Eleições 2020

IloveSLB2014

Ontem vi-te no Estádio da Luz
6 h ·
Candidatura de João Noronha Lopes

Foi a última candidatura a ser apresentada para as próximas eleições. E parece ser a candidatura que mais está a mexer com o apoio dos benfiquistas.

João Noronha Lopes apresenta-se a eleições com mais vantagens que qualquer outro dos opositores à actual Direcção.

Ainda é cedo para fazer uma apreciação mais definitiva mas por agora ressalvo as características desta candidatura que a favorecem no contexto actual:

- Vice-presidente da Direcção de Manuel Vilarinho

- Vários apoios mediáticos

- Sem ligações ao actual dirigismo

- Abordagem benfiquista e apelo ao benfiquismo

- Experiência profissional

- Inteligência do discurso

- Controlo emocional

- Insistência na vertente desportiva do clube

- Destaque à necessidade de Credibilidade e Transparência

- Ambição europeia

- Abordagem à questão estatutária

- (Re)Conhecimento de várias preocupações existentes no seio do benfiquismo

A Candidatura de Noronha Lopes tem como primeiro grande mérito o vir afastar o fantasma Vale e Azevedo da narrativa da actual Direcção. O fantasma Vale e Azevedo, as pedras da calçada, o papel da impressora, o papel higiénico, etc, etc e etc.

Noronha Lopes foi vice-presidente de Manuel Vilarinho. Foi Manuel Vilarinho que derrotou o Vale e Azevedo, foi a Direcção de Vilarinho que pegou no clube super-endividado, sem posse sequer sobre as pedras da calçada. Portanto Noronha Lopes é um nome mais presente e relevante nesse primeiro momento pós-Vale e Azevedo que o próprio Luís Filipe Vieira.

Outro dos principais méritos desta candidatura é o de conseguir cativar o apoio de várias figuras públicas reconhecidamente benfiquistas. Apesar de tudo o que o que LFV fez ao longo destes anos para criar uma unanimidade pública à sua volta, a verdade é que Noronha Lopes tem conseguido apoios importantes, apoios de benfiquistas que têm voz nos meios de comunicação, que têm fãs e seguidores, apoio de personalidades que têm a sua opinião respeitada e admirada por milhares e milhares de benfiquistas. Vasco Mendonça com o Azar do Kralj e o programa Dia Seguinte, o Ricardo Araújo Pereira com os seus artigos na Visão, o programa Isto é Gozar com Quem Trabalha e o Governo Sombra e o Pedro Adão e Silva que é cronista do Expresso e comentador na SportTv. Além destes surge também por exemplo Pedro Ribeiro com a sua voz nas manhãs da Rádio Comercial e até muito recentemente no programa Mais Futebol. Entre outros que já se juntaram ou ainda se juntarão a esta candidatura.

O mito dos paraquedistas também cai por terra com esta candidatura. Noronha Lopes tem um currículo rico, uma experiência profissional vasta e com reconhecidos méritos. As suas competências de gestão e liderança estão à vista. Não será certamente visto como um abutre ou um aventureiro.

Por fim, na sua primeira aparição e no seu manifesto mostra um discurso cuidado, estudado e inteligente. Não ataca a Direcção de LFV à descarada, o que lhe causaria vários atritos entre muitos benfiquistas. Não. O que ele faz é tocar em muitos dos pontos negativos da actual Direcção. Fala neles e reconhecendo a sua existência, joga-os na praça pública onde os próprios benfiquistas os irão considerar e criticar. Oposição inteligente.

Puxa pela emoção na hora de falar do sentimento benfiquista, dos feitos do passado e das ambições para o futuro, mas puxa pela racionalidade, pela ponderação, no momento de falar sobre os pecados de Luís Filipe Vieira. Com esta inteligência emocional, se a conseguir manter até ao dia das eleições, será também no debate a principal e mais séria oposição a Vieira.

Há vários outros tópicos do seu discurso que merecem ressalva:

- A sua posição sobre Jorge Jesus foi dos pontos mais altos. Noronha Lopes traz o seu benfiquismo à cadeira da presidência e aceita Jorge Jesus exigindo-lhe explicações. Vamos ser sinceros, com todo o lixo mediático no pós-saída do JJ do Benfica, uma palavrinha do treinador aos sócios sobre aquele momento seria muito bem vinda e possivelmente acabaria com grande parte do atrito que para já vai encontrar entre os adeptos do Sport Lisboa e Benfica.

