Fernando Chalana

Avançado, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 12 épocas (1976-1984, 1987-1990), 318 jogos (24745 minutos), 47 golos

Títulos: Campeonato Nacional (6), Taça de Portugal (2), Supertaça (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)
Treinador, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2002-2002, 2008-2008), 11 jogos (4 vitórias, 3 empates, 4 derrotas)

Chelas

LuigiSLB83

Pantufas encarnadas com fato treino azul, é TOP! :2funny:

Chelas

O vermelho do Benfica fica bem com qualquer cor  ;D

Tava em casa , lá não ligo á moda ahah

pcssousa

Vale pelas pantufas e pelo génio ao teu lado... E se Chalana foi genial...

Chelas

E como pessoa do pouco que convivi com ele , também é genial, uma humildade incrivel

pcssousa

É um individuo simples, terra-a-terra, como eu gosto das pessoas. E um Benfiquista a sério.

Aloutre

10Baggio

3ª página?!

Anda cá para cima pequeno genial...

Juvelacio

Será ele o maior símbolo vivo do Benfica? Uma pergunta sempre tramada e difícil.

MrJohnny

Citação de: Juvelacio em 11 de Janeiro de 2014, 03:32
Será ele o maior símbolo vivo do Benfica? Uma pergunta sempre tramada e difícil.

Um talento ímpar, mas há jogadores e figuras mais importantes na História do Benfica ainda vivos.

Sinceramente, também é uma discussão que não tem relevo nenhum nesta altura...

20simao1

Gostava de ver jogos dele também.

O euro 84 foi ao nível do top dele,  ou no Benfica até fez melhor?

RedVC

Eu não vi mas do que li a sua prestação no campeonato de 1976/1977 foi assombrosa.
Foi a primeira época de John Mortimore. O Benfica chegou a ter 6 pontos de atraso quando uma vitória valia 2 pontos. A partir do meio da primeira volta foi uma sucessão de vitórias normalmente com o brilho intenso de um jovem Chalana. Os relatos são extraordinários quanto às suas exibições. Marcou por exemplo o golo da vitoria no estádio das antas. Daquela equipa relembram-se grandes estrelas tais como Chalana, Vitor Martins, Bento, Néné, Toni. Foi talvez um dos períodos mais fascinantes do Benfica. Dominador, com brilho de um passado recente e de uma exuberância assente na mística e na qualidade dos seus jogadores. No orgulho dos seus sócios e simpatizantes.
Depois, para Chalana, veio a primeira época de Eriksson. Aí já me lembro de ver alguns jogos. Por exemplo um Benfica 4 - Zurique 0. Nesse jogo lembro-me que quando a bola ia para a esquerda no estádio levantava-se um burburinho de expectativa. E geralmente crescia com o encanto das fintas e o talento daquele génio. A leveza, simplicidade, o recorte estilístico que dava aos seus movimentos, Deus... Era pequeno e percebia que estava a ter um privilégio para no futuro. A sério, eu percebia isso. Lembro-me depois de um jogo no estádio olímpico de Roma numa tarde de quarta-feira. A equipa do Benfica nessa altura era composta por 11, não 13-14 jogadores de eleição: João Alves, Bento, Veloso, Pietra, Álvaro, Bastos Lopes, Humberto, Carlos Manuel, Shéu, Diamantino, José Luis, Néné, Filipovic, depois Stromberg, Manniche... E havia um génio, o "pequeno genial". Para quem não sabe era esse o nome pelo qual nos referíamos a Chalana. Não admira que agora há pouco tempo Eriksson tivesse dito: "...mas eu tive Chalana por um ano..." É daquelas coisas em que é difícil passar a ideia a outros quando pelo tempo pouco mediático em que viveu e pelas intermitências que experimentou, acabou por não receber o merecido reconhecimento internacional. Faltou na altura mais liderança no nosso clube. A perda de alguns jogadores nesses anos foi também crítica para Chalana. Poderiamos ter aproveitado ainda melhora as suas capacidades. Teria tido outro acompanhamento e por isso outra produtividade em termos individuais e colectivos.
Na década de 70 perderam-se Vitor Batista, Jordão, Vitor Martins, Eurico, até por algum tempo Humberto Coelho foi para Paris. Perderam-se por motivos tristes, em alguns casos absurdos, noutros dramáticos. Por vezes, por muitas vezes por péssima gestão. Foi pena. Se por exemplo temos tido a sorte do Dr. Borges Coutinho ter feito mais uma década como presidente, muita coisa teria sido diferente.
Na década de 80 foi a gestão no principio inovadora depois tacanha e desastrosa de Fernando Martins. A obsessão do fecho do estádio foi, viu-se depois, o principio do declínio. E daí a venda de Chalana ao Bordéus. Voltou mais tarde mas já outro jogador e outro homem. Voltou ao seu Benfica que também já era outro. Com menos brilho.

Voltando a Chalana, o jogador, é difícil deixar uma ideia quando o que se sentia era que havia qualquer coisa de especial em Chalana. Teve azar no tempo em que viveu, nas lesões que depois teve e na sua vida privada. Merecia mais. Mas aqueles que viram o brilho do seu futebol sabem bem o que ele valia e o que nunca mais viram. Chalana foi um gigante. E como Eusébio, é ainda hoje um homem cheio de humildade e classe.

E isso nos envaidece...

zappendrix

Citação de: Aloutre em 20 de Novembro de 2013, 23:39
Fernando Chalana - Franck Zappa

Dois génios de topo nas duas artes que são o futebol e a música.

SonicYouth

pcssousa

Citação de: Juvelacio em 11 de Janeiro de 2014, 03:32
Para mim não. Coluna, por exemplo, ou Toni, ou Shéu.
E já nem vou buscar o Ângelo ou outros...

Já viram quantas épocas esteve Coluna no Benfica e o que fez? já viram que o jogador quem mais vezes envergou a camisola do Benfica (se somarmos os jogos das camadas jovens, mais de mil, segundo o próprio)? Nené...