Eleições 2020

Red2802

Eu vejo a candidatura de Rui Gomes da Silva com a de alguém que reúne quatro condições essenciais e que seria um erro terrível abdicar delas na actual conjuntura do Benfica e do futebol português:

- É Benfiquista acima de qualquer suspeita.
- Não lhe são conhecidos actos ilícitos na sua vida pessoal, na sua vida profissional e na sua passagem pelo Benfica.
- Conhece o Benfica como poucos o poderão conhecer nesta altura.
- Conhece e sabe como funcionam os agentes do futebol português.

Estas características/condições sobrepõe-se a outras de natureza mais subjectiva ou emocional. O estilo truculento, alguma incontinência verbal ou a tendência para a tomada de posições pouco ponderadas são factores de menor importância neste contexto.

O próximo mandato coincidirá com o último de Pinto da Costa. Outros poderes surgirão e o Benfica tem que estar preparado para estar na linha da frente para ser uma voz activa e ouvida.

Se eu gostaria de ver alguém sem a carga negativa que exposição mediática de RGS que as suas posições provoca em alguns? Sem dúvida.

Há algumas críticas a RGS que eu subscrevo na íntegra.

Mas há outras - e uma em particular - que eu não subscrevo e é provavelmente a mais usada contra ele.

A de ser um oportunista e que só pensa em ser presidente do Benfica.

Ora, querer ser presidente deveria ser uma virtude por definição. Nem vou comentar.

Quanto à questão do oportunismo, ela só pode ser levantada por quem não conhece a história democrática do Benfica e a forma como foram surgindo as diversas candidatura à presidência ao longo da sua história.

Um oportunista só porque saiu de uma direção e agora lhe faz críticas?

Um oportunista que larga o tacho para concorrer contra o imbatível Rei Sol dos 90%? Vá lá, sejamos sérios. Não há mais oportunistas porque ninguém se quis sujeitar a uma derrota anunciada nas urnas. Essa é que é a verdade.

Rui Gomes da Silva, que eu me lembre, foi até hoje o único membro de uma direção do Benfica que foi capaz de assumir publicamente divergências com os seus parceiros, mesmo trabalhando diariamente com eles.

Eu não chamo a isto oportunismo. Chamo-lhe coragem.

Oportunistas são aqueles que nunca perdem uma oportunidade de manter o tacho. Desses temos muitos.

Veremos se surge outra candidatura com melhores atributos. Não terei nenhum problema em mudar de opinião quanto à melhor solução para o clube, até porque das equipas conhecemos zero.

Até hoje, Rui Gomes da Silva sem pestanejar.

_Huji_Slb

Citação de: mojo_j0jo em 10 de Julho de 2020, 11:45
Citação de: Nenad25 em 10 de Julho de 2020, 11:41
Citação de: MTrigueiros em 10 de Julho de 2020, 11:37
Citação de: Nenad25 em 10 de Julho de 2020, 11:35
Citação de: MTrigueiros em 10 de Julho de 2020, 11:33
Citação de: Obi-Juan Kenobi em 10 de Julho de 2020, 11:31
Citação de: MTrigueiros em 10 de Julho de 2020, 11:29
Citação de: Obi-Juan Kenobi em 10 de Julho de 2020, 11:25
Citação de: MTrigueiros em 10 de Julho de 2020, 11:17
Quem é o Pedro Adão e Silva para se falar dele como um notável?

Digo-o sem qualquer tipo de ironia. Quem é e o que fez pelo Benfica para ser um "notável"?

Um gajo com visibilidade mediática, benfiquismo assumido e, essencialmente, bom-senso (que hoje em dia quase parece o crl dum super-poder).

Visibilidade mediática? Porque comenta política e porque manda umas larachas na SportTV+?

"Visibilidade mediática" porque, como a própria expressão indica, aparece nos media, sim.

Isso faz dele um notável?

