginava.

ZZ: Ainda é muito jovem, mas que legado gostaria de deixar no futebol?

KN: É uma pergunta tramada. Não sei... É difícil. Acho que já devo ter algum, fica este [aponta para o elástico]. Fico mais reconhecida pelo elástico do que por qualquer outra coisa...

ZZ: Mas já a começam a reconhecer também pela qualidade futebolística...

KN: Claro que sim, mas o futebol vai para além do futebol. Para ser boa profissional tenho de ser boa pessoa e levo isso em consideração. Mais do que boa jogadora, gosto que me reconheçam pela pessoa que sou.

ZZ: O futuro de Portugal está segurado? Os portugueses podem ficar descansados?

KN: É um privilégio o que estamos a viver. As condições estão a evoluir, o futebol feminino está a evoluir e, qualquer dia, as meninas que hoje têm 10 anos, com a minha idade já fazem disto vida. Estamos a chegar ao nível que merecemos!

ZZ: Não lhe falo de sonhos, mas de objetivos. Quais são os seus objetivos?

KN: Ontem [n.d.r. Dia do primeiro jogo contra a Grécia] bati um objetivo, o Europeu tem se der um objetivo, o Mundial também tem de ser um objetivo... Tudo tem de ser objetivo. Ainda por cima eu, que sou tramada comigo própria. Quero sempre mais, mais e mais.

ZZ: Que mensagem gostaria de deixar às mais jovens?

KN: Deixo um apelo para que vejam os jogos e que nos apoiem. Não peço para lá irem a Inglaterra, pois os voos estão caros [risos]. E que daqui a uns anos possamos estar juntas dentro de campo. Continuem a treinar e divirtam-se que é o mais importante.

https://www.zerozero.pt/news.php?id=371393


Stigmat

Não costumo ver futebol feminino, mas estou a gostar desta Kika. Envergonha muito jogador masculino.

burnvski

Citação de: Stigmat em 28 de Junho de 2022, 21:37
Não costumo ver futebol feminino, mas estou a gostar desta Kika. Envergonha muito jogador masculino.

O Tiago Gouveia que o diga 😂😂

Stigmat

Citação de: burnvski em 28 de Junho de 2022, 23:24
Citação de: Stigmat em 28 de Junho de 2022, 21:37
Não costumo ver futebol feminino, mas estou a gostar desta Kika. Envergonha muito jogador masculino.

O Tiago Gouveia que o diga 😂😂

Porque?

burnvski


benfiquistasempre

Citação de: Stigmat em 28 de Junho de 2022, 23:26
Citação de: burnvski em 28 de Junho de 2022, 23:24
Citação de: Stigmat em 28 de Junho de 2022, 21:37
Não costumo ver futebol feminino, mas estou a gostar desta Kika. Envergonha muito jogador masculino.

O Tiago Gouveia que o diga 😂😂

Porque?


adeptoBancada

Kika, andas por aqui?

Deixa like.

Jayson Tatum


anarcos

#402
Kika Nazareth: "Temos qualidade para dar e vender, espero que façamos história"

Nova estrela de Portugal sublinha que como a seleção nacional "não há muitas", analisa a rápida evolução na carreira e fala de Jéssica Silva como exemplo e "ajuda fundamental".



Kika Nazareth, jogadora do Benfica e internacional portuguesa, quer fazer história no Euro 2022. Consciente das dificuldades que esperam a seleção nacional, a confiança é evidente na atleta, de 19 anos.

"Sabendo das dificuldades, espero um grande Europeu e, sendo o meu primeiro, espero que façamos história", salienta, em entrevista à Renascença.

Embora o objetivo seja "sempre o mesmo", ganhar pela seleção, o Campeonato da Europa é uma das maiores competições do mundo, pelo que "o sentimento pode ser um pouco diferente".

"Acaba por ser um nervosismo bom, que nos dá alguma 'pica'", descreve.

