Eleições 2020

Tomahawk

#8250
Citação de: Renegado em 27 de Junho de 2020, 19:09
Sobre João Noronha Lopes

Ponto prévio. JNL seria, inquestionavelmente, um candidato forte. Adiante.

JNL é um tecnocrata e, atenção, com isto, não se assuma que resulta em descrédito, muito pelo contrário.
JNL entrou e ascendeu sólida e rapidamente, o que não é pêra doce, numa Companhia gigante mundial, cuja governance assenta fundamentalmente em relatórios de desempenho - cumprimento de KPI's - e em balanços. Destaco o cumprimento de KPI's.

Significa isto que a escola e experiência de JNL assenta quase exclusivamente na racionalidade económica do negócio, taxas de execução, de crescimento e avaliação de risco.

Daqui resulta algo que se afere facilmente: JNL é o tipo de executivo que DSO passou a vida inteira a tentar mimetizar, num quadro de corporate governance sofisticado. Nada de substancialmente novo.

Acontece que o Benfica é um Clube de futebol que tem acoplada uma marca fortíssima, a mais forte do país sem a menor sombra de dúvida.

A questão que se coloca é, pois, será que JNL terá capacidade, elasticidade de pensamento e procedimentos para implementar uma estratégia assente na geração de receita para desbaratar na vertente desportiva? Fará isto parte dos seus padrões de pensamento, enquanto tecnocrata?

O que conhece JNL do futebol Português, de todo lodo em que está imerso e dos seus meandros?

Será que o Benfica precisa de alguém que, à partida, por assim estar formatado, vem para incutir uma acentuada cultura de corporate governance sofisticada.

Tomemos o exemplo do Arsenal no seguinte: o Arsenal passou décadas sem se desviar 1 mm da da gestão e cultura que definiram para o projecto.
Isso traduziu-se em títulos? Não!

E por quê? porque estavam/estão amarrados a uma cultura de pensamento, não obstante terem contado com futebolistas extraordinários.

Qual é o problema, então do Arsenal? A racionalidade económica, a intransigência e a fidelidade a um racional subjacente.

Se há questão que, no futebol, é primordial para ganhar é a elasticidade do pensamento, a capacidade para ajustar e reinventar.

Logo, será deste tipo de perfil que o Benfica precisa?

O Benfica precisa sobretudo de uma reversão de perspectiva. Isto é:

Na vez de termos o futebol trabalhar para o negócio, o Benfica tem de criar negócio (gerar receitas), sólida e sustentadamente para alavancar a vertente desportiva.

Por outras palavras. O Benfica tem de inovar e ser muito rigoroso num plano de expansão e desenvolvimento de novos negócios, em torno da marca, aumentando exponencialmente proveitos, para em seguida ter condições de os afectar a orçamentos que nos permitem encarar outras ambições desportivas.

Porque é isto que o Benfica é, um Clube com ambições desportivas.

Ora, criar negócio, gerar proveitos, para em seguida, passo o termo, os ir desbaratar num orçamento de aposta exclusiva na vertente desportiva, sem resultados adquiridos à partida, não podemos crer que faça parte do pensamento de JNL. Porque o futebol, assuma-se, é um queimador de divisas, algo que corresponde ao exacto contrário da idiossincrasia de JNL.

Ainda que, creio, ao dia de hoje, JNL não venha a constituir lista, é preciso muito cuidado com as distrações.

Por fim deixar uma mensagem que deve ser encarada com a devida preocupação. Financeiramente, o Benfica não está nada bem. Muito pelo contrário.
E se falharmos a Champions, financeiramente, estaremos em cacos.

E a principal razão disto foi termos antecipado "o sangue que as operadoras nos dão", palavras de Vieira. Teria sido muito menos complexo gerir a dívida do que tê-la amortizado com proveitos vincendos antecipados.

A dívida, numa estrutura de receitas com as características da que o Benfica tem, de clube de futebol com proveitos mais ou menos fixos e com pouca plasticidade de áreas de negócio, teria de ter sido sempre, mas sempre, amortizada com recursos a proveitos extraordinários, como as vendas intermináveis de jogadores.

