Fernando Chalana

Avançado, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 12 épocas (1976-1984, 1987-1990), 318 jogos (24745 minutos), 47 golos

Títulos: Campeonato Nacional (6), Taça de Portugal (2), Supertaça (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)
Treinador, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2002-2002, 2008-2008), 11 jogos (4 vitórias, 3 empates, 4 derrotas)

GonPat90

O maior azar dele chama-se (ou chamou-me) Anabela!

Mikaeil

Ontem não tive a oportunidade de ver, mas deixei programado na box para gravar.

O Chalanix foi o meu 1.º autógrafo de jogadores do Glorioso. Morava ele, à altura, nas Olaias e andava eu na, já desaparecida, Escola Preparatória Cesário Verde.

Lembro-me na altura em que o vi à porta de um café, ter ficado completamente embasbacado a olhar para ele. Puto de 10/11 anos ali com o Grande Chalana à minha frente. Lá todo encavacado me dirigi a ele a pedir o autógrafo e ele sem merdas, extremamente simpático, lá me deu o autógrafo, meteu-se comigo por causa das notas da escola e do nosso Benfica. 2 minutos de conversa que valeram essa semana de aulas  :smitten: e depois lá fui eu, para as aulas de tarde, completamente nas nuvens.

Chalana  :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2:

Bekambol

um grande génio. um grande jogador que a todos epolgava.

pcssousa

Citação de: FaithNoMore em 25 de Maio de 2017, 23:23
Tinha 6 anos quando o Chalana deu show nas meias finais do euro 84 contra a França,nunca me esqueci desse jogo,infelizmente no Benfica já só tenho grande memória do regresso dele quando já era uma sombra do pequeno genial do inicio da década de 80,a ida para Bordeus foi um erro,as lesões tramaram-no,estou a ver esta reportagem completamente deliciado.

p.s. - o zé do croquete ate um murro deu ao pequeno genial,ja tinha ouvido que esse anormal era um caceteiro de primeira mas ao ponto de agredir adversarios e fazer jogo baixo,que nojo de homem e jogador,e dá a tvi voz a um merdas daquele

Brincas? O Zédú foi o gajo que partiu a perna ao Jordão. Era um animal e jogava zerinho.

pcssousa

Citação de: ramalho1 em 25 de Maio de 2017, 23:42
Citação de: slbenfica_croft em 25 de Maio de 2017, 23:35
CHALANIX

Coisa linda. Bem me parecia que estava meio parado.

Ainda bem que está a recuperar.

O BENFICA não é nem nunca poderá ser a Santa Casa, mas dar a mão aos seus, aqueles que ajudaram o clube que amamos como uma segunda pele não é ser a santa a casa.

O BENFICA deve sempre ser gerido com racionalidade, mas a razão de tudo isto é e sempre será o amor louco e irracional que temos pelo GLORIOSO. Graças a deus e não quero ser racional nesse aspecto.

Dar a mão aos nossos é ser DIGNO de tudo isto.

O Benfica fecha o terceiro anel com o dinheiro da venda do Chalana.

Nessa altura penso que foram 300 000 contos

Sim, e o mais cómico é que o fecho do terceiro anel ficou por pagar. Acabámos por saldar a dívida no tempo do Damásio.

saivet

_1904_

Que se passou com o Chalana?

Red_Soul

Citação de: _1904_ em 26 de Maio de 2017, 10:16
Teve uma depressão que ainda não está curada mas tem vindo a evoluir favoravelmente.

Roy Kent

Citação de: pcssousa em 26 de Maio de 2017, 09:34
Citação de: ramalho1 em 25 de Maio de 2017, 23:42
Citação de: slbenfica_croft em 25 de Maio de 2017, 23:35
CHALANIX

Coisa linda. Bem me parecia que estava meio parado.

Ainda bem que está a recuperar.

O BENFICA não é nem nunca poderá ser a Santa Casa, mas dar a mão aos seus, aqueles que ajudaram o clube que amamos como uma segunda pele não é ser a santa a casa.

O BENFICA deve sempre ser gerido com racionalidade, mas a razão de tudo isto é e sempre será o amor louco e irracional que temos pelo GLORIOSO. Graças a deus e não quero ser racional nesse aspecto.

Dar a mão aos nossos é ser DIGNO de tudo isto.

O Benfica fecha o terceiro anel com o dinheiro da venda do Chalana.

Nessa altura penso que foram 300 000 contos

Sim, e o mais cómico é que o fecho do terceiro anel ficou por pagar. Acabámos por saldar a dívida no tempo do Damásio.

O fecho do terceiro anel e o sonho do Benfica campeão europeu ajudaram a enterrar o Benfica, foram as bases para as duas décadas de seca seguintes.

Roy Kent

Citação de: Red_Soul em 26 de Maio de 2017, 10:21
Teve uma depressão que ainda não está curada mas tem vindo a evoluir favoravelmente.
É qual teria sido o motivo dessa depressão?

Red_Soul

Citação de: G-Man em 26 de Maio de 2017, 10:22
Pelo que percebi na reportagem teve um pouco a ver com a pressão do futebol. Tanto que o Renato Paiva na reportagem diz que ainda à pouco tempo ele pediu para sair do banco de suplentes e ir para o outro banco de apoio junto ao relvado porque no banco de suplentes ele vivia demasiado as emoções do jogo. O Tiago Dantas e o Úmaro na reportagem dizem também que notam melhorias nele do ano passado para este ano, que já está mais brincalhão e integrado.

_1904_

Citação de: Red_Soul em 26 de Maio de 2017, 10:25
Pelo que percebi na reportagem teve um pouco a ver com a pressão do futebol. Tanto que o Renato Paiva na reportagem diz que ainda à pouco tempo ele pediu para sair do banco de suplentes e ir para o outro banco de apoio junto ao relvado porque no banco de suplentes ele vivia demasiado as emoções do jogo. O Tiago Dantas e o Úmaro na reportagem dizem também que notam melhorias nele do ano passado para este ano, que já está mais brincalhão e integrado.
Trabalhar com os miudos até lhe deve fazer bastante bem. Ha sempre muito boa disposição e o contacto com o futebol que ele tanto gosta so pode ajudar. Pelo menos o lado menos competitivo.

adeptoBancada

Citação de: Red_Soul em 26 de Maio de 2017, 10:25

a origem pode não estar relacionada com a pressão do futebol, embora a pressão de futebol possa não ser benefica, e criar stresse.

Dandy

Chalana sempre foi uma alma sensível (apesar do mundo em que estava inserido e apesar da esposa que tinha).

Não precisa de haver um motivo, em particular, para sentir-se deprimido.

+1benfiquista

Uma das espinhas que trago atravessada na garganta, enquanto benfiquista, é aquele período em que deixaram o homem no comando da equipa A, a levar com as balas. Dentro dos vários disparates que o Vieira cometeu, é capaz de ter sido dos mais graves...
E nota-se agora o efeito que isso teve no Chalana.

Grande reportagem, grande homem. E é bom ver que o Benfica está a mostrar aos putos que o Messi é apenas o Chalana do Barcelona, que já houve alturas em que o Benfica teve jogadores de classe mundial. Curiosa a veneração do Renato Paiva em relação ao Chalana.  :)