- Destaca a vertente desportiva como o principal foco do clube. Isto é algo que tem sido ignorado pela actual Direcção e que muito tem incomodado os benfiquistas. E na verdade é um ataque ao Benfica Negócio, ao Benfica Empresarial. O Benfica que Vieira tem criado e que tanto por aqui tem sido criticado. O foco do Benfica deverá ser conquistas desportivas e não dar lucros. O Benfica não deverá distribuir dividendos financeiros mas sim investi-los na sua actividade. O Benfica existe para competir e ganhar e não para criar fontes de receitas e alimentar todos e os mais variados negócios.

- A abordagem ao Benfica Europeu é também mais um mix de ataque à actual Direcção e de partilha da preocupação de todos os benfiquistas.

Algo muito positivo é não apontar a títulos europeus, até porque hoje em dia não é isso que está em causa. O Benfica Europeu não é o Benfica campeão europeu. O Benfica Europeu é o Benfica presente e com relevância na Europa do futebol. Vieira aponta à conquista da Champions mas nem consegue criar condições para um Benfica de Top-8 nesta competição.

- Transparência e Credibilidade são dois chavões que qualquer candidato, qualquer presidente, de qualquer clube, partido político ou associação de estudantes, fala. Aqui a questão é o timing. A sua importância é intemporal mas neste momento torna-se crucial. O contexto é tudo e o contexto judicial que a Direcção de Vieira está envolvida e tem envolvido o clube é um verdadeiro escândalo à história e valores do nosso clube.

- A questão estatutária é outro ponto muito interessante. Pode parecer uma questão menor para quem vê de fora mas para quem vive o dia a dia do clube por dentro sabe a sua relevância. As alterações estatutárias que Vieira protagonizou de forma a se eternizar no cargo são um atropelo à democracia do clube. A revisão estatutária é urgente. E Noronha Lopes, nome por quase todos desconhecido, aparece claramente conhecedor das inquietações mais profundas do benfiquismo. Portanto uma candidatura que se relaciona com as preocupações mais privadas dos benfiquistas.

Destaco também a inteligência desta candidatura com a insistência no Agora. Isto é um claro apelo a todos os benfiquistas que se sentem obrigados a votar em Vieira por gratidão. É uma forma de criar um fim de ciclo a essa gratidão, a esse reconhecimento generalizado do trabalho da Direcção de Luís Filipe Vieira. É um dizer "Ok eles fizeram a parte deles mas agora é altura de dar um passo em frente, de começar um novo capítulo".

Até à data tínhamos uma candidatura de alguém parte da estrutura de Luís Filipe Vieira que recentemente decidiu abrir guerra ao seu "antigo" ídolo. Tínhamos uma candidatura de Facebook, de piadas, de ideias copiadas e focada nos amigos e bajuladores da caixa de comentários, um candidato ao sabor do vento das redes sociais. E tínhamos uma candidatura por agora ainda sem qualquer relevo, de adeptos que ainda não se chegaram realmente à frente (aguardam o término da época).

Se até ao momento via a actual Direcção a ter o seu primeiro incómodo em todo o seu reinado perante a agressividade da candidatura de Rui Gomes da Silva, com a candidatura de Noronha Lopes já acredito na possibilidade de termos umas eleições bem mais competitivas e capazes de colocar em risco o conforto da cadeira do actual presidente.

A candidatura de Noronha Lopes faz um apelo ao romantismo das antigas glórias do Benfica, do Benfica do Ontem, um Benfica do antes de Vale e Azevedo e Luís Filipe Vieira, com projecção para o Agora. O recomeçar, o retomar Agora a paixão do benfiquismo de Ontem.

Contudo, ainda é cedo. Muito cedo. Por isso digo-vos que hoje sei em quem não vou votar. Hoje tenho o voto branco como garantido. Hoje ainda aguardo por mais desenvolvimentos para poder dar cor ao meu voto. Mas hoje estou mais feliz, mais realizado, com as novas possibilidades que vão surgind

Fanatic7

Citação de: ricardo.jcg em 27 de Julho de 2020, 00:12
A BTV insistir em não fazer debates só vai prejudicar o Vieira nesta fase.

