Futsal Feminino 2019/2020

Teka_91

Citação de: GoldenState em 27 de Agosto de 2019, 17:27
Marta Sarroeira é a miúda capitã das juniores?

Não me parece que seja jogadora para a equipa principal.
É a capitã, sim.

Naquela posição dificilmente.
Mas é uma jogadora com um perfil interessante, muito tranquila em campo, boas noções tácticas.
Falta ali um pouco de "nervo". Está quase sempre no sítio certo, falta depois a agressividade sobre o espaço, sobre a bola.

E algum critério a pautar o jogo. Tem boa visão, qualidade de passe, mas depois precipita-se.

Que aproveite muito bem este estágio para ficar de olhos postos na Inês.
É uma masterclass de borla  ^-^


Teka_91


Xonas_14


Gradinni



Universo Benfica

Na meia-final, disputada na manhã deste domingo, o Benfica derrotou a equipa do Santo Cristo por 9-1. As marcadoras dos golos benfiquistas foram Sara Ferreira (4), Janice, Fifó, Catarina Ribeiro, Raquel Santos e Patrícia Mexia.

No jogo que decidia o vencedor, na parte da tarde, as águias voltaram a superiorizar-se e triunfaram perante a formação do Alves Roçadas por 19-0. Inês Fernandes (4), Catarina Ribeiro (3), Janice (3), Fifó (2), Maria (2), Nina (2), Raquel (2) e Martinha marcaram os tentos da partida, que ao intervalo registava o score de 9-0.



O conjunto liderado por Pedro Henriques terminou assim da melhor maneira o estágio realizado no norte do País. Na sexta-feira (30 de agosto), saliente-se, a formação de futsal feminino foi recebida na Câmara Municipal de Vimioso.

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2019/09/01/futsal-feminino-modalidades-benfica-vence-torneio-de-pre-epoca

anarcos




Fifó: "Quero chegar ao topo"

Ana Gonçalves, mais conhecida por "Fifó", 19 anos, jogadora de futsal. Com 18 anos já andava nas bocas do Mundo pelo talento que demonstrava nos pavilhões em que passava. Hoje, com apenas mais um ano, Fifó já não é uma promessa ou revelação – é umas das melhores jogadoras do planeta. De opiniões bem vincadas, a atleta aborda diversos assuntos que envolvem a modalidade ou até mesmo a própria sociedade. A não perder!


Apesar de já estar no Benfica há muito tempo, até aos Jogos Olímpicos da Juventude era algo desconhecida para o "comum português". De repente, e com ainda 18 anos, chega a Buenos Aires e faz 21 golos, ganha um troféu, fica nomeada para "melhor jogadora do mundo" e vê notícias que comparam os seus recordes com os de Ricardinho e Ronaldo. Como é que isto se gere?

É sempre diferente. Não é fácil gerir isto tudo de um momento para o outro, tem de se ter a cabeça no sítio e os pés bem assentes no chão. É como se um dia não soubessem quem tu és e no outro já toda a gente te conhece. Não é algo normal estar entre esses dois grandes nomes do desporto português. É um motivo de orgulho e de superação.

Durante parte desse período,  talvez tenha tido um dos mais difíceis na minha curta carreira. Tive uma lesão, uma rotura na coxa, o que me deixou fora do apuramento da seleção A feminina para o Europeu, e tive pouco tempo para conseguir recuperar a 100%, de modo a conseguir ir aos Jogos Olímpicos e ajudar a nossa seleção. Felizmente correu tudo muito bem, ainda que no primeiro jogo houvesse algum receio por voltar a jogar e ser o primeiro jogo após a lesão, mas a partir daí as coisas foram-se desenrolando e acontecendo naturalmente, tornando-se naquilo que ficou para a História. Uma experiência única na vida de todas nós.

É, incontornavelmente, um exemplo para qualquer amante de futsal ou qualquer outra modalidade. Para além do talento, do trabalho e da dedicação, quais considera serem os elementos fundamentais para o sucesso de um atleta?

Fico feliz por olharem para mim e me verem como um exemplo, isso dá-me uma certa pressão e responsabilidade, mas é uma responsabilidade boa.

É o esforço, é o querer sempre mais, acreditar que é possível e que vamos conseguir. Se acreditarmos em nós próprios, é meio caminho andado para conseguirmos chegar ao sucesso. Temos de fazer muitos sacrifícios e, principalmente, temos de ter muito compromisso.

Sendo uma jovem com 19 anos, nunca pensou "podia estar agora com as minhas amigas e estou aqui"? Como é que geriu, ao longo anos, o facto de ter de tirar sempre tempo da sua vida social e pessoal para dar ao futsal?