Mas, agora, já não há volta atrás. Há que encarar... o que há.
Boa análise. Tem um curriculum a nível de gestão exemplar, mas nada lhe é conhecido sobre o seu pensamento sobre o Benfica pois ao longo destas últimas 2 décadas, à excepção de ter sido um dos apoiantes de Vilarinho, nunca se lhe conheceu uma preocupação, uma intervenção sobre o estado actual do Benfica e sobre o seu futuro.

Volto a referir o que já antes afirmei sobre este tema, o Benfica precisa de uma Lista Opositora super forte e credível para conseguir derrotar Vieira, não desiludindo os que já estão convencidos da obrigatoriedade de Mudança JÁ em Outubro, e sobretudo, convencendo os indecisos que o mundo e o Benfica não acabarão se LFV cair. Daí ser preciso que todos aqueles que, tendo Benfiquismo e competência em alto grau e  disponibilidade para servir o Benfica, falem entre si, esqueçam os egos, e se juntem numa Lista única congregadora da Oposição, formando uma autêntica Lista de Salvação Nacional para o Benfica!!!
ACORDA BENFICA!!!

CarlosD

Citação de: R3nas em 28 de Junho de 2020, 19:49
Citação de: CarlosD em 28 de Junho de 2020, 19:42
Citação de: R3nas em 28 de Junho de 2020, 16:56
Citação de: CarlosD em 28 de Junho de 2020, 16:51
Citação de: R3nas em 28 de Junho de 2020, 16:44
Citação de: CarlosD em 28 de Junho de 2020, 16:31
Citação de: R3nas em 28 de Junho de 2020, 16:20
Citação de: CarlosD em 28 de Junho de 2020, 14:35
Citação de: nuno16577 em 28 de Junho de 2020, 13:52
Citação de: GroundHopper em 28 de Junho de 2020, 13:25
Citação de: nuno16577 em 28 de Junho de 2020, 13:23
Citação de: GroundHopper em 28 de Junho de 2020, 02:38
Os Tachocratas estão todos a rasca, lindo.
Mas apoias um tecnocrata possível candidato.

Correcto, mas a lista vai ter que sair de letra,  se não, não vale a pena e nem o João avança....

Não gosto de mafiosos nem de salvadores de barco em barco. Mas são escolhas  eu respeito.
Tens noção que se houverem 3 ou 4 candidatos ganha o Vieira?
Já basta o BCC para dividir votos.
Sabes também que o Noronha já esteve no Benfica com o .... Vieira?
Tens a certeza absoluta que não é mais uma candidatura à BCC?
Sabes algo sobre o Queimado se poder candidatar?

JNL esteve no Benfica com Vilarinho na luta contra Vale e Azevedo, e saiu em Outubro de 2001.
LFV chegou ao Benfica de Vilarinho em Maio de 2001.

Tecnicamente estiveram ao mesmo tempo no Benfica sim.

Quem teve também no Benfica, este sim de Vieira, foi o RGS. Vamos também achar que o RGS está se a candidatar para que LFV ganhe? Ridículo.

Assim como é asqueroso o pessoal pró-Vieira apelidar toda a oposição de Vale e Azevedo, o mesmo pode ser dito de uma ala de pró-RGS que apelida o resto da oposição como "candidatura à BCC".

Por acaso não é nenhuma ala. É o próprio. É BCC que ataca RGS e elogia LFV quase de cada vez que comunica.

Repara que não estamos a falar de BCC, estamos a falar de JNL.

Nota-se claramente, e muitos não escondem, que não querem mais ninguém a concorrer contra LFV. Apenas RGS. E como tal, todos os que aparecerem, vão levar com o mesmo rótulo que é atribuído a BCC (na minha opinião de forma injusta), numa tentativa clara de descredibilizar as candidaturas para satisfazer as suas vontades de apenas haver uma oposição a LFV.
E isso para vai totalmente contra o que eu quero, já para não falar no benfiquistas que ficam queimados quando apenas têm intenção de ajudar o nosso clube.
Eu quero é, especialmente nesta fase, que hajam vários candidatos. Várias ideias e discussão das mesmas.