O Gobern é um notável? O Vasco Mendonça é um notável? O Nuno Magalhães e o Jaime Cancella de Abreu também são notáveis?

Não são notáveis. Têm visibilidade mediática.

Ok, era aí que queria chegar.

O Pedro Adão e Silva é um benfiquista sem qualquer força. É tão importante como qualquer outro que fala na televisão.

No entanto, ouço falar dele como se fosse um notável que tem uma opinião capaz de influenciar as massas.

Cheguei a ler o nome dele ao lado de Bagão Félix e Humberto Coelho.

Por acaso concordo mais com a visão do Benfica do Pedro Adão e Silva, que do próprio Bagão Félix.

Se o Pedro Adão e Silva tiver contactos dentro da comunicação social, e fazer com que se fale mal do Vieira em detrimento do seu candidato.

Acaba por ter mais peso que muito notável que só aparece a cada lua cheia e quando lhe metem um microfone à frente.

A título de exemplo, a CMTV praticamente destruiu o BdC no seu último ano de mandato. Os media se quiserem têm bastante peso.

Por acaso foi , e os outros foram atras , porque tinham material.

yordep

Citação de: L1968 em 10 de Julho de 2020, 11:59
Como é feita a distribuição de votos pelos anos de sócio?

ANOS DE ASSOCIADO                                          Nº DE VOTOS
SÓCIOS COM MAIS DE 1 ANO E ATÉ 5 ANOS   ----    1
SÓCIOS COM MAIS DE 5 ANOS E ATÉ 10 ANOS   ----    5
SÓCIOS COM MAIS DE 10 ANOS E ATÉ 25 ANOS   ----    20
SÓCIOS EFETIVOS COM MAIS DE 25 ANOS   ----    50

MTrigueiros

Citação de: policeMAN em 10 de Julho de 2020, 12:11
Citação de: MTrigueiros em 10 de Julho de 2020, 12:09
Citação de: policeMAN em 10 de Julho de 2020, 12:02
notavel deve ser o Guerra e o MArinho... ou o Moniz!!

Adoro esta narrativa.

O Pedro Adão e Silva não é notável e para contornarem isso, falam do Guerra e do Marinho.

São a mesma merda. São tão notáveis quanto o Pedro Adão e Silva. Eu não os suporto, mas têm tanto peso para os benfiquistas como o Pedro Adão e Silva. São meros comentadores.

achas que têm o mesmo peso?

concordamos na merda!!

mas esta merda comenta na VTV... o peso é muito superior!!

Não acho, tenho a certeza.

Nós temos muito a mania de que, aquilo que gostamos ou concordamos está certo, o que os outros gostam ou concordam é merda.

Eu não suporto o Guerra e o Marinho, mas eu sou um em 300 mil. Nada me garante que os outros sócios do Benfica não gostem.

Portanto, sim, o Guerra e o Marinho valem tanto como qualquer opositor cuja "obra" é comentar na televisão.

Por isso é que gajos como o Simões, José Augusto, Nuno Gomes, Simão, ou mesmo o Bagão Félix, RGS e o Noronha Lopes têm mais valor, porque já vivem o Benfica há muito tempo, particularmente por dentro do clube. Não são meros comentadores.

E não têm mais valor por eu gostar ou não deles. Têm porque o trabalho deles fala por si. Anos de dedicação ao clube, e não só como dirigentes ou jogadores, mas também como voz ativa da vida clube, no seu local próprio, as AGs.

Lopes1986

Citação de: pjmorce em 10 de Julho de 2020, 12:13
Citação de: Lopes1986 em 10 de Julho de 2020, 12:10
Citação de: pjmorce em 10 de Julho de 2020, 12:07
Citação de: Grizzli em 10 de Julho de 2020, 11:42
O que me mete profunda confusao e por mais que tente perceber o raciocinio , nao consigo.

'Odeio vieira mas RGS nao me convence'

Tenho ali um carro na valeta com o motor partido e sem gasolina. Há outro carro no passeio ao lado com o motor a trabalhar e pronto a arrancar.
Decisão a tomar para continuar o caminho?
Ficas no teu carro porque o outro é de uma marca que nao gostas...

