Fernando Chalana

Avançado, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 12 épocas (1976-1984, 1987-1990), 318 jogos (24745 minutos), 47 golos

Títulos: Campeonato Nacional (6), Taça de Portugal (2), Supertaça (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)
Treinador, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2002-2002, 2008-2008), 11 jogos (4 vitórias, 3 empates, 4 derrotas)

jpcafe

bruno cardoso

Chalana nasceu a 10 de fevereiro.
Usava o 10 na camisola.
Num jogo em sua homenagem, o Benfica ganha 10-0, com o último golo a ser marcado pelo camisola 10 da altura, o Jonas.
Morre na madrugada de 10 de agosto.

O nosso Chalanix, desafiador da numerologia

zezima

alfredo

um dos maiores deixou nos cedo de mais...
descansa em paz campeao...

HB

Chocado com a notícia e ele ainda era tão novo.

Descansa em paz mágico.

Dmitry91

O meu pai vai ficar de rastos. Obrigado por tudo imortal.

Hugalf

Foda-se. Apesar de nunca o ter visto jogar "ao vivo", sempre foi como se o tivesse visto. Ainda há poucos dias pensava como o Rafa às vezes lembrava-me um pouco ele e isso trouxe-se boas recordações de um tempo que não vivi. Uma lenda eterna.

Andris

Foda-se.. :(

Que descanse em paz.

Leonzo

Citação de: bruno cardoso em 10 de Agosto de 2022, 10:41
Chalana nasceu a 10 de fevereiro.
Usava o 10 na camisola.
Num jogo em sua homenagem, o Benfica ganha 10-0, com o último golo a ser marcado pelo camisola 10 da altura, o Jonas.
Morre na madrugada de 10 de agosto.

O nosso Chalanix, desafiador da numerologia
Bernardo faz anos hoje, a 10.
Se isto não está tudo ligado não sei.
Bernardo tem de vir acabar a história e dedicar ao Chalana a CL com a 10!

filc

slbenfica_croft

Um dia imensamente triste.

Sentimentos à família.

O Benfica fica muito mais pobre

kidd

Triste notícia...dos melhores e mais entusiasmantes jogadores que vi jogar...um dos heróis da minha infância.descansa em paz, chalanix!

Bethoven

Nunca vi o Chalana jogar ao vivo, tenho 39 anos.

Mas lembro me perfeitamente de quando comecei a sentir o Benfica, a "comer e beber" tudo o que era Benfica ali no inicio dos anos 90 ver muitos vídeos, ver muitas imagens, ler muito da carreira do Chalanix.

Um idolo, um jogador da bola...não um futebolista.

E depois fui sempre acompanhando, como trabalhador apaixonado do Benfica, homem humilde de poucas falas, sem sinais de riqueza e vedetismo.

Até agora na doença me emocionei várias vezes ao vê-lo falar, até porque tenho uma pessoa próxima que jogou futebol federado no distrital até aos 59 anos!!!....e hoje em dia com 66 sofre de Alzheimer e demência está numa situação muito triste.

Lá vai mais um pouco o meu Benfica, do Benfica que me habituei a gostar.

Que o saibamos respeitar, honrar e recordar eternamente.

rcrdslv

Citação de: Vulcan em 10 de Agosto de 2022, 10:33
Um dia muito triste. Morreu o nosso Chalana.
Nosso primeiro claro, mas de todo o futebol a seguir. Era um génio, um craque, um Deus da bola. Ao nível dos melhores de sempre em termos de talento.

Se era conhecido como "Pequeno genial" pelo seu físico, era ENORME em tudo o resto.
Já toda a gente conhece o génio e a lenda dentro de campo, eu prefiro lembrar a pessoa fabulosa, humilde e afável que era. Tive a enorme honra e privilégio de privar 2 horas com ele há mais de 10 anos atrás, em casa dele com a filha e outros amigos. Ele deve ter achado que eu era deficiente, enquanto os meus amigos e ele conversavam eu ficava a olhar para ele como se Deus estivesse ali sentado à minha frente.

Eu só pensava: está aqui à minha frente uma grande parte do meu clube, um Homem que como Eusébio e Coluna fazem parte do símbolo; o clube pelo qual eu sou maluco hoje, existe nesta grandeza também muito por causa deste senhor.

Nunca te vou esquecer Chalana, o Homem e o jogador. Vou falar de ti aos meus filhos e netos que ainda não nasceram.

Deus estava ali sentado à tua frente.

Nunca vi o King jogar. Vi os videos claro, mas não é a mesma coisa. Vi o Chalana jogar muitas vez, na televisão e no estádio. Só vi um outro jogador a jogar no mesmo nível dele, Diego Armando Maradona. O Futre nos seus melhores dias quase lá chegava. Hoje não é o Benfica que perde um dos seus. Hoje o futebol fica mais pobre.

Espero que tanto o clube como o país dignifiquem a sua memória como ele merece.

Chelas

Estou completamente chocado, tive o prazer de o conhecer pessoalmente, é um ídolo para mim, uma pessoa extraordinária que partiu. Até sempre amigo Fernando!