Acho que o Benfica só tem a ganhar com isto, com a discussão.

Imagina que fazem um debate num canal generalista intitulado de "Presidência do Sport Lisboa e Benfica", onde estão candidatos fortes e LFV não está se quer na discussão. As pessoas vão ver o debate certamente, e o cobarde não vai estar presente.

Se apenas tivermos RGS, isto não é possível. Vão haver entrevistas a RGS, a LFV e pronto.

Tu é que falaste que uma ala pró-RGS apelida tudo de "À BCC". Errado. O que se tem dito é que BCC é para dividir votos. O que se diz sobre JNL é que pode dividir votos mesmo que não seja essa a intenção.

Repara, vivemos um período que deve ser vivido como de missão. Essa missão como adeptos do Benfica é salvar o clube. Salvar o clube é tirar de lá o Vieira. Tudo o que divida votos, com ou sem intenção, é mau.

Aconselho-te a ler o comentário ao qual eu estava a responder. Mas pelo sim pelo não, vou citar explicitamente:

"Tens a certeza absoluta que não é mais uma candidatura à BCC?"

Depois podes também reparar que quando falo na ala pró-RGS, estou a citar o tal user que chamou à candidatura de JNL, candidatura à BCC. Fiz questão de colocar entre aspas, para se perceber claramente de onde vinha.

Portanto, não, não fui eu.

Sabes tão bem como eu, que sei que estás atento a este tópico, que o pessoal quer impingir o RGS um bocado à força. E mesmo sentindo uma afinidade com o RGS e o seu benfiquismo, isto faz me muita confusão, especialmente quando ainda nem se quer apresentou o seu projecto!!

Pah vamos ouvir os projectos todos, e depois massifica-se o apoio à candidatura que parecer mais sólida.

Assim como critico a falta de democracia causada por LFV, isto para mim também não o é. E como tal, não é Benfica.

Mais respeito pelos sócios que se candidatam.

Estou super atento sim. Por isso mesmo reforço o que disse. É assim tão difícil entender que ninguém quer impingir ninguém?

Há muitos que aqui dizem que tem que se puxar pelo RGS, desde os que não gostam dele aos que gostam muito. Sabes porquê? Porque gostam mais do Benfica que deste ou daquele. Porque entenderam a missão que temos em mãos. Profundo lamento por quem não consegue entender.

Repara que não estou a criticar quem apoia RGS, mas sim quem tenta descredibilizar as outras candidaturas.

Claro que o Benfica é mais importante que qualquer candidato. Mas é importante deixar algo bem claro, não é por acharmos que um candidato tem mais hipóteses de ser eleito e como tal devemos todos apoiar esse candidato, que torna aceitável espalhar desinformação e descredibilizar candidatos sem apresentar os devidos argumentos (e provas nos casos de algumas acusações aqui feitas). Porque quando tal acontece, os valores do Benfica não estão a ser respeitados, e como tal não se trata de gostar mais do Benfica do que de candidatos, mas sim odiar mais um candidato (neste caso o LFV) do que dos valores pela qual o Benfica se rege.

Desculpa lá. Se é o próprio BCC que faz as figuras que moral há para criticar quem o critica? Haja pachorra...

Quanto ao João Noronha Lopes não vi ninguém a descredibilizar. Apenas a questionar se é o perfil que o Benfica precisa ou não.

Então tu vens para aqui dizer que não é democrático nem à Benfica apontar o dedo a outros candidatos e, excluindo o boneco do BCC, apenas discute-se um perfil e tenta-se saber se tem a experiência adequada para ser presidente do Benfica (perfil esse de alguém que nem se apresentou, ao contrário dos outros). Se não se pode discutir isso o que é que se vai discutir se muitos nem sabem a cara do homem?

