Emblema do Sport Lisboa e Benfica

pirolito1

Citação de: pexim em 13 de Novembro de 2022, 11:33
O que mais me choca quando vejo alguém apresentar grandes alterações ao emblema, são os argumentos. Não consigo entender nem um.
É porque é para "modernizar", mas ninguém esclarece o que isso significa.
É porque é para ficar "clean".
É porque é para tirar a roda.
É porque é para tirar o "E PLURIBUS UNUM".
É porque é para tirar o azul.

Basicamente, estão a dizer que não gostam do emblema do Benfica. Custa-me imenso entender isto.
Muitos dos que queriam alterações de grande monta sabem-no, de certeza, mas faz bem s todos estudar um bocadinho da história do Benfica e da construção do emblema. Talvez deixassem de querer tantas mudanças.

Para além do mais, quais seriam os benefícios concretos da alteração do emblema?
Vamos atrair mais adeptos com essa alteração? Obviamente que não.
Vamos atrair mais patrocinadores? Obviamente que não.
Vamos atrair melhores jogadores? Obviamente que não.
Vamos fazer mais dinheiro em merchandising? Eventualmente algum, no início, por ser novidade, mas nada de conjuntural.
Vamos ganhar mais prestígio internacional? Obviamente que não.

Então, que benefício é que poderemos tirar disso?
Por mais que pense, não consigo entender.

Revejo-me em tudo o que dizes. E até acho que o emblema deveria ter pequenos ajustes.

Deixo aqui uma lista de artigos do Alberto Miguéns que todos os que querem mudar deveriam ler. Porque para mudar também é preciso conhecer a história e tenho a certeza que a maioria dos que querem mudar não a conhecem.

https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2019/07/grupo-sport-de-benfica.html

https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2019/07/grupo-sport-de-benfica.html

https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2020/12/emblema-apesar-de-ter-chegada-tarde.html

https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2016/12/glorioso-emblema.html

https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2017/02/regresso-as-origens-com-modernidade.html

Nem sequer aprecio a proposta dele, mas deve ser lido.

pirolito1

Citação de: Aka em 13 de Novembro de 2022, 12:04
Citação de: pexim em 13 de Novembro de 2022, 11:33O que mais me choca [...]

As alterações teriam de ser feitas para corrigir erros cometidos e ir mais ao encontro daquilo que é realmente o emblema do Benfica. O melhor exemplo disso é a águia não estar a segurar a faixa.
Depois há detalhes que não precisam de ser retirados mas sim melhorados: o aspecto da águia, a roda em si. Pessoalmente, acho que um azul bem mais escuro traria maior balanço nas cores do emblema e que a águia em vez de ser amarelo puro poderia ter um tom mais claro e suave. Também gostava que o escudo estivesse centrado na roda e não caído.
Já não concordo quando alguém escreveu que a bola deveria ser actualizada porque parece uma bola de voleibol. Isso, para mim, não faz sentido. É uma bola histórica, é assim que deve permanecer. Seria para actualizar para quê? Uma bola preta e branca com pentágonos e hexágonos? Tipo o Maccabi Haifa? Credo.
Outra ideia que não compreendo é a de manter o círculo mas deixar de ser uma roda de bicicleta. Então aquilo fica o quê?

Eu sei que há muitos clubes que tentam simplificar os seus emblemas mesmo mantendo a sua estrutura reconhecível, mas julgo que no nosso simplificar em demasia torna-o demasiado cartoonizado e retira a lógica das suas partes.

Sei que ninguém vai gostar, mas...

Pois, realmente não gosto nada das tuas alterações. Nem me parecem ter sentido.

Não puseste a águia a segurar a faixa.

A roda devia ter um aspecto de roda de bicicleta.

A alteração de amarelo e branco para esses cinzentos claros não me parece ter lógica, porque até fica pior.

Não alteraria o azul, o que temos parece-me perfeito para o nosso símbolo.

aquaris

Citação de: Mont31ro em 13 de Novembro de 2022, 12:33

Para além do mais, quais seriam os benefícios concretos da alteração do emblema?
Vamos fazer mais dinheiro em merchandising? Eventualmente algum, no início, por ser novidade, mas nada de conjuntural.

Nao se podia ter feito todas essas perguntas as outras vezes que o simbolo foi modernizado? Ou que ja foi a tanto tempo que ninguem se lembra. Eu ja tinha 9 anos quando foi alterado a ultima vez. A cada 20-30 anos o simbolo foi alterado.  Que nao quer dizer que tenha que ser feito. Mas todas essas perguntas podiam ter sido feitas as ultimas vezes e as respostas seriam as mesmas.
A maior parte das vezes os símbolos são modernizados para facilitar o seu uso em merchandising, incluindo (essencialmente) redução dos custos do seu uso...

Aka

Citação de: pirolito1 em 13 de Novembro de 2022, 13:30Não puseste a águia a segurar a faixa.

