Julian Weigl

Médio, 30 anos,
Alemanha
Equipa Principal: 4 épocas (2020-2022), 115 jogos (8492 minutos), 5 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1)

sergio19azb

Citação de: patrickvieira em 16 de Março de 2022, 13:10
Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 16 de Março de 2022, 12:54
Citação de: kramxel² em 16 de Março de 2022, 12:40
Ontem estive a rever o jogo e não foi tão negativo como à partida parecia. Teve algumas dificuldades em sair a jogar (como o resto da equipa), mas os poucos lances em que efectivamente conseguimos passar as 1as linhas de pressão, foram por iniciativas suas.

A questão de recuar para cima dos centrais, que tinha ontem falado brevemente com o rkc, era obviamente instrução para acompanhar o Berghuis, quando este se juntava ao Haller na frente.
Claro que depois faltava muitas vezes alguém na cabeça da área, mas isso são opções.

Mas qual negativo? Nem tão nem tão pouco, não hovue negativo coisa nenhuma.

Temos várias razões no 11 para não conseguirmos sair a jogar com qualidade, Weigl é literalmente a última delas. Quem nos dera que os outros dessem as garantias que ele dá ao nível de processos básicos de receber, ler e executar falhando o menos possível. Não passávamos a vida a mandar bombo da defesa como passamos.

E a defender a inteligência também está toda lá. Não só corre muito como corre bem.
então o medio organizador de jogo é a ultima razão para não conseguirmos organizar jogo, não faz sentido
não é o único culpado mas não está isento
Não está isento nao mas olha para a equipa de ontem, da posição 6 para a frente é so loucos e velocistas, excepção do Ramos.

O Weigl se vai arriscar mais, passamos a ter uma equipa completamente partida.
É preciso olhar para o jogo do Benfica e analisar um todo.

Imaginem o jogo sem o Rafa. Tiramos o Rafa e a que conclusao chegamos? Melhoramos?
Tiramos o Everton e mantemos o Rafa. Melhoramos?
Tiramos o Gilberto e mantemos todos os outros. Melhoramos?
Tiramos o Darwin e mantemos todos os outros. Melhoramos?

Podes tirar o Weigl, no geral a equipa vai continuar a bater bombo, a nao pressionar e a ter dificuldades em todos os momentos do jogo.

O jogador que entrar agora para aquela posição pode dar outras coisas, nao resolve problema nenhum.

rkc

Ontem estive a rever o jogo e não foi tão negativo como à partida parecia. Teve algumas dificuldades em sair a jogar (como o resto da equipa), mas os poucos lances em que efectivamente conseguimos passar as 1as linhas de pressão, foram por iniciativas suas.

A questão de recuar para cima dos centrais, que tinha ontem falado brevemente com o rkc, era obviamente instrução para acompanhar o Berghuis, quando este se juntava ao Haller na frente.
Claro que depois faltava muitas vezes alguém na cabeça da área, mas isso são opções.

O0

rkc

Citação de: J_PN em 16 de Março de 2022, 13:07
Weigl é vítima do contexto que se tornou o Benfica nos últimos anos. Vai-se comprando jogadores caros, avulso e sem qualquer critério esperando que resulte.

Dificilmente um médio com as características do Weigl terá sucesso em Portugal dada a forma como jogam, ou tentam jogar, as 3 equipas grandes. É necessário defender com poucos e para isso é importante ter jogadores com características para estar "em todo o lado". O Weigl não tem essas características, mas isso já se sabia quando o fomos contratar, não é novidade para ninguém.

Pelos vistos é novidade para quem está incumbido de gerir o clube.

Carminati

Weigl é vítima do contexto que se tornou o Benfica nos últimos anos. Vai-se comprando jogadores caros, avulso e sem qualquer critério esperando que resulte.

Dificilmente um médio com as características do Weigl terá sucesso em Portugal dada a forma como jogam, ou tentam jogar, as 3 equipas grandes. É necessário defender com poucos e para isso é importante ter jogadores com características para estar "em todo o lado". O Weigl não tem essas características, mas isso já se sabia quando o fomos contratar, não é novidade para ninguém.

vale a pena insistir uma 4 epoca nisto?

kramxel²

Temos várias razões no 11 para não conseguirmos sair a jogar com qualidade, Weigl é literalmente a última delas. Quem nos dera que os outros dessem as garantias que ele dá ao nível de processos básicos de receber, ler e executar falhando o menos possível. Não passávamos a vida a mandar bombo da defesa como passamos.