Relaxa!

Que tu discordes da estratégia que o BCC tem, é legítimo.

Pode ser um boneco, pode ser um gajo sem estratégia política, pode ser um demagogo, podes ter a opinião que tu quiseres. Virem para aqui dizer que ele está a mando do LFV, e que vai para a Rádio ou seja o que for, sem apresentar qualquer evidência disso, não é correcto.

Há muita coisa que eu também não concordo com BCC. Por exemplo, não gostei nada que o BCC tenha dito que não via razões para chumbar o Orçamento. Só alguém que não está por dentro do que se estava a planear para as modalidades pode dizer algo assim. Acho que está longe de ser um gajo com o dom da palavra, nesse aspecto acho que o RGS bate aos pontos.

Por último, pára de dar a ideia de que o comentário original não existiu.

Como é que alguém diz, "Tens a certeza absoluta que não é mais uma candidatura à BCC?", num tom claramente pejorativo, não é descredibilização??

_1962_

Imaginem ter um presidente apaixonado pelo Benfica, imaginem ter um presidente que sabe e respeita a história do Benfica, imaginem ter um presidente que realmente adora futebol e o desporto em geral, imaginem ter um presidente que realmente quer o bem do Benfica.


divica

Citação de: Karel Alinho em 28 de Junho de 2020, 19:50
Citação de: Barolas em 28 de Junho de 2020, 19:45
Posso estar enganado, mas pelas palavras de PAES pode estar para aparecer mais uma candidatura, falta saber de quem.

A última parte do comentário fala em gestão desportiva E governação com transparência e de alguém que tem histórico impecável.

É a quase confirmação que haverá candidatura de João Noronha Lopes.
Para mim o que me custa sobre o joao Noronha lopes é que ele não sabe nada sobre como funciona o futebol português actualmente.
Não conhece ninguém em cargo nenhum...

Gondoriz

Citação de: melanda72 em 28 de Junho de 2020, 19:54
Citação de: hlourencoam em 28 de Junho de 2020, 19:51
Citação de: melanda72 em 28 de Junho de 2020, 19:46
Citação de: nuno16577 em 28 de Junho de 2020, 19:42
Citação de: Fanatic7 em 28 de Junho de 2020, 19:41
O RGS neste momento tem que começar a pensar em passar a sua msg a um numero maior de benfiquistas e não é neste directos na net para 100 pessoas que o vai fazer, tem de arranjar entrevistas nos canais públicos com grande destaque que assim abrangem mais gente.
Tudo a seu tempo.
Sim e ele disse e bem falta 4 messes e é cedo para pôr a carne toda no assador.
Diz que no devido tempo vai a todas as casas espor o seu programa.
O homem sabe o que está a fazer e parece-me que até agora está top.

Será que as casas o vão querer ouvir? Muitas das casas são vieiristas.
Claro que vão, e no fim muitos deles acabam por dar o braço a torcer.
Eu acredito que algo vai mudar.

Deus te ouça.

Julião Veiga

Citação de: Karel Alinho em 28 de Junho de 2020, 19:54
Citação de: IloveSLB2014 em 28 de Junho de 2020, 19:27
UISH Acusacação grave. Diz o RGS que o sistema de voto é manipulável

Nessas coisas ou se apresenta provas ou se há dúvidas que se interponha uma providência cautelar contra a utilização desse sistema nas próximas eleições.

Tanto ele como o Vieira que se deixem de "31 de boca". Só perdem com isso.
Provas do quê? Ele não disse que já houve manipulação, apenas disse que é possível manipular.

Karel Alinho

Citação de: divica em 28 de Junho de 2020, 19:59
Citação de: Karel Alinho em 28 de Junho de 2020, 19:50
Citação de: Barolas em 28 de Junho de 2020, 19:45
Posso estar enganado, mas pelas palavras de PAES pode estar para aparecer mais uma candidatura, falta saber de quem.