Não é fácil, enquanto crescemos, entender e viver com isso. Só começamos a perceber que tem de ser assim quando nos tornamos mais maduros. Não foi fácil ter de dizer muitas vezes um "não" aos meus amigos e até à minha família. Mas eu sabia bem aquilo que queria, sabia que todos eles podiam não entender na altura, mas, mais tarde, iriam acabar por perceber. Era o que eu tinha que fazer e o caminho que eu achava que tinha que seguir. Não me arrependo de nada, aliás, se hoje cheguei onde cheguei foi porque teve de ser assim, e ainda quero mais. Quero chegar ao topo!

Conhecendo as suas capacidades melhor que ninguém, seria aquilo que é no futsal se tivesse tido uma maior oportunidade no futebol de 11?

Essa é uma pergunta difícil de responder. Eu já pratiquei futebol de 11 também, apenas 1 ano. Na altura tive de escolher entre futsal e futebol de 11 e o futsal sempre me chamou mais a atenção, pela sua intensidade, por ser um jogo mais "incerto", acho que a adrenalina é algo diferente. O que posso garantir é que neste momento jogo e escolhi futsal, mas se por acaso jogasse futebol de 11, o meu esforço, trabalho, dedicação e querer iria ser o mesmo!

Quando se olha para as nomeadas a melhor jogadora do mundo, salta-nos à vista algo interessante: nestas 10 jogadoras, 5 são brasileiras. É certo que costuma-se dizer que os brasileiros nascem com uma bola colada ao pé, mas o que é que acha que se faz de diferente no Brasil, em concreto, no que ao futsal feminino diz respeito?

Não é só no Brasil. Países como Itália e Espanha, principalmente, são países que já apostam mais no desporto feminino, e neste caso no futsal feminino. Existem equipas profissionais, em Portugal ainda nenhuma equipa é profissional... é a diferença. Estamos a crescer mas ainda não chegámos a esse passo que nos vai dar mais chance de chegar ao topo e sermos todas cada vez melhores. De nos conseguirmos igualar aos outros países e outras seleções. O futsal feminino em Portugal cresceu bastante nestes últimos anos, só nos falta mais apoio de patrocinadores, entre outros factores, para chegarmos mais longe. Penso que falta o profissionalismo, poderes dedicar-te 100% a isto. Como costumo dizer, os pormenores fazem a diferença, e acho que é mais por aí.

Mas nós também não nos podemos queixar. Aliás, somos um país com 11 milhões de habitantes que tem Ronaldo, Ricardinho, Madjer...e Fifó. Sente que é mesmo da nossa cultura?

Portugal, costuma-se dizer, que é um país pequeno comparado com os outros, mas na realidade é um país enorme. Temos conseguido grandes conquistas colectivas nos últimos anos. E, individualmente, sem dúvida que somos um país que está no topo. Temos grandes referências a nível mundial e isso é um motivo de orgulho. Representamos bem o nosso país e isso é o mais importante.

A grande evolução, nos últimos anos, do futebol, futsal e futebol praia feminino é inegável. Apesar disso, ainda existem muitas pessoas que duvidam da espetacularidade de um jogo feminino que envolva uma bola nos pés. Acha que ainda existe muito esse preconceito, por parte da sociedade portuguesa?

Sinto que neste momento as pessoas já não olham tanto para nós assim. Temos tido muito apoio do público e dos portugueses. O mais recente exemplo é o Europeu de futsal feminino. O pavilhão estava cheio e tivemos o público português a gritar por nós durante todo o jogo. Recebemos muitas mensagens, muito carinho, muito apoio, e isso ajuda-nos imenso a pensar e a acreditar que é possível. O apoio de todos é importante para todas nós. Penso que as pessoas por si mesmas já se deslocam aos pavilhões porque gostam de ver mulheres a fazer desporto. Mas a "culpa" disso também é nossa, todas damos o melhor de nós e tentamos dignificar o desporto feminino, cativando de alguma forma o público. Quanto melhor fores naquilo que fazes e mais sucesso tiveres mais as pessoas se interessam e gostam de ver. Acho que é mais por aí.

O mundo do futebol está cada vez mais louco. Cada vez se gasta mais por um jogador, dá-se um contrato milionário, uma série de regalias, etc. Com certeza que a Fifó joga ou jogou contra jogadoras que têm dois trabalhos para sustentar, por vezes, uma família, e no entanto vão para o campo sempre com determinação e, muitas das vezes, com imenso talento. Neste mundo da "bola nos pés" cada vez mais desigual, qual deve de ser o caminho?

O caminho, como disse, deve ser a igualdade. Como referi anteriormente, neste caso, no futsal, há pessoas que não têm noção de que nós não somos profissionais e isso faz toda a diferença. Poderes-te dedicar a 100% a isto dá-te mais margem de progressão, mais evolução, mais sucesso. E, infelizmente, em Portugal, ainda não chegámos a esse ponto, mas acredito que daqui a um tempo o consigamos.