Pois. Mas ficas sem chegar ao destino desejado.
E isso importa?
Bom bom é ficarmos dentro do nosso adorado automovel, que nao serve para nada, nao faz aquilo para que foi comprado e que é um poço sem fim de despesas...

L1968

Citação de: yordep em 10 de Julho de 2020, 12:16
Citação de: L1968 em 10 de Julho de 2020, 11:59
Como é feita a distribuição de votos pelos anos de sócio?

ANOS DE ASSOCIADO                                          Nº DE VOTOS
SÓCIOS COM MAIS DE 1 ANO E ATÉ 5 ANOS   ----    1
SÓCIOS COM MAIS DE 5 ANOS E ATÉ 10 ANOS   ----    5
SÓCIOS COM MAIS DE 10 ANOS E ATÉ 25 ANOS   ----    20
SÓCIOS EFETIVOS COM MAIS DE 25 ANOS   ----    50

Já tenho 90 votos para tirar o vigarista

SousaLB

Qual é a cena com o JNL?

Uma pessoa que "ninguém" conhece, que ainda não deu a cara, que ainda não apresentou candidatura nem projecto, que andou quase 20 anos desaparecido e que agora aparece a meio da segunda volta mais ridícula da nossa história... Leio aqui que é um grande candidato, que vai ganhar fácil ao RGS...

Porquê? Por ser um empresário de sucesso? Quão grande é a paixão dele pelo Benfica? Que projecto defende? O que pretende nas relações com empresários? Qual a política desportiva que quer implementar? O que pensa dos estatutos?

Lá está, é tudo wishful thinking. Quando vejo gente a dar o seu voto quase por garantido num candidato do qual basicamente a única coisa que se sabe é o CV (que nada tem a ver com futebol), pergunto-me também eu se o tal "fanatismo pro-RGS" não existirá também para outros lados, e até de forma menos sustentada.

Pode ser o melhor candidato de sempre, mas vai ter que ir a jogo e mostrar isso mesmo.

O Benfica é um clube de futebol e não uma empresa. Ao contrário do que esta direcção tenta fazer crer.

Com isto, volto a dizer, não quero desacreditar ninguém. Apenas me faz confusão ver gente praticamente a dar o seu voto como entregue a um suposto candidato que ainda nem assumidamente o é e que nem sequer prestou qualquer declaração.

Se tiver boas ideias e uma boa equipa e base de apoio, tanto melhor. Mas o que se sabe até agora é zero. É quase tudo fé.

franciscoafonso

Citação de: SousaLB em 10 de Julho de 2020, 12:24
Qual é a cena com o JNL?

Uma pessoa que "ninguém" conhece, que ainda não deu a cara, que ainda não apresentou candidatura nem projecto, que andou quase 20 anos desaparecido e que agora aparece a meio da segunda volta mais ridícula da nossa história... Leio aqui que é um grande candidato, que vai ganhar fácil ao RGS...

Porquê? Por ser um empresário de sucesso? Quão grande é a paixão dele pelo Benfica? Que projecto defende? O que pretende nas relações com empresários? Qual a política desportiva que quer implementar? O que pensa dos estatutos?

Lá está, é tudo wishful thinking. Quando vejo gente a dar o seu voto quase por garantido num candidato do qual basicamente a única coisa que se sabe é o CV (que nada tem a ver com futebol), pergunto-me também eu se o tal "fanatismo pro-RGS" não existirá também para outros lados, e até de forma menos sustentada.

Pode ser o melhor candidato de sempre, mas vai ter que ir a jogo e mostrar isso mesmo.

O Benfica é um clube de futebol e não uma empresa. Ao contrário do que esta direcção tenta fazer crer.