E a defender a inteligência também está toda lá. Não só corre muito como corre bem.

Esse post, não é claramente para mim.

Sou e sempre fui dos maiores defensores do Weigl, desde a sua chegada, mesmo nos 1os tempos quando levava malhas diárias neste espaço.
Sempre lutei para que aqui fosse possível discutir futebol com elevação, para além do básico "não joga nada".

Mas independentemente disso, consigo ser bastante frio nas minhas análises e não tenho qualquer problema em apontar,
quando acho que ele não está a corresponder às expectativas.

Esta época, globalmente está a ser pior para ele, e tem tido muito mais dificuldades, especialmente dese que o João Mário se desligou.

Não acho que nos últimos tempos tenha estado no nível que esteve em grande parte da época passada, mesmo em contextos mais difíceis.

Em relação ao jogo de ontem, há que ser sincero e dizer que a grande maioria da equipa fez péssimos jogos ao nível da decisão, especialmente com bola.

O Ajax pressiona com muitos jogadores, e por isso também abrem muitas crateras, especialmente no flanco oposto dessa pressão. O Benfica não tinha um plano para lidar com isso, e cometeu vezes sem conta o mesmo erro de tentar sair a jogar no meio de 3/4 jogadores.

Compreendo que esse tipo de soluções tem de ser algo treinado e preparado, mas os jogadores também têm a possibilidade de perceber o que se está a passar e antecipar esses movimentos.

É aqui que entram os jogadores, e é aqui que também entra o Weigl. Não acho que tenha estado particularmente bem nesse aspecto, que como referes e bem, é uma das suas grandes mais-valias.

Mas tal como não individualizei no meu comentário ontem, não o faço agora. O problema é geral, se o refiro especificamente aqui, é porque a minha expectativa para ele, também é maior do que para o restante plantel, que ou não sabe ou não tem capacidade para mais.

MonstroDasCuecasRotas

então o medio organizador de jogo é a ultima razão para não conseguirmos organizar jogo, não faz sentido, organizar jogo não é só passar para o lado

1 - não passa só para o lado. Estás a mentir. Sei que não estás nem aí se é mentira, mas continuas a mentir na mesma.

2 - o facto de o assumires como organizador de jogo, quando é o médio defensivo, fala por si sobre o quão superior aos outros é a esse nível. Até tu o assumes como tal. Só porque um jogador é superior aos outros a receber, ler e passar, não significa que passe a ter obrigação de ser organizador de jogo. Quem tem obrigação de fazer com mais regularidade passes de risco não é ele, são o nr 8 e o SA.

O papel de um médio defensivo que tem qualidade com bola como ele é o de dar segurança e qualidade à posse, não é sacar passes de risco a toda a hora.

E é o que ele faz, dá consistência à posse, mete a bola a girar, lê os tempos de jogo, dá envolvência à equipa. Dá curto quando tem que dar, dá apoio de tabela quando o colega precisa, bascula o jogo e mete longo ou faz passe vertical entre linhas se o colega estiver solto. Joga futebol, no fundo, usando o cérebro. E os pés acompanham. E o pulmão também. Porque para dar sistematicamente as linhas de passe que ele dá a toda a largura do campo é preciso um pulmão do crl.

SLusoB

Julian Weigl against Ajax:

🔘 48 Touches
🔘 26 Passes
🔘 100% Dribbles
🔘 100% Ground Duels
🔘 3/5 Aerial Duels
🔘 1 Foul Suffered
🔘 7 Clearances
🔘 1 Blocked Shot

AlexanderMostovoi

Concordo em parte com a tua opinião. Sim os grandes insistem em jogar um estilo de jogo que não favorece jogadores do estilo do Weigl. Mas na minha opinião deveriam fazê-lo. Os três grandes partem muito o jogo quando jogam ao ataque. A defesa é defesa e o ataque é o ataque. Não se vêm as equipas a jogar num bloco uniforme. Para mim esse é o tipo de jogo que uma equipa que quer dominar o futebol num tugao tem de fazer.