O Euro 2022, que arranca esta quarta-feira, em Inglaterra, é a estreia de Kika Nazareth em grandes provas internacionais de seleções. A avançada traça como objetivo pessoal marcar um golo, mas "o coletivo está sempre à frente".

"Claro que era um sonho realizado se marcasse um golo no Euro", confessa, em Bola Branca. "Podem esperar de nós uma equipa com vontade de ganhar, que vai dar tudo, com personalidade, que vai jogar à Portugal e por Portugal. Uma equipa com confiança, nós temos qualidade para dar e vender, como nós não há muitas", acrescenta.

Confiança "muito alta" de uma estrela de futuro

Kika Nazareth estreou-se a marcar pela seleção com um bis no primeiro jogo de preparação para a competição, com a Grécia. Os dois golos ajudam a alimentar "uma autoestima muito alta", mas também uma vontade de estar "sempre ao mais alto nível".

"Pessoalmente, sei que posso fazer mais. Não em termos de golos, mas a nível de jogo", reconhece, acrescentando: "Sou árdua comigo própria, muito exigente."

Para melhorar, a atleta tem tido o apoio de jogadoras "muito mais experientes", importantes para todas as atletas mais jovens.

Sendo apontada como possível futura estrela da seleção nacional, é natural o paralelismo com a atual figura da equipa das quinas, Jéssica Silva, com quem também partilha balneário no Benfica.

"Dentro de campo, acaba por ser para mim como é para as outras", começa por explicar. "Fora de campo, para além de boa colega de equipa e que me ajuda muito, é uma pessoa que anima, a mim e a todas, e que é fundamental para a equipa", adita.

Bom ambiente é receita para sucesso

O grupo de jogadoras da seleção nacional promove um ambiente muito positivo. Kika Nazareth sublinha que "as relações pessoais não devem interferir" com o que acontece dentro de campo, mas confessa que a equipa das quinas "tem a sorte" de "cá fora o ambiente ser bom".

"Dentro de campo acaba por se notar a alegria, os festejos, a felicidade com que jogamos. Tudo isso acontece fora dos relvados. As pessoas não veem, mas nós sentimos, até porque são muitos dias. É bom haver comunicação e amizade, pelo menos no estágio, porque se vê dentro de campo que nos damos muito bem", revela.

Evolução e ambição

No espaço de duas épocas, Kika é bicampeã nacional e figura de destaque no clube e na seleção. A atleta reconhece que está a acontecer tudo "muito rápido", mas "de forma natural" e admite que gosta "da atenção".

"Quem não gosta de ter atenção? Eu sou uma pessoa muito social, por isso acabo por levar tudo com naturalidade", explica.

Sem ainda ter "noção da dimensão a que isto poderá chegar", Kika Nazareth confessa que não pensa muito no futuro, nem traça metas pessoais.

"Não digo que tenha um clube de sonho ou objetivos pessoais específicos. É claro que, a nível coletivo, o máximo é sempre o melhor: um Mundial, um Euro, uma Champions... mas gosto que as coisas aconteçam naturalmente, sem pensar muito no futuro", completa.

Kika Nazareth representa o Benfica desde 2018. Estreou-se na equipa principal com apenas 16 anos, tendo já conquistado dois campeonatos nacionais e duas taças da Liga. Pela seleção nacional jogou 15 vezes e marcou dois golos.

O primeiro jogo de Portugal está agendado para o dia 9 de julho, sábado, às 17h00, frente à Suíça, no Leigh Sports Village, em Wigan, nos arredores de Manchester.

https://rr.sapo.pt/bola-branca/noticia/clube-portugal/2022/07/06/kika-nazareth-temos-qualidade-para-dar-e-vender-espero-que-facamos-historia/290491/


Stigmat

Excelente reportagem no canal 11. Benfiquista desde pequenina.

Hölderlin

Betinha, maluca pelo Benfica, e recebe qualquer bola redondinha.

Basicamente um regen do Bernardo Silva.