Fernando Chalana

Avançado, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 12 épocas (1976-1984, 1987-1990), 318 jogos (24745 minutos), 47 golos

Títulos: Campeonato Nacional (6), Taça de Portugal (2), Supertaça (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)
Treinador, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2002-2002, 2008-2008), 11 jogos (4 vitórias, 3 empates, 4 derrotas)

andre_diogo

Citação de: Óleo em 11 de Agosto de 2022, 13:33
Citação de: andre_diogo em 11 de Agosto de 2022, 13:19
Citação de: Mikeslb1904 em 10 de Agosto de 2022, 21:28

Uma sugestão séria à Administração do Serbenfiquista:

- vultos grandiosos da Nossa história, que honraram o nosso nome e que o engrandeceram, não devem estar na mesma categoria "de águia ao peito" que outros...

Sugiro, veementemente, a criação de um outro separador, por exemplo "Panteão Serbenfiquista" onde estariam nomes gigantes da Nossa história e amigos/companheiros aqui do SB que partiram para o Anel Eterno.

Já tinha saudades de ver malta a queixar-se dos separadores da secção "Passado".

Estou no fórum há 14 anos, já vamos na terceira solução e pelos vistos continua a não ser consensual.

Criamos então esse separador com nomes gigantes da história... e depois mantêm-se nomes  como o Preud'Homme ou o Miccoli na mesma secção dos Paulos Sousa e afins. Fantástico.

Para mim o modelo anterior estava bom. Criaria a seguinte nomenclatura: Imortais, Heróis, Saudosos, Discretos e Pérfidos.

Carregar o fórum com separadores é mau em termos de layout

ABenficaC

A questão da identidade com o clube, ou se quisermos da lenda, vai muito para lá dos números. Por isso, é que podemos ter hoje em dia jogadores anos seguidos e não serem lendas. Isto é um problema do futebol moderno e em especial dos clubes como o Benfica.
Qualquer forma é o tempo que testa a miticidade de um jogador. Cardozo, Luisao, Jonas fazem sem duvida parte da história do clube, o tempo vai se encarregar de os colocar no sítio certo. Exemplo, Cardozo marcou muitos golos, mas para mim o que o pode coloca4 no patamar de miticidade foi a sua postura no funeral do Eusébio,  onde se comportou como alguém que transportava a energia das lendas antes dele. Ele não nasceu cá, mas entendeu perfeitamente o clube.
Outro exemplo, mas pelo outro lado é o João Pinto, para mim nunca serauma lenda do clube,, porque basicamente ele sempre se colocou acima do Benfica, era idolatrado e pensava mesmo que estava acima do clube. Por isso é que ainda hoje não tem qualquer carinho pelo clube.

NSC

Citação de: Aveiro_boy em 11 de Agosto de 2022, 12:44
Jonas é uma referência... Cardozo idem... Quer se goste ou não Luisao também o é... E podem gozar mas por aquilo que passou e o que mostra actualmente Gilberto também o vai ser...
O Gilberto?
Caramba, que as férias estão a ser bem aproveitadas.

Óleo

Citação de: ABenficaC em 11 de Agosto de 2022, 13:53
A questão da identidade com o clube, ou se quisermos da lenda, vai muito para lá dos números. Por isso, é que podemos ter hoje em dia jogadores anos seguidos e não serem lendas. Isto é um problema do futebol moderno e em especial dos clubes como o Benfica.
Qualquer forma é o tempo que testa a miticidade de um jogador. Cardozo, Luisao, Jonas fazem sem duvida parte da história do clube, o tempo vai se encarregar de os colocar no sítio certo. Exemplo, Cardozo marcou muitos golos, mas para mim o que o pode coloca4 no patamar de miticidade foi a sua postura no funeral do Eusébio,  onde se comportou como alguém que transportava a energia das lendas antes dele. Ele não nasceu cá, mas entendeu perfeitamente o clube.
Outro exemplo, mas pelo outro lado é o João Pinto, para mim nunca serauma lenda do clube,, porque basicamente ele sempre se colocou acima do Benfica, era idolatrado e pensava mesmo que estava acima do clube. Por isso é que ainda hoje não tem qualquer carinho pelo clube.

O Cardozo é muito católico e devoto à Santa Mãe. Foi o único que se aproximou do King para rezar por ele, tocar-lhe e despedir-se. Foi dos gestos mais profundos da história do Benfica e de uma beleza humana indescritível. O Cardozo foi dos meus ídolos de infância. Penteava o cabelo como ele, usava a camisola estampada e no meu primeiro ano de Liceu, no 7 ano, fui batizado de "Cardozo" pelos funcionários e alunos do 12. Era carismático e sensível. Há coisas que a Providência parece avisar desde o princípio. O golo do Cardozo ao Cluj, o toque de bola do Jonas contra o Arouca, algo que agora está a acontecer com o Enzo. Não engana.