Mas lá está, pode ser o facto de gostar de futebol de posse de circulação onde as equipas jogam compactas e o momento defensivo é para 11 jogadores e o atacante também...

Não é fácil impor esse estilo de jogo, mas depois de implementado é algo que dá prazer de ver.

MonstroDasCuecasRotas

Citação de: kramxel² em 16 de Março de 2022, 13:43

Esse post, não é claramente para mim.

Sou e sempre fui dos maiores defensores do Weigl, desde a sua chegada, mesmo nos 1os tempos quando levava malhas diárias neste espaço.
Sempre lutei para que aqui fosse possível discutir futebol com elevação, para além do básico "não joga nada".

Mas independentemente disso, consigo ser bastante frio nas minhas análises e não tenho qualquer problema em apontar,
quando acho que ele não está a corresponder às expectativas.

Esta época, globalmente está a ser pior para ele, e tem tido muito mais dificuldades, especialmente dese que o João Mário se desligou.

Não acho que nos últimos tempos tenha estado no nível que esteve em grande parte da época passada, mesmo em contextos mais difíceis.

Em relação ao jogo de ontem, há que ser sincero e dizer que a grande maioria da equipa fez péssimos jogos ao nível da decisão, especialmente com bola.

O Ajax pressiona com muitos jogadores, e por isso também abrem muitas crateras, especialmente no flanco oposto dessa pressão. O Benfica não tinha um plano para lidar com isso, e cometeu vezes sem conta o mesmo erro de tentar sair a jogar no meio de 3/4 jogadores.

Compreendo que esse tipo de soluções tem de ser algo treinado e preparado, mas os jogadores também têm a possibilidade de perceber o que se está a passar e antecipar esses movimentos.

É aqui que entram os jogadores, e é aqui que também entra o Weigl. Não acho que tenha estado particularmente bem nesse aspecto, que como referes e bem, é uma das suas grandes mais-valias.

Mas tal como não individualizei no meu comentário ontem, não o faço agora. O problema é geral, se o refiro especificamente aqui, é porque a minha expectativa para ele, também é maior do que para o restante plantel, que ou não sabe ou não tem capacidade para mais.

O post era o para o conteúdo do post, não para ti.

As dificuldades a sair a jogar da equipa, como sempre, têm muito pouco a ver com o Weigl. Sem Weigl só iriam piorar muito mais ainda. Vai contar as vezes em que se bateu bombo na frente, em que se falhou recepções ou perdeu a bola sob pressão e quantas foram do Weigl.

A equipa do Benfica, no geral, é muito fraca ao nível de qualidade com bola. A quantidade de bola na frente de olhos fechados que o quarteto defensivo mete é assustadora. É de regional. Perdas dezenas de posses por jogo completamente de borla.

Vai da defesa ao ataque e Weigl é indiscutivelmente o jogador que menos oferece esse tipo de posses de bola estúpidas aos adversários. Quantas vezes perde a bola porque a lhe bateu nas tábuas ou porque perdeu noção das costas ou porque bateu bombo na frente? Pouquíssimas. Bem menos que TODOS os seus colegas. Os únicos que se aproximam, se estiverem em dia sim, são o Jan e o Grimaldo. De resto está tudo a léguas do Weigl.

Para sairmos com qualidade precisamos de mais jogadores com a qualidade de processos do Weigl, não menos.

Eu acho surreal que tenhamos acabado de ter um jogo em que batemos bombo o jogo todo e em que estejamos a perder sequer tempo a falar do jogador que menos contribui para isso. Isto era tipo queixarmo-nos que faltou velocidade e reclamar do Darwin. Ou queixarmo-nos de falta de agressividade e reclamar do Ota.

Isto irrita porquê? Pela mesma razão que irrita ver a malta que exigia e exige a cabeça do Darwin, do Rafa, do Ota, do Grimaldo... É literalmente sabotagem. Temos uma equipa de merda e estamos a dar tudo para sabotar os melhores que temos. Não descansamos enquanto não nivelarmos tudo pela mediocridade.