Basta uma CMTV ou TVI24 aproveitarem a oportunidade e fazerem eles o debate. Todos irão querer participar e expor as suas ideias para ganhar votos, com exceção do Vieira que nem mete lá os pés.
Para ter mais impacto é meter também aí a RTP e a SIC.

Hugalf

Citação de: Peficago em 27 de Julho de 2020, 00:03
Continuo a estranhar a cartilha do Benfica de LFV a suavizar e até aceitar a candidatura de JNL, mas a achincalhar a candidatura de RGS.

Ainda há pouco o novo ventríloquo do LFV na CMTV (Otávio Machado) começou por apelar à memória e ao passado fazendo o paralelismo de PdC com LFV, dizendo que o primeiro ganhou pelo passado e, por isso, o segundo também vai ganhar (vai ser o ponto mais difícil de desconstruir, atenção!). Terminou com uma frase do género: "O PdC também não fez debates pois nao? E muito bem na minha opinião. Mas alguém acredita que vai haver um lavar de roupa suja entre LFV e RGS?"

Este ataque apenas ao RGS de tudo o que é cartilheiro LFV deixa-me intrigado. Genuinamente intrigado.

Isso parece-me fácil de explicar:

- Eles já trabalharam juntos e realmente, devem conhecer-se bem (incluindo conteúdos privados);
- O RGS saiu em discordancia com a direcção por isso é persona non grata;
- Digamos que a forma (não tanto o conteúdo) de comunicar do RGS perante certos assuntos, nomeadamente os que dizem respeito directamente ao Vieira, nem sempre é feita da mais "cautelosa" possível;
- Os outros candidatos (talvez não o BCC), até prova em contrário, vêm com folhas em branco, por isso, desde que não "baixem o nível" não haverá razões para serem contra-atacados que não seja pelos conteúdos (e se forem devidamente fundamentados e não especulativos, não haverá muito por onde pegar).

RGouveia.SLB

Citação de: Karel Alinho em 27 de Julho de 2020, 00:02
O Calado esforça-se mais pela avença do que se esforçava por vitórias do Benfica, quando era jogador e Capitão.

As contas não se pagam sozinhas...

rdr10

Citação de: Peficago em 27 de Julho de 2020, 00:11
Citação de: rdr10 em 27 de Julho de 2020, 00:07
Citação de: Peficago em 27 de Julho de 2020, 00:03
Continuo a estranhar a cartilha do Benfica de LFV a suavizar e até aceitar a candidatura de JNL, mas a achincalhar a candidatura de RGS.

Ainda há pouco o novo ventríloquo do LFV na CMTV (Otávio Machado) começou por apelar à memória e ao passado fazendo o paralelismo de PdC com LFV, dizendo que o primeiro ganhou pelo passado e, por isso, o segundo também vai ganhar (vai ser o ponto mais difícil de desconstruir, atenção!). Terminou com uma frase do género: "O PdC também não fez debates pois nao? E muito bem na minha opinião. Mas alguém acredita que vai haver um lavar de roupa suja entre LFV e RGS?"

Este ataque apenas ao RGS de tudo o que é cartilheiro LFV deixa-me intrigado. Genuinamente intrigado.

Já muita coisa que me vem deixando intrigado, não discuto isso pelo SB porque é um local com muitos olhos mas há muita merda que não bate certo.



É que é mesmo isso. Algo não bate certo mesmo. Esperemos por Agosto para perceber quais são as novidades e como se podem montar todas estas peças do puzzle.

E ainda não se começou a estudar o círculo de amigos de cada um..

Domingos Amaral.. Duarte Amaral.. Cortez.. Gaioso.. João Costa Quinta.. Seara Cardoso..

Eu tenho medo de um dia chegar à conclusão que seja quem for o presidente as ligações duvidosas, as amizades, o status quo, etc vai-se tudo manter, seja com RGS ou com Noronha.