A última parte do comentário fala em gestão desportiva E governação com transparência e de alguém que tem histórico impecável.

É a quase confirmação que haverá candidatura de João Noronha Lopes.
Para mim o que me custa sobre o joao Noronha lopes é que ele não sabe nada sobre como funciona o futebol português actualmente.
Não conhece ninguém em cargo nenhum...

Costumas almoçar com ele?

vermelhoftw

nao podemos ter mais candidaturas espero que o noronha nao se candidate

Elio_Ribeiro

Só maiores de idade é que podem votar, certo ?

NEW

Citação de: vermelhoftw em 28 de Junho de 2020, 20:00
nao podemos ter mais candidaturas espero que o noronha nao se candidate

Ou que pelo menos acompanhe RGS

Slbttotosalvio

Citação de: Gambino em 28 de Junho de 2020, 19:37
Nao concordo com a parte do presidente do Benfica nao ter vencimento.
No futuro sim. Não ia ser o Gomes da Silva a dizer que quer que o presidente do SLB seja remunerado. Alterar isso antes das proximas eleições.

diabinho99

No ponto que eu tinha mais curiosidade sobre o RGS, que é o de ainda não ter divulgado nenhum nome de quem vai integrar a lista, claramente está a esconder o jogo, propositado, pois o próprio diz que sabe o que a casa gasta.
Vamos ver o que vem aí, mas espero que não demore muito para realmente perceber como vai á luta, pois apenas este discurso não é muito, claro que é optimo ouvir Benfiquismo como o dele mas queremos mais, qualquer maneira Vieira é para cair, daqui não leva voto.

divica

Citação de: Karel Alinho em 28 de Junho de 2020, 20:00
Citação de: divica em 28 de Junho de 2020, 19:59
Citação de: Karel Alinho em 28 de Junho de 2020, 19:50
Citação de: Barolas em 28 de Junho de 2020, 19:45
Posso estar enganado, mas pelas palavras de PAES pode estar para aparecer mais uma candidatura, falta saber de quem.

A última parte do comentário fala em gestão desportiva E governação com transparência e de alguém que tem histórico impecável.

É a quase confirmação que haverá candidatura de João Noronha Lopes.
Para mim o que me custa sobre o joao Noronha lopes é que ele não sabe nada sobre como funciona o futebol português actualmente.
Não conhece ninguém em cargo nenhum...

Costumas almoçar com ele?
Estas a dizer que o presidente do mac para esta zona da europa aos fins de semana vai almocar com pessoas ligadas ao futebol?

Que conhece pessoas na liga, concelho de arbitragem, negociatas entre os clubes e coisas desse género?

Gondoriz


Silveralho

Citação de: Fanatic7 em 28 de Junho de 2020, 19:41
O RGS neste momento tem que começar a pensar em passar a sua msg a um numero maior de benfiquistas e não é neste directos na net para 100 pessoas que o vai fazer, tem de arranjar entrevistas nos canais públicos com grande destaque que assim abrangem mais gente.
Verdade, mas ele tem noção disso e sabe que só pode tomar esse passo quando tiver os nomes todos alinhavados e candidatura apresentada.
Não se pode dar ao luxo de estar a ir já para as grandes plataformas sem ter nada de novo para apresentar.
No último mês (setembro) deverá ser a altura que torna mais forte a sua presença, para estar mais fresca na mente das pessoas.

Ele abordou um ponto que eu já tinha falado ser importante, ele ir às casas falar com as pessoas, nem tanto pela vertente de sacar votos mas mais para se dar a conhecer pessoalmente, explicar o projecto e poder mudar mentalidades com factos.


A diferença de postura de rgs vs vieira é gritante, nem vou um ser sócio do porto e sporting (que não deixa de ser uma vergonha), mas pela forma como fala e com a vontade que vemos dele de devolver a mística que tivemos em tempos, em devolver o inferno à luz, não com coreografias e foguetes mas sim com a voz dos adeptos!

Enviado do meu Redmi Note 8T através do Tapatalk