Com isto, volto a dizer, não quero desacreditar ninguém. Apenas me faz confusão ver gente praticamente a dar o seu voto como entregue a um suposto candidato que ainda nem assumidamente o é e que nem sequer prestou qualquer declaração.

Se tiver boas ideias e uma boa equipa e base de apoio, tanto melhor. Mas o que se sabe até agora é zero. É quase tudo fé.
Claro que existe fanatismo. Fanatismo e desespero. Anda-se há duas décadas neste fórum a suspirar pelos cantos pelo Bagão Félix que é um senhor que, todo o respeito pelo benfiquista que é, mas nunca apresentou uma proposta para o Benfica. Aliás, sempre disse que não estava interessado em fazê-lo, estando no seu direito evidentemente.

Neste momento ninguém tem programa nem equipa, portanto todo o apoio é com base no nome e wishful thinking. E não tem mal nenhum, é o que é. Seja para um lado da barricada ou para o outro.

Tomara que toda a gente que vota Vieira tivesse essa mesma exigência, a de ver um programa, qualquer que fosse.

policeMAN

Citação de: MTrigueiros em 10 de Julho de 2020, 12:17

Adoro esta narrativa.

O Pedro Adão e Silva não é notável e para contornarem isso, falam do Guerra e do Marinho.

São a mesma merda. São tão notáveis quanto o Pedro Adão e Silva. Eu não os suporto, mas têm tanto peso para os benfiquistas como o Pedro Adão e Silva. São meros comentadores.

concordamos na merda!!

Nós temos muito a mania de que, aquilo que gostamos ou concordamos está certo, o que os outros gostam ou concordam é merda.

Eu não suporto o Guerra e o Marinho, mas eu sou um em 300 mil. Nada me garante que os outros sócios do Benfica não gostem.

Portanto, sim, o Guerra e o Marinho valem tanto como qualquer opositor cuja "obra" é comentar na televisão.

Por isso é que gajos como o Simões, José Augusto, Nuno Gomes, Simão, ou mesmo o Bagão Félix, RGS e o Noronha Lopes têm mais valor, porque já vivem o Benfica há muito tempo, particularmente por dentro do clube. Não são meros comentadores.

E não têm mais valor por eu gostar ou não deles. Têm porque o trabalho deles fala por si. Anos de dedicação ao clube, e não só como dirigentes ou jogadores, mas também como voz ativa da vida clube, no seu local próprio, as AGs.

desconheço essa vivência ativa do noronha lopes...

quanto ao valor dos comentadores e ao peso das suas afirmações/ideias, podemos medir pela repetição das mesmas pela comunidade Benfiquistas...

Greis

Adoro esta narrativa.

A questão dos notáveis é bastante pertinente. Penso que notável será aquele que desempenhe ou tente desempenhar uma vida activa em prol clube, independentemente de fazer parte dos seus órgãos. Terá que ter a devida exposição mediática e/ou ser reconhecido pelos restantes consócios. Para mim, essas personalidades apontam as valias e defeitos da gestão do clube e do dia a dia do mesmo. Têm uma postura crítica do clube. Não é por terem estado ligadas ao clube ou por terem tempo de antena mediático que passam a ser "notáveis". É uma junção de vários fatores.

O problema reside aqui. Neste momento e de à alguns anos a esta parte, é virtualmente impossível ter essa vida activa.

Primeiro pelo evoluir dos tempos em que a gestão do futebol é feita pela SAD o que não permite uma intervenção associativa.

Segundo, o Benfica tem neste momento uma máquina comunicacional extremamente eficaz. Longe vão os tempos em que o que existia era apenas o jornal.

Terceiro e o pior de todos. Qualquer benfiquista que comece a ganhar posição de destaque, é prontamente engolido. Ou absorvido na máquina, ou crivado em praça pública. E, verdade seja dita, quem é a pessoa com uma carreira profissional de excelência e/ou de renome que vendo que começa a ser "sinalizada" vai deixar que seja arrastada para o lodo? Falam do Bagão. Se ele decidisse avançar, iriam começar a surgir rumores, a apontar isto e aquilo. E a verdade é que ele se vira e diz: "Vou andar aqui eu a ser enxovalhado para quê?"