No meu caso, eu jogo futsal e estudo, mas tenho colegas de equipa que trabalham e jogam futsal. E nem sempre é fácil conciliar as duas coisas, não é fácil chegares de um dia de trabalho e teres de treinar às 22h, saindo tarde e chegares a casa tarde para no dia a seguir, de manhã, já estares de pé para ires fazer a tua vida normal. Há dias que estamos mais cansadas, há dias que não correm tão bem. E as pessoas não pensam nisso por vezes. É mais fácil apontar o dedo sem sequer tentar perceber o porquê. Nós tentamos sempre dar o melhor de nós e damos tudo o que conseguimos dentro de campo. Mas é claro, se conseguíssemos dedicar-nos a 100% ao futsal, seria muito mais fácil em todos os aspectos – teríamos mais tempo de descanso, melhores recuperações, melhorar pormenores e muitos outros fatores importantes.


Respostas rápidas:

Nascer-se com talento ou com uma grande capacidade de trabalho?
O talento ajuda, mas o trabalho completa.

Numa final, para bater o penalti decisivo que dá a vitória ao Benfica: Fifó ou Janice?
A que se sentir mais confiante. Qualquer uma das duas pode decidir.

De todos os seus muitos troféus, qual é o que tem mais significado e impacto em si?
Os Jogos Olímpicos da Juventude são e vão ser sempre uma competição especial pela sua dimensão e pelo troféu ser diferente de todos os outros. Mas todos os outros para mim são importantes, um jogador alimenta-se de títulos.

O que é que tem mais importância para si: um golo pelo Benfica ou um golo por Portugal?
Ambos. Sinto-me feliz a ajudar a contribuir, tanto pelo Benfica como pelo nosso país. Mas defender o nosso país, a nossa nação, é sempre algo diferente e especial.

De todas as jogadores que conhece, qual delas vê como uma referência?
A Inês Fernandes. Não só pelo seu talento, mas pelo seu trabalho também. Está sempre disposta a ajudar qualquer jogadora, mostra e passa para nós todos os seus valores e o caminho que devemos seguir. Ajudou-me imenso na minha evolução.


Perguntas dos leitores:

(jp_adf) Tens algum troféu especial que queiras ganhar muito?
Felizmente sinto-me uma sortuda nesse aspecto. Com 16 anos já tinha todos os títulos em disputa ganhos em Portugal (Supertaça, Taça de Portugal, Campeonato). Depois consegui juntar outras conquistas muito importantes, como por exemplo os Jogos Olímpicos da Juventude, etc. Individualmente, ambiciono chegar ao topo, ser a melhor do mundo. Coletivamente, gostava de conseguir ganhar um europeu ou mundial pela nossa seleção.

(joao_simoes_10) Quando começaste a jogar futsal, acreditavas que ias ser uma das melhores jogadoras do futsal feminino?
Não. De facto não acreditava sequer chegar onde cheguei, sobretudo tão cedo. Era um sonho e acho que o estou a viver ainda. Mas desde sempre soube aquilo que eu queria para mim e aquilo que eu ambicionava. Não quero ser melhor nem pior, quero ser diferente. E sei que ainda posso dar muito mais de mim e muito mais à modalidade, e é para isso que estou a trabalhar, para poder cada vez chegar mais longe e cada vez mais dignificar e elevar bem alto o futsal feminino.

https://odesportista.net/fifo/

Gradinni

Transmissões:

06/10 16h Benfica - LPS - 11
13/10 16h Golpilheira - Benfica - 11

anarcos

Equipa do Ano na Gala "Quinas de Ouro 2019".

Fifó Jogadora do Ano.

:slb2:

Xonas_14

Citação de: anarcos em 02 de Setembro de 2019, 21:44
Equipa do Ano na Gala "Quinas de Ouro 2019".

Fifó Jogadora do Ano.

:slb2:

Fazia muita azia o Bruno Fernandes ter ganho , era domínio do Benfica

anarcos


Teka_91


TeamRocket37

Sporting
Novasemente
Lombos
Vermoim
Santa Luzia

É o campeonato para perceber quem fica em 2º lugar.

Leões de Porto Salvo vão ser a supresa do campeonato.

Xonas_14

Citação de: TeamRocket37 em 05 de Setembro de 2019, 12:04
Sporting
Novasemente
Lombos
Vermoim
Santa Luzia

É o campeonato para perceber quem fica em 2º lugar.

Leões de Porto Salvo vão ser a supresa do campeonato.

Acredito na conquista do título mas não vai ser assim tão fácil, acho que a fase final vai ser muito equilibrada

TeamRocket37

Citação de: Xonas_14 em 05 de Setembro de 2019, 16:14
Citação de: TeamRocket37 em 05 de Setembro de 2019, 12:04
Sporting
Novasemente
Lombos
Vermoim
Santa Luzia

É o campeonato para perceber quem fica em 2º lugar.

Leões de Porto Salvo vão ser a supresa do campeonato.

Acredito na conquista do título mas não vai ser assim tão fácil, acho que a fase final vai ser muito equilibrada

Temos um novo treinador novo Pedro Henriques só de tem de meter a equipa a jogar muito melhor futsal..