De qualquer das formas se fosse hoje votaria RGS, em Outubro votarei em quem estiver melhor nas sondagens embora pelo que me tenho vindo a aperceber nos últimos dias há muita merda estranha.


adeptoBancada



Citação de: NEW em 26 de Julho de 2020, 23:52
Citação de: mojo_j0jo em 26 de Julho de 2020, 23:36
Já apanhei um velho Vieirista a ofender o Bernardo nas redes sociais .. top .. é esta malta que tem 50 votos fodasse

E não respondes ? Eu não perdoo e se for preciso falto ao respeito, eles também não respeitam o clube.
Isso temos de os atacar nas redes sociais.

ricardofslp

Até agora o JNL que tenha visto só foi atacado na BTV pelo Guerra.
Parece-me que a direção começa a ficar com medo porque não sabe como lidar com duas candidaturas fortes

duarteslb

Grande post do Rui Costa... Ups... Bernardo. A separar o trigo do joio. É importante criar vaga de fundo. Uma que dizime a propaganda. Porque a propaganda vai carregar horas extraordinárias. Com muita dor, em Outubro, vencendo o ditador, não meto mais um cêntimo no Benfica. Custa muito a ganhar para estar a alimentar esta corja de sanguessugas

adeptoBancada

Citação de: Karel Alinho em 27 de Julho de 2020, 00:02
O Calado esforça-se mais pela avença do que se esforçava por vitórias do Benfica, quando era jogador e Capitão.
Melão, melão, melão.

Francescoli

"Vou apoiar Luís Filipe Vieira na convicção de que continua a ser a melhor opção para o futuro do SL Benfica. Sou grato pelo que fez! Não uma gratidão amorfa, mas exigente, de quem sabe que ele ainda nos pode levar mais longe!"

João Gabriel na sua conta de Twitter.

danielpm



Um bom exemplo de alguém que vota vieira. Isto tem de acabar em Outubro, pelo bem do clube.

mojo_j0jo

Citação de: tfouto em 27 de Julho de 2020, 00:19


Citação de: NEW em 26 de Julho de 2020, 23:52
Citação de: mojo_j0jo em 26 de Julho de 2020, 23:36
Já apanhei um velho Vieirista a ofender o Bernardo nas redes sociais .. top .. é esta malta que tem 50 votos fodasse

E não respondes ? Eu não perdoo e se for preciso falto ao respeito, eles também não respeitam o clube.
Isso temos de os atacar nas redes sociais.

Por um lado até que acho que isto do Covid veio a calhar bem ... Eu tenho redpass e às vezes meto - me a falar da actualidade do Benfica aleatoriamente com malta que vai também ver a bola.

Acho que se apanhasse um desses cegos nojentos que partem para o insulto fácil a quem critica o Vieira ...muito sinceramente ainda ia acabar à cabeçada algum idiota ... Tira - me mesmo do sério.

Eu aqui no forum sou bem calminho e maior parte do tempo nem entro em grandes discussões, mas fora daqui epah , não consigo lidar com Vieiristas ... Até na minha família quando vou a casa de um tio ou assim que vêem com a ladainha do Vieira o tom de.voz sobe sempre ... epah não consigo ! Custa - me mesmo imenso ver que há malta que não quer ver que andam a matar o clube e comem camiões de areia e mais areia e defendem o aldrabão com unhas e dentes ... Fico pior que estragado

Villaridis

Citação de: danielpm em 27 de Julho de 2020, 00:28


Um bom exemplo de alguém que vota vieira. Isto tem de acabar em Outubro, pelo bem do clube.

"leowin"

meto aqui 5 euros em como, se desse para pesquisar por comentários do mesmo user, viamo-lo a fazer propaganda para o Godinho Lopes em 2011.

Torgal

Mais 20 votos que não vão para o Vieira cá em casa. Resta saber como se vai desenvolver a oposição até Outubro para os votos não se dispersarem.

GroundHopper

Citação de: Peficago em 27 de Julho de 2020, 00:03
Continuo a estranhar a cartilha do Benfica de LFV a suavizar e até aceitar a candidatura de JNL, mas a achincalhar a candidatura de RGS.

Ainda há pouco o novo ventríloquo do LFV na CMTV (Otávio Machado) começou por apelar à memória e ao passado fazendo o paralelismo de PdC com LFV, dizendo que o primeiro ganhou pelo passado e, por isso, o segundo também vai ganhar (vai ser o ponto mais difícil de desconstruir, atenção!). Terminou com uma frase do género: "O PdC também não fez debates pois nao? E muito bem na minha opinião. Mas alguém acredita que vai haver um lavar de roupa suja entre LFV e RGS?"

Este ataque apenas ao RGS de tudo o que é cartilheiro LFV deixa-me intrigado. Genuinamente intrigado.

Tocar em alguem como Noronha Lopes?

É preciso ter-los no sitio, não só porque sabem que pode vencer.