Pá, só mudei as cores.

Citação de: pirolito1 em 13 de Novembro de 2022, 13:30A roda devia ter um aspecto de roda de bicicleta.

Ou seja, isto?

Eu nunca vi foi uma roda de bicicleta que fosse cinzenta ou branca com dourados, mas isso se calhar sou eu.

Tanto que 80% dos benfiquistas nem faz ideia de que aquilo que está no emblema é uma roda de bicicleta e ficam admirados quando aprendem. Porque será?

Citação de: pirolito1 em 13 de Novembro de 2022, 13:30A alteração de amarelo e branco para esses cinzentos claros não me parece ter lógica, porque até fica pior.

É demasiado amarelo, não sei bem porquê. Porque é que S.L.B. tem de estar em amarelo? Desde quando uma bola de futebol foi amarela? Por algum motivo o Aston Villa retirou grande parte do amarelo.

rotepa

Tirando as estrelas, não ha nada que mexer no simbolo.

Isto era so deitar energia para fora, quando o assunto é manter-nos ad vitam eternam ao nivel em que a equipa esta hoje.

aquaris

Citação de: Aka em 13 de Novembro de 2022, 13:38
Citação de: pirolito1 em 13 de Novembro de 2022, 13:30Não puseste a águia a segurar a faixa.

Pá, só mudei as cores.

Citação de: pirolito1 em 13 de Novembro de 2022, 13:30A roda devia ter um aspecto de roda de bicicleta.

Ou seja, isto?

Eu nunca vi foi uma roda de bicicleta que fosse cinzenta ou branca com dourados, mas isso se calhar sou eu.

Tanto que 80% dos benfiquistas nem faz ideia de que aquilo que está no emblema é uma roda de bicicleta e ficam admirados quando aprendem. Porque será?

Citação de: pirolito1 em 13 de Novembro de 2022, 13:30A alteração de amarelo e branco para esses cinzentos claros não me parece ter lógica, porque até fica pior.

É demasiado amarelo, não sei bem porquê. Porque é que S.L.B. tem de estar em amarelo? Desde quando uma bola de futebol foi amarela? Por algum motivo o Aston Villa retirou grande parte do amarelo.

As bolas feitas de couro, que eram representadas em desenhos como sendo de cor amarela.
é a bola representada no símbolo.

SimaoVintage

Algo interessante a explorar seria colocar a águia dentro do escudo a substituir a bola. Como o Eintracht Frankfurt tem.

Mont31ro

Citação de: aquaris em 13 de Novembro de 2022, 13:32
Citação de: Mont31ro em 13 de Novembro de 2022, 12:33

Nao se podia ter feito todas essas perguntas as outras vezes que o simbolo foi modernizado? Ou que ja foi a tanto tempo que ninguem se lembra. Eu ja tinha 9 anos quando foi alterado a ultima vez. A cada 20-30 anos o simbolo foi alterado.  Que nao quer dizer que tenha que ser feito. Mas todas essas perguntas podiam ter sido feitas as ultimas vezes e as respostas seriam as mesmas.
A maior parte das vezes os símbolos são modernizados para facilitar o seu uso em merchandising, incluindo (essencialmente) redução dos custos do seu uso...
Ok? Esse argumento nao se pode fazer tanto agora como todas as outras vezes que se mudou? Eu nao estou a dizer qur nao ha resposta para aquelas perguntad. Estou a dizer que as respostas sao as mesmas agora que eram todas as outras vezes que se trocou.

pexim

Citação de: SimaoVintage em 13 de Novembro de 2022, 14:38
Algo interessante a explorar seria colocar a águia dentro do escudo a substituir a bola. Como o Eintracht Frankfurt tem.
Em todos os teus comentários, apenas demonstras que não gostas do emblema do Benfica. É muito curioso.

Cob92

Deixam-se disso o nosso simbolo ta lindo.

A clubes como a AS Roma com simbolos bem mais feios.

O nosso ta perfeito.

alsohugo

Citação de: pexim em 13 de Novembro de 2022, 14:50
Citação de: SimaoVintage em 13 de Novembro de 2022, 14:38
Em todos os teus comentários, apenas demonstras que não gostas do emblema do Benfica. É muito curioso.

É mais um que apareceu de pára-quedas e anda a espalhar magia em todos os tópicos.

odistraido

Tirem as estrelas e não inventem moda.

tferreira

É tirar as estrelas e não mexer mais.

andre_diogo

Citação de: Cob92 em 13 de Novembro de 2022, 15:50
Deixam-se disso o nosso simbolo ta lindo.

A clubes como a AS Roma com simbolos bem mais feios.

O nosso ta perfeito.
Entre os clubes italianos se calhar até é dos melhorzitos.  O que gosto mais é o da Lazio mas tambem nao enche as medidas