Fernando Chalana

Avançado, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 12 épocas (1976-1984, 1987-1990), 318 jogos (24745 minutos), 47 golos

Títulos: Campeonato Nacional (6), Taça de Portugal (2), Supertaça (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)
Treinador, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2002-2002, 2008-2008), 11 jogos (4 vitórias, 3 empates, 4 derrotas)

cwally

Citação de: Rodas1 em 11 de Agosto de 2022, 10:39
Citação de: cwally em 11 de Agosto de 2022, 10:36
Citação de: ROBINHO em 10 de Agosto de 2022, 22:55
A porta 10 do estádio da Luz deveria se chamar

Fernando Chalana
Foi a melhor ideia que li. Só não me recordo se a porta 10 existe e se é para público em geral, alguém sabe?

Porta 10 - Porta Fernando Chalana. Com imagens de recordação do Chalana à volta da entrada no exterior e ao entrar ter uma mini experiencia com imagens, vídeos, sons em memória do pequeno grande genial, Chanalix. Uma especíe de exposição ou mini museu (não mais que 50m2).
Não leves a mal a sério, mas corrige lá isso sff. Assim fica foleiro... :drunk:
Tens toda a razão, quando escrevi também duvidei mas não percebi onde estava o erro. Obrigado, done.

.:VMPT:.

Citação de: Ru10 em 11 de Agosto de 2022, 08:31
É consensual que é o segundo melhor jogador da história do clube?

Não, mas é consensual que seja o jogador mais genial do clube.... e como alguém disse ontem, até do futebol português.... Uma carreira que acabou, ao mais alto nível, muito cedo... Se tivesse mantido a genialidade de 1984 até aos anos 90, estaria perto de uma bola de ouro....

cwally

Citação de: Benfanatic em 11 de Agosto de 2022, 10:54
Para mim só Messi se lhe compara...Bernardo tb chega perto. Rafa tb podia ser uma espécie de Chalana se tivesse uma atitude diferente.
Percebo o jogo da comparação, curiosamente também já me lembrei do Rafa mas é mesmo só pelo tipo de futebol dentro de campo. No entanto, é melhor não entrarmos por este caminho de comparações entre pessoas... só leva a discussões parvas. Cada um é único e com qualidades diferentes.

Chalana tinha tanto Benfica em si que é muito mais do que só o que fazia em campo. Já só o perfil do homem diz muito. É como o Sr. Toni, e este nem nunca foi nenhum craque da bola dentro do campo.

Dos que referes, só o Bernardo respira Benfica. Veremos que ainda muita água vai correr debaixo da ponte.

Slb04Sempre

Tenho pena que não haja arquivo de qualidade, para se perceber quão bom era Chalana. Mas provavelmente muitos jogos não eram filmados, digo eu...

Innuendo

Rik77

Curvo-me perante o teu talento genial! Os génios nunca morrem! Até já companheiro

Benfanatic

Citação de: cwally em 11 de Agosto de 2022, 11:06
Citação de: Benfanatic em 11 de Agosto de 2022, 10:54
Para mim só Messi se lhe compara...Bernardo tb chega perto. Rafa tb podia ser uma espécie de Chalana se tivesse uma atitude diferente.
Percebo o jogo da comparação, curiosamente também já me lembrei do Rafa mas é mesmo só pelo tipo de futebol dentro de campo. No entanto, é melhor não entrarmos por este caminho de comparações entre pessoas... só leva a discussões parvas. Cada um é único e com qualidades diferentes.

Chalana tinha tanto Benfica em si que é muito mais do que só o que fazia em campo. Já só o perfil do homem diz muito. É como o Sr. Toni, e este nem nunca foi nenhum craque da bola dentro do campo.

Dos que referes, só o Bernardo respira Benfica. Veremos que ainda muita água vai correr debaixo da ponte.

Ainda bem que não sou o único...há algum tempo que vejo tiques de Chalana no Rafa, mais q não seja na fisionomia. É capaz de ser deliberado...quem lhe dera  :2funny:

Once_Human

Sempre Fiél SLB

Citação de: Slb04Sempre em 11 de Agosto de 2022, 10:59
A Bola é incrível a fazer capas...

Em contrapartida a do Nojo é horrivel  :estrelas:

Sempre Fiél SLB

Citação de: Sempre Fiél SLB em 11 de Agosto de 2022, 10:23
Era bonito ter um estádio repleto de pessoas!!!!  :slb2: :slb2:

Tudo a cantar "tu és o nosso Génio Chalana, tu és o nosso Génio Chalana.......o Génio da nossa Vida"

:bandeira1: :bandeira1: :bandeira1: :bandeira1: :bandeira1: :bandeira1:

red_eyes_mafia

Citação de: Sempre Fiél SLB em 11 de Agosto de 2022, 11:36
Citação de: Slb04Sempre em 11 de Agosto de 2022, 10:59
A Bola é incrível a fazer capas...

Em contrapartida a do Nojo é horrivel  :estrelas:
O Nojo usa o filtro do negativo para evitar mostrar o emblema do Benfica

raymanzarek

Acabou por ser a vida a fintá-lo. A ele, o Mestre.

Mas ficará para sempre a memória e misticismo, talento puro, genialidade, de um dos maiores e melhores jogadores portugueses, e em concordância com esse estatuto lendário, um Homem Bom.

Que façam honrar a sua memória para sempre no Estádio da Luz, no Sport Lisboa e Benfica, e na memória de todo o desporto português.

RedVC

Chalana fintou tudo e todos. Até a morte ele fintou. Ela pensa que o leva, mas ele fica connosco para sempre. Eterno.

luvas-pretas

Se calhar este comentário vai ser um pouco despropositado... mas quando vejo a grandeza que um jogador como o Chalana conseguiu atingir e a importância que teve no nosso clube, não consigo deixar de pensar no papel que a direção deste clube deveria ter na criação de novas referências. Antes de pensarem na constante mercantilização de jogadores, deveria pensar-se em que jogadores queremos que, daqui a 30/40/50 anos, sejam também eles alvo de homenagem por terem contribuído para engrandecer o clube.

Não é, certamente, com ligação de 1 anos que os jogadores vão ficar na nossa história. Nem serão os jogadores medianos que irão marcar uma era.
É preciso vontade de manter os grandes jogadores por cá, pelo menos uns 4/5 anos.