Obi-Juan Kenobi

Adoro esta narrativa.

Cada um terá o peso das respectivas palavras que proferem.

Para mim, PAeS diz coisas muitíssimo acertadas, coisas que, quase na sua integralidade, eu me veria a dizer - daí o ter em elevada conta.

Guerra e Marinho - imo, note-se - dizem merda, pelo que, para mim, valem...merda.

MTrigueiros

Citação de: policeMAN em 10 de Julho de 2020, 12:28
Citação de: MTrigueiros em 10 de Julho de 2020, 12:17

Adoro esta narrativa.

concordamos na merda!!

desconheço essa vivência ativa do noronha lopes...

quanto ao valor dos comentadores e ao peso das suas afirmações/ideias, podemos medir pela repetição das mesmas pela comunidade Benfiquistas...

Foi vice do Vilarinho.

Claro que podemos medir pela opinião dos benfiquistas. O Ser Benfiquista é notoriamente contra figuras como o Marinho e o Guerra, mas o Ser Benfiquista não representa os quase 300 mil sócios do Benfica. Possivelmente haverão outras comunidades que até gostam do Guerra.

Isto tudo para dizer que o Pedro Adão e Silva não é notável nenhum e a opinião dele está muito longe de influenciar quem quer que seja. É um mero comentador. Posso ou não concordar com o que diz, mas não é uma figura forte do Benfica.

SousaLB

Citação de: franciscoafonso em 10 de Julho de 2020, 12:27
Citação de: SousaLB em 10 de Julho de 2020, 12:24
Qual é a cena com o JNL?

Claro que existe fanatismo. Fanatismo e desespero. Anda-se há duas décadas neste fórum a suspirar pelos cantos pelo Bagão Félix que é um senhor que, todo o respeito pelo benfiquista que é, mas nunca apresentou uma proposta para o Benfica. Aliás, sempre disse que não estava interessado em fazê-lo, estando no seu direito evidentemente.

Neste momento ninguém tem programa nem equipa, portanto todo o apoio é com base no nome e wishful thinking. E não tem mal nenhum, é o que é. Seja para um lado da barricada ou para o outro.

Tomara que toda a gente que vota Vieira tivesse essa mesma exigência, a de ver um programa, qualquer que fosse.
No caso dos outros já se sabe algumas coisas, nem que seja com base nas opiniões que foram tendo eco na CS nos últimos anos.

No caso do JNL, nem sequer se sabe da boca dele que vai ser candidato, por isso é que não entendo como quase se mete as mãos no fogo por ele.

Quanto à comparação com quem vota Vieira, já sabes que é uma causa perdida :) Ainda ontem à noite lia no Facebook, pela enésima vez, que não é ele que joga. Quase aposto que nos títulos a opinião não era a mesma.

MTrigueiros

Citação de: Obi-Juan Kenobi em 10 de Julho de 2020, 12:32

Adoro esta narrativa.

Cada um terá o peso das respectivas palavras que proferem.

Para mim, PAeS diz coisas muitíssimo acertadas, coisas que, quase na sua integralidade, eu me veria a dizer - daí o ter em elevada conta.

Guerra e Marinho - imo, note-se - dizem merda, pelo que, para mim, valem...merda.

Sim e não.

Não é por eu falar bem, de acordo com a tua perspectiva, que a minha opinião vai influenciar as massas a votar no candidato x. Ou pior, não é por falar bem que posso ser presidente do Benfica.

fjorge

Fico satisfeito de haver uma terceira via pois não acredito que RGS ganhe as eleições ao Vieira, tem demasiados anticorpos nos sócios do Benfica, ia haver muito sócio que preferia votar em branco do que nele.
O ideal seria uma acordo entre listas mas sem o RGS ser o candidato a presidente.