NSC

Citação de: slbenfica_croft em 11 de Agosto de 2022, 13:18
Citação de: PontapeDoIsaias em 11 de Agosto de 2022, 12:48
Citação de: Aveiro_boy em 11 de Agosto de 2022, 12:44
Jonas é uma referência... Cardozo idem... Quer se goste ou não Luisao também o é... E podem gozar mas por aquilo que passou e o que mostra actualmente Gilberto também o vai ser...
Malta vamos parar com isso sff.

Meter Chalana no meio desses nomes é criminoso.

Eusebio,Nénè e Chalana estao acima de qualquer um desses e provavelmente qualquer um outro que vestira esta camisola novamente
Há coisas que são felizmente altamente discutíveis num clube da dimensão do BENFICA.

E digo felizmente porque quer dizer que tivemos vários grandes jogadores.

Os 3 mais recentes referidos acima são parte da nossa historia e estão num lugar de relevo.

Naturalmente não no Olimpo. Mas por exemplo tu nem falas de Coluna o que pode ser entendido como um crime por muitos.

Para o meu velhote por exemplo nem é questão. Nem Eusébio é Coluna. Para ele o Sr. Coluna está acima de todos os outros destacadamente.

Depois tens felizmentes muitos outros vultos e mitos, desde o Sr. José Augusto, Sr. Simões, Sr. Humberto, Bento, Jaime Graça, Germano, Vitor Martins, passando pelo Sr. Angelo Martins que os Benfiquistas que nem o conhecem deviam levar umas chibatadas valentes, etc etc etc e ainda tens dois servidores do clube como nenhum outro na figura de Toni e Sheu, dois excelentes jogadores que serviram para lá das quatro linhas e com sacrificio pessoal. São imensos.
E os de antes que estão esquecidos?
O Julinho, o Rogério Pipi, o Espírito Santo, o Félix Pantufas, o Francisco Ferreira, o Arsénio, o Albino, o Valadas...

ABenficaC

Alguém sabe quais são os dois jogadores que ele se refere? Embaló e Dantas?

https://youtu.be/mLCBe2pRDiM?t=1299

areal

Citação de: ABenficaC em 11 de Agosto de 2022, 14:57
Alguém sabe quais são os dois jogadores que ele se refere? Embaló e Dantas?

https://youtu.be/mLCBe2pRDiM?t=1299

Sim são esses dois.

Red Bullet

Citação de: Óleo em 11 de Agosto de 2022, 10:47
A interpretação que faço do Chalana baseia-se em testemunhos do meu pai e de outros benfiquistas. Consideram superior a Figo e Futre? É que se for o caso, fica apenas atrás de Eusébio e Ronaldo.

Sendo Benfiquista sou suspeito, mas um sportinguista bem mais velho q eu tem exactamente a mesma opinião: Figo e Futre claramente inferiores ao Chalana.

cipri_slb

Nao fazia ideia que tinha tido depressao depois daquela experiencia como treinador interino em 2008.

ZeaDuart

Rui Tovar a relatar...quando o Chalana pegava na bola, aquilo é que era!!! Mais palavras houvessem. Saudades de um bom relato...

lancadordedois

Citação de: cipri_slb em 11 de Agosto de 2022, 15:20
Nao fazia ideia que tinha tido depressao depois daquela experiencia como treinador interino em 2008.

olha que eu acho que a coisa começou quando foi para França... e por motivos nao desportivos apesar do proprio dizer que medicos no bordeu era chapeu...e nao tratar as micro roturas.

pá , acho que nao vale a pena irmos por esse caminho , vamos respeitar a memoria de alguem que deu tudo fora e dentro do campo.

marcosantos

Por fim, fez referência à doença que condicionou os últimos anos de vida do futebolista que envergou a camisola dos encarnados por mais de 400 vezes: "Tendo em conta a prisão interior em que viveste nos últimos anos, é com um sorriso que penso, no meio da imensa tristeza, que tu, querido Chalana, ainda tiveste engenho e arte para, com um movimento de ginga, sentares a doença e avançares para o campo agora aberto para ti, rumo ao golo. Lenda Absoluta. Ouves o barulho ao fundo? É a multidão, rendida, a fazer-te vénias. E está lá o puto Pedro. De lágrimas nos olhos. Bom descanso, melhor número 10 de sempre".

by Pedro Ribeiro

cipri_slb

Citação de: lancadordedois em 11 de Agosto de 2022, 15:28
Citação de: cipri_slb em 11 de Agosto de 2022, 15:20

olha que eu acho que a coisa começou quando foi para França... e por motivos nao desportivos apesar do proprio dizer que medicos no bordeu era chapeu...e nao tratar as micro roturas.

pá , acho que nao vale a pena irmos por esse caminho , vamos respeitar a memoria de alguem que deu tudo fora e dentro do campo.

Eu disse aquilo porque vi a reportagem da Sporttv sobre ele e o Nuno Gomes falou que ele tinha ficado bastante abalado com a experiencia como treinador da equipa principal.