Parece que em vez de aproveitarmos as valias dos melhores, focamos antes a energia naquilo em que eles são mais fracos, esquecendo que os outros também sofrem da segunda parte, mas sem as valias da primeira. É desesperante.

Jb3011

Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 16 de Março de 2022, 13:50

então o medio organizador de jogo é a ultima razão para não conseguirmos organizar jogo, não faz sentido, organizar jogo não é só passar para o lado

1 - não passa só para o lado. Estás a mentir. Sei que não estás nem aí se é mentira, mas continuas a mentir na mesma.

2 - o facto de o assumires como organizador de jogo, quando é o médio defensivo, fala por si sobre o quão superior aos outros é a esse nível. Até tu o assumes como tal. Só porque um jogador é superior aos outros a receber, ler e passar, não significa que passe a ter obrigação de ser organizador de jogo. Quem tem obrigação de fazer com mais regularidade passes de risco não é ele, são o nr 8 e o SA.

O papel de um médio defensivo que tem qualidade com bola como ele é o de dar segurança e qualidade à posse, não é sacar passes de risco a toda a hora.

E é o que ele faz, dá consistência à posse, mete a bola a girar, lê os tempos de jogo, dá envolvência à equipa. Dá curto quando tem que dar, dá apoio de tabela quando o colega precisa, bascula o jogo e mete longo ou faz passe vertical entre linhas se o colega estiver solto. Joga futebol, no fundo, usando o cérebro. E os pés acompanham. E o pulmão também. Porque para dar sistematicamente as linhas de passe que ele dá a toda a largura do campo é preciso um pulmão do crl.
Obrigado!!! FDS finalmente alguém com cabeça neste tópico!

Edgar_SLB

Citação de: krak em 16 de Março de 2022, 12:24
Citação de: sergio19azb em 16 de Março de 2022, 12:20
E se achava que a equipa podia ser construída à sua volta hoje ate digo que o melhor será a sua venda e arranjar um perfil de 6 para este modelo de jogo.

Nao deixo de apreciar o jogador, nao deixo de o criticar e mudar a minh opinião. Isto sem ódios ou críticas estúpidas.

Posso dizer o mesmo do Rafa, gosto do jogador e acho que o melhor é sair.

As compras e vendas e o modelo de jogo têm que ser definidas com quem tomar as rédeas da equipa.
Não pode ser tendo em conta o actual "modelo".
Num clube bem gerido implementava-se o modelo de jogo da formação e já que é para mudar de treinador, um que jogue nesse modelo. Porque se o projeto passa por lançar miúdos na A, e bem, eles quando chegam têm de conhecer o modelo de jogo da equipa principal. Só assim conseguem ter um bom rendimento. Não podemos andar ao sabor dos treinadores da equipa principal. É ver o que fazia o barça ou o que faz o ajax e fazer o mesmo

BERNA_1961

Aproveitar o momento e tentar vender...
O Weig é certinho, passa bem, mas não tem "transporte", é lentíssimo, não tem agressividade ....

Precisamos de 2 médios que transformem esta equipa...

O melhor duo que vi nos últimos 20, 30 anos era composto pelo Matic e o Enzo.

O que seria esta equipa com um Matic e um Enzo?

Muito, muito melhor.
(claro que há outras lacunas, a começar no redes...)

sergio19azb

Citação de: BERNA_1961 em 16 de Março de 2022, 14:48
O Weig é certinho, passa bem, mas não tem "transporte", é lentíssimo, não tem agressividade ....

Muito, muito melhor.
Nao voltamos a ter dessa loiça.

BERNA_1961

Citação de: sergio19azb em 16 de Março de 2022, 14:53

Muito, muito melhor.
Não voltamos porque não há critério.
Quem investe 150M e não há um jogador que seja consensual no onze (talvez o Darwin, neste momento, seja o único), algo está errado.
Desde 2014 (tirando o Jonas que não foi comprado), não há um jogador, um único, que foi comprado que  fosse indiscutível, ídolo, que vendesse camisolas ...zero.

Pokrl

Citação de: sergio19azb em 16 de Março de 2022, 14:53

Muito, muito melhor.

2 jogadores relativamente baratos, os 2 juntos não custaram um Everton. Que não voltamos a ter dessa loiça nos próximos tempos até concordo, mas não é por uma questão